PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DIA EM QUE JESUS CHOROU

O DIA EM QUE JESUS CHOROU


19 de novembro de 2020

EVANGELHO

Lc 19,41-44

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

MEDITAÇÃO 

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar (Lc 19, 41)

Você já esteve em Aparecida? Quando se avista, ainda longe, a cúpula do Santuário Nacional, vem um aperto no peito, uma emoção que leva o peregrino às lágrimas. Acontece o mesmo quando você vai chegando a Juazeiro do Norte ou à Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O povo de Deus amava a cidade santa de Jerusalém. Os salmos falam disso: “se eu me esquecer de ti, Jerusalém, que minha língua se cole na minha boca”. Em cada romaria, chegavam à cidade santa milhares de pessoas do país e de fora. Jesus mesmo, desde os 12 anos, participava anualmente de peregrinações à cidade santa.

A cidade estava construída sobre o Monte Sião. De longe, ela era vista toda cercada de uma grande muralha, com seus portões altos, belos palacetes e o grande Templo de Deus. Quando o Peregrino vinha chegando, ao ver no horizonte a bela cidade de Davi, ficava emocionado. Estava chegando à Cidade de Deus, à casa da grande família do povo da aliança.

No evangelho de hoje, Jesus vinha chegando, como peregrino, com seus discípulos, depois de muitos dias de viagem a pé. Estavam chegando para a festa da páscoa. Quando Jesus avistou a cidade, ficou emocionado, começou a chorar. A primeira razão das lágrimas do nosso Mestre, com certeza, foi a emoção de estar chegando à cidade santa, por tudo que ela representava afetivamente para um judeu piedoso como ele.

Mas, havia uma segunda razão para aquela emoção tão forte. Olha o que ele disse: “Se tu compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!”. É que aquela cidade, representação do próprio povo de Deus, não o tinha reconhecido como o enviado do Pai. Apesar de todo o seu trabalho profético, por todo o país, Jerusalém continuava agressiva e impenitente. Estava, na verdade, armando-se para entregá-lo aos estrangeiros romanos e para exigir a sua condenação como malfeitor. Que pena, que chance estava perdendo, não reconhecendo a visita que estava recebendo!

Mas, há uma terceira razão para as lágrimas do Senhor. Ele sofre no coração por que enxerga mais: Jerusalém vai ficar entregue ao seu pecado. A consequência disso será a destruição, que em breve aconteceria pelas armas dos romanos. Não ficaria pedra sobre pedra. Jesus se entristece, se emociona, chora. Os discípulos ouviram o lamento dele: “Não conheceste o tempo em que foste visitada”.

Guardando a mensagem

A cidade de Jerusalém não acolheu Jesus, não reconheceu o dia que Deus marcou para o seu encontro com o Messias. Jerusalém pode ser também uma representação de sua própria vida, de sua família, de sua comunidade. Hoje, o Senhor nos visita, porque hoje é o dia salvação. Faça como Zaqueu, abra as portas de sua casa e de sua vida para receber Jesus. Não faça como Jerusalém, que fechou as portas para ele, que o perseguiu e o executou fora da cidade. O fim de Jerusalém é o fim de qualquer pessoa, família ou comunidade que perca a grande chance de acolher Jesus, de se converter, de abrir seu coração para o Reino. O que o fechamento para Deus, o pecado, realmente produz é a destruição.

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar (Lc 19, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Estavas chegando, a pé, à cidade santa, depois de muitos dias de viagem, em que além da distância, estavas cuidando da formação dos teus discípulos. Sentiste o coração apertado ao avistar Jerusalém, que aprendeste a amar como judeu piedoso que eras. A tua emoção de peregrino se misturou com a tristeza do fechamento do teu povo à tua presença de enviado do Pai. Antevias, com aflição, os dias da tragédia da destruição da cidade santa pelos exércitos romanos. Senhor, que nossas famílias e nossa sociedade não se fechem à tua presença ou fiquem indiferentes à pregação do teu Evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Tenho certeza que Deus não nos mandou esta pandemia. Mas, quem sabe se ela não esteja sinalizando a destruição que o pecado gera no mundo, pelo modelo predador com que nos relacionamos com a Criação, a arrogância com manipulamos a vida humana e a indiferença com que tratamos os nossos semelhantes. Rezemos para que a humanidade não perca a chance de conhecer Jesus, amá-lo e segui-lo. Só ele é o caminho, a verdade, a vida. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Que possamos sempre estarmos com nosso coração voltado para DEUS, ELE é a LUZ que nos direciona na nossa caminhada, e na nossa FÉ. BOM DIA!!! padre João Carlos, Nossa Senhora das Graças e Santa Filomena os guardem e protejam, nossa preces por vocês todos dai. sua bênção

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua benção a minha casa está sempre aberta pra Jesus. Não conheço Aparecida. Juazeiro conheço. Só peço que Jesus aumente a minha fé.

    ResponderExcluir
  3. Que o Cristo Jesus esteja sempre conosco. Ele é o nosso caminho, verdade e luz. Abençoa-nos Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  4. A peregrinação é uma caminhada de fé ...
    Que nos faz pessoas melhores...
    Sentimos emoção....
    Comoção diante da representação que nos remete à fé...
    Os templos...
    As imagens...
    Os símbolos....
    As representações...
    O evangelho...
    Causam paz e referência à nossa crença...
    Através do amor, perdão, caridade, abrimos nosso coração para o Reino....
    Senhor livra-nos da arrogância, indiferença....
    O Senhor é o Caminho a Verdade.e a Vida..
    Só posso ser feliz e ter paz se Deus estiver comigo e for o meu abrigo...
    Assim seja!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas, que nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    A minha casa está sempre de portas abertas para receber JESUS.
    Eu acredito na ressureição mas, almentai a minha fé amém.

    ResponderExcluir
  7. JESUS EUCARÍSTICO LIVRAI-NOS DE TODO MAL e ajudá-los ver que o SENHOR É O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU.
    JESUS...É o CAMINHO, VERDADE E VIDA.
    Sua bênção Pe João Carlos!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que hoje seja um dia repleto das melhores bênçãos de Deus em sua vida evangelizadora...
    À gente pensa que entende de tudo que acontece ao nosso redor mas é engano... Apesar dos desafios desta vida, devemos viver com fidelidade as palavras do Santo Evangelho e com o coração cheio de amor e fé para dar a quem preciso for...
    Jesus chorou ao ver a cidade Santa de Jerusalém. E hoje Ele chora ao ver o sofrimento da humanidade por causa da devastação do Coronavirus.
    Senhor Jesus, que nossas famílias e nossa sociedade não se fechem à tua presença ou fiquem indiferentes à pregação do teu Santo Evangelho.
    Rezemos para que a humanidade não perca a chance de conhecer Jesus, amá-lo e seguí-lo. Só ELE é o caminho, a verdade, e a vida.
    À todos, desejo uma quinta-feira abençoada por Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Jerusalém a cidade SANTA NOS inspira a rezar e a nos revestir-nos da palavra e rezar pelo NOSSO mundo que passa por grande reflexão que DEUS nos abençoe sempre BOM DIA A TODOS!

    ResponderExcluir
  10. Jesus sendo perfeito viveu nas condições adiversas,portanto justifica as condições humanas,que não são fáceis.Sentiu fome,sede,treteza, alegria contagiante entre outros.Aqui sua expressão de profundo sentimento chorou,sim ao chegar em Jerusalém,pois perceptível como era sempre percebia claramente que aquele povo iria sofrer as consequências das escolhas erradas,com certeza Cristo compreendeu a segueira do povo,mas não obrigava ninguém literalmente ninguém ao seus projetos,sentia a ignorância do povo e tinha muita vontade de mudar o romo,mas respeitava as escolhas,sua alma não suportava aquele sofrimento muito sensível extremamente humano humanizado se precupava em vê a ignorância daquele lugar,mas as pessoas que as rodeavam não compreedia suas ações.Há quem pensasse que ele fosse imortal?Porque Cristo chorou ao chegar em Jerusalém? Dá para compreender que ele foi criado em ambiente famíliar equilíbrado que guardava as tradições locais seus pais estão quando aparece é justamente fazendo essa prática.Ao avista uma cidade Santa ele recordou da sua infância,e sentiu pena do povo que não abriu a mente para os projetos de de libertação e viu o futuro daquela nação fechada,egoísta,mas não obrigava a ninguém aderir aos projetos de Deus, pois na pedágogia Cristã não há imposição e sim escolha de vida e o povo de Jerusalém não acolheu ele então pôr ser tão sentimental chorou pôr muitos motivos 😢 que posteriormente aconteceu,naquele profundo sentimento de Deus.Povo de coração fechado,pais têm misericórdia AMOR,sendo assim ele em hipótese nenhuma obrigava,mais os que dispertava para sensibilidade com certeza os seguiam.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quinta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho e uma maravilhosa celebração 🙌😇🌟🌟🌹
    Jesus,sou tua e quero pertencer e viver unida a ti.
    Muitos desprezam os teus mandamentos e te ignoram.
    Tú reina no meu coração e na minha vida, tú és tudo que eu preciso para ser feliz.
    Divino que nós trouxe a salvação, que eu retransmitir essa confiança para os que negligência, desprezar e duvidam do verdadeiro Deus.
    Senhor Jesus, concede paz e serenidade as nossas famílias.
    🙋😍🐑🌹👏

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Padre João Carlos e tudo de BemBom Sempre. Estaremos em Oração para que o Amor de Jesus nos permita compreendermos hoje os momentos de Paz e Luz em nossas Vidas e não fiquem escondidos em nossos olhos. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  13. Jesus se entristece com tantas ambições, orgulho,ganância em que vivemos, pois Deus quer o melhor para teu povo. Ele é o caminho a verdade e a vida, ninguem vai ao Pai ataves de Cristo. Estamos vivendo um momento muito delicado que é a pandemia, o mundo tem que se unir para termos a paz. Isto que Jesus quer.

    ResponderExcluir
  14. Nilza Maria 19/11/2020 boa noite padre João Carlos obrigado pela maditacao muito linda e muito bom saber das coisas de Deus como o evangelho de hoje que jesus chorou ao chegar na cidade de Jerusalém eu estive em aparecida quando entro chorei hoje jesus chorar devidos as maldades das pessoas com as crianças os idosos os respeitos e temor a Deus gratidão são poucos Deus lhe abençoar padre o senhor Caio do céu paz e bem amém

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/4/23 15:33

    Sou evangélica
    Parabéns Padre
    Da maneira como expôs essa Palavra.
    Sempre estamos falando que só JESUS pode ser a Verdadeira Paz que precisamos.
    Mas infelizmente o coração duro não está apto a abrir os ouvidos espirituais. DEUS o Abençoe tremendamente .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS