PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O JEJUM NO CAMINHO DA CONVERSÃO

O JEJUM NO CAMINHO DA CONVERSÃO



19 de fevereiro de 2021

EVANGELHO


Mt 9,14-15

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

MEDITAÇÃO


Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão (Mt 9, 15)

Chegamos ao terceiro dia da Quaresma. É muito importante que a gente não perca nenhum dia deste programa de crescimento que é a Quaresma. O passo a ser dado hoje é entender o jejum, como expressão de nossa conversão. 

A pergunta veio de um grupo muito querido de Jesus, os discípulos de João. Jesus tinha participado do batismo de João Batista, no Rio Jordão. João o tinha apontado como cordeiro de Deus. E alguns dos discípulos do Batista tinham se tornado discípulos seus. Então, a pergunta deles era séria. Não tinha segundas intenções. E o que eles queriam saber? Queriam saber por que os seus discípulos não praticavam o jejum como eles e os fariseus? A resposta de Jesus foi essa: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. O que Jesus quis dizer com isso?

Podemos entender todo o ministério de Jesus como a renovação da aliança com Deus. Jesus veio pra isso: para restaurar a comunhão com Deus que foi destruída pelo pecado (desde Adão) e pela infidelidade de Israel, o povo da Aliança. Não é à toa que o evangelho de São João praticamente comece com as bodas de Caná, o casamento que precisou da intervenção de Jesus para dar certo. A aliança, à moda do casamento, é entre Deus e o seu povo. Jesus é o noivo. Veja o que ele respondeu: enquanto o noivo está presente (ele), os amigos do noivo (os discípulos) não podem jejuar. Mas, depois que o noivo for tirado do meio deles (a sua morte), eles jejuarão.

O jejum é uma expressão de nossa conversão. Bom, nossa primeira conversão foi celebrada no batismo, nas águas. Lá, fomos lavados dos nossos pecados. Mas, infelizmente, continuamos a cair, a falhar, a pecar. Por isso, precisamos estar em permanente atitude de conversão. Deus sempre nos perdoa. Mas, para isso, precisamos da conversão do nosso coração. O jejum é uma forma de cultivamos essa conversão. Ficamos tristes pelo pecado que cometemos. Esse sentimento do reconhecimento de nosso pecado, da dor que sentimos por nossa infidelidade a Deus, é expresso também nas práticas externas do jejum, da esmola e da oração. Essas práticas nos ajudam a cultivar a conversão interior e a implorar a misericórdia de Deus, o seu perdão. Ele que já nos purificou pela água do batismo, pode também nos purificar pelas lágrimas do nosso arrependimento.

O jejum tem, então, essa conexão com Deus, a quem ofendemos e a quem demonstramos nosso arrependimento, cultivando a conversão do nosso coração. Mas, o jejum tem também uma conexão com minhas atitudes em relação aos meus irmãos. No livro do Profeta Isaías, o próprio Deus nos diz qual a verdadeira obra que ele espera de nós, o jejum que ele prefere. São obras pelas quais procuramos, em relação ao nosso próximo, o alívio do seu sofrimento, a libertação da opressão, a partilha do pão, do teto e da roupa com os mais sofridos.

Guardando a mensagem

O jejum é uma forma de penitência, pela qual me uno ao padecimento de Cristo, em sua paixão. É também um gesto de amor fraterno, no sentido de que me faço solidário com quem está em dificuldade. Você pode jejuar em qualquer dia na Quaresma. O mínimo está previsto pela disciplina da Igreja: na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira da paixão. A abstinência de carne às sextas-feiras da Quaresma também faz parte de nossa caminhada penitencial, nesse período. Além do alimento, a gente pode fazer jejum de televisão, de barzinho, de bebida alcoólica, de cigarro, de internet, de whatsapp. Renunciar, pra ficar mais resistente, pra ter mais força interior, para unir-se a Cristo em sua cruz e aos irmãos em suas necessidades. 

Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão (Mt 9, 15)

Rezando a palavra

Senhor nosso Deus,
Que te deixas comover pelos que se humilham e te reconcilias com os que reparam suas faltas, ouve como um pai as nossas súplicas. Derrama a graça da tua bênção sobre nós que estamos em Quaresma, desejosos de ouvir a palavra do teu filho Jesus, de ser fieis à vida de oração pessoal, e de praticar a penitência e a caridade, em preparação das celebrações da Santa Páscoa que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Vivendo a palavra

Bom, não temos pra onde correr. A prática da palavra de hoje é o jejum, jejuar. Se você passou batido(a) na quarta-feira de cinzas, tem ainda a sexta-feira da paixão. E, hoje, como todas as sextas da quaresma, é dia de abstinência de carne. Você sabe, essas práticas externas têm valor se cultivarem a conversão do coração em relação a Deus e aos sofredores.

Desejo, de coração, agradecer a quem participou ontem da Santa Missa pela Rede Vida ou, de qualquer forma, viu depois as postagens em nosas redes sociais. Festejamos os 25 anos da AMA, na verdade o início de  um ano comemorativo. A AMA contribui com a evangelização nos meios de comunicação social. Você também pode participar da AMA. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Obrigada ao Sr PE JOAO CARLOS.
    Por nos dar a oportunidade de refletir sobre os nossos erros.
    Obrigada SENHOR JESUS por nós AMAR ao ponto de morrer na Cruz p nos salvar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Padre pelos e ensinamentos Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano Paes Reis Miguelópolis

      Excluir
    2. Obrigado Padre João Carlos pelas orientações e sinais de alerta. Deus abençoe.

      Excluir
  3. BOM DIA padre João Carlos por todos os dias nos explicar a Santa palavra de DEUS. Participei ontem da Santa Missa foi uma Benção, quem tem que agradecer muito, somos nós por este presente do sr. e da REDE VIDA que transmitiu. parabéns também a AMA pelos 25 anos de evangelização. DEUS os abençoem.

    ResponderExcluir
  4. Abstinência, a prática da oração caridade e jejum, para conversão do coração.

    ResponderExcluir
  5. Não consigo baixar as mensagens e os áudios

    ResponderExcluir
  6. Amém 🌹Bom dia Padre João! Realmente o jejum nos ajuda a ter um melhor domínio de nossas vontades exteriores! É uma união que se faz necessária: O jejum e oração! Deus o abençoe e ilumine imensamente por nos abrir os olhos e o coração pra esta e tantas outras verdades do Reino de Deus! Obrigada !

    ResponderExcluir
  7. Salve Maria Bom Dia á sua Bênção...Que Deus te ilumine Sempre 🙏 Obrigada Padre João Carlos pelas as Orientações que tá nos dando nesta Quaresma ,para Continuarmos sendo Cristão 🙏 Só GRATIDÃO 🛐

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. uma quaresma abençoada pra todos nós.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor meu Deus,sei que o jejum é uma prática comum de renova as forças na vida diária, é importante e transformar o nosso relacionamento com o senhor.
    Sei que tenho que agradar o meu senhor, isso é a parte da nossa vida cristã.
    Ó senhor meu Deus, peço perdão mas não consigo fazer jejum, contudo meu proposto, vou tratar de cumprir e fazer, todas as sextas feiras a partir de hoje, como no ano passado fiz ficar sem comer carne.
    Senhor acolhe me pai de amor e bondade eu me aproximo de vós com o coração.🙌💓😘💕

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus acima de tudo te abençoe com saúde paz e alegria neste dia. Agradeço a linda reflexão do Evangelho de hoje.
    Senhor Jesus, derrama a graça da tua bênção sobre nós que estamos em quaresma,desejosos de ouvir a palavra do teu filho JESUS , de ser fiéis à vida de oração pessoal e de praticar a paciência e a caridade, em preparação para a Santa Páscoa.
    Que Deus abençoe Padre João Carlos e todos da AMA.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, obrigada por chegar todos os dias essas palavras maravilhosas do evangelho. Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  12. Fazer jejum daquilo que não faz bem é o melhor caminho para superar as fragilidades humanas,pois sem essa força interior a Vida fica ofusca, apagada,sem sabor,tudo deve ocorrer para superar nossas imperfeições, através do jejum esses benefícios serão alcançados posteriormente seremos mais fortes conseguindo fazer dádivas divinas em muito aspectos.Fazendo nossa parte o Espírito Santo inuda nosso ser são os sábios conselhos de Jesus Cristo são internalizados nas nossas ações em tudo.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre sua benção 🙏 obrigada pela meditação 🙏

    ResponderExcluir
  14. Boa sexta-feira Padre João, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas, estaremos em Oração para o Amor na Obediência e na Fidelidade da Palavra e que Jesus nos purifique no Seu Amor e Perdão. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  15. Bendito seja seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!

    ResponderExcluir
  16. Olá padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  17. O jejum é uma obediência a tudo que Jesus nos ensinou para purificarmos os nossos pecados, portanto vamos fazer correto tudo que ele passou de bom para seus filhos amados para a remissão dos nossos pecados.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre a sua benção que Jesus nos ajude nessa caminhada da quaresma para que haja a convenção de tantos.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas orações e meditações. MEU ZAP tá cheio, estou fazendo uma limpeza.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS