PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PREPARANDO A EUCARISTIA

PREPARANDO A EUCARISTIA


02 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Mt 15,29-37

Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel.
32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”.
33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

MEDITAÇÃO


Jesus pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos, e os discípulos às multidões (Mt 15, 36)

Uma cena superinteressante, nos reserva o evangelho de hoje. Jesus está em território pagão. Também ali a missão está acontecendo. A missão, em várias partes do evangelho, é descrita como libertação dos sofredores. Assim, cercado de doentes e gente sofrida, Jesus os cura, os liberta. Num certo momento, ele chama os discípulos e lhes diz que sente compaixão daquele povo. Há três dias, eles o estão seguindo e, claro, estão com fome. Os discípulos só têm uma pergunta: como vão conseguir pão pra tanta gente naquele deserto? Informaram logo a Jesus que tinham somente sete pães e alguns peixinhos.

Com os sete pães que os discípulos tinham, Jesus alimenta todo mundo. Ele pega os pães, dá graças e os dá aos discípulos que os distribuem com a multidão. O mesmo faz com os peixinhos. Todos comem e ficam satisfeitos. As sobras enchem sete cestos.
Uma história tão simples e tão cheia de significados. Sete pães e sete cestos de sobras. No capítulo anterior, capítulo 14, o evangelista tinha contado outra multiplicação de pães. Na outra, sobraram doze cestos. Doze é o número do povo de Deus. Tudo bem. Deus alimenta o seu povo. Nesta, Jesus está em território pagão. Sete é o número das nações pagãs. Também os pagãos têm lugar no banquete de Jesus. Lá também, a missão está acontecendo.

Eu queria que agora a gente se concentrasse no lindo significado que tem esse texto, como uma catequese que é da Eucaristia, da Santa Missa. O fato de estarem numa região deserta, com fome, já nos lembra a situação que o povo de Deus passou quando peregrinava antes de entrar na terra prometida. No tempo antigo, o povo faminto foi alimentado por Deus com o maná. Deus teve compaixão do seu povo e mandava toda manhã o maná, o pão que descia do céu. O maná é um símbolo da Eucaristia e valeu como uma preparação para a Ceia, a Santa Missa.

Jesus tem compaixão daquele povo que está com ele já há três dias, com fome, e providencia o alimento. Agora, acompanhe os gestos de Jesus: “Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo”. Deu pra todo mundo. Ficou todo mundo satisfeito. As sobras foram recolhidas. E Jesus despediu a multidão. Esses gestos de Jesus vão se repetir na última Ceia. Essa refeição coletiva é já uma preparação para a Eucaristia, uma espécie de catequese sobre a Santa Ceia. 

Na narração, percebe-se a estrutura da celebração da Eucaristia: o povo reunido em torno de Jesus; Jesus que anuncia o Reino de Deus; Jesus que toma os pães, dá graças, reparte e manda distribuir; a multidão que é alimentada; Jesus que despede o povo. É a estrutura da missa: a acolhida, a mesa da palavra de Deus, a mesa do pão consagrado, a despedida.

Guardando a mensagem

Olha quanta coisa podemos aprender nesse texto: antes do pão, vem a Palavra (Jesus passou três dias anunciando o Reino de Deus ao povo, antes da multiplicação dos pães); a Eucaristia é especialmente partilha, dom de si mesmo aos outros (Os discípulos só tinham sete pães e alguns peixinhos e ofereceram tudo. Eles recebiam os pedaços de pão de Jesus e os entregavam ao povo); a Eucaristia é o próprio Jesus que se entrega em alimento para a multidão faminta (Jesus mesmo parte o pão e o entrega, como se a si mesmo se desse em alimento); toda refeição em família é uma espécie de eco da Eucaristia (ali também damos graças a Deus e abençoamos a comida); as sobras devem ser recolhidas e guardadas (é assim que guardamos a reserva eucarística no sacrário e também aprendemos que devemos evitar todo desperdício de alimento).

Jesus pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos, e os discípulos às multidões (Mt 15, 36)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Vemos nessa cena da multiplicação dos pães no deserto, uma preparação para a Ceia Eucarística que celebraste com teus discípulos, antes de tua paixão e que celebras conosco todos os dias, especialmente no domingo, o dia de tua páscoa. Tu és o pão da vida. Tu a ti mesmo te deste como alimento, verdadeiro maná que alimenta para a vida eterna. Concede-nos, Senhor, que aprendamos contigo a compaixão e a partilha como disposições necessárias para celebrar contigo a Eucaristia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: Como anda a minha participação na Santa Missa, na Eucaristia?

Todas as noites, eu comento a Meditação do dia e rezo a Oração da Noite com muita gente, no Facebook e no Youtube, às 21:30. É só você procurar "Padre João Carlos".

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento dando-te força para enfrentar cada dia com amor e determinação as dificuldades da vida... Que o Senhor abençoe nossos caminhos e seja sempre nossa companhia na estrada da vida...
    Tenha um dia iluminado e repleto das melhores bênçãos de Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria Bom Dia . Á sua Bênção Padre João Carlos. . Sempre comento a Meditação e quando tenho auportunidade, assisto o Senhor á Noite . Senhor Jesus nunca deixa faltar o Pão de cada Dia em Nossas Mesas... Amém 🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, recebo e compartilho com alegria para os meus contatos, Deus te abençoe e te livre de todos os males. Jesus é bom o tempo todo, nunca deixa de alimentar seus filhos, só tenho agradecer Padre.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre, a sua benção. Obrigada pelas partilhas pelos ensinamentos!!!

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. estou participando da Santa missa todos os domingos.

    ResponderExcluir
  6. Abençoado seja o dia do sr. padre João Carlos, com saúde, paz, por se fazer presente em nossas vidas todos os dias, nos trazendo a palavra de DEUS, sempre rendendo graças a DEUS pelo dom da vida do sr. e pelo seu ministério. DEUS o abençoe e o proteja sob o Manto Sagrado de Nossa Senhora de Fátima, nossas preces por todos ai. GRATIDÃO.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre obrigado pela meditação da palavra

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João carlos. Sua benção. Padre eu fico um pouco assustada por causa da pandemia. Pra mim ir pra o novenario da nossa mãe Maria santisma. Por que sou de mas de 60 anos. Tenho que confiar em Maria.

    ResponderExcluir
  9. Sou de Euclides da Cunha Bahia

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Senhor pêlo alimento de todos os dias, nunca deixe faltar aqueles que mais precisam. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  11. Agradecemos a Deus pelos seus ensinamentos, com a multiplicaçao dos pães, assim devemos seguir o seu exemplo , contribuindo com aqueles que precisam mais do que nós . Isto é um exemplo de amor aqueles que mais necessitam.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    Senhor Jesus que não deixe faltar o pão de cada dia em nossas massas. AMÉM.

    ResponderExcluir
  13. JESUS NOS Ensina como parábolas a nós cabe absorver os ensinamentos para TODA vida!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Jesus,o pão da vida, Ele é quem dá vida espiritual e eterna.
    O que vem a mim jamais terá fome, e o que crê em mim jamais terá sede.
    Senhor Jesus,na minha mesa nunca faltou o meu alimento, pois tú também nós guia para o alimento vivo que é a palavra de Deus.
    É o alimento para alma ,sem ela
    morremos de fome espiritual.
    Senhor Jesus, eu tenho fone desse alimento.🙌👏😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  15. Obrigada padre João Carlos por essa meditação maravilhosa da palavra do Senhor. Já meditei essa passagem bíblica, outras vezes e nunca tinha percebido a orientação do Senhor para Não desperdiçar alimentos. Foi perfeita toda a meditação. Deus te abençoe e a todos que participaram desse momento.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Padre João Carlos pelas palavras partilhadas e cantadas. Estaremos em Oração para a Partilha no Amor. Salve Maria, Mãe da Misericórdia.🙏

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde !Padre João Carlos A sua para minha família e especial a minha filha Érica consiga um emprego de Jornalismo que se formou pouco tempo amém 💒🙏💒

    ResponderExcluir
  18. Celebração da partilha é a porta de entrada para multiplicar nossas vidas sementes do ato da divisão fez daquele lugar um céu, todos pegaram os alimentos e levaram até Jesus, então a quantidade era grande,porque depois que juntou houve sobra a ponto de guardarem e celebrarem a multiplicação dos pães, Jesus ensinou que a decisão gera multiplicação,e tudo ocorreu segundo a visão Cristã,ele também estimula ao não desperdício.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos a sua benção que Evangelho belíssimo pensar um pouco em tantos irmãos que estão com fome. Fome da palavra fome de fé fome de amor

    ResponderExcluir
  20. Acho essa passagem impressionante.
    Sempre dou Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre João Carlos obrigado por esses ensinamento maravilhoso o evangelho que jesus nós mostra um exemplo sobre a multiplicação dos pães para nós saber ter humildade e gratidão com os nossos irmãos que o divino espírito santo lhe ilumine com seus trabalhos sua bênção paz e bem

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre Joao Carlos, que Jesus e Maria Santisma esteja sempre em seu caminho lhe cobrindo.com o seu manto maternal. Ouvi o áudio e também refleti o Santo evangelho, muito importante, padre Joao Carlos eu gosto muito da Santa missa e mesmo não sendo digna,confio na misericórdia de Jesus e peço perdão dos meus pecados mais não me serve assistir à Santa Missa sem comungar o corpo e sangue de Cristo. Mais depois desta pandemia não pude mais assistir à Santa Missa na igreja sou idoza e com pŕoblemas de saúde principalmente pela à minha visão que é muito pouca, não posso ír sozinha, mais todos os dias assisto a santa Missa pelos meios de comunicação e faço .com devoção a comunhão espiritual, Sei quê Jesus me abençoa, ele sabe do meu coração e não quer nada ímpossivel também reso o terso Mariano com o snr todos os dias e as minhas orações conforme posso. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  23. Senhor, fonte de Sabedoria, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Todavia, me ajude participar da melhor forma possível do santo banquete. Me ajude com a VOSSA proteção e a VOSSA libertação. Me ajude viver com fé, confiança, esperança, amor e alegria. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude glorificá-Lo com sinceridade. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude agir com compaixão e misericórdia. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS