PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM CANTO DE LOUVOR E GRATIDÃO

UM CANTO DE LOUVOR E GRATIDÃO


22 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Lc 1,46-56

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

MEDITAÇÃO


O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)

Tudo começou com a iniciativa de Deus. Ele enviou seu mensageiro, o anjo Gabriel. Este, respeitosamente, anunciou a Maria que ela seria mãe do filho de Deus. “Nada é impossível a Deus”, lembrou-lhe ele. Foi aí que ela soube que Izabel estava grávida. Assim, viajou logo para visitar e ajudar sua prima. Lá chegando, a idosa senhora ficou tomada da alegria do Santo Espírito e a saudou como mãe do seu Senhor. Nessa altura, igualmente cheia do Espírito Santo, Maria louvou a Deus com palavras tão abençoadas que hoje ainda as sabemos de cor e continuamos a honrar o Senhor com a sua linda prece.

Maria está mergulhada num turbilhão de manifestações do amor de Deus: a comunicação do anjo, a sua gravidez, a gestação adiantada de Izabel, a alegria do bebê quando ela chegou, as palavras proféticas de Izabel... então, Maria dá glórias a Deus, primeiro pelo que ele está fazendo na vida dela e, depois, pelo que ele está fazendo na vida do seu povo.

Maria reconheceu, agradecida, que Deus olhou para a pequenez de sua serva (por isso, todas as gerações a chamariam de bem-aventurada) e que Ele fez grandes coisas em seu favor. Realmente, ele é santo e misericordioso. É a primeira parte de seu canto. 

Deus agiu em sua vida de uma maneira maravilhosa. Mas, afinal o que foi mesmo que Deus fez? Deus está enviando o Salvador, por meio dela. Ela está feliz e agradecida por isto. Mas, não se limita só ao que Deus lhe fez. Sabe que essa vinda de Jesus é em benefício de todo o povo. Por isso, bendiz o Senhor porque mostrou a força do seu braço e porque veio em socorro do seu povo. E descreve a ação desse Deus libertador, que continua agindo como no tempo do Êxodo: libertando os humildes e punindo os soberbos. É a segunda parte do seu canto.

Guardando a Mensagem

O testemunho de Maria é maravilhoso. Deus está enviando o Salvador, por meio dela. Nela, ele fez grandes coisas. O Deus santo e fiel está cumprindo suas promessas, em favor do seu povo. O natal é um presente de Deus para o mundo, que passa pelas mãos e pelo ventre de Maria. A vinda do Salvador é uma intervenção de Deus que muda a história, em favor dos humildes, dos famintos, dos sofredores. Não podemos ver o natal apenas como um item da tradição, uma festa de fim de ano, ou apenas uma linda festa de família. O natal é uma intervenção de Deus, mudando a história humana. Deus enviou o seu filho para a salvação do mundo.

O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)


Rezando a palavra

Não há palavras e sentimentos mais adequados, hoje, do que o próprio canto da Virgem, inspirada pelo Santo Espírito. Rezemos:

“A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem (Lc 1, 46-50).

Vivendo a palavra

Como estamos nos preparando para fazer memória do nascimento de Jesus, e ouvimos, hoje, sua mãe num canto de fé e gratidão, você poderia ir se preparando para oferecer um presente ao menino Jesus, no dia do natal. O menino Jesus está na manjedoura da periferia e você facilmente pode encontrá-lo e honrá-lo com o seu presente. Vá se organizando. No dia de natal, volto a lembrar do seu presente.

Participe, hoje, do 8º Dia da Novena de Natal, cujo tema é a Antífona Ó REI DAS NAÇÕES. Vou rezá-la às 14:30, pelas redes sociais. 

'Bem-Aventurada' é a canção que você ouve agora, ao menos um trechinho. Mas, para ouvi-la por inteiro, como também acompanhá-la com a letra, para você que recebe diretamente a Meditação,  f fé só seguir o link que estou lhe enviando. 

Pe. João Carlos Ribeiro sdb 

MÚSICA

BEM AVENTURADA
(Pe. João Carlos)



Doravante as gerações
Me chamarão bem-aventurada


Ele olhou pra mim
E me escolheu
Eu tão pequenina
Servidora
Ele olhou pra mim
E me elegeu
Eu de tão feliz
O louvo agora


O seu nome é santo
É Salvador
Grandes coisas fez
Em minnha vida
O seu nome é santo
E o seu amor
Em toda geração
faz maravilhas


Ele agiu com força
E com poder
Derrubou do trono
Os poderosos
Ele agiu com força
E defendeu
E exaltou os pobres
Humilhados


Ele viu seu povo
E lhe doeu
Rebanho maltratado
E tão sofrido
Ele viu seu povo
E o socorreu
Lembrado do que
Havia prometido


16 comentários:

  1. Amém! Louvado seja Deus! Bom dia Padre João! 🌹

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,sua bênção padre. Louvado seja Deus por ter enviado seu filho amado, para nossa redenção. 🙏🏻❤ Vinde Senhor Jesus.....

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que nossa senhora nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos obrigado por suas lindas omelias

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Deus abençoe este dia com muitas bênçãos, vitórias e conquistas.
    Um canto de louvor e gratidão à Maria mãe do nosso Salvado . O todo-poderoso
    fez grandes coisas em meu favor (Lc 1,49). O seu nome é Santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração a todos os que o temem. (Lc 1,46-50).
    Que Deus abençoe a todos com saúde paz e alegria neste dia. Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, P. João Carlos, pela maravilhosa leitura, meditação,oração e gesto concreto da Palavra de Deus em nossas vidas.

    Sempre unidos em oração.

    Gostaria de falar consigo em particular: rodeneisierpinski@gmail.com.

    Unidos en oración.

    Paz y bien

    ResponderExcluir
  7. Abençoado seja o dia do sr. e de todos aí, sempre com nossas preces por vocês, e agradecendo à DEUS e a Mãe de Fátima, a presença todos os dias do sr. nos trazendo a meditação tão bem explicada para nos enriquecer na FÉ e em nossa caminhada. Muito Obrigada. DEUS o abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos sua bênção! Louvado seja o nome do senhor Jesus Cristo amém!

    ResponderExcluir
  9. Um aniversário marcado para sempre que sempre há novos aniversariantes, portanto justifica que as vésperas do Natal nascerá mentes brilhantes tanto quanto Jesus,lembro-me de uma amiga que engravidou na noite de Natal de 2007 e daquela mulher nasceu uma luz que hoje brilha pra fazer a vontade de Jesus, Sendo mãe solteira escolheu a gravidez para realizar o projeto de Deus na presença do Espírito Santo,pois seu marido não disse o sim de José, portanto ela com assumiu sua gestação
    para Jesus que mulher iluminada,nunca conhecir outra,também existem homens agraciados pela iniciativa do Espírito Santo de Deus,basta abrir o coração e a mente saudável e a luz do Evangelho descreve como talento expirado,sendo Maria a primeira mãe solteira escolheu José mostra que ela não quer descartar a presença masculina,mas aqui vê que José mostra trabalhoso ao aceitar a patenenida.Maria firme segue em paz igualdade portanto justifica que as mulheres são mais fortes.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Que o SENHOR Deus, o todo poderoso, esteja sempre em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre pelas palavras explicadas e cantadas na linda canção “Bem Aventurada” Estaremos em Oração para a Alegria na Caridade. Salve Maria a escolhida por Deus para ser a Bem Aventurada Mãe do Menino Deus e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre pra mim a palavra chave hoje é gratidão. Salve Maria mãe de Jesus é nossa.

    ResponderExcluir
  13. Maria, mae do Salvador, bem aventurada por receber as graças do saber que iria ser a mae do Salvador, bem como a sua prima Izabel recebeu a noticia de ser mae devido a sua idade avançada as graças de DEUS,tudo isto é um milagre,assim também teremos um milagre pelas nossas vidas dando-nos a nossa salvação libertando dessa pandemia que assola o mundo .Senhor tende misericordia.

    ResponderExcluir
  14. Peço oração pelo desenvolvimento da fala de minha filha Gabrielly q fala pouco p/ idade dela ,pelos doentes desempregado Anderson é Mariane Janine ,aflito triste desanimado misericórdia senhor ,é agradeço a Deus por tudo senhor na minha vida eu creio na tua graça ,tomo posse da minha Vitória pai,paciência p/ esperar o teu tempo

    ResponderExcluir
  15. Pai de Bondade, eu LHE agradeço por todos os benefícios que me foram concedidos durante a minha vida. Todavia, me conceda a graça de orar santamente na VOSSA casa. Me conceda a graça de fazer boas ofertas. Me conceda a graça de servi-Lo com humildade. Me conceda a graça de adorá-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de chamar Maria Santíssima de bem-aventurada. Me conceda a graça de ser misericordioso e caridoso. Me conceda a graça de ter o santo temor. Me conceda a graça de evitar o pecado da soberba. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção agradeço de coração esses meditações maravilhosa que Deus lhe ilumine e proteja sempre amém nossa senhora nós proteja dessa pedemia que o natal seja de bençãos e paz para todos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus é a presença salvadora de Deus.

23 de abril de 2024   Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa.    Evangelho.   Jo 10,22-30 22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do ...

POSTAGENS MAIS VISTAS