PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A BÊNÇÃO DO NASCIMENTO DE UMA CRIANÇA

A BÊNÇÃO DO NASCIMENTO DE UMA CRIANÇA

 


24 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Lc 1,67-79


Naquele tempo, 67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

72Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, 75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. 78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.


MEDITAÇÃO


 E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos (Lc 1, 76)


Nesta véspera do Natal, antes da celebração da Vigília e da Noite do Natal, somos convidados a renovar nosso compromisso com a defesa e a proteção da vida que nasce. Hoje, lemos e rezamos o louvor do pai da criança que veio com a missão de preparar os caminhos de Jesus. Estamos falando de Zacarias, o pai e de João Batista, seu filho. 

Uma criança não é obra do acaso, a vida humana é obra de Deus. Na chegada de uma criança, há algo de especial, de inesperado, por mais que os pais se preparem. A criança não é o fruto de um planejamento. Os pais podem, responsavelmente, planejar-se para acolher do melhor modo possível a vida que vai chegar. Mas, não a produzem, a acolhem. E o ser humano que chega, gerado pelos pais, já estava no pensamento de Deus, antes de existir. O jovem Jeremias ouviu Deus lhe dizer: “Antes de te formar no seio materno, eu te conheci; antes de saíres do ventre de tua mãe, eu te consagrei”. O servo de Javé do Livro do profeta Isaías declarou: “O Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome”. O ser humano é obra do Deus criador, no milagre da geração humana e na criação de sua alma.

Os parentes e vizinhos de Izabel alegram-se com ela. Surpreendem-se com a ação misericordiosa de Deus na vida daquele casal idoso e estéril. Reconhecem a obra de Deus na vinda daquele menino ao mundo. Intuem que aquela criança está destinada a uma missão muito especial. Dos fatos do nascimento e circuncisão do filho de Isabel, podemos recolher lições importantes para nós, hoje. Recolhamos, ao menos, três lições. 

Primeira liçãodesejar e acolher o filho. Aqueles pais idosos, sem filhos pela esterilidade da mãe, desejavam o filho. Pediram muito a Deus por isso. O anjo disse a Zacarias, quando este oficiava no Templo: “Deus ouviu tua súplica”. O Senhor, no seu tempo, lhes concedeu esse dom tão precioso. Desejar o filho é a primeira atitude dos que constituem família. Ser pai e mãe é responder a uma vocação, a um chamado especial de Deus. Filho dá trabalho, altera a vida do casal. Mas, ao desejar e acolher um filho, os pais realizam a sua vocação, fonte de felicidade e realização.

Segunda lição: dar-lhe um nome. Os judeus circuncidavam o menino no oitavo dia e lhe davam o nome nessa cerimônia familiar, pela qual inseriam a criança na aliança com Deus. Dar um nome é dar uma identidade, assegurar-lhe um lugar na família e no seu povo. A vida de um ser humano é um mistério de possibilidades abertas ao futuro. Não é apenas uma continuação dos pais. Na casa de Isabel, os parentes ficaram confusos. O menino recebeu um nome em desacordo com a tradição familiar, não recebeu o nome do pai. “João é o seu nome”, escreveu o pai numa tabuinha. Foi um gesto de obediência a Deus que tinha mandado dar esse nome, em vista da missão que o menino desempenharia. A criança precisa ter um nome, um sobrenome, uma identidade, um lugar na família, na sociedade. As famílias cristãs dão nomes cristãos aos seus filhos, providenciam seu registro de nascimento, integram-nos na comunidade dos discípulos pelo batismo e os educam para serem úteis e significativos na sociedade. Dão-lhe um nome.

Terceira lição: Sermos solidários com as famílias. Foi essa a atitude dos parentes e vizinhos do abençoado casal. Eles alegraram-se com Izabel, na gravidez e no nascimento da criança, ao perceber como o Senhor tinha sido misericordioso para com ela. Uma atitude de fé e de exultação interior. Uma parenta de Izabel mostrou-se particularmente solidária: Maria. Ela esteve presente, ajudando sua prima nos últimos três meses da gestação. Maria e outros parentes e vizinhos mostraram-se próximos, solidários, interessados no bem daquela família. 

Guardando a mensagem

No dia de hoje, em que nos preparamos para o Natal de Jesus, ouvimos o pai de um recém-nascido, Zacarias, louvando a Deus, no oitavo dia do seu nascimento, no dia em que lhe deu o nome de João. Recolhamos as lições do evangelho no cuidado e na defesa da vida das crianças. Primeira lição: desejar e acolher o filho; Segunda lição: dar-lhe um nome; Terceira lição: Sermos solidários com as famílias e suas crianças. Cuidar bem dos próprios filhos e nos sentirmos todos responsáveis pela defesa e proteção das crianças.

E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos (Lc 1, 76)


Rezando a palavra

Façamos nossas as palavras do Canto de Zacarias, o pai da criança:

Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados;
pelo amor do coração de nosso Deus,
sol nascente que nos veio visitar lá do alto
como luz resplandecente a iluminar
a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos,
guiando-nos no caminho da paz.

Vivendo a palavra

Havendo uma oportunidade, neste natal, faça um gesto de atenção em relação a uma família pobre e suas crianças.

IGUAL CRIANÇA é o nome da música que você ouve agora, ao menos um trechinho. Para ouvi-la por inteiro, acompanhando com a letra, é só seguir o link que enviei para quem recebe a Meditação em seu celular. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

MÚSICA



IGUAL CRIANÇA

(Pe. João Carlos)

Igual criança que mamou, 
e tranqüila se aquietou, 
nos braços da mamãe. 
Igual criança que mamou, 
e tranqüila se aquietou: 
Assim está meu coração.

Meu povo, põe tua esperança no Senhor.
Desde agora, põe tua esperança no Senhor.
Para sempre, põe tua esperança no Senhor, teu Deus (bis).

Grandeza e força não busquei,
Riqueza e luxo desprezei,
O vil poder me engana não.
Grandeza e força não busquei,
Riqueza e luxo desprezei:
Neles não está meu coração.

12 comentários:

  1. BOM DIA padre João Carlos, que o MENINO JESUS que está chegando, nos encontre com o coração puro e e aquecido de gratidão, pela sua LUZ que vem nos libertar das trevas, com o SOL da ESPERANÇA. Saúde e PAZ, FELIZ NATAL.

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos...Que A Paz do Senhor esteja em todas as Famílias do Mundo Inteiro...Desejo um Nata Cheio de Bençãos para o Senhor que o Menino de Jesus nos Ilumine Sempre, Traga uma Vacina para Curar está Pandemia 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que o menino Jesus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Boa dia Padre João Carlos, o menino Jesus estar chegando, para nos libertamos dessa escuridão que estamos vivendo, que Jesus encontre seus filhos Unidos e com o coração cheio de amor, Paz, perdão, sabedoria, que tenhamos um coração agradecidos. Feliz Natal Padre João Carlos, para o Sr e seus familiares, e muito obrigado pelas orações, meditações, atenção, que o menino Jesus abençoe sempre o Sr.🌲👏👏👏👏👏🙇🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o nosso dia e faça transbordar o amor em cada vida, em cada lar, cada pessoa que sabe e sente o verdadeiro sentido do NATAL. NATAL é vida, é nascimento, é esperança. São as certezas que Deus nos dá através do seu filho Nosso Senhor Jesus Cristo que nos fortalece em toda e qualquer situação...
    Obrigado, Senhor, pelas lições que nos dás, principalmente de sermos solidários com as famílias e suas crianças.
    Que o Menino Jesus abençoe poderosamente a Padre João Carlos e todos da AMA e que ELE abençoe também nosso BRASIL...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre q Deus o abençoe sempre,Obrigada por essa explicação do Santo Evangelho. Quanta riqueza qt sabedoria. Feliz natal para o senhor e toda sua família.

    ResponderExcluir
  7. Que criança forte,resistiu as dificuldades,cheios de alegria a família de Jesus Cristo preparou a vindo do Espírito Santo agindo sobre Maria na espera do seu filho.Cheios de espectativas só os que sabiam do que estava há acontecer esperava a chegada daquele menino lindo,aos olhos de Deus

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos
    Que Deus conceda ao senhor e toda sua família muita felicidade e saúde o ano todo.
    Tenha um Natal abençoado e iluminado.
    Que a bondade de Deus proporcione a todo mundo um santo e feliz Natal.
    Que o amor e a esperança
    aqueçam seus corações.
    Feliz Natal meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹😘💕
    Que felicidade é a chegada de uma criança, é um presente muito especial,um tesouro que veio ao mundo.
    Hoje celebramos com alegria o nascimento desta criança muito especial,o nosso Redentor,o nosso libertador e salvador
    O meu Senhor Jesus Cristo, que me preencher de amor, e que me diz, nunca desista , estarei contigo em todos os momentos faça de mim sua morada.
    Acolhe me Jesus Cristo te amo.
    🙌👏😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos um feliz Natal.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia e abençoado Natal Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Espírito Santo de Amor em nossas Vidas e Famílias. Salve Maria, Mãe da Luz Eterna e Nossa Mãe. 🙏

    ResponderExcluir
  11. Que o bom Deus que vem ao nosso encontro na forma humilde e simples de um menino nascido em Belém,
    Traga a todos os leitores e ao Pe João Carlos muita luz, paz e alegria neste Natal e ao longo do ano de 2021! Pe Anchieta - Juiz de Fora MG.

    ResponderExcluir
  12. Seja bendito seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS