PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS E OS DOENTES

JESUS E OS DOENTES



08 de Fevereiro de 2021

EVANGELHO 


Mc 6,53-56

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

MEDITAÇÃO


Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)

No clima do Dia Mundial do Enfermo, que vamos celebrar quinta-feira próxima, com a festa de N. Sra. de Lourdes, a palavra do evangelho de hoje nos fala da atenção de Jesus aos doentes. Jesus desembarcou com os discípulos em Genesaré, um povoado à beira do mar da Galileia e começou a percorrer aquela região. E logo se espalhou a notícia de sua presença. Mal Jesus chegava num lugar (um povoado, um sítio, uma cidade), chegava o povo com seus doentes, pedindo para tocar nele, nem que fosse na barra de sua veste. E os que tocavam nele ficavam bons.

Impressiona a quantidade de doentes citados nos evangelhos. No texto de hoje, eles são trazidos em seus leitos ou colocados nas praças, onde Jesus estivesse. E Jesus, cuja missão principal era anunciar a chegada do Reino, não parece se incomodar com tanto doente. Pelo contrário, mostra-se sempre atencioso, próximo, toca neles. Ficamos, assim, admirados com a bondade de Jesus, com sua paciência, com sua compaixão pelos sofredores. No evangelho de ontem, na cena da cura da sogra de Pedro, vimos três atitudes de Jesus que precisamos imitar em relação aos doentes e sofredores: proximidade, solidariedade e apoio.

E por que Jesus tem estes sentimentos? O Papa Francisco responde a essa pergunta em sua mensagem para o dia mundial do doente. Porque Ele próprio Se tornou frágil, experimentando o sofrimento humano e recebendo, por sua vez, alívio do Pai. Na verdade, só quem passa pessoalmente por esta experiência poderá ser de conforto para o outro. 

Nós também nos damos conta da condição em que Jesus encontra o seu povo. E você sabe muito bem, quanto mais sofrimento e opressão, mais as pessoas adoecem. O povo da terra de Jesus estava vivendo debaixo de muitas tensões, seja pela violência e exploração da dominação romana e seus impostos, seja pelo clima interno de exigência das leis religiosas que asfixiavam o seu dia-a-dia.

Uma coisa que não podemos deixar de considerar é o significado da doença na vida humana. A doença expõe a nossa fragilidade. O ser humano que Deus criou, infelizmente, pega doença, e em muitos casos, aquele mal físico o leva a óbito. Como o povo da Bíblia e nós entendemos isso? Na fé, recordamos que, no começo, não foi assim. O pecado que entrou no mundo é que nos puxa para baixo. Depois da desobediência de Adão, o Senhor Deus sentenciou: “Lembra-te que és pó e em pó te hás de tornar”. O pecado introduziu a destruição. O pecado abriu as portas para a doença e a morte. São Paulo escreveu bem clarinho: “O salário do pecado é a morte”. Entendendo isso, entendemos os doentes do evangelho.

A pessoa não está doente porque pecou. Isso não. Perguntaram a Jesus, no episódio do cego de nascença, se foi o pecado dele ou dos pais que o levou à cegueira. Jesus explicou: nem de um, nem de outro. Estamos falando da condição de pecadores em que todos nos encontramos, como filhos de Adão, como membros da humanidade. Sendo assim, podemos já ir percebendo que a atenção de Jesus aos doentes tem a ver diretamente com a sua missão. Olha como João Batista o apresentou: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O perdão dos pecados e a cura da doença estão muito próximos. Naquela cena do paralítico, Jesus perdoou os seus pecados. E depois o curou de sua paralisia. 

Jesus encontrou a humanidade marcada pelo pecado. O pecado desfigura a imagem de Deus nas pessoas. Por isso, Jesus, no evangelho, está cercado de doentes de todo tipo, cegos, coxos, paralíticos, leprosos... Sua missão é restaurar, libertar, purificar. Veio para trazer vida abundante. 

Guardando a mensagem

Todo o período de Jesus na Galileia, peregrinando pelo interior, pelas vilas e cidades, está marcado, no evangelho, pela presença de muitos doentes. As famílias levavam seus doentes e queriam que, pelo menos, eles pudessem tocar na sua veste. O grande número de doentes no povo de Jesus indica um grave quadro de sofrimento e opressão pelo qual estava passando. A doença é uma demonstração da fragilidade humana e é lida como resultado do desequilíbrio que entrou na criação com o pecado dos nossos primeiros pais. O pecado trouxe sofrimento e morte. Jesus é o vencedor do pecado, do mal e da morte. Como redentor da humanidade, é ele quem tira o pecado do mundo. Na cura dos doentes, já vemos a sua missão se realizando, como comunicação da vida e do perdão de Deus.

Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
queremos te recomendar os nossos doentes, os que estão em nossas casas, os que se acham em hospitais e todos os que precisam de maior cuidado e atenção, particularmente em razão da presente pandemia, mas também de tantos outros males. Nós os colocamos sob a proteção da Virgem Maria,  tua  mãe, Saúde dos Enfermos. Que ela nos ajude a partilhar com espírito de diálogo e mútuo acolhimento; a viver como irmãos e irmãs, atentos às necessidades uns dos outros; a ser solidários com coração generoso e a aprender do serviço voluntário de tantos irmãos e irmãs. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Atualize a lista de pessoas doentes de sua família e conhecidos seus pelos quais você vai rezar nessa Semana Mundial dos Enfermos.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Bom dia, Sr. Padre. Obrigada pelo alimento espiritual da palavra do Santo Evangelho de Jesus Cristo de cada dia. Todas as vezes que leio me sinto alimentada espiritualmente e chamada a despertar.

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo e sua mãe Maria santíssima. Muito obrigado pelo alimento da palavra

    ResponderExcluir
  3. Padre reze por minha maezinha Maria d Fatima e meu pai Geraldo nunes q Deus possa d muita saúde a ele... amo d coração meus pais...ele sâo doentes

    ResponderExcluir
  4. Suas palavras são alimento pa nossa alma. Obrigada. Nas minhas orações peço pela conversão das pessoas, sobretudo as mais próximas, filhos, noras. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio8/2/21 07:05

    Que possamos também identificar e ajudar os enfermos "assintomáticos", cujas doenças não são manifestadas de maneira transparente, mas que sofrem principalmente pela falta de um espaço para o desabafo e palavras de conforto.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que os seus dias sejam protegidos pelo amor de DEUS. Lhe desejo paz, saúde, amor e FÉ.
    Senhor Jesus, ajuda-me a ser solidário com coração generoso para que eu possa ajudar aos irmãos mais pobres, principalmente os marginalizados e sofredores...
    Desejo que Deus acima de tudo proporcione uma semana tranquila e abençoada para o padre João Carlos e todos da AMA.

    ResponderExcluir
  8. Meu Jesus ajude-nos a ficar longe dessa pandemia. Benedito seja seu santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS

    ResponderExcluir
  9. Meu Senhor tende misericórdia da miha sobrinha! Dai a cura para ela e força pra vencer dai nos essa graca. Meu Deus.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor com os Mistérios Gozosos e que Jesus nos cure no corpo e na alma. Salve Maria, Mãe do Amor e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre Joã Carlos sua benção padre muito obrigado por todos dia mim manda a pavra do meu senhor Jesus. fico . muito Feliz.a gente a prender mais a palavra do senhor fiquei. na paz do senhor Jesus amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, nos teu caminhos
    tratava os doentes com solidariedade, amparando e purificando.
    Com sua delicadeza todos corriam a ti.
    Senhor, dá essa mesma doçura, esse mesmo tato, que saibamos, dominar Nossos nervosismo,que saibamos sacrificar uma parte do tempo para acompanha lo.
    Fazei que o sofrimento do outros nos santifique.
    A mesmos nosso semelhante.
    🙌👏🌹👍💕

    ResponderExcluir
  13. Jesus, peço a vós de todo o meu coração a saude pelas pessoas doentes do mundo inteiro em especial aqueles que são vitimas do virus maldito levando milhares de famílias , pai, mae, cunhado, filhos, que sejamos curados pela novos medicamentos descobertos para salvar almas humanas,aliviando as nossas dores. Sofrimentos, depressões, tirando a paz e alegria de muitos familiares. Livra-nos dos espiritos pertubadores destes governantes que estão fazendi muito pouco pelos socorros familiares.Iluminai as mentes das autoridades para que ajudem aos cientistas salvar vidas com novas descobertas para o coronavirus. Senhor meu Deus,aumentai a esperança do mundo melhor com menos sofrimentos e confiança no nosso Pai Celestial.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos a sua benção Jesus é a cura de todos nós

    ResponderExcluir
  15. Deus do universo, fonte de todo bem, eu LHE agradeço por tudo de bom que foi feito para a humanidade. Contudo, me ajude ter os dons e os frutos do divino Espírito Santo. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado padre João Carlos agradeço de coração por todos os dias enviar estás maravilha do santo evangelho que nós ajudem muito no momento não tenho parentes nem amigos doente o que estava doente está com deus ontem foi a minha comadre Cleide com a covid pegou no hospital ela era diabética e tinha ocultado o dedão do pé Deus der o descanso eterno amém padre preço a deus que tenha misericórdia dos doentes jesus e maria Santíssima lhe cubra com seu manto sagrado amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Obrigado Padre pelas orações e meditações, que Jesus continue abençoando a sua vida Padre João Carlos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS