PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A VIÚVA POBRE QUE FEZ A DIFERENÇA

A VIÚVA POBRE QUE FEZ A DIFERENÇA



23 de novembro de 2020

EVANGELHO

Lc 21,1-4

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

MEDITAÇÃO

Em verdade lhes digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos (Lc 21, 3).
Jesus observou que uma pobre viúva depositou duas pequenas moedas no tesouro do Templo. E valorizou essa participação, aparentemente tão pequena. Viu também pessoas ricas fazendo suas ofertas. Comparou a viúva pobre e os ricos piedosos. Os ricos ofertaram o que lhes sobrava. Ela ofereceu ‘tudo quanto tinha para viver’.
Veja bem, dando as duas moedas que lhe fariam falta, ela deu algo de si mesma. As duas moedas a ajudariam em alguma coisa, um pão, um pouco de leite, quem sabe... Não deu do que lhe estava sobrando. Propriamente, não deu coisas fora de si. Empenhou-se a si mesma nesta oferta. Deu-se a si mesma. A viúva a si mesmo se ofereceu em oferta.
Os ricos que depositaram muito dinheiro no cofre do Templo, ofereceram muita coisa, mas não ofereceram nada de si, compreende? Nada daquilo representava mesmo algo de si mesmos. Aquele dinheiro todo não lhes faria falta, era coisa que já estava sobrando. Jesus podia até elogiá-los reconhecendo que tinham sido generosos. Mas, não. Não estavam implicados na oferta. A viúva, ah essa sim, fez a maior oferta. Deu de sua própria vida, tirou do seu próprio sustento. Sacrificou-se ao dar. Na verdade, a sua oferta era ela mesma.
A história da viúva das duas moedinhas é um exemplo vivo do ensinamento de Jesus: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia sua cruz e me siga”. A viúva renunciou a si mesma. O discípulo vê isso na vida do seu Mestre. Foi assim que Jesus realizou sua missão. Ontem, no evangelho da festa de Cristo Rei (Lc 23), vimos Jesus na cruz, oferecendo-se por nós. Não fez como a maioria dos nossos líderes que “salvam-se a si mesmos”. Ele entregou a sua vida em sacrifício, em nosso favor. Ele é o nosso rei, o nosso guia, o nosso pastor. O bom pastor dá  vida por suas ovelhas. O que a viúva fez está em sintonia com o modo como Jesus realizou sua missão. Depositando duas moedas, tudo o que ela tinha, ela estava oferecendo-se a si mesma.
Guardando a mensagem
No gesto de dar uma oferta no Templo, a viúva pobre não deu apenas algo fora de si, que não a empenhava, nem a implicava. Especialmente, entregou-se a si mesma, deu-se na sua pobreza e na sua necessidade. E o que é que a viúva tem com você? É fácil: na sua relação com a Igreja (que está no lugar do antigo Templo), espera-se que você não dê apenas coisas, exteriormente. O evangelho da viúva indica que você precisa entregar-se a si mesmo, a si mesma. Não basta cumprir o preceito de assistir a Missa aos domingos. É preciso que você faça do seu domingo uma Missa. E o compromisso do dízimo? É, ele é importante, mas só vale mesmo se você for a oferta principal, não o seu dinheiro. Rezar é importante? Sim, se rezar for o modo de você reconhecer o amor de Deus, colocando-se às suas ordens. O que você faz ou dá não é o mais importante. Só é importante se sua vida estiver sendo oferecida e entregue no sinal da oferenda.
Em verdade lhes digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos (Lc 21, 3).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Temos que reconhecer que nosso dízimo e nossas ofertas na Igreja estão muito longe do sentimento de entrega da viúva. Ela propriamente se deu em oferta, oferecendo o que lhe faria falta. A nossa oferta deveria representar a oferta de nós mesmos a Deus, mas quase sempre são apenas esmolas e migalhas que representam apenas o nosso pouco compromisso com a Igreja e com a sua missão. Converte-nos, Senhor. Dá-nos o coração da viúva pobre que a si mesmo se ofereceu em sua oferta. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Será que o evangelho está lhe pedindo alguma mudança? Responda no seu caderno espiritual.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Que aprendermos nus doa em Cristo ajudando uns ao outros sem espera nada em troca que tua mão esquerda não saiba o que tua esquerda fez doe_se para Cristo em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Jauruaci Moura

    Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    "Senhor Jesus, Eu acredito na ressureição mas, aumentai a minha fé ".

    ResponderExcluir
  3. José Lúcio23/11/20 07:18

    Que o exemplo da viúva nos leve a oferecer algo nosso, ordenado pelo coração, e não aquilo que não mais serve para nós.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, tenha uma semana abençoada por JESUS, Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena, com saúde e paz, obrigada por cuidar da nossa FÉ com este Santo Evangelho que todos os dias o sr. nos explica, estamos sempre em oração por esta sua missão, pela vida do sr. de sua família e de toda equipe da nossa associação missionária amanhecer. GRATIDÃO sua bênção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim está, mas não atendemos,plenamente como a viúva pobre, que si doou por inteira,Jesus Cristo, por sermos, egoístas, individualistas e só querermos aparência, temos os olhos vendados, e o coração duro, ele (JESUS), nos ensinou e deu o máximo, SE DOOU POR TODOS, E POR INTEIRO !!!
      Sejamos irmãos, tenhamos FÉ no Senhor JESUS FILHO e DEUS (NOSSO PAI ETERNO), nosso supremo e único, como também nossa MÃE QUERIDA (MARIA SANTÍSSIMA), que nos dá exemplos de vida, se doai de corpo e alma, o teu irmão, é aquele quê precisa mais que ti !!!

      Excluir
    2. Verdade absoluta,e bem assim na vida queremos ser o todo,mas só em Cristo há essa complexidade.

      Excluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe, como é bom ler e ouvir essas palavras da meditação, para que nossa fé aumente cada dia mais, obrigada por suas lindas mensagens, que Deus continue lhe abençoando sempre, abraço

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus acima de tudo te dê nesta segunda-feira , paz, saúde, sabedoria e as melhores bênçãos de Deus.
    À viúva pobre que fez a diferença.
    Converte-nos, Senhor. Dá-nos o coração da viúva pobre que a si mesmo se ofereceu em sua oferta. Nós te damos graças, Senhor, te oferecemos, te entregamos e consagrados o nosso coração...
    Padre João Carlos, tenha uma excelente e abençoada semana. Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas explicações. Estaremos em Oração para a Caridade e o Amor sem fim. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  8. Boa dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Obrigada Padre João Carlos a meditação foi de grande aprendizado.
    👏🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor, tú nos lembrar,a igreja é a família de Deus.
    Onde o senhor nos acolhe, porém viverá além do universo.
    Quando eu vejo a sabedoria e a extensão do seu plano na minha vida,eu caio de joelhos e rogo ao pai de toda grande família.
    Ampare me e guie me no meu aprendizado,opto por batalhar e saber que o senhor será o alicerce da minha residência, força e esperança.🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Cristo Jesus manso e humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao vosso. Fazei que a minha confiança e o meu amor em Deus, aumente e se asemelhe ao dessa viúva. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Que doação é essa que aquele homem rico sentiu-se tocado?E a viúva possuia aos olhos de Jesus? Dão sentidos diferentes com situações adiversas,mas que depois da transformação tornou-se igual.Muito interessante,pois o chamado quando atendido independente das pessoas,são transformados.A oferta principal aquela nobre viúva já tinha a experiência com Jesus,que posteriormente o homem que teve a mesma sensação,intimidade com Deus deleitou das mesmas alegria Espíritual,sendo mais agradável aos olhos de Deus.Doar-se pôr inteiro cuidar das vidas sobre suas responsabilidades são critérios estabelecido pôr Jesus.Quando o bem é partilhado acaba com as desigualdade, pois o doação é abdicar do egoísmo.Somos humanos em formação muita vezes temos esses sentimentos,que com a vivência Cristã vamos nos libertando diariamente.

    ResponderExcluir
  11. O que Deus quer é que possamos seguir o exemplo da viuva. Entregando ao Senhor com o seu reconhecimento por tudo que ele faz com nós atraves das nossas preces é a prova da nossa salvação.

    ResponderExcluir
  12. Que eu tenho sempre compaixão dos mais nescitado e ajudar, com amor, como Jesus Cristo teve com a mulher q ofereceu às 2 moedas.Amem!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre a sua benção .Obrigada pela palavra do Evangelho

    ResponderExcluir
  14. Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel. Eu LHE agradeço por mais um dia de vida. No entanto, me ajude ter marcado na minha fronte, o nome do Cordeiro e do Pai Eterno. Me ajude cantar santamente. Me ajude segui-Lo com humildade. Me ajude ser uma boa oferta ao meu REDENTOR. Me ajude ser íntegro e falar somente a verdade. Me ajude ser um bom dizimista. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção peço a nossa senhora das alciliadora daude para mundo inteiro que não morrer ninguém com essa pandemia e que nós digam o exemplo da viúva com tão pouco e tão humilde e grata a jesus paz e bem

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas meditações com essa REFLEXÃO tão Bela, que estejamos sempre prontos para servir aos irmãos, que são o próprio Jesus Cristo. Padre João Carlos, que Jesus abençoe o Sr nesse RETIRO e em todos os caminhos onde o Sr passar. 🙌🙌🙇‍♀️

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS