PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA


21 de novembro de 2020

EVANGELHO


Mt 12,46-5

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

MEDITAÇÃO


E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos (Mt 12, 49).

No evangelho de hoje, temos uma cena da vida pública de Jesus, onde está inserida sua mãe. Claro, hoje é o dia da apresentação de Nossa Senhora. Olhamos para Maria, hoje, no grupo dos parentes de Jesus, sendo testemunha ocular de um ensinamento precioso do Mestre.
Jesus está falando ao povo. Um grupo de parentes chega e fica do lado de fora, não se integra. E manda um aviso que quer falar com ele. Jesus ensina que o verdadeiro laço de parentesco com ele é a obediência à vontade do Pai. É isso que o define: ser cumpridor da vontade de Deus. Assim, ele deixa claro que o lugar dos parentes é dentro da casa ou da comunidade, como discípulos, aprendendo o caminho do Reino. Eles estão do lado de fora. Então, a palavra de Jesus é um convite para eles se tornarem discípulos, para entrarem.
O texto nos ajuda a perceber como os parentes próximos de Jesus tiveram dificuldade para entender o que ele andava fazendo. A Bíblia chama primos de irmãos. “Os irmãos” são seus primos, ao lado de quem Jesus cresceu em sua terra natal. Houve um tempo em que eles pensaram que Jesus tinha ficado louco. Só aos poucos, eles foram se integrando na grande comunidade que se formou ao redor de Jesus. A resposta de Jesus é um convite claro a que eles se integrem, não fiquem do lado de fora. Este é o verdadeiro laço de parentesco que vai contar: fazer a vontade do Pai.
Olha a palavra de Jesus, apontando para os discípulos: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Fazer a vontade de Deus é que nos faz discípulos, parentes de Jesus.
E Maria, estava no meio daqueles parentes que não estavam entendendo Jesus? Bom, dizer “tua mãe e teus irmãos” é uma forma de falar da família dele. Pelo modo de dizer, o pai dele não estava mais vivo. Se o principal é fazer a vontade de Deus, então isso é um elogio à sua mãe. De fato, Maria foi elogiada no Evangelho por ser cumpridora fiel da vontade do Pai. Izabel a bendisse porque ela acreditou na Palavra do Senhor que lhe fora comunicada. A vontade de Deus, na sua vida, estava acima de qualquer interesse ou projeto pessoal. Ela prontamente aceitou cumpri-la, quando o anjo Gabriel lhe disse o que Deus queria dela.
Santo Agostinho, em um de seus sermões, escreveu: “Acaso a Virgem Maria não fez a vontade do Pai, ela que creu pela fé, que pela fé concebeu, que foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação? Ela foi criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado. Ela fez totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que sua mãe”.

Guardando a mensagem

O que nos faz próximos de Jesus, seus parentes, é a obediência à vontade do nosso Deus e Pai, mais do que qualquer laço sanguíneo ou qualquer cargo na Igreja. Parente de Jesus é aquele que cumpre a vontade de Deus, da qual ele é o primeiro cumpridor. O discípulo fiel imita Maria, sua mãe, a Virgem obediente. Maria sempre colocou a vontade de Deus acima de tudo e de todos. A vontade de Deus é a lei que rege a vida daquele que crê. Maria é modelo para todo discípulo.

E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos (Mt 12, 49).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Queremos, hoje, te expressar nossa gratidão pela mãe que nos deste, como preciosa herança quando morrias na cruz. Na pessoa do teu discípulo João, nós a acolhemos em nossas casas, em nossas famílias, em nossos corações. Ela é a nossa boa mãe que continua cuidando de nós, como cuidou de ti, Jesus, com imenso amor e dedicação. Obrigado, Senhor, pela boa mãe que nos deste. Nós a temos como modelo de adesão e obediência à vontade do Pai. No teu evangelho de hoje, aprendemos que temos parentesco contigo e com tua mãe, na medida em que nos tornamos fiéis cumpridores da santa vontade do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Hoje, dia da apresentação de Nossa Senhora, fazendo memória de sua consagração a Deus, reze pelos adolescentes de sua família. Peça ao Senhor a graça de eles conhecerem e abraçarem generosamente a sua santa vontade.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Salve Maria Bom Dia! Á sua Bênção..Padre João Carlos...obg. meu Jesus pela minha querida mãezinha...🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos
    Sua benção que o senhor Jesus Cristo abençoe a mim e toda minha família 🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, e obrigado pelas meditações, agradeço a Deus por sua Missão, como é bom receber a benção de Jesus logo cedo pôr suas mãos urgidas pôr Jesus, Deus continue abençoando o Sr sempre, Deus te acompanhe nesse retiro e pôr favor Reze pela minha Saúde, estarei rezando aqui também. Senhor Jesus, que eu seja obediente a tua palavra, sou grata ao Senhor e a virgem Maria, que sempre cuidaram de mim.❤️🤝🙇‍♀️🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos e Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor na sua vida...
    Hoje é dia da apresentação de Nossa Senhora. A vontade de Deus é a lei que rege a vida daquele que crê. MARIA é modelo para o discípulo.
    Senhor, Jesus, queremos hoje, te expressar nossa gratidão pela mãe que nos deste, como preciosa herança quando morrias na cruz. Na pessoa do teu discípulo João, nós a acolhemos em nossas casas, em nossos corações e em nossas vidas.
    Nós te damos graças, Senhor Jesus, e te glorificamos hoje e sempre...
    Padre João Carlos, que o manto de MARIA seja seu escudo contra todo mal na sua caminhada missionária... Tenha um final de semana muito feliz e abençoado por DEUS.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom Sábado Padre João Carlos, obrigado e tudo de BemBom Sempre. Estaremos em Oração para a Luz, Verdade e Vida em nossas Famílias. Salve Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe. 🙏

    ResponderExcluir
  7. O conceito de família que Jesus descreve vai além das normas estabelecida pôr uma sociedade marcada pôr padrões sociais pré estabelecidos,mas aqueles que estão juntos em sintonia na forma de agir,pensar.Não descartando as famílias que em ambientes onde fator sanguíneo pondendo não pertencer ao mesmo núcleo famíliar,mas estando interligados pela força que rege o universo Espíritual.Esse é princípio que devemos observar,na questão Jesus e sua família houve plena realização em qualquer aspectos,então justifica a prova em que Deus é o centro da plenitude,pois Jesus foi perfeito nascido do ambiente expirado pôr Deus e sempre estavam presentes,a manifestação de Jesus Cristo descreve a educação dada pôr Maria e José seus pais.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde padre Joao Carlos, que Jesus e Maria Santisma esteja sempre em seu caminho lhe cobrindo.com o seu manto maternal,eu amo muito à Jesus e Maria Santisma nossa mãe sem interseção dela a seu filho Jesus não entraremos no reino dos céus. Para isso devemos procurar fazer a vontade de Deus como ela quê tanto sofreu, mais nunca pensou no seu sofrimento, mais sempre em fazer a vontade de Deus. DEZEJO-LHE um abençoado final de semana com muita saúde e paz. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  9. Jesus continua maravilhoso conosco .pois ele considera todos como irmaos e Maria sua mãe temos como modelo de obediência a vontade do Pai.

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço pela festa da Apresentação de Nossa Senhora. Entretanto, me ensine rejubilar com alegria. Me ensine ser uma boa morada para a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine emudecer diante do SENHOR. Me ensine alcançar a santa habitação. Me ensine rezar com fé, perseverança e humildade. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos a sua benção salve Maria a minha família é consagrada a ti

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS