PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A CASA SOBRE A ROCHA

A CASA SOBRE A ROCHA


Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão, PE,
 uma "casa" construída sobre a rocha.


03 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Mt 7,21.24-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

MEDITAÇÃO

Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha (Mt 7, 24)

Você está construindo sua casa sobre a areia ou sobre a rocha? Sua casa é o que você constrói na vida: sua educação, sua profissão, o seu casamento, a educação dos seus filhos... Qual é o alicerce de sua vida?

Eu vou lhe dizer uma coisa: construir em cima de um terreno firme, como uma rocha, é uma coisa muito trabalhosa. É trabalhoso e demorado. Exige muito esforço e perseverança. Você gasta muito e demora mais. Mas tem uma vantagem: ninguém derruba.

Pense no que é construir um casamento feliz, uma família à prova de vendavais e tempestades; ou uma profissão bem sucedida; ou ainda a educação dos filhos. Tem-se que por um alicerce firme, como quem constrói em cima de uma rocha. E alicerce firme quer dizer: preparar o futuro com seriedade: estudo sério, educação para o trabalho honesto; fidelidade aos compromissos assumidos, pontualidade no desempenho dos próprios deveres, capacidade de renúncia e disciplina... E isso exige esforço, persistência, sacrifício.

O alicerce não se vê, mas é ele que sustenta a casa. É ele que garante a construção nos dias adversos das chuvas torrenciais e das ventanias fortes, como disse Jesus no evangelho. E nem vou falar do contrário. Quanta fachada bonita, com graves falhas nos alicerces! Casamentos que vão fracassar na primeira crise. Rostos jovens e bonitos que serão presas fáceis do consumismo ou até das drogas. Profissionais despreparados e mercenários. Casas sem alicerce. Vidas edificadas sobre o mais fácil e prazeroso, seguindo a lei do menor esforço.

Guardando a mensagem

Acolher e praticar a Palavra de Deus, com dedicação e perseverança, é construir o alicerce de sua própria vida sobre uma rocha firme. Ouvir a palavra e não pô-la em prática é construir sua casa sobre terreno sem consistência, é expor-se ao fracasso. A diferença está, então, em praticar a palavra, isto é, em fazer da vivência do evangelho o alicerce da própria vida.

Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha (Mt 7, 24)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Cada dia mais, tua Palavra nos encanta. Mas, é claro, não basta ouvi-la e conhecê-la. É preciso praticá-la. A prática de tua Palavra é o alicerce firme que pomos na construção de nossa vida. Exige esforço, decisão, perseverança. A tua graça nos faz novas criaturas. A tua palavra nos vai edificando como pessoas renascidas na fé, libertas do pecado e de todos os vícios do homem velho. É uma construção que nos pede renúncia, conversão, empenho diário. A prática de tua palavra, isto é, viver segundo a boa notícia do amor do nosso Deus, é uma parceria entre nosso esforço e a tua graça, entre a nossa luta diária para vencer o mal e praticar o bem e a ação do Santo Espírito que nos purifica, nos renova e nos edifica como filhos de Deus. Obrigado, Senhor. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você, com certeza, conhece alguma família que esteja passando por um momento de tempestade. Hoje, reze por essa família.

Nas quinta-feira, celebramos a Santa Missa em favor dos associados, internautas e ouvintes dos nossos programas. Rezamos por você também. A Missa das 11 horas é sempre transmitida pelo Youtube, pelo Facebook, pelo Aplicativo da Rádio Tempo de Paz e outras emissoras. Sua participação nos traz muita alegria.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Boa noite padre joão carlos"amém".nos samos base fundamental é difícil mais tento servi da melhor forma o meu proximo principalmente minha casa...peco oração pela minha familia lima ,todas as familia ,principalmente quem se encontra nos hospitais e padres do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus que o senhor seja um instrumento de eu pode construir um alicerce firme.
    Pois o Senhor e o meu sustento.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. estou sempre em oração por todos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Padre João Carlos
    Assim Seja! Servi ao Senhor todos os dia e ser igreja edificada no lar esse é o meu maior desejo de busca diária.
    Peço de maneira especial hoje pela família da Isabelle nas quais marido,sobrinhos,irmã,cunhado estão contaminados pela Covid .
    Agradeço Padre João Carlos
    Sua bênção!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre JoãoCarlos agradeço por suas palavras.peço oração por minha mãe sente muita dor no joelho e pelo meu irmão que está doente sem poder trabalhar tá muito preocupado ore por todos nós!

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA DEUS NO COMANDO PEDIR A DEUS SABEDORIA PARA PROSSEGUIR UM BPM DIA A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia com a proteção de Nossa Mãe Maria

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Deus ilumine
    nosso caminho, nos dê paz e nos cubra com sua graça...
    Que possamos com Fé ouvir a palavra de DEUS e praticá-la. Senhor, a prática da tua palavra é o alicerce firme que pomos na construção de nossa vida. Exige esforço, decisão, perseverança mas com a graça de Deus tudo é possível. O alicerce da nossa casa é Deus. Obrigado SENHOR.
    Bom dia a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Sua bênção Padre João Carlos!
    Como que a palavra de Deus é atual.
    Estamos na minha casa passando por vendaval, com raios e trovões.
    Está muito difícil , mas com Deus ao nosso lado tudo fica facil!!!

    ResponderExcluir
  10. Perfeita colocação de Jesus,quantos de nós estamos alicerçados em estrutura emocional a ponto de referência o momento da pademia como algo que faz parte do ciclo da vida?Pode até soar estranho,mas hoje nas dicas pedagógicas Cristã aplicada naquela época Jesus está vivendo o momento,pois em tempos remotos já descrevia essa situação inusitada que viveríamos e desse: não se abalem,meu povo está bem estruturado psicologicamente a ponto de aceita obeservando os preceitos sociais.Tudo vai passar na hora das dificuldades sejam firmes não tenham medo, manter-se bem aproxima nosso elo entre Deus e homem,firmes esculta e praticar eleva as almas.

    ResponderExcluir
  11. Sua bênção Pé. João Carlos. Hoje peço a Misericórdia para a família Nely Ribeiro que entregou a sua irmã NANCY aos braços do Pai. Que todos que estão participando tenha um abençoado dia. Sua bênção Padre que Deus lhe ilumine acadadia para conduzir seu rebanho que Deus lhe enviou é enviada.🙏🏿

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus, seja eu bastante prudente ao colocar tuas palavras em prática e,assim, não sucumbir, quando minha fé for provada.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho , uma maravilhosa celebração como sempre o senhor realizar meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹
    Meu papai amoroso e bondoso, que minha vida seja sempre uma rocha e uma fortaleza na sua companhia, sempre segurando na sua mão e seguindo.
    Que o senhor esteja sempre em cada passo,em cada decisão,em cada luta,em cada momento,me guardando, me protegendo me fortalecendo na fé.
    A tua presença irá comigo por onde quer que eu for.
    Amém 🙌👍😘🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para as Famílias e Esperança. Jesus, Maria e José a nossa Família Vossa é. 🙏

    ResponderExcluir
  15. O Senhor nos ensina a fazer um contruçao maravilhosa em nossa familia que é a a nossa educação, familia que é a base da socidade, nosso respeito , carinho com o proximo, portanto temos que ser prudente em sabermos construir a nossa casa sobre a rocha que é o nosso porto seguro da vida . TUDO isto nos faz a felicidade da familia. Agradeço a Deus por tudo que sou e pelo amor que me dedico ao próximo.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado meu Deus, seja feita a tua vontade aqui na Terra como no Céu. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite Padre João carlos,continiuo pedido oração por minha família q Deus ilumini todos nos estamos todos precisando nos evangelizar .obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS