PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CRISTÃO É UM FORTE

O CRISTÃO É UM FORTE


10 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Mt 11,11-15

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

MEDITAÇÃO 


Desde o dia de João Batista até aqui, o Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que o conquistam (Mt 11,12)


Que palavra estranha! O Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que o conquistam. Com certeza, Jesus não está dizendo que devemos conquistar o Reino dos Céus com violência. Isto estaria em contradição com o seu ensinamento, em outras páginas do Evangelho.

Desde o dia de João Batista até aqui, o Reino dos Céus sofre violência. É verdade. João Batista foi preso e, sem nem sequer um julgamento, foi barbaramente assassinado a mando do rei Herodes para satisfazer o capricho da amante. Foi degolado na cadeia. Cortaram a sua cabeça e a levaram numa bandeja. O Reino sofrendo violência. Essa parte dá entender, não dá?

Agora, a violência de Herodes, de sua corte, de sua amante, de sua enteada dançarina, de seus soldados… essa grande violência encontrou um homem forte, convicto, coerente, consequente. Ele foi perseguido porque estava incomodando com suas ações, sua pregação, seu ministério. Opôs-se aos desmandos do rei, às atrocidades que a sua corte patrocinava e à sua escandalosa situação de vida marital com a cunhada. De fato, narra o evangelho de São Lucas, que o profeta João tinha censurado Herodes por estar com a mulher do seu irmão e por todas as maldades que este andava cometendo (Lc 3, 19). Na perseguição, João Batista mostrou-se forte, resistente, combativo. Um profeta à altura desse nome. Denunciou, reclamou, pediu conversão. E não voltou atrás, não desconversou, mesmo diante da morte.

É verdade que o poder de Herodes e das elites que o sustentavam estava praticando violência contra o Reino dos Céus. Mas, o Reino dos Céus não foi conquistado pela violência de Herodes. Entende? Ele cortou a cabeça do profeta, mas não o calou. O Batista não perdeu, o Batista ganhou. O profeta João Batista é quem conquistou o Reino dos Céus com sua firmeza, com sua resistência. À violência e à perseguição, João respondeu com destemor e fidelidade. Cheio da força de Deus, ele foi forte. Assim, ele conquistou o Reino dos Céus.

Guardando a mensagem

O poder pode se opor ao Reino de Deus, com violência. Mas, só os fortes o conquistam. Como João Batista, têm se comportado os mártires em todos os séculos de cristianismo. A jovem Luzia, na hora da provação foi forte e resistente. Perdeu os olhos e a vida, mas não renegou a luz de sua vida, Jesus. Mateus Moreira, mártir do Rio Grande do Norte, teve o coração arrancado pelo soldado, mas morreu gritando de todo coração “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”. Como eles, comportam-se os cristãos nas horas difíceis de sofrimento e perseguição; e vencem com a força de Deus, sendo fortes e resistentes. Renunciam a si mesmos, como recomendou Jesus, mas não abrem mão da verdade, da justiça, do amor fiel do seu Deus. Neste sentido, são “violentos”, ou melhor, fortes, muito mais fortes do que os seus agressores ou as adversidades e contrariedades da vida.

Desde o dia de João Batista até aqui, o Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que o conquistam (Mt 11,12)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Pelas tuas palavras, compreendemos que alcançaremos o Reino de Deus, que na verdade é graça e dom, com nossa parcela de esforço, compromisso e empenho pessoal. É o mínimo que podemos fazer para merecê-lo. Como disseste: ‘é preciso renunciar a si mesmo e carregar cada dia a sua cruz em tua companhia’. Dá-nos a graça, Senhor, de sermos fortes nas dificuldades, resistentes nas provações. Dá-nos o teu Santo Espírito para nos mantermos firmes e fiéis nas horas amargas, quando a pressão ou a perseguição batem à nossa porta. Abençoa com a tua paz os nossos dias e os nossos atos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Um dia, a mãe de Dom Bosco que o ajudava na educação de centenas de meninos pobres e barulhentos arrumou sua malinha e avisou a Dom Bosco. “Meu filho, vou-me embora, não aguento mais”. Dom Bosco olhou para o crucifixo na parede e indicou-o à sua mãe. Os dois ficaram parados olhando o crucificado. Ela foi guardar a mala e continuou a luta.

Pare um pouco diante do crucificado aí na sua casa, no seu trabalho ou na sua capela. Repare como Jesus foi forte, bravo, heroico, apesar de toda violência que cometeram contra ele. Venceu pela fidelidade, pelo sacrifício de sua vida em nosso favor. Pense nisso.

Você que recebe a Meditação no seu celular, observe que, junto com o Evangelho e o texto da Meditação, enviei hoje também o áudio e a letra da música que toca agora, PROFETAS. É só seguir o link que lhe enviei. 

Na Santa Missa das 11 horas de hoje, rezo por você e por suas intenções. Você pode nos acompanhar no meu canal do Youtube ou no Facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



PROFETAS

(Pe. João Carlos)


O mundo necessita de profetas

De gente que rejeita a falsidade

De gente que acredita na verdade

De gente que tem sua opinião.


O mundo presta culto à aparência

É gente que se vende por dinheiro

É gente procurando seu proveito

É assim que se corrompe uma nação


Eu sou amigo da verdade

Meu sim, é sim. Meu não, é não.

E eu não posso mais ficar calado

Eu sou profeta. Eu sou cristão.


O mundo necessita de profetas

De gente que acredita na igualdade

De gente que constrói fraternidade

De gente que tem Deus no coração


O mundo valoriza a riqueza

O luxo, a luxúria e a esperteza

Não liga pro futuro do planeta

É gente que destrói a criação


Eu sou amigo da verdade

Meu sim, é sim. Meu não, é não.

E eu não posso mais ficar calado

Eu sou profeta. Eu sou cristão.



28 comentários:

  1. Nada mais digno que sermos firme na nossa fé. CONFIAR em Deus.Ele nos tem em suas mãos.só a Ele podemos confiar e obedecer seus ensinamentos

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus! Que coisa mais linda meu Deus! Amém Padre João! A Sabedoria Divina continue iluminando suas palavras! Sua benção pra toda minha família e para o senhor e toda sua família também 🌹

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre obrigada pelas palavras do Evangelho.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe, peço em suas orações para rezar por minha família e por uma amiga que vai fazer uma cirurgia, para que corra tudo bem com ela. Obrigada pelas lindas meditações, que Deus abençoe 🙏 sempre. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Amém Jesus Cristo 🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos...Que a paz esteja em nossos corações...Senhor Jesus daí me o Dom da Verdade, pois quero te seguir Sempre 🙏

    ResponderExcluir
  7. Santo é a ação de jesus Cristo todos somos convidados para tal tarefa necessária.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos. Peço sua bênção e suas orações por minha família. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João. Peço a sua bênção.

    ResponderExcluir
  10. Pela alma de meu esposo, Christiano Cordeiro, vitima de covid, que Deus o guarde e maria interceda por nos e todos os doentes nessa pandemia.

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos, peço pela minha saúde!

      Excluir
  12. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que as bênçãos da Virgem Santíssima lhe proteja sempre, e que o véu alvo da candura o ilumine pelo caminho da Paz e da tranquilidade...

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos: que Deus nos abençoe e nos fortaleça na FÉ e na estrada da vida... Que possamos ser fortes e fiéis nas horas difíceis.
    Senhor, abençoa com a tua paz os nossos dias e os nossos atos ...
    Ester-Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Amém padre deus te proteja sempre obrigada por nós ensinar a ser mais fortes na fé

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos, BOM DIA!!! GRATIDÃO pelo sr. ser a LUZ de DEUS na vida de tantas pessoas, trazendo a palavra de DEUS tão bem explicada para avivar nossa FÉ em CRISTO JESUS. DEUS abençoe com saúde e paz o sr. e todos os seus, fiquem com nossas preces sempre.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Como é linda e reflexiva essa letra da música! Tudo haver com o evangelho de hoje. Obrigada Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  17. Força, coragem, para seguir somente a Ti...olhar sempre a Cruz, para ter forças para continuar a caminhada , sem olhar para trás...Obrigada por mandar todos os dia o Evangelho tão bem explicado...Bom dia Padre!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos a sua benção.

    ResponderExcluir
  19. Pe João Carlos, que a paz de Deus esteja sempre presente em nossos corações. Sua bênção. Obrigado por nos ensinar a interpretar,a palavra de Jesus. Por tudo demos Graças a Deus graça a deus

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para a Fortaleza na Fé e o Amor no Perdão. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  21. Dá -nos a graça SENHOR de sermos fortes nas dificuldades resistentes nas provações. Seja bendito o teu Santo nome, hoje é sempre. AMÉM.

    ResponderExcluir
  22. Pai Santo, eu LHE agradeço pela vida de São João Batista. Todavia, me ensine confiar na VOSSA proteção. Me ensine ser corajoso. Me ensine viver com alegria. Me ensine glorificá-Lo diuturnamente. Me ensine lutar para conquistar o reino dos céus. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Senhor Jesus, quero seguir o exemplo de João Batista e outros Santos por serem humildes e fiéis aos ensinamentos daquele que deu a vida nós.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite padre João Carlos que o senhor tenha um final de noite abençoada e iluminada que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Jesus Cristo, entrega a sua própria vida em nome do amor ao próximo.
    Que devemos ser servo de Deus e fiel e forte.
    Mesmo nós sacrifício da vida. ✊🌹🐑🙌💕

    ResponderExcluir
  25. Preciso estar sempre em oração pois o inimigo ruge ao nosso redor para nos devorar rezarmos nos tornas fortes e sábios obrigada Padre João

    ResponderExcluir
  26. Obrigada padre pelo envagelho

    ResponderExcluir
  27. Obrigado padre João Carlos sua bênção o evangelho de hoje sobre João Batista e muita maldade violência de mais e por isso que hoje ainda existe tantas violências mas o Deus é maior jesus e Maria Santíssima nós proteja sempre amém 🙏🙏 paz e bem linda música eu amor todas suas músicas o mundo precisa muito de profeta mesmo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS