PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A AVE MARIA

A AVE MARIA


21 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Lc 1,39-45


39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.45“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.


MEDITAÇÃO


Bem-aventurada aquela que acreditou (Lc 1, 45)


A visita de Maria à sua prima Isabel é uma cena que você conhece bem. É, inclusive, a meditação da segunda dezena dos mistérios gozosos do Terço. Ao saber da prodigiosa gravidez de sua prima idosa, Maria logo viajou para a Judeia. Chegando, entrou na casa e saudou Isabel. O bebê de seis meses de gestação pulou de alegria no ventre de Isabel e ela, cheia do Espírito Santo, disse coisas maravilhosas sobre Maria e sobre Jesus. 

Isabel está radiante com a visita inesperada de Maria. Cheia do Espírito Santo, ela festeja a chegada da jovem prima: "Bendita és tu entre as mulheres. Bendito é o fruto do teu ventre". A saudação de Isabel continua de boca em boca, cumprindo a profecia da Virgem: "Todas as gerações me chamarão bem-aventurada". E ela mesma deu a razão: "porque o Senhor fez em mim maravilhas".

Sobre Jesus, Isabel nos deixa um ensinamento precioso. Ela não separa Jesus de sua mãe. Ela é bendita entre as mulheres. Ele é o bendito fruto do seu ventre. Ele é o Senhor. “Ela é a mãe do meu Senhor”, disse Isabel. Jesus é filho de Deus e de Maria. E ela é grande pela sua fé. 

“Bem-aventurada aquela que acreditou”. A grandeza de Maria está confirmada por Izabel: ela acreditou. Foi na fé que concebeu. A fé é a resposta adequada à Palavra do Senhor. “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. A palavra do Mensageiro lhe expôs a vontade de Deus. Ela creu. Uma vez entendida a mensagem, aceitou com generosidade e humildade o que Deus queria dela. Na anunciação, vemos a fé de Maria e o seu sim, como respostas à vontade de Deus comunicada por sua palavra. Na visitação, vemos o amor, a caridade que a impeliram ao serviço de sua parenta idosa. Maria tornou-se, assim, modelo de fé e de caridade para todas as gerações. 

Nessa preparação para o natal, podemos aprender com Isabel a ter bem clara essa centralidade da pessoa de Jesus. Ele é o bendito fruto do ventre de Maria, o filho do Altíssimo. Como disse o Papa Francisco na Carta Apostólica que escreveu sobre o presépio, no ano passado: "O coração do Presépio começa a palpitar, quando colocamos lá, no Natal, a figura do Menino Jesus. Assim se nos apresenta Deus, num menino, para fazer-se acolher nos nossos braços. Naquela fraqueza e fragilidade, esconde o seu poder que tudo cria e transforma. Parece impossível, mas é assim: em Jesus, Deus foi criança e, nesta condição, quis revelar a grandeza do seu amor, que se manifesta num sorriso e nas suas mãos estendidas para quem quer que seja". Lindas palavras do nosso Papa Francisco. É assim que, em Jesus, no presépio, tudo ganha luz e sentido.

Guardando a mensagem

A Ave Maria é uma prece frequente nos lábios do povo católico. Em primeiro lugar, celebra a ação de Deus em nossa história, que, em cumprimento de suas promessas, envia o seu filho amado para nos salvar, preparando para ele uma mãe sem a mácula do pecado, em completa comunhão com a Trindade. Celebra igualmente a contribuição humana, pequena e limitada em seu plano de salvação. Vemos isso na participação da jovem e virgem Maria, que se tornou modelo de nossa resposta à vontade de Deus comunicada por sua santa palavra. Ela acreditou e colocou-se em suas mãos, como humilde servidora. Como mãe do salvador, que veio em despojamento e humildade a serviço da humanidade, ela foi servir na casa de Izabel. O seu serviço intercessor continua em relação a nós, pecadores, a quem recorremos com grande confiança e amor, reconhecendo nela a mãe de Deus, já que Jesus em sua encarnação uniu a sua natureza divina à nossa natureza humana. 

Bem-aventurada aquela que acreditou (Lc 1, 45)


Rezando a palavra

Unamo-nos a todas as gerações que proclamam Maria e Jesus benditos e façamos nossa a prece do anjo Gabriel, de Isabel e de toda a Igreja:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Vivendo a palavra

Durante o dia de hoje, reze algumas vezes a Ave Maria, devagar e dando sentido às palavras que pronuncia. 

Acompanhe hoje o 7º Dia da Novena de Natal, que rezamos às 14:30, no Yotuube e no Facebook.

Para você que recebe a Meditação pelo celular, estou deixando um link para você ouvir e acompanhar a letra desta música que toca agora - Estavas lá.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

MÚSICA


 

  Estavas Lá

Padre Joao Carlos

Quando Deus o seu anjo enviou
De Isabel, o ventre abençoou
Tu, Maria, estavas lá!

Quando o idoso profeta Simeão
Avisou que chegara a salvação
Tu, Maria, estavas lá!

Estavas lá
Mãe do Senhor
Conosco estás
Ó Mãe do Amor

Quando a água em vinho se tornou
E em Caná, Jesus se revelou
Tu, Maria, estavas lá!

Quando a cruz, o teu filho carregou
No calvário, o cordeiro se imolou
Tu, Maria, estavas lá!

Estavas lá
Mãe do Senhor
Conosco estás
Ó Mãe do Amor

Quando o Espírito Santo de Deus
Como fogo a Igreja recebeu
Tu, Maria, estavas lá!

Quando a Igreja sofreu perseguição
E implorou por tua proteção
Tu, Maria, estavas lá!

Estavas lá
Mãe do Senhor
Conosco estás
Ó Mãe do Amor


19 comentários:

  1. Meu Deus como tudo foi preparado com tanto carinho.So posso agradecer.e.acolher no coração.cada detalhe.
    MUITO OBRIGADA PE JOAO CARLOS
    DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  2. Pena q não recebo no whats p ouvir a musica

    ResponderExcluir
  3. Pena q nao recebo no Whats p ouvir a música.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente, amei!
    Tudo até além do que eu esperava quando comecei ler. Parabéns ! Deus continue a te abençoar padre amado !

    ResponderExcluir
  5. O sim dela foi pra nós o motivo de muita luz,pois naquela grávidez nasceu um novo mundo talvez antes só uma mulher obidiebte ao projeto de Deus teria coragem alegria para trilhar rumo a vida nova que ela cuidou pra fazer um caminho necessário para hoje,destemida abraçou a Deus com o único bem que tinha, mediante as perseguição não dessitiu; fez-se serva segundo o mistério encarnado.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre que Evangelho belíssimo o de hoje

    ResponderExcluir
  7. DEUS o abençoe e proteja padre João Carlos GRATIDÃO sempre obrigada pela meditação enviada. Abençoado dia!.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus acima de tudo te abençoe poderosamente e te conceda conceda uma semana tranquila com muita saúde e muita paz.
    Fique com as melhores bênçãos de Deus em abundância para sua vida...

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Nossa senhora interceda a Deus por nós.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas na linda canção “Estavas lá “. Estaremos em Oração, Fruto à Caridade e a Fé. Ave Maria, concebida sem pecado, Rogais por nós que recorremos à Vós. 🙏

    ResponderExcluir
  11. Amém meu Deus 🙏🙌 bom dia padre sua bença 🙏

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    Ó Emanuel, sois o nosso Rei e orientador: vinde salvar-nos, ó meu Senhor e meu Deus.

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    Ó Emanuel, sois o nosso Rei e orientador: vinde salvar-nos, ó meu Senhor e meu Deus.

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, que revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória pelo parto virginal de Maria, eu LHE agradeço por todos os jesuítas da VOSSA igreja. No entanto, me ajude viver sempre com o meu REDENTOR. Me ajude ter uma voz doce e um semblante gracioso. Me ajude fazer caridade. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Me ajude rezar com fé e confiança. Me ajude ser um Bem-aventurado. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre Joao Carlos, que Jesus e Maria Santisma esteja sempre em seu caminho lhe cobrindo.com o seu manto maternal. Maria Santisma deste o vosso sim a Deus e assim tornou-se a mãe do Salvador e nossa, só com à vossa proteção é que podemos entrar no reino dos céus. Minha mãe NOSSA SENHORA DO CARMO tem compaixão de mim vós sabeis das minhas aflições. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  16. Linda união de Maria para com sua prima Izabel,anunciando a sua gravidez, graças , e fé merecida pela confiança pelo anuncio de sua prima que pela idade avançada Izabel seria mae. Isto é um verdadeiro milagre concebido por jesus.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos deus
    Lhe abençoar com a graça de jesus Cristo linda música eu gosto muito das suas músicas obrigada por essas mensagens maravilhosa

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos, como é bela essa música e todas as músicas do Sr, María e Isabel, que bela amizade de amor e fé. Deus abençoe o Sr sempre Padre João Carlos. Sua benção.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS