PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OVELHAS SEM PASTOR

OVELHAS SEM PASTOR


06 de fevereiro de 2021

EVANGELHO


Mc 6,30-34

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

MEDITAÇÃO


Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6, 34)

A pregação da palavra de Deus é uma coisa maravilhosa. Ninguém duvida. A celebração ou liturgia, outra coisa fantástica. Mas, nem a pregação, nem a celebração se explicam sem a compaixão, a caridade. A evangelização e a celebração começam e terminam na caridade. Está tudo no evangelho de hoje.

“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor”. Aí começa tudo, na compaixão. Jesus viu aquele povo que o procurava e lhe doeu o coração vê-lo tão necessitado, tão fragilizado. Para uma pessoa do interior como Jesus, dava pena ver um rebanho sem pastor: as ovelhas se dispersam, os carneirinhos viram presas fáceis para as feras e os ladrões, não têm quem guie a um bom pasto. E olha que Jesus estava levando os discípulos para um lugar afastado para eles descansarem um pouco, pois estavam voltando, muito cansados, de uma missão. Diante daquela cena – ovelhas sem pastor – esqueceu-se o descanso e Jesus começou a “ensinar-lhes muitas coisas”, diz o evangelho.

O que será que Jesus ensinou àquela gente? Podemos imaginar, pois o que ele disse ao povo, certamente, é o que está no evangelho. Ele explicava, contando parábolas, como Deus ama os seus filhos, como fica feliz quando um filho ou uma filha escolhe o bom caminho; como o Pai cuida das aves e das plantas e mais ainda cuida de cada filho. E ainda: como são felizes aqueles que Deus ama. E Deus preza antes de tudo os mais pobres e os mais sofridos. Aí, ele lhes falava do Reino de Deus. Ah, esse mundo fica melhor se Deus for obedecido como bom pai que é e se cada filho for fraterno e bom com seu irmão, com sua irmã. Quanta coisa Jesus tinha para dizer àquele povo maltratado pela violência, pela doença, pela pobreza! E aqueles corações amargurados iam se enchendo de paz, de esperança. Riam com as histórias de Jesus (‘Imagine, o filho disse que ia, mas não foi, mas que malandro!’ - ‘E a festa que o Pai fez pra receber o filho que saiu de casa, ô festão!’ –‘ ‘Mas aquelas moças que foram para o casamento e esqueceram o óleo, que povo sem juízo!). Gente, olha a hora!

Quem falou “olha a hora!”? Os discípulos. Já está ficando tarde. Isso aqui é um lugar deserto. Esse povo precisa voltar pra casa. Já está tudo com cara de fome. Tenha paciência Jesus, a conversa está muito boa, mas está na hora de mandar o povo embora. ‘Mandar o povo embora, como assim? Sem comer nada? Vocês providenciem alguma coisa’. Aí a coisa esquentou... Providenciar, nós? Aí, eles foram pragmáticos, como muitos administradores de hoje. Gastar dinheiro para alimentar essa gente? Não tem dinheiro que chegue. Mande esse povo embora enquanto é tempo. Eles se viram por aí... Olha a mentalidade deles: gastar dinheiro, despedir, mandar embora, não se sentir responsável por ninguém. E Jesus acalmou o grupo. Pera aí... O que vocês têm aí pra comer? Vão, vão ver... Cinco pães e dois peixes? Tragam pra cá. Aí Jesus mandou todo mundo se sentar, formaram grandes grupos, ele pegou aqueles poucos pães e peixes, deu graças a Deus, fez a oração da bênção dos alimentos, partiu (preste atenção a este “partiu”) e ia dando os pedaços aos discípulos para que eles distribuíssem com o povo. Depois, dividiu também os peixes. O resultado, você já sabe. E até a sobra recolhida foi grandiosa. Olha a mentalidade de Jesus: alimentar, por em comum, partilhar, repartir, dividir, somos responsáveis uns pelos outros.

Guardando a mensagem

Antes de tudo, a compaixão. Jesus viu o povo e sentiu seu coração amargurado por vê-lo tão sofrido, tão fragilizado. Ele deixou de lado outro projeto e dedicou-se a “ensinar-lhe muitas coisas”. Isto é a evangelização. A evangelização é o anúncio do amor do Pai pelo seu povo, que nos mandou Jesus como pastor e salvador. A evangelização nasce da compaixão. E gera compaixão, caridade, amor a Deus e ao próximo.

Antes de tudo, a compaixão. Era tarde, o lugar deserto, o povo faminto. Jesus envolveu os discípulos numa linda celebração. Pode ver que todos os detalhes lembram a última ceia, como se fosse uma preparação para a Santa Missa. A celebração nasce da compaixão de Deus pelo seu povo e de nossa compaixão pelo próximo. E gera compaixão, solidariedade, caridade, novas relações.

Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hás de nos desculpar. Nós continuamos a pensar igualzinho aos discípulos naquela cena da multiplicação dos pães. Vemos as situações de sofrimento e abandono e cruzamos os braços. Ficamos paralisados por nossa mentalidade pragmática: não temos dinheiro, não temos condições, nem é responsabilidade nossa. A solução que temos é mandar embora, cada um se virar. Senhor, ajuda-nos em nossa conversão. Na evangelização e na celebração, aprendemos contigo outra forma de ver e agir: sermos responsáveis uns pelos outros, fazer alguma coisa com o que temos e, sobretudo, confiar na providência de Deus que se manifesta na partilha e na solidariedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Leia o texto do evangelho de hoje em sua Bíblia: Marcos 6,30-34. Anote alguma frase deste evangelho no seu caderno espiritual.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e um abençoado sábado com a proteção de Deus e Nossa Senhora Amém

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA! padre João Carlos, obrigada pela bela reflexão que o sr. nos traz todos os dias. UM Fim de semana abençoado a todos ai, com saúde e paz.

    ResponderExcluir
  4. Passando para um sábadoo muitas graças de que é tudo de bom

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus acima de tudo te proporcione muita saúde paz e alegria neste dia. Busquemos em Jesus a graça da conversão sincera para ser fiel no caminho da justiça e da Paz.
    Que possamos com fé seguir os ensinamentos do Santo Evangelho...
    À padre João Carlos e todos da AMA paz e bênçãos e um final de semana muito abençoado e iluminado com a luz do Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  6. Que atitude mobilizadora, enquanto a preocupação de uns é não gastar,outros partilham,pois através das ações cristãs ninguém literalmente ninguém em primeiro momento prontificou na âmbito dá,mas as palavras certas usadas pôr Jesus Cristo,transformou aquele ambiente sutilmente sem que ninguém entrasse em conflito.Se agissimos conforme essa pedágogia as desigualdade social sairia do cenário e a humanidade teria outro lugar nas redes sociais.Quanto problema desapareciria? Haveria menos sofrimento? Será essa a única atitude mobilizadora que precisa ser aplicada para controlar a situação mudias?O que está faltando é querer agir ou despertar? Existem muitas pessoas que agem assim no SILÊNCIO para o mundo, segue a vida indicada por Deus 🙏.

    ResponderExcluir
  7. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração nos Mistérios Gozosos para o Amor de Jesus por nós e sua Compaixão sem fim. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe. João Carlos. Gratidão; tenho aproveitado desta sua reflexão diária do Evangelho e passado para um grupo de reza nas casas nesta pandemia.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, muito obrigado pelas orações e meditações, que tanto me ajuda a seguir firme, olhando o próximo, partilhando o que Tenho com meus irmãos com amor, suas homilias são Belíssima, só não aprende quem não quer. Que Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora continuem abençoando sua MISSÃO Padre João Carlos.🙌🙌🙇

    ResponderExcluir
  10. Como é bom ouvir a palavra evangelizar, jesus naquele tempo pregava amor, humildade, união , compaixão chamando todas as seus rebanhos para o seu convivio, ensinando , pregando o nosso amor para os pobres miseraveis, abandonados. e fazendo com que eles fossem ao seu encontro para amenizar o seu sofrimento seguindo a palavra do pai para o nosso convivio da salvaçao.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos a sua benção é o que devemos fazer pelo outro são muitos sofrendo.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima noite iluminada e abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    A compaixão é um atributo do povo de Deus.
    Jesus senti amargura no seu coração quando ver suas ovelhas
    desgarrada, tão sofridas, tão fragilizada.
    E ele espera que cada pessoa tenha compaixão pelo seu próximo,e se importe com a vida do seu irmão buscando ajudar.
    🙋👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado peles meditação maravilhosa também as suas reflexões sobre os evangelho é muito importante para a gente compreeder bem jesus é misericordioso e nós Encina a ter compaixão dos nossos irmão e ajudar os mais sofridos padre João Carlos desejo uma excelente semana e o divino espírito santo lhe ilumine sempre no seu caminho e todos da sua equipe paz e bem

    ResponderExcluir
  14. Excelente homilia, meu Pai Espiritual. Realmente alimentar em comum, partilhar, repartir, dividir. Pena que não foi utilizada a Palavra MILAGRE. Ali, verdadeiramente, aconteceu um MILAGRE. Paz e Bem.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS