PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ESTA VINHA TEM DONO

ESTA VINHA TEM DONO


Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros? (Mt 21, 34)

04 de outubro de 2020.

A sua vida é sua, tudo bem. Sua, como assim? Bom, você dá a direção que quiser à sua vida, mas ela não lhe pertence. Você não se criou a si mesmo, já pensou nisso? E você vai prestar contas do que fizer com sua vida. Isso assusta. Não somos fruto do acaso. Não estamos aqui pra viver de qualquer jeito, nem fazer o que der e vier e tudo bem... Alguém pensou em nós e não estamos largados nesse mundão, sem rumo nem direção. 

É verdade que você dá à sua vida a direção que quiser. Estou falando de direção. Pode não ter as mesmas coisas de outros, pode não chegar aonde muita gente chega, mas isso não impede de você ser uma pessoa justa, verdadeira, responsável. Para isso, você tem inteligência, vontade e liberdade, dons de Deus. Isso ninguém tira de você, nem a pobreza, nem a injustiça, nem a falta de oportunidades. Seu esforço pessoal pode levar você muito longe, superando muitos obstáculos. Mas, no pouco ou no muito, você pode sempre ser uma pessoa bondosa, honesta, solidária.

Jesus contou uma história que vem a calhar. Alguém preparou uma vinha, uma unidade de produção de vinho, montada com tudo, desde a plantação da uva, a fabricação, a segurança, tudo, até a comercialização do produto. Uma beleza de vinha. Ele entregou sua bela vinha a um grupo de agricultores para cuidarem dela. Com o tempo, os agricultores (os vinhateiros) sentiram-se donos da vinha. Maltrataram os enviados do dono que foram receber sua parte da colheita e até mataram o seu filho, para não haver herdeiro que viesse a reclamar a propriedade. 

Ao contar essa história, Jesus se referia logo àqueles que se apossaram da vinha de Deus, o povo da aliança, ali representados pelos sumos-sacerdotes, mestres da Lei e anciãos. O povo santo não é propriedade das elites e de seus governantes. Não vale perseguir os profetas e matar o filho único do proprietário que fora enviado para sanar a situação. Moral da história: isso não ficaria assim. 

Que grandes lições nos traz essa história de Jesus! A vinha não é sua. A família não é minha. A vida não é sua. Somos administradores, estamos responsáveis como cuidadores, não somos os proprietários. Deus é o senhor de nossa vinha, de nossa família, de nossa vida. Foi ele que teve a iniciativa de criar, de organizar, de preparar tudo para nosso bem, nossa felicidade, nossa realização. E nos deixou cuidando de tudo isso que é seu. 

Guardando a mensagem

Quando nos negamos a reconhecer Deus como senhor da nossa vinha e nossa condição de cuidadores de seus maravilhosos dons, não só usurpamos os direitos de Deus, mas nos impedimos a nós mesmos de expressar a nossa própria grandeza. E a nossa grandeza está em nossa dignidade de filhos de Deus, em comunhão com ele. A beleza de nossa vida está em viver em relação amorosa e filial com Deus que nos criou, que nos redimiu por meio do seu filho, que nos habita por meio do seu Santo Espírito. E expressamos essa dependência amorosa em nossa vida pelo diálogo da oração, pelos gestos de fraternidade, pela atenção à sua palavra, pelo amor à sua Igreja, pelo compromisso em melhorar este mundo. 

Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros? (Mt 21, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Reconhecemos que és o filho enviado pelo Senhor nosso Deus para colher os frutos de sua vinha. E a vinha é tudo isto que estamos cuidando, organizando, administrando: o meio ambiente, a sociedade, a igreja, a família, nossa própria vida. Quando nos comportamos como senhores e exploradores dos bens criados, acabamos por promover queimadas, poluição, destruição das comunidades, mudanças climáticas. Assim também, quando uma liderança passa a controlar sua casa, seu grupo, seu país a serviço do interesse de poucos, acaba por semear desunião, desinformação, violência. Dá-nos, Senhor, que nos sintamos sempre em dependência amorosa e filial com o Deus que nos criou, nos redimiu e nos conduz para a completa felicidade e realização. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

O Papa Francisco assinou ontem, em Assis, junto ao túmulo de São Francisco, a sua nova Encíclica “Fratelli tutti”, sobre a Fraternidade e a Amizade Social. Fique de olhos e ouvidos atentos para acolher os ensinamentos de Cristo presentes nas palavras do nosso sábio pontífice.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Bom Domingo Padre João Carlos, obrigado Sempre pelas palavras recebidas e que tenhamos Amor e fraternidade sem fronteiras como na Encíclica assinada pelo Papa Francisco em Assis. O Terço da Misericórdia reflete bem estes ensinamentos junto ao Mariano. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença que as pessoas Léia a palavra de Deus para saber. e fica mais perto do nosso pai como eu mim sinto lendo a palavra que o senhor padre mandar.dos di

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Pe.Joao Carlos por me concientizar do meu lugar de *administrador* do dom de minha vida. Vou refletir meditar conversar com ELE dono e pai de minha vida "vinha do Senhor".//// *FRATELLI TUTTI* acompanhei pela RAI a assinatura sobre o altar/tumulo de SAN FRANCISCO onde tive a graça de visitar refletir e orar em 2013. Quero adquirir a Enciclica impressa logo que for publicada. ***Bom Domingo*.

    ResponderExcluir
  4. Que sejamos cuidadores da vinha principal, existente em nosso meio, com ações, movida pelo Espírito Santo,jama queramos usurpar o lugar de Deus,quem for servir deverá entrega totalmente.Sabendo administrar consiguirá executar-los sabiamente.Compreendem melhor os humildes,percebe-se quê ainda as pessoas mais simples na sociedade Cristã são as que melhor desempenham o trabalho,sendo assim é necessário aprender a desenvolver as características esseciais dos serviços do senhor.Esse mistério inexplicável descritos na bíblia encontra na alma dos que escultam a voz de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Bom domingo pra nós todos Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos, que o domingo do sr. e de seus familiares seja de paz e alegria de DEUS, muito obrigada por todos os dias nos cuidar com este Santo Evangelho que nos envia e pelas orações. sua bênção.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço a linda reflexão do Evangelho de hoje.
    Que a grandeza do Senhor nos revista de força, que a nossa Fé Nele nos encoraje em toda e qualquer decisão.
    Senhor, que nos sintamos sempre em dependência amorosa e filial com Deus que nos criou, nos redimiu e nos conduz para a completa felicidade e realização. Que possamos acolher os ensinamentos de Cristo através das palavras do nosso sábio Pontífice. ( o papa Francisco).
    Desejo à padre João e todos da AMA um domingo muito feliz e abençoado por DEUS.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS que Deus esteja presente em nossas vidas, hoje e sempre amém.
    E minha benção

    ResponderExcluir
  9. Sua benção Padre João Carlos! Bom dia, amor e paz 🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que Deus nós abençoe sempre gosto muito de receber suas meditações

    ResponderExcluir
  11. BOM DIA PADRE João Carlos Sua Benção DEUS TE Abençõe Seus Familiares tbm

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Essa realidade nos ajuda a refletir em nossas ações do dia -a-dia, como estamos colaborando na construção do Reino de de deus? Deus abençoe nossas famílias nesse dia do Senhor e do grande missionário São Francisco Assis.

    ResponderExcluir
  13. Amém padre João Carlos bom dia, que Deus nos dê um domingo cheios de bênçãos.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Ó Deus, eterno e todo poderoso,em vós vivo e me move.
    Agradeço por terdes dado vida perseverança na fé.
    E Jesus sempre exerça profunda atração sobre mim,e eu atraída
    pelo coração do Crucificado e Ressuscitado.
    Eu pertenço a vós.
    Que os anjos nos guiem pelos caminhos da vida.🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  15. Nossas vidas...
    Nossos testemunhos...
    Vivências...
    Experiências...
    Direções tomadas...
    As chegadas...
    As partidas...
    A administração dos nossos atos...
    Quanto teremos que orar e vigiar para dialogar com o Pai sem as culpas ...
    Senhor,
    Faça das minhas oportunidades terreno de boas sementes...
    Que eu escolha a bondade, honestidade, solidáriedade cuidado para com o próximo, com a natureza, a comunidade, família ...
    O Senhor é o nosso criador e que tanto nos deu para seguirmos Seu Caminho...
    Gratidão Senhor por tanto amor ...
    Que Sua palavra prevaleça em minhas atitudes e compromisso com o Seu Reino na União e na caridade...
    Bendito é Teu nome...
    Assim seja!
    Bom dia!!!!

    ResponderExcluir
  16. Que possamos atraves dos ensinamentos de Deus sermos mais fraternos, respeitando os seus filhos para um mundo melhor

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Padre João Carlos, é muito ter o Senhor para nós ensinar, mais e mais, somos filhos do Pai que nos criou, nos deu tudo para administrar. Pois tudo é Dele.

    ResponderExcluir
  18. OBRIGADA PE JOÃO CARLOS
    O Q JESUS FALOU DA VINHA ...IMPLICA P NOS TDS OS CUIDADOS Q DEVEMOS TER EM TODAS AS DIREÇÕES DA NOSSA VIDA.O Q FASEMOS PENSSAMOS...
    A EDUCAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS....
    SEJAMOS VIGILANTES.

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado pela maravilhosa reflexão de hoje graças a Deus

    ResponderExcluir
  20. Graças a Deus por essa palavra. Que possamos cuidar com responsabilidade e amor daquilo que com muita preciosidade Deus confiou a nós.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pela meditação e a reflexão maravilhosa com essa história de jesus e uma grande lição para termos muito coitado com a nossa vida paz e bem amém

    ResponderExcluir
  22. Padre João Carlos bom dia hoje foi que tive condição de ler osanto evangelho e a reflexão do mesmo muito importantes o nosso papa Francisco acemelha-se com São Frncisco pela simplicidade e humildade que tem o Papa Francisco.

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite Padre João carlos nos temos que agradecer todos os Dias por Deus ter nos dado um Papa Santo maravilhoso como é o Papa Fracisco Amém Deus Jesus e Maria nos abençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS