PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS PEQUENINOS ACOLHEM O REINO

OS PEQUENINOS ACOLHEM O REINO


Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21).

03 de outubro de 2020

Depois que os setenta e dois discípulos voltaram da missão, eles, muito contentes, contam a Jesus todo o bem que fizeram e presenciaram. Foram bem recebidos, levaram a notícia de que Jesus iria visitar aquelas localidades, rezaram pelos doentes.. a missão fora um sucesso. Jesus também fica contente com as notícias que eles trouxeram, diz palavras de incentivo e, cheio do Espírito Santo, faz uma linda louvação a Deus: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”.

Ele louva o Pai porque o Reino estava sendo revelado aos pequeninos. Igualmente o louva porque, revelando o Reino a uns, o Pai o esconde a outros, os sábios e entendidos. E o que é que está havendo com os sábios e entendidos, isto é, com os estudados, os professores da Lei, os que se sentiam conhecedores da Palavra de Deus? Estes fecharam o coração. Não conseguiram ver em Jesus de Nazaré a revelação do Pai amoroso e fiel que fizera aliança com Israel. Encheram o peito de presunção de que já sabiam de tudo e de inveja, sentindo-se ameaçados pela fama de Jesus, de seus ensinamentos e de seus milagres.

Embora Jesus pregasse pra todo mundo, a todos procurasse iniciar no Reino, via-se cercado de gente simples e pobre, pecadores, sofredores de todo tipo. Os grandes também se aproximavam, mas, em geral, para censurar, para tentar coibir a sua palavra, para desafiá-lo... Estes tentavam desmoralizar o seu ministério ou encontrar motivo para denúncias e perseguições. Os grandes fecharam o coração. Os pequenos abriram-se à obra de Deus. É o que Jesus está vendo. E por isso está louvando o Pai. 

Guardando a mensagem

Jesus rezou, publicamente, louvando o Pai porque este estava revelando o Reino aos pequeninos. E o estava revelando por meio do Filho. Em Jesus, reconhecemos a bondade e a misericórdia do nosso Deus, atuando em favor do seu povo. Os grandes fecharam o coração. As elites rejeitaram Jesus. Os pobres e os pecadores aproximaram-se dele, acolhendo o Reino que ele anunciava. Aprendamos com Jesus, aprendamos com o Pai. Valorizemos os pequenos. O Reino é deles. Tornemo-nos pequenos, sejamos solidários com eles, se quisermos ter parte no Reino.

Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na oração que nos ensinaste, pedimos ao Pai: “venha a nós o vosso Reino!” . Tu nos ensinaste a rezar assim para que entendamos que o Reino é um dom que nos vem do Pai, não é uma conquista de nossas ações ou de nossa santidade. O Reino vem a nós por pura bondade e graça de Deus, nosso Pai. E és tu, Senhor Jesus, que nos revelas o Pai, que nos comunicas o seu Reino, a sua presença amorosa em nossa história. Venha a nós o vosso Reino! Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, reze com Jesus, mais de uma vez: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”. 

E vou só lembrar a você que, neste mês de outubro, temos um desafio: rezar o terço mariano todos os dias. Você está conseguindo?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Jesus Cristo viveu pregando com a pureza de uma criança, só os mansos herdarão o Reino Encantado Santo.Quem são eles? Para fazer parte do bem não há restrições,basta aderir ao bem!Correto ao fazer tal opção há características marcantes que se assemelham entre-se,beleza: humildade,simplicidade,honestidade como essência de Vida,em qualquer lugar sempre servir,jamais abosar do outro isso é ser de Deus igual a uma criança,com traços de jente grande,basta querer agora é a hora sejamos protagonista da história humana da verdade.Sejam cada vez mais livres, responsáveis.Essa pedágia é lebertadora no mundo que nunca terá fim.

    ResponderExcluir
  2. amém Senhor Jesus 🙏🙏
    Bom dia

    ResponderExcluir
  3. Amém e amém, eu creio na palavra de Deus

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. sim estou conseguindo rezar o terço todos os dias.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Que o Espírito Santo de DEUS nos fortaleça na FÉ e que ELE habite em nossos corações.
    Senhor Jesus, és tu que nos revelasse o Pai, que nos comunicas o teu Reino, a tua presença amorosa em nossa história.
    Venha a nós o vosso Reino!
    SENHOR, que o teu Santo Espírito continue iluminando e inspirando padre João Carlos na sua missão evangelizadora...
    Que todos da AMA tenham um final de semana muito feliz e abençoado por DEUS.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Amém,louvado seja Deus

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, tenha um abençoado fim de semana com todos dai, obrigada por iluminar nossa vida com a Santa Palavra de DEUS. sua bênção.

    ResponderExcluir
  8. Glória a vós Senhor! Bom dia Padre, obrigado pelas orações e meditações, estou SIM Padre rezando o Santo Terço, já rezava e vou continuar rezando, com Jesus e a virgem Maria. Padre tenho um ótimo final de semana junto dá sua família.🙌🙌😇

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe, estou no desafio, rezando todos os dias o terço Mariano minha mãe também, somos devotas do terço, rezamos todos os dias, obrigada por todas essas lindas mensagens, esses incentivos, que Deus abençoe 🙏 sempre, abraço

    ResponderExcluir
  10. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS, a sua benção.
    Estou no desafio de rezar o terço mariano todos os dias, amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoado e iluminado e protegido pelo amor do nosso Deus, e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, expressamos nosso amor por ti ao nos derramarmos em amor pelos outros.
    Deus,o teu amor é oferecido livremente a todas pessoas, obrigado por teu amor gracioso.
    Existe um Deus cuidado de você o tempo todo.
    Louvado seja o meu Senhor.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre... Sim estou rezando o terço e vou rezar todos os dias... Vou conseguir com Graça e fé em Deus em Nossa Senhora 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia ,Padre João Carlos.Desafio aceito.
    Vou rezar diariamente com muito fervor o terço.
    Obrigada pela sugestão.
    Deus seja.louvado..

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos que a paz do Nosso Senhor esteja sempre conosco. Que Deus em sua infinita bondade derrame sobre nós sua fonte inesgotável de misericórdia. Tenham todos um dia iluminado com a Luz Divina. Obrigado Pedre João pela sua ajuda e orientação sobre a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Bom Sábado Padre João Carlos, Obrigado pelas palavras recebidas e estejamos em Oração diária. Jesus Manso e Humilde de coração, Fazei nosso coração semelhante ao Vosso. Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós. Salve Maria. 🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos que o Senhor tenha um ótimo final de semana com muita proteção do Senhor Jesus, fica com Deus 🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde pe João Carlos! Eu já sou uma fiel do terço Mariano. Que legal esses desafios que o senhor nos desafia. 👏 Feliz e abençoado final de semana! Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  18. Sua bênção Pe. João Carlos! A Palavra de hoje, na minha ignorância de filha de Deus que sou, quero achar que tem muita coisa ou tudo com relação ao momento crítico que estamos vivendo. Estou certa ou errada Pe. João Carlos?Se puder me responder ficarei feliz! Que tenhamos uma boa tarde em Cristo Jesus!!!

    ResponderExcluir
  19. Padre eu adorei essa reflexão muito boa!!!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre a sua benção .amei a reflexão

    ResponderExcluir
  21. Ó Deus, que na VOSSA misteriosa providência mandais os VOSSOS ANJOS para guardar-nos, eu LHE agradeço por esse mês missionário. Todavia, me ajude ter fé e humildade. Me ajude ter bons e santos pensamentos. Me ajude conhecê-Lo da melhor forma possível. Me ajude fazer boas penitências. Me ajude com a VOSSA bênção e a VOSSA proteção. Me ajude ter o meu nome escrito no Céu. Me ajude louvá-Lo com alegria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre amo essas meditações e eu estou sim no desafio de rezar o terço este mês. Paz e bem! Ana Cláudia Silva Surubim-Pe

    ResponderExcluir
  23. Boa noite padre João Carlos e muito bonito esse evangelho fico muito feliz em recebe lo todos os dias que Deus lhe abençoar e dê muita paz na sua caminhada Deus seja louvado amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS