PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMAR OS INIMIGOS

AMAR OS INIMIGOS



27 de fevereiro de 2021

EVANGELHO


Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

MEDITAÇÃO

Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44). 

Neste 10º dia da Quaresma, um passo exigente no terreno da caridade. Prepare o coração. Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição. 

Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho. 

Amar o próximo é o mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. E quando o próximo for nosso inimigo ou a nossa inimiga, aí a coisa se complica. Amem os seus inimigos, mandou Jesus. Esse é o caminho da perfeição, amar os inimigos. E é nessa via que nós caminhamos, porque o Pai é perfeito. ‘Sejam perfeitos como o Pai do céu é perfeito’. Jesus foi claro: ‘tornem-se filhos do Pai que faz nascer o sol sobre maus e bons e manda chuva para justos e injustos’. O Pai é o modelo para o filho. O nosso Pai trata bem os maus, porque ele é pai de todos e a todos ama. Como filhos, nós o imitamos. 

Olha que interessante essa palavra de Jesus: “Tornem-se filhos do seu Pai que está nos céus”. O dom da filiação divina nós o recebemos no batismo, por meio do Espírito Santo. Somos filhos de Deus. Mas, Jesus está nos dizendo “tornem-se filhos do seu Pai”. Então, mesmo tendo recebido a graça de sermos filhos de Deus, precisamos aprender a agir como ele, neste caso, amando os nossos inimigos. Na carta aos Hebreus, a esse propósito, há uma passagem interessante sobre Jesus que aprendeu a ser um filho obediente. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.” (Hebreus 5,8). Pelo sofrimento, Jesus aprendeu a obediência de filho. Jesus é o maior exemplo. Ele falou e fez. Na cruz, humilhado, traído, torturado só pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, porque, disse ele, “eles não sabem o que fazem”. Rezou por eles. Também por eles, deu a vida. 

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas reconhecidamente pecadoras desse mundo. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata. 

Guardando a mensagem 

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer-lhe o bem. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso modelo. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração. 

Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44). 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os mesmos sentimentos teus, como nos aconselhou o apóstolo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de inclinação à vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também são irmãos que precisam encontrar a graça da conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar esse alguém. 

Então, o 10o. degrau de 'nossa subida quaresmal' é amar os inimigos. Amanhã, vamos celebrar o domingo da transfiguração do Senhor. E eu celebro a Santa Missa deste domingo, com transmissão pela Rádio Tempo de Paz, às 17 horas. Seria muito bom você baixar esse aplicativo no seu celular: Rádio Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. BOM DIA!!! padre João Carlos, DEUS o guarde e o proteja em sua missão evangelizadora, sempre nos instruindo na Fé com suas explicações sobre a palavra de DEUS, muito obrigada por todos os dias estar presente em nossas vidas. sua bênção.

    ResponderExcluir
  2. Padre como faço pra receber o evangelho direto no meu celular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de receber o evangelho diretamente no meu cel

      Excluir
  3. Eu também gostaria de receber o evangelho diretamente no meu cel

    ResponderExcluir
  4. Hoje é o décimo primeiro degrau.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor na sua vida hoje e sempre .
    Que Possamos enxergar o mundo com os olhos da fé e encarar cada dificuldade, como uma oportunidade para sermos pessoas melhores. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles precisam encontrar a graça da conversão. Que Deus nos dê a graça do perdão. "É perdoando que se é perdoado".
    Que Padre João Carlos e todos da AMA tenham um sábado abençoado...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Conheço os áudios com a meditação diária do Padre e resolvi pesquisar encontrei um abençoado Padre cantor. Amém

    ResponderExcluir
  7. Bendito seja seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ser liderada pelo amor de Cristo é uma tarefa que requer muito auto-controle,nas decisões,pôr-se a favor da verdade mesmo diante das dúvidas,combater àquilo que contradiz aos pensamentos do bem,enrradicar aquela atividade que achamos pequenas na insistência pode deixar as força perversas dilacerar o quê é humano; tratamento igual para todos.Pêra ai aquele homem que fez tanta pervecidade tenho que amar? Assim não é difícil não consigo!Calma o conceito de amar do Cristão está no silêncio,tente não odiar,imita bons pensamentos,ofereça ajuda através de uma amigo e deseje o bem,isso mesmo.Aprendamos que essas características em atitudes fortalece o elo entre Deus, vamos aprender o rel sentido do amor pregando pôr Jesus?

    ResponderExcluir
  9. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor no Perdão e que Jesus nos abençoe com o Amor sem fim à todos e sem distinção para sermos perfeitos como Ele nos ensina. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Gostaria também de receber o evangelho todos os dias

    ResponderExcluir
  11. Senhor jesus ilumine os nossos pensamentos para que possamos perdoar aqueles que nos. fazem o mal. Amai-vos uns aos outros como ele vos amou. Quero seguir o que o pai pregou para nós . É muito forte a força de Jesus sobre os seus filhos dando bons ensinamentos para conseguirmos a nossa Vitória.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas orações e meditações. Peço força a Jesus para seguir firme na minha caminhada, perdoando para que eu possa rezar o PAI Nossa. 🙇🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS