PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A FEBRE E A MISERICÓRDIA

A FEBRE E A MISERICÓRDIA



07 de Fevereiro de 2021

EVANGELHO


Mc 1,29-39

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

MEDITAÇÃO


E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los (Mc 1, 31)

No atual contexto de doença em que estamos vivendo, os textos da liturgia deste quinto domingo do tempo comum têm um sabor muito especial. Chegando na casa de André e Simão, Jesus cura a sogra de Simão que estava acamada, com febre. Ao anoitecer, cura muitas pessoas de diversas doenças, pessoas que se aglomeraram na frente da casa onde ele estava. 

O que será que a Palavra de Deus está nos dizendo neste domingo, a nós marcados por um agravamento da pandemia da coronavírus, tendo ultrapassado a marca de 230.000 óbitos no país, em consequência desse mal?

Mas, o nosso contexto, graças a Deus, não é só de pandemia. É também de experiência da proteção divina, de solidariedade, de confiança em Deus. E neste sentido, na quinta-feira dia 11, vamos celebrar a memória de Nossa Senhora de Lourdes, com o 29º. Dia Mundial do Doente. E para esta data, o Papa Francisco escreveu uma bela mensagem insistindo que, nesta situação, não deixemos que ninguém se sinta sozinho, nem se sinta excluído e abandonado. E apresentou a figura do Senhor Jesus, o bom Samaritano, que, compadecido, se fez próximo de todo ser humano, ferido pelo pecado. 

A grande quantidade de enfermos nos evangelhos revela a condição em que Jesus encontra o seu povo. E você sabe muito bem, quanto mais sofrimento e opressão, mais as pessoas adoecem. O seu povo estava vivendo debaixo de muitas tensões, seja pela violência da dominação romana e seus soberanos aliados, seja pela carga pesada da Lei de Moisés interpretada pelos fariseus. O nosso sofrimento hoje e o adoecimento da população, por causa do vírus e para além dele, é também por medo, solidão, fome, desemprego, apreensão com o futuro e com as contas para pagar. 

Jesus encontrou a humanidade marcada pelo pecado. O pecado desfigura a imagem de Deus nas pessoas. Por isso, Jesus, no evangelho, está cercado de doentes de todo tipo, cegos, coxos, paralíticos, leprosos... Sua missão é restaurar, libertar, purificar. Veio para trazer vida abundante. Na cruz, ele expiou o nosso pecado. Na ressurreição, nos comunicou a vida de Deus.

No caso da doença da sogra de Simão, o evangelho nos diz como Jesus agiu e como devemos agir diante do doente. Ele se aproximou. Segurou sua mão. E ajudou-a a levantar-se. Neste “Ele se aproximou” já está a primeira atitude: proximidade. O Papa escreveu em sua mensagem: “A proximidade é um bálsamo precioso, que dá apoio e consolação a quem sofre na doença”. O bom samaritano viu e aproximou-se do homem caído na estrada, vítima de assaltantes. Proximidade é a superação da indiferença. Indiferença é não ligar para o sofrimento dos outros, não sentir a dor alheia.

Depois de ter se aproximado, ELE SEGUROU A SUA MÃO. Bastaria ter dado uma bênção ou uma ordem para a febre dela passar. Mas, ele segurou sua mão, numa demonstração de consideração e afeto. Mostrou-se misericordioso, solidário. Solidariedade é a segunda atitude. Solidariedade como expressão de afeto e respeito pelo ser humano adoecido. Solidariedade que vence a esmola pela partilha. Solidariedade que é vitória contra o egoísmo que estrutura vidas e a própria sociedade. 

Aproximou-se, segurou a sua mão e AJUDOU-A A LEVANTAR-SE. Não foi um passe de mágica que a ergueu curada. Nem uma palavra poderosa por ele proclamado. Foi o apoio de quem estava ao seu lado, oferecendo o braço, acompanhando o seu esforço. E ela, sentindo-se apoiada e estimulada, aos poucos levanta-se, vencendo a condição de acamada. É o papel do educador na emancipação das pessoas. Apoio é a terceira atitude. 

Guardando a mensagem

Todo o período de Jesus na Galileia, peregrinando pelo interior, pelas vilas e cidades, está marcado, no evangelho, pela presença de muitos doentes. O grande número de doentes no povo de Jesus indica um grave quadro de sofrimento e opressão pelo qual se estava passando. A doença é uma demonstração da fragilidade humana e é lida como desequilíbrio que entrou na criação com o pecado dos nossos primeiros pais. O pecado trouxe sofrimento e morte. Jesus é o vencedor do pecado, do mal e da morte. Como redentor da humanidade, é ele quem tira o pecado do mundo. Na cena da cura da sogra de Simão, aparecem três atitudes de Jesus que devemos imitar no cuidado com os enfermos: proximidade, solidariedade e apoio. Na cura dos doentes, já vemos a sua missão se realizando, como comunicação da vida e da misericórdia de Deus. 

E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los (Mc 1, 31)

Rezando a palavra

Rezemos, nos inspirando na mensagem do Papa para o Dia Mundial do Doente deste ano:

Senhor Jesus, 
o mandamento do amor que nos deixaste encontra uma realização concreta no relacionamento com os doentes. Obrigado, Senhor, pelos ensinamentos que nos deste hoje. Queremos imitar tuas atitudes de proximidade, solidariedade e apoio aos doentes e sofredores. Nessa proximidade da festa de N. Sra. de Lourdes, nós queremos confiar à tua e nossa Mãe Maria, Mãe de Misericórdia e Saúde dos Enfermos, todas as pessoas doentes, seus cuidadores e os profissionais da saúde. Que Ela, da Gruta de Lourdes e dos seus inumeráveis santuários espalhados por todo o mundo, sustente a nossa fé e a nossa esperança e nos ajude a cuidar uns dos outros com amor fraterno. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Faça uma lista de pessoas doentes de sua família e conhecidos seus pelos quais você vai rezar nessa semana. A lista fica bem no seu diário espiritual ou dentro de sua Bíblia.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

20 comentários:

  1. Sustentar a fé nos princípios de Deus sempre será o melhor caminho a seguir pra todos,sem fé a Vida fica sem sentido,muxa,morre está com Cristo nesse sentido uns com os outros midiante a Vida que Jesus Cristo viveu é o melhor caminho,uma verdade esperanda então chegar o lugar que desejamos.

    ResponderExcluir
  2. Pela saude dos enfermos dentre eles a minha mãezinha Laci Alves de Carvalho..Cura teu povo senhor....Amem

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento dando-lhe força para enfrentar cada dia com amor e determinação as dificuldades da vida. Deus seja louvado... AMÉM.
    Um domingo muito abençoado por DEUS à todos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre peço a cura da minha mãe que se chama rosinete e minha irmã Vanessa.

    ResponderExcluir
  5. Por todos os doentes da minha família e amigos:doenças físicas,espirituais,emocionais,financeira e Psíquica(de maneira especial está para mim é meu sobrinho Daniel),D.Amara(mãe de Inês)que está internada(com 93 anos.Não é Covid),Quitéria com Covid(tem 91 anos se ñ me engano)internada tb.E pelas minhas irmãs:Eliane e Eliana(com outras doenças,não é COVID e graças a Deus não estão internadas)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Padre João Carlos com esta linda reflexão.Que Deus o abençoe sempre.Peço a sua Bênção.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua benção vó sim padre rezar pela minha irmã pelo meu marido que sente muita dor na coluna por mim por meu filho.pra não bebê mais e pela minha outra irmã e por todos mundo meu nome é ornilda Soares de areias amém

    ResponderExcluir
  8. PEÇO EM NOME DE JESUS CRISTO LIVRAMENTO DE DOENÇAS NO MEU SANGUE E BOCA EM NOME DE JESUS REZEM POR MIM ALESSANDRA MIRANDA RODRIGUES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santa Teresinha está intercedendo por você! Junto a Jesus. Não tenha medo. Vai dar tudo certo. 🙏🏼🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹

      Excluir
  9. Peço a Deus que nos livre de todas essas doença que está vindo no mundo de meu Deus,rezem por todos esses doentes que estão acampado e aquele que estão em casa ,e por minha família .

    ResponderExcluir
  10. Abençoado seja o domingo do sr. padre João Carlos e toda a semana que se inicia, Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena acompanhem sempre o sr. em sua missão sacerdotal, acompanhe também sua família. BOM DIA!!! PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  11. Bom Domingo Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas, estaremos em Oração para o Amor na Fé e que Jesus nos cure do corpo e da alma. Salve Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe 🙏

    ResponderExcluir
  12. Senhor meu Deus continue nos ajudando a vencermos as nossas perdas, dai-nos sabedoria para raciocinar melhor, livrando de tantos fraquezas mentais que xontinua levando aos desespero durante esta pandemia. Fazei Senhor que possamos segurar em vossas mãos milagrosas,iluminando os cientistas para um medicamento agil, libertando aqueles que estão nos leitos dos hospitais sofrendo,que as autoridades sejam mais humildes perantes seus irmãos em Cristo.Jesus . A sua presença é importante para o mundo, que os poderosos sejam menos orgulhosos. Nesta pandemia muitas familias estão deprimidas e chorosas pela partida dos seus entes queridos. Dai-nos força para vencermos as nossas dores.

    ResponderExcluir
  13. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS!!!

    ResponderExcluir
  14. Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, eu LHE agradeço pelo dom da vida. Todavia, me ensine lutar com dignidade. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine ter esperança. Me ensine evangelizar da melhor forma possível. Me ensine cuidar dos enfermos. Me ensine rezar santamente. Me ensine expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre a sua benção são muitas pessoas doentes todos os dias rezo por nossos irmãos doentes. Todos os meus pedidos eu coloco na minha bíblia

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos que o senhor tenha um final de domingo abençoado e iluminado um bom descanso que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Quem ficar de joelhos diante de Deus permanece de pé diante de qualquer circunstância.
    É atitude que denota completa
    servidão e súplica, uma verdadeira expressão de amor.
    Exaltamos todo o seu poder para
    cuidar de todos males.🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  17. Peço oração pelo desenvolvimento da fala de Gabrielly minha filha q fala muitopouco p idade dela misericórdia senhor,pelo saúde e paz de toda minha família e amigos fim da pandemia,pelos desempregado Anderson é Mariane Janine ,pelos cem teto desanimado é endividado é abatido ,por Débora Santana saúde dela pai,de mãe é do mundo inteiro ,gratidão por tudo senhor na minha vida

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS