PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VENHAM A MIM

VENHAM A MIM


09 de dezembro de 2020


EVANGELHO


Mt 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

MEDITAÇÃO 


Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28).

Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, no tempo de Jesus, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus. Era uma carga pesada demais, oprimindo e afastando as pessoas de Deus. A religião como obrigação continua sendo um fardo pesado para muita gente, hoje. Mas, como Jesus pode aliviar esse nosso peso? O seu ensinamento nos liberta, torna leve a nossa carga. O seu maior ensinamento é que Deus nos ama como um pai. Ele compreende a nossa fraqueza. Ele enviou seu filho para nos conduzir no caminho. O Filho se revestiu de nossa humanidade e tornou-se agora o nosso guia. A fé é nossa melhor resposta. O seu ensinamento alivia o nosso peso.

Que fardos são esses? O peso do nosso pecado e de suas consequências. E Jesus alivia esse nosso peso pela reconciliação. Ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. Ele nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do pecado nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso do pecado das costas.

Que fardos são esses? O peso massacrante da vida. Diante de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte, Jesus se apresenta com um convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso. Ele nos tranquiliza: o Pai cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. O amor a Deus e ao próximo, ensinado por Jesus, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nossas responsabilidades, na lógica do amor, passam a ser serviço criativo e amoroso. O amor nos liberta do massacrante peso da obrigação.

Guardando a mensagem

Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
É grande o peso dos nossos fardos: a condição imposta pelos limites de nossa condição biológica; as dificuldades na luta pela sobrevivência e a manutenção de nossas famílias; os desencontros, os drama da vida familiar; o desencanto com a situação política do país... cansados e fatigados, sob o peso dos nossos fardos, nos aproximamos de ti, implorando a graça do teu abrigo, do teu repouso, da tua paz. Dá-nos a sabedoria que nos vem do Santo Espírito para encontrarmos as melhores soluções e a serenidade para atravessarmos com paciência as horas difíceis, na fé de que estás sempre conosco e nos conduzes como bom pastor de nossas vidas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Que tal você atender essa palavra de Jesus “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados”? Vou lhe deixar uma sugestão. Reserve, hoje, um tempinho para um momento de oração. A sós com Deus, fale de sua vida... Alguma coisa muito importante, ele tem para lhe dizer.

Você que recebe a Meditação no seu celular, observe que, junto com o Evangelho e o texto da Meditação, enviei hoje também o áudio e a letra da música que toca agora, NADA VAI NOS SEPARAR. É só seguir o link que lhe enviei.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

MÚSICA



NADA VAI NOS SEPARAR (Cf. Rm 8, 35-39)
(Pe. João Carlos)


Pai, em tuas mãos, a minha vida (2x)

Eu ando hoje em teus caminhos
Mas desde sempre estás comigo
Me acompanhas com o teu amor de pai.
Em tuas mãos ponho os meus dias
O meu futuro, em garantia
A minha vida, em tuas mãos, Senhor.

Pai, em tuas mãos, a minha vida (2x)

Nada vai nos separar
Do teu amor
Nem o mal que me circunda, 
Nem mesmo a dor
Nem o brilho deste mundo
Nem o dia do infortúnio
Nada vai nos separar

Pai, em tuas mãos, a minha vida (2x)

Nem o tempo ou a partida
Nem a morte, nem a vida
Vão nos separar
Nem o pouco ou a fartura
Nem alguma criatura
Vão nos separar

Pai, em tuas mãos, a minha vida (2x)


20 comentários:

  1. Amém Padre João 🌹Sua benção! Saúde e Paz para nossas vidas e nossas famílias!

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos...Que o seu seja Cheio das Bênção de Deus...Pai entrego a minha vida a te, como também á minha família 🙏

    ResponderExcluir
  3. Pomos toda confiança em Deus,pois só nele encontramos respostas para nossas vidas.Jesus nos convida para irmos ao encontro do pai.Vicês que estão precisando de carinho e atenção estarei aqui ao teu dispôr,porquê só junto te ajudo meus filhos,as dificuldade às torna mais propenso ao projeto que liberta sejam firmes estarei ajudado no que for possível e já sabemos que não algo impossível aos olhos de Deus esse momento percebo as aflições do excesso de responsabilidade que tens, estou contigo.Ê bom saber que há alguém junto há nos ajudar, principalmente através dos pensamentos,palavras,ações em dias em estamos mais propensos há não suportar tanto, é ai que manifesta o verdadeiro sentido da vida eterna.Lutem isso vai passar.

    ResponderExcluir
  4. Pai, em tuas mãos a vida da minha família. Amém

    Bom dia 🌼

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, que o dia do sr. seja repleto de bênçãos e a LUZ de DEUS sempre ilumine sua vida e de seus familiares, fiquem com nossas preces e e o nosso carinho e amizade sempre. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, O papai do céu e nossa senhora continuem abençoando esse seu trabalho de evangelização,pois a palavra de Deus nos conforta e fortalece,essa canção é linda, "louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo ".

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o relato do evangelho de hoje realmente estamos cansados dessa pandemia vamos pedir a DEUS libertação uma BOA quarta feira AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  8. Romanos 8 , me acompanha desde 1992, quando abateu a desgraça na minha família.
    Obrigado senhor, por tanto amor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Senhor Jesus, alivia o peso do meu fardo, toca o meu coração e faz dele a sua moradia, AMÉM

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre, sua bênção. Jesus manso e humilde de coração fazei nosso coração semelhante ao vosso. ❤

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre pelas palavras muito bem explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Agradecimento à Deus por seu Imenso Amor. Salve Maria, Mãe do Amor.🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre pelas palavras muito bem explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Agradecimento à Deus por seu Imenso Amor. Salve Maria, Mãe do Amor.🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima tarde abençoada e iluminadaque papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, conceder me orientação para minha vida, como devo agir nas dificuldades, tribulações, preocupação e medo.
    Que eu caía de joelhos diante de Deus em oração,sei que ela é a mais potente dás ações.
    Que amolece o coração de Deus,uma oração com coração que seja humilde, fervorosa e perseverante, sem desanimar.
    Que eu faça semelhante a ti na tribulação.
    Que em meios a tudo isso, que a minha fé traga paz e alegria,o meu dever é para continuar feliz o meu caminho.🙋👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos a sua benção mim sinto assim cansada mais Deus é tão grande comigo é só gratidão. E ele com quem eu desabafo porque nele eu confio

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre João Carlos.
    Refugiemos o nosso coração em Jesus.
    Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos ( Mt 11, 28 )
    Senhor Jesus, dá-nos a sabedoria que nos vem do Santo Espírito para encontrarmos as melhores soluções e a serenidade para atravessarmos com paciência as horas difíceis, na FÉ de que estás sempre conosco e nos conduzes como bom pastor de nossas vidas.
    Senhor Jesus, abençoa padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Aliviar nossos fardo Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado AMÉM!!! Vilma Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, eu LHE agradeço por ser cristão. No entanto, me conceda a graça de seguir o caminho da santificação. Me conceda a graça de reconhecer, admirar e amar a VOSSA grandeza, força e poder. Me conceda a graça da sabedoria. Me conceda a graça de caminhar com o meu SALVADOR. Me conceda a graça de viver o Evangelho. Me conceda a graça de ser manso e humilde de coração. Me conceda a graça de encontrar o verdadeiro descanso. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos obrigado pelo de hoje muito bom e as suas palavras a música que tocar no coração estamos rezando e agradecendo a deus por tudo venham a mim todos vocês que estão cansados com o peso dos seus fardos tambem cansado da pademia que se espalhou no mundo inteiro se é dá vontade de Deus sejamos libertado jesus e Maria Santíssima lhe abençoar paz é bem

    ResponderExcluir
  19. Amém Padre sua benção

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS