PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O REI PASTOR

O REI PASTOR


22 de novembro de 2020, 
Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, 
Dia Nacionanl dos Leigos e Leigas

EVANGELHO


Mt 25,31-46

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’.
44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

MEDITAÇÃO



Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos (Mt 25, 32).

O grande domingo do ano, você sabe, é o domingo da páscoa, o da ressurreição de Jesus. E a cada domingo, celebramos o dia do Senhor, em sintonia com a sua páscoa. Neste último domingo do ano litúrgico, proclamamos que Jesus é Rei do Universo, Senhor de todos nós. E voltamos a escutar suas palavras a respeito do que fará como rei, no final da história.

Para o povo da Bíblia, Deus é o pastor. Nós somos o rebanho dele. Os reis em Israel deviam desempenhar a tarefa de cuidar do rebanho de Deus, por isso eram chamados de pastores. Decepcionado com os maus pastores que se sucederam em Israel, o próprio Deus tinha anunciado que ele mesmo viria pastorear o seu povo, reunindo as ovelhas dispersas e exercendo o julgamento sobre elas. O rei tinha também a função judiciária, julgava as causas. É o que está descrito no livro do Profeta Ezequiel, capítulo 34. Jesus, no evangelho, se apresentou claramente como o pastor que veio cuidar do rebanho de Deus. Ele é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas.

No evangelho de Mateus, capítulo 25, Jesus fala de si mesmo como o rei pastor que, no final da história, reúne todos os povos, separando as ovelhas dos cabritos. O rei pastor chega com toda a sua glória, acompanhado dos anjos, e se senta no seu trono para julgar. É o julgamento final. As ovelhas irão para a vida eterna, os cabritos irão para o castigo eterno.

O critério do juízo é muito simples e prático: você ter demonstrado amor por Jesus, servindo aos necessitados, mesmo sem se dar conta que era a Jesus que estava servindo. Só isso. Se você amou a Jesus, você tem acesso ao reino preparado pelo Pai desde que o mundo começou. Venham benditos do meu pai! Se não amou Jesus nos irmãos sofredores, o final é triste. Afastem-se de mim, malditos!

Jesus faz uma lista  de  seis tipos de necessitados: o faminto, o sedento, o estrangeiro, o nu, o doente e o preso. É uma lista simbólica de todos os sofredores. E a lista se repete quatro vezes nesse texto do evangelho. Estranhamente, não é uma lista de sete, como se podia esperar, para expressar uma obra perfeita. Acho que é muito simples: o sétimo é Jesus.

Então, a matéria que vai cair no exame final da história é o amor concreto aos que Jesus chamou de ‘pequeninos’. O que nos vai ser cobrado é o amor demonstrado a esses irmãos e irmãs. Mas, por que será que é esse ponto que nos será cobrado? Claro, a primeira razão é porque tudo está resumido no amor a Deus e ao próximo. Mas, talvez haja ainda outra razão. Poderia ser o fato de estarmos fazendo ou não como Jesus fez.

Nesse sentido, Jesus não é apenas rei porque vem no fim de tudo julgar todas as nações. Quando estava entre nós, ele já era rei. Claro, não um rei como Herodes ou outros poderosos. Ele não é rei pra mandar, ele é rei para servir. E entre nós, ele esteve servindo. Não lembra que ele chegou até a lavar os pés dos discípulos?! Jesus já estava reinando entre nós, porque estava servindo.

Como bom pastor, ele estava cuidando de suas ovelhas. Alimentou os famintos. Basta lembrar a multiplicação dos pães. Ele mesmo estava com sede e pediu água à samaritana no poço de Jacó, embora a sede pra valer fosse a dela. Ele acolheu os estrangeiros, atendendo os seus pedidos, como no caso do centurião de Cafarnaum e a da Cananeia.  Cuidou dos doentes. Basta lembrar os leprosos, os cegos, os paralíticos curados por ele. Na paixão e na cruz, foi bom companheiro de prisioneiros também. Na cruz, também lhe deixaram sem roupas, ele que tinha recomendado que se devolvesse o manto de um pobre, no caso de penhora. Ele reinou entre nós, servindo os mais humildes e sofredores. Então, a avaliação é se nós fizemos como Jesus, servindo os necessitados.

Guardando a mensagem

Celebramos hoje Jesus, como rei do Universo. Ele já reinava quando estava entre nós, não no sentido de ser um poderoso, mas no sentido de estar a serviço dos irmãos, sobretudo dos pobres e sofredores. No julgamento final, se verá se nós fizemos como ele, se nós o imitamos no serviço aos outros. Ao servir os pequeninos, estamos imitando Jesus e mostrando nosso amor por ele.

Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos (Mt 25, 32).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Ajudar os pobres até que ajudamos. Somos todos sensíveis às campanhas de solidariedade, à esmola, ao socorro aos humilhados neste mundo. Ajudar os pobres não é tão difícil. Amar os pobres, como tu o fizeste, aí já é mais difícil. Difícil, porque amar é reconhecer a grandeza daquela pessoa desfigurada pela doença, pela droga, pelo desamparo; porque amar é engajamento na conquista dos seus direitos, no compromisso cidadão por uma sociedade justa e sem violência. Amar é comprometer-se com o seu semelhante, é entrar na comunhão com ele. Aí é bem mais difícil. Dá-nos, Senhor, que passemos de “ajudar os pobres” a “amar os pobres”. Que a nossa preocupação global com o coronavírus seja expressa com atitudes, cuidados, ações comprometidas com o bem de todos, especialmente dos mais frágeis e desprotegidos. Seja bendito o teu santo nome. hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Assuma os cuidados de distanciamento, uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel como um ato de amor e de respeito pela vida e pela saúde de sua família e de todos os que você encontra em seu caminho.

Pe. João Carlos Ribeiro


12 comentários:

  1. Belas palavras Pe JC,ver o rosto de Jesus nos doentes,drogados,moradores de rua é verdadeira expressão de amor ao próximo. Senhor tem piedade de mim.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Deus abençoe o seu dia e lhe conceda muita saúde e muita paz neste dia maravilhoso.
    Feliz é aquele que possui sabedoria e rconhece, em cada momento da vida um motivo para agradecer a Deus pela fé, pela paz, pela saúde e pelas bênçãos do DEUS Altíssimo que ele merece...
    Dá-nos, Senhor, que possamos "ajudar e amar os pobres". Deus é pai de todas as criaturas e vive dentro de cada um de seus filhos . Nós te agradecemos , Senhor, por tudo...
    Um domingo muito abençoado e iluminado para todos. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, é maravilhoso saber que a igreja aceita,a partir do batismo, leigo e leiga que não tem conhecimento profundo do evangelho, mais tem uma vocação e chamamento de testemunhar e difundir o evangelho,ao chamando divino
    pela palavra e pela vida,a mensagem de Jesus Cristo,essa missão especial na igreja e na sociedade.👏👏👏😍🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Jauruaci Moura. ... Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Obrigado pelas lindas palavra.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos um domingo repleto desta LUZ de DEUS que o sr. todos os dias traz para iluminar nossa vida com este Santo Evangelho que nos explica com tantos detalhes para que sempre possamos compreendê-lo bem. DEUS o abençoe Nossa Senhora de Fátima o cubra com seu Manto DIVINO.

    ResponderExcluir
  7. O que Jesus quer é o amor enre os povos , ensinando o dever de que devemos sempre amar como ele fez.pois nos somos o seu rebanho eble é o nosso oastor, devemos seguir as tuas palavras com os nossos irmaos em Cristo.

    ResponderExcluir
  8. O Senhor é o pastor de todas as suas ovelhad por isso temos que ser obedientes a ele. Sem o Senhor Jesus não temos nada.Dai-nos perseverança na fé e dia melhores nas nossas vida para sempre conquistar a nossa Vitória neste período tão dificil que estamos atravessando.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre Joao Carlos, desejo para o snr um abençoado final de domingo, peço a Jesus à graça de sempre me compadece de quem mais sofre daqueles excluídos quê quase todos passam dispercebidos mais se não posso faser muito faço o que posso, nem que seja uma palavra amiga de fé, Deus me ajude que eu sempre tenha no coração algo que possa ajudar ão meu irmão mais pobre do que eu .SOCORRO Martins

    ResponderExcluir

  10. Bom Domingo Padre João Carlos, obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e tudo de BemBom Sempre. Estivemos em Oração para o Amor e Caridade na Vida em nossas Pequenas ações diárias e aos necessitados. Salve Maria, Mãe do Bom Pastor e Nosso Rei Jesus Cristo 🙏

    ResponderExcluir
  11. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Contudo, me conceda a graça de ser uma boa ovelha. Me conceda a graça de ter um bom repouso. Me conceda a graça da VOSSA justiça e da VOSSA misericórdia. Me conceda a graça da ressurreição. Me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de ser uma boa pertença do meu SALVADOR. Me conceda a graça de ensinar que Deus é tudo em todos. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ser justo e bendito. Me conceda a graça de ser misericordioso e caridoso. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS