PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NOSSA HISTÓRIA TEM FUTURO

NOSSA HISTÓRIA TEM FUTURO


23 de dezembro de 2020

EVANGELHO 



Lc 1,57-66

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

Todos os vizinhos ficaram maravilhados e a notícia espalhou-se por toda a região (Lc 1, 65).


Bem no dia do vizinho, um texto maravilhoso nos preparando para o natal do Senhor. E falando dos vizinhos. É a cena do nascimento de João, o que se tornou depois o Batista. E esse nascimento de João é contado em preparação do nascimento de Jesus. Não foi só a pregação de João que preparou a sua vinda. O seu próprio nascimento, em condições semelhantes de intervenção divina, é já é uma espécie de prévia do nascimento do Messias. O mesmo anjo Gabriel anunciou o seu nascimento, a mãe também concebeu em condições extraordinárias, a mesma atenção à colocação do nome dado ao recém-nascido na cerimônia de circuncisão...

O clima do nascimento é de alegria e contentamento. Isabel deu à luz o seu filho e parentes e vizinhos mostram-se próximos e solidários. Mas, houve mais uma surpresa no dia da circuncisão do menino. A circuncisão era um rito pelo qual o menino era incorporado ao povo de Deus. Era a hora de impor o nome da criança. A surpresa foi o nome escolhido pelos pais: não havia ninguém na família com aquele nome. A mãe queria assim. E o pai, também. Os parentes não estavam de acordo. Como o pai estivesse mudo, escreveu numa tabuinha: “O nome dele é João”. Foi como o anjo Gabriel o tinha instruído. Esse ato de obediência encerrou o castigo de Zacarias que antes não tinha acreditado nas palavras do anjo. E ele começou a falar e a louvar a Deus. Parentes e vizinhos ficaram pasmos, maravilhados. E a notícia correu por toda a região.

“O nome dele é João”. O menino, que acabou de nascer, não iria apenas dar continuidade à sua família ou repetir a história dos seus ascendentes. Ele iria escrever um novo capítulo na história de seu povo. João, não Zacarias. Um nome novo para uma nova missão. Ele encerraria o capítulo da paciente espera do Messias, abrindo o novo tempo. Apontaria o Messias já presente no meio do povo.

O texto de hoje sublinha a solidariedade dos vizinhos e parentes com aquele casal idoso. Eles não somente ficaram sabendo da gravidez prodigiosa de Isabel, mas também a consideraram uma obra misericordiosa de Deus na vida daquela família e se alegraram com ela. Ficaram maravilhados com o que aconteceu no dia da circuncisão da criança. E espalharam por todo canto a boa notícia do que Deus estava realizando no meio do seu povo.

Guardando a Mensagem

O nascimento de uma criança é sempre um recomeço. Não vem para repetir o passado, embora não possa prescindir dele. É um novo ponto de partida. O futuro está começando naquela criança, é o novo entrando na história. O nascimento de uma criança, como o nascimento de João Batista, é um testemunho sobre Jesus. Ele veio assim. Uma criança frágil, chorando no frio daquela noite, ao abrigo de uma gruta e de seus animais, amparada somente pelo amor de uma mãe e de um pai abençoados. Um mistério de vida e de luz, o natal, só compreensível no clima do nascimento de uma criança, de uma mãe que dá a luz.

Todos os vizinhos ficaram maravilhados e a notícia espalhou-se por toda a região (Lc 1, 65).


Rezando a palavra 

Vamos rezar com as palavras do pai do menino João, ao ficar bom de sua mudez:

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que a seu povo visitou e libertou; e fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos, para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. 

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelos seus vizinhos. E ao apresentar-lhes votos de boas festas, não fale só da ceia, dos presentes, do especial de natal... aproveite para falar-lhes de Jesus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Sim, "Bendito seja Deus que visitou seu ppvo..."
    Deus, só não nos visita mas permanece conosco se acolhemos com fidelidade e amor o seu projeto de salvação. Acolhamo-Lo!

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA!!! padre João Carlos, minha gratidão por todos os dias o sr. acalmar nossos corações nos trazer paz, com esta Santa Palavra de DEUS, que todos os dias nos envia, fique sempre com nossas preces daqui.

    ResponderExcluir
  4. Bendito seja Deus ,q mesmo no isolamento da Pandemia,nos permite que as Redes Sociais possam nos trazer as boas notícias da salvação,usando seus Pastores e Representantes da Igreja,como um broto de esperança para dias melhores de paz espiritual e fisicamente,e que moldados na fé ,sejamos também mensageiros da boa notícia para todos, Amém!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Meu vizinho, que pode sempre contar comigo.
    Que Deus abençoe nosso dia, nosso lares e nos livre de todo o mal, para que nós guie para exercemos a fé o amor da gratidão.🙌👍🌹😍💕

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre sua bença, eu te peço pai por mim e meu filho João por um enxame põem tuas mãos meu senhor🙏🙌

    ResponderExcluir
  7. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Que o DEUS , todo podero, nos livre de todo o mal amém.

    ResponderExcluir
  8. O nascimento de Jesus Cristo é a luz que brilha no universo,uma estrela que o mundo material estava precisando.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para a Esperança e Fé. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e para Sempre seja Louvado. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja o senhor Jesus Cristo de Nazar! Bendito seja seu nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos obrigado por o senhor existir,Feliz Natal,fique com Deus

    ResponderExcluir
  12. Sua benção padre o nascimento é lindo.um feliz Natal pra você padre obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre Joao Carlos, A festa mais linda da Cristandade é o Natal de Jesus todos nós cristãos nos alegramos porque começou uma nova era Jesus veio nos trazer toda alegria e esperança de melhores dias. Obrigada minha mãe querida Virgem Maria por nos trazer seu filho amado nosso salvador. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  14. Como Deus é maravilhoso, bondoso, milagroso que faz acontecer boas novas na vida das pessoas. O milagre acontece atraves da Fé e Jesus mostra que devemos confiar no Pai , para que tudo possa acontecer por seus grandes milagres, festejando o que foi verdadeiro, pois ele é o caminho a verdade e a vida.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre João Carlos. Que está tarde seja alegre , de muita paz e que possamos alcançar tudo de maravilhoso que Deus reserva para nós.
    Entornos um louvor de gratidão ao Senhor... permita, Senhor, que o seu
    Natal seja louvor; permita que a sua noite natalina seja de bênçãos, de gratidão...
    Boa tarde a todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Deus Todo Poderoso e eterno, eu LHE agradeço pela vida de São João Batista. Entretanto, me ensine seguir o caminho da salvação, da conversão e da purificação. Me ensine ser amigo de todos os anjos. Me ensine fazer boas oferendas. Me ensine ser misericordioso e alegre. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine louvá-Lo com humildade. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua bênção que jesus e Maria Santíssima lhe cubra de bençãos Deus é maravilhoso e bondoso que o menino Jesus nós tragar muita paz

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS