PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PURIFICANDO A CASA DE DEUS

PURIFICANDO A CASA DE DEUS

20 de setembro de 2020

EVANGELHO

Lc 19,45-48


Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

MEDITAÇÃO

Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)

Jesus expulsou os vendedores. Mas, os vendedores eram apenas funcionários de quem comandava o Templo. No evangelho de hoje são nomeados os que queriam matar Jesus: os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo (os anciãos). Eram esses que controlavam o Templo; eles é que eram os donos do comércio de animais para o sacrifício e do câmbio de moedas. Eram esses que se beneficiavam daquele dito “sacro comércio”.
E porque se fazia aquele comércio no Templo? Bom, os animais – bois, ovelhas e aves – serviam para os sacrifícios em honra de Deus. E o câmbio era porque o Templo tinha a própria moeda. E, quem chegasse com “dinheiro do mundo”, deveria trocá-lo pela moeda do Templo, para poder fazer sua oferta e comprar os animais para o sacrifício. Assim, na mentalidade deles, as coisas santas não seriam contaminadas com coisas impuras, com dinheiro estrangeiro.
Olha o que Jesus disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vocês fizeram dela um antro de ladrões”. Por que Jesus disse isso? Quem eram os ladrões: os vendedores ou os donos daquele comércio? Bem, aquele grupo que estava na liderança do Templo estava mais interessado na busca dos seus próprios interesses do que na glória de Deus. O Templo de Deus devia ser a casa do povo de Deus. Mas, se tornara coisa deles. Digamos assim, que, em certa medida, eles sequestraram a casa do povo de Deus, fazendo dela uma propriedade sua, um modo de ganhar dinheiro e de manter o seu poder. Aquele estilo de religião tinha roubado o Templo do seu povo.
Mas, há ainda outra razão pela qual Jesus disse que eles tinham transformado o Templo num antro de ladrões. A vocação daquele grande Templo da nação judaica era ser casa de oração, casa de encontro com Deus. Pela oração, os filhos se reuniam com o seu pai, recordavam as grandes obras de Deus em seu favor, a começar pela libertação do poder do faraó, da entrada na terra da promessa vencendo os reis cananeus... A casa era um testemunho de todo a história da salvação desse povo. Uma casa de oração, de memória, de exaltação da glória do Deus fiel. Mas, Jesus disse que o transformaram num antro de ladrões. E o que será que esses ladrões estavam roubando? Eles transformaram o relacionamento do povo com Deus numa relação comercial. Parecia que os fiéis, com suas oferendas e sacrifícios, estavam comprando a benevolência de Deus, o seu perdão, a sua bênção. Aquele estilo de religião tinha roubado Deus do seu povo.
Guardando a mensagem
Os dirigentes do Templo eram representantes de grupos muito poderosos e influentes no país. Jesus denunciou que eles tinham feito da Casa de Deus um antro de ladrões. Ladrões eram eles, porque estavam tirando o Templo do próprio povo de Deus; e estavam transformando o relacionamento com Deus num balcão de negócios, tirando Deus do seu povo. Que coisa preciosa é a religião! Que coisa santa é um Templo! Mas, todo cuidado é pouco para que não se transforme a religião em mais uma fonte de exploração e de opressão, e, o pior, em nome de Deus.
Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tua ação no Templo de Jerusalém, expulsando os vendedores e denunciando os ladrões, valeu como uma purificação da religião de Israel e de toda religião. Temos que tomar cuidado para que a religião não se torne uma fonte de exploração, de enriquecimento e de controle das pessoas por gente poderosa e interesseira. Contigo aprendemos que a religião que praticamos em nossos Templos deve nos ajudar a viver em fraternidade, na comunhão com o Senhor nosso Deus e Pai. Sendo hoje o Dia da Consciência Negra, nós te pedimos, Senhor, que purifiques o nosso coração e a nossa cultura de tudo o que expressa desvalorização, discriminação e violência contra a grande maioria do povo brasileiro de descendência africana. Que a fé cristã fermente a nossa história, construindo um tempo de fraternidade, justiça e paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Todo mundo tem a sua paróquia, uma comunidade eclesial à qual pertence e onde vive e celebra a fé. Em geral, é a que está mais perto da própria casa. No seu caderno espiritual, escreva o nome de sua paróquia, o nome do seu padroeiro ou padroeira e o nome do pároco e reze por sua comunidade paroquial. 
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Padre João Carlos BOM DIA, a paz de JESUS esteja sempre com todos ai obrigada pela meditação enviada, sempre tão bem explicada, DEUS o abençoe e o proteja com a LUZ DIVINA. sua bênção

    ResponderExcluir
  2. José Lúcio20/11/20 05:55

    Purifica meu templo, Senhor !

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João carlos...paroquia Jesus misericórdioso...padoeiro são Sebastião.padre marcos Antonio e padre João Ribeiro."Amém".

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos a sua benção

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas , minha paróquia é sagrado coração de Jesus e meu pároco é padre Augusto o nosso padroeiro é o sagrado coração de Jesus

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, que Deus abençoe o Sr e Obrigado pelas meditações. Rezo sempre pela minha Paróquia de São Lucas em Ouro Preto Olinda, e pelo Padre Severino, o Padroeiro São Lucas. Que Nossas comunidade sejam casas de Oração. Sua benção Padre João Carlos.🙌🙌

    ResponderExcluir
  7. A paz e a graça do senhor Jesus em cada vida ,em cada coração !
    A cidade santa , Jerusalém , não sabe qual é o caminho da verdadeira paz.
    Aquele povo estão com os olhos tapados,aquele povo se tornou o centro da exploração e opressão do povo mais fraco ,andavam por um caminho que vai na contramão ao caminho da "vida " ,"Eu sou o caminho,a verdade e a vida"
    Rejeitaram -se a Jesus , não querem reconhecer Jesus.
    Desmoralizaram , acusaram,mataram.
    Que nossos olhos espirituais se abram para a única verdade.
    Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Você é muito importante para Deus. A grandeza da vida consiste em espalhar amor por onde você passar e acrescentar gestos de carinho a quem cruzar o seu caminho...
    Que a fé cristã fermente a nossa história, construindo um tempo de fraternidade, justiça e paz.
    Obrigado Jesus por ter Padre João Carlos cruzando o meu caminho com a sua missão evangelizadora.
    Para todos, uma abençoada sexta-feira.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. AMÉM QUE DEUS NOS ABENÇOE E FAÇA QUE NÓS CONTINUEMOS NO CAMINHO DA LUZ DE DEUS!!!

    ResponderExcluir

  10. Meu Deus, que eu não faça do meu "templo" uma casa de comércio...purifique o meu templo, expulsa meu Deus os "vendedores" que meu coração seja purificado...Amém!!!

    ResponderExcluir
  11. Desde dá época remotas até hoje não é fácil,se antes Jesus Cristo pediu para ter cuidado como comércio e religião hoje ainda mais,porque mas igrejas estão concentradas um jogo de interesse financeiro com muitos privilégios,onde os menos favorecidos bancam uma classe privilegiada,justificando que é a obra de Deus.Basta dá uma passada na história da religião que encontraremos grandes acervos que prova o abuso de poder querendo usurpou o lugar de Deus que nunca pediu nem quer benefícios financeiros.Isso ainda é algo assustador usar o nome Santo em troca de recursos material.O financeiro é uma necessidade não o essencial nas igrejas,que segundo palavras de Jesus o nosso corpo é templo do Espírito Santo.Devemo vivermos as dicas deixadas pôr Jesus então assim o planeta Terra viverá dias de glória que Jesus Cristo indicou.

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus nunca me deixe desrespeitar a sua casa, onde resamos e vos glorificamos, AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, que a igreja seja um lugar onde Deus deve ser honrado,louvado e servido.
    Nós devemos nos afastar de divisão,as falsas doutrinas.
    Pessoas egoístas que não amam a Deus e a sua palavra e querem se autopromover a qualquer custo e querem a glória para si.
    Respeita as diferenças, só assim se consegue afastar o fantasma do preconceito.🙌👏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos e tudo de BemBom Sempre. Estaremos em Oração para a Verdadeira Fé em Jesus. Nós do Terço dos Homens, Estiva de Taubaté SP do Santuário São Benedito e pároco Geovane. Salve Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe. João Carlos, sua bênção, a sua reflexão é muito esclarecedora, um dos motivos que encontro dificuldade para interpretar a palavra de Deus. Gostei muito. Fazei Senhor, que me liberte para fazer uma interpretação correta e esclarecedora. Tenha uma abençoada sexta-feira. Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Purifica-me Senhor nas tuas águas e no fogo Santo para que eu louve o Senhor, hoje e sempre, AMÉM.

    ResponderExcluir
  17. Que jesus possa nos dar discernimento a todos e fazendo reconhecer que somos filhos de Deus Pai todo poderoso para ter a certeza que. hoje dia da consciência negra seremos. livres de tantas perseguições.

    ResponderExcluir
  18. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Todavia, me ajude obedecê-Lo com amor. Me ajude conhecer, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude profetizar com sabedoria. Me ajude ter um comportamento santo na VOSSA igreja. Me ajude fazer da minha casa, uma casa de oração. Me ajude sofrer com paciência. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Buen dia Padre.
    leio sus reflexiones y son de bendicion.
    que el Señor lo cuide mucho. desde Panama

    ResponderExcluir
  20. Nilza Maria 20/11/2020,boa noite padre João Carlos sua bênção que os anjos lhe ajude e guarde obrigado.por nós ajudar com o evangelho de Jesus Cristo muito bom também com as suas músicas que anima o coração porque ficamos triste em saber que tantas pessoas estão morrendo é lamentável mas se Deus quiser vai ficar tudo bem com a graça de Deus paz e bem amém 🙏 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O que é permanecer em Cristo?

01 de maio de 2024 Dia de São José Operário. Dia do Trabalhador. Abertura do Mês Mariano.   Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangel...

POSTAGENS MAIS VISTAS