PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SANTOS ANJOS DA GUARDA

SANTOS ANJOS DA GUARDA


Os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai (Mt 18,10)

02 de outubro de 2020

O texto do evangelho de hoje nos traz muitas lições. De saída, podemos perceber quatro ensinamentos: 1. O maior no Reino dos Céus é quem se faz pequeno como uma criança; 2. Precisamos nos converter e nos tornar como crianças, senão não entraremos no Reino de Deus: 3. Quem acolhe uma criança, um pequenino, em nome de Jesus, acolhe a ele mesmo; 4. Não se pode desprezar nenhum pequenino. Os seus anjos estão em comunicação com Deus, o tempo todo.

Como hoje é o dia dos Santos Anjos da Guarda, a Igreja lê essa palavra de Jesus atenta a este ensinamento: “os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. O nosso Deus, no seu infinito amor, colocou ao lado de cada um de nós, um dos seus anjos. Os anjos são seres espirituais criados pelo Altíssimo. Sua missão, junto a nós, é nos proteger e nos conduzir para a Pátria Celeste. Esse cuidado de Deus com os seus filhos mostra, ao mesmo tempo, nossa fragilidade (precisamos sempre de ajuda), mas também nossa grandeza (em Cristo, somos filhos de Deus). A certeza da proteção do anjo da guarda ao nosso lado nos deixa um recado muito especial: Deus cuida de nós. 

É este o ensinamento da Igreja: “Desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela proteção e pela intercessão dos anjos. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa, na fé, da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.” (Catecismo da Igreja Católica, 336).

E por que Jesus insistiu que a gente precisa se converter e se tornar como criança? É claro que Jesus não nos quer infantis. Certamente, ele nos quer com um coração de criança em nosso relacionamento com Deus nosso Pai. Criança, por exemplo, se deixa conduzir. O Pai ou a mãe a toma pela mão e a conduz. Ela segue com confiança, com docilidade. Essa virtude, o adulto nem sempre tem. Ele prefere dirigir, não aceita facilmente ser dirigido. Convém melhor para o nosso relacionamento com o Pai a atitude de docilidade e de confiança de criança que se deixa guiar por seus pais.

Nossa vida está nas mãos de Deus, nós dependemos dele. Ele é Providente e cuida de nós. Esse é o sentimento do filho, sobretudo do filho pequeno que depende inteiramente dos pais, que precisa de sua proteção. O adulto é independente, autossuficiente, está mais para pai do que para filho. E o grande anúncio do Reino é que somos filhos e irmãos. “Se vocês não se converterem, e não se tornarem como criança, não entrarão no Reino dos Céus”.

Guardando a mensagem

A discussão era sobre quem seria o mais importante no Reino de Deus. Jesus chamou uma criança para o meio da roda e a apontou como exemplo. Na criança, vemos muito do que precisamos ser como filhos de Deus e do que não podemos perder quando adultos. Precisamos conservar a espontaneidade, a docilidade, a confiança e o amor filial, tão fortes do tempo de criança. Não podemos perder o encantamento da criança diante das surpresas de Deus. Não podemos esquecer que, nas horas difíceis e sempre, temos com quem contar: um pai amoroso que cuida de nós. O anjo da guarda é um sinal da proteção e do cuidado de Deus com cada um dos seus filhos e filhas. Jesus estava com a razão. Quem não se torna como uma criança não entra no Reino de Deus.

Os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai (Mt 18,10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje é o dia dos Santos Anjos da Guarda. Nós acolhemos, com gratidão, o ensinamento da Igreja que está revelado nas Sagradas Escrituras: nós e os anjos já estamos unidos em Deus, aqui na terra. Tanto assim, que na Missa, unimos nossos louvores aos dos anjos e dos santos para proclamar que Deus é Santo, três vezes Santo. Contigo, Senhor, queremos render graças ao Pai pelo cuidado que os santos anjos têm para conosco e por tudo que fazem para nos defender e nos conduzir nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Fica bem hoje, em atenção à palavra de Deus, rezar algumas vezes durante o dia a oração:
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me ilumina. Amém

Você aceitou o desafio desse mês, isto é, rezar o Terço Mariano todos os dias? Bem, para o caso se ter algum dúvida sobre COMO REZAR O TERÇO DE NOSSA SENHORA, estou enviando um link para quem recebe diretamente a Meditação que dá acesso a uma boa explicação. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

36 comentários:

  1. Q LINDA REFLEXÃO. COMO FOI BOM O SR FIXAR OS COMENTÁRIOS DO NOSSO ANJO DA GUARDA Q MUITAS VZS ESQUECEMOS Q ESTÁ AO NOSSO. LADO AMEI. VOU LEMBRAR SEMPRE.
    OBRIGADA PE JOÃO CARLOS DEUS O ABENÇOE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Padre João Carlos, por seres um anjo de Deus aqui na Terra!

    Que nossos Santos Anjos da Guarda,nos guardem hoje e sempre!
    Amém!🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos amei o senhor ter mando como reza o terço que Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença ou padre qui lindo.essa oração que o senhor mandou que a anjos protejam a mim e a minha família vou ficar rezando essa oração.sempre amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. Anjo protetor amigo presente em nosso caminho!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado meu sr. Por este motivo dia abençoe a todos aqueles q ainda não se revêm em ti. Anjos da Guarda rogai por nós.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre...que os Santos Anjos nos guarde e nos proteja sempre

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre que o anjo da guarda mim protege

    ResponderExcluir
  9. Que os anjos estejam conosco a nos proteger. Rezo sempre essa oração aos anjos. Obrigado Pe João Carlos, pela maravilhosa meditação.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que os santos anjos da guarda nós proteja e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  11. Hoje mais do que nunca preciso da proteção de meu anjo da guarda, gratidão eterna , amém!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Padre João,a luz em forma de oração!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima sexta feira abençoada e iluminada e que o seu anjo da guarda sempre te proteja e guiem no caminho da sua vida de evangelização.
    🙌😇🌟🌟🌹
    Que os anjos nos guiem pelos caminhos da vida.
    Que me ilumine e me guarde, minha pobre alma,me dê sossego, quando saio e quando chego de noite ou de dia, sempre me acompanhe a qualquer hora.
    Louvado seja o meu Senhor.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Pe.João Carlos!Que os anjos nos proteja e nos ilumine.Amém!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que os anjos nós guarde e nos proteja de todos os sofrimentos amém

    ResponderExcluir
  16. Acordei e fui, como de costume, rezar a oração matinal. De repente estava rezando o Santo Anjo do Senhor ...
    Dei continuidade às minhas reflexões espirituais com a leitura do comentário do evangelho de Padre João Carlos, e durante toda a escuta/leitura senti o meu neto-anjo Miguelzinho - nosso sinal celestial de Amor, de proteção e cuidado com nossa família, em especial aos pais e irmãozinho Lucas, que chegou ao nosso convívio há exatos quatro meses. Obrigado Pai, Jesus e María !

    ResponderExcluir
  17. É uma bênção a leitura do evangelho e a reflexão.Hoje especialmente está explicação sobre os anjos da guarda que tanto esquecemos de rezar e invocar ao nosso anjo da guarda.
    Sôbre a leitura do evangelho de São Marcos eu começei a ler mas,não conclui.Mesmo assim vou continuar a leitura para realizar este desafio,bem como a reza do Rosário diário(desafio deste mês).Obrigada Padre João Carlos por tudo.Bom dia!Que Deus o abençoe poderosamente sempre.(Elaine bairro:Torreão -Recife -Pe)

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos, que o anjo da Guarda nos proteja, hoje e sempre amém.
    O desafio de rezar o terço, eu estou cumprindo na íntegra.

    ResponderExcluir
  19. José Lúcio2/10/20 08:25

    Acordei e fui, como de costume, rezar a oração matinal. De repente estava rezando o Santo Anjo do Senhor ...
    Dei continuidade às minhas reflexões espirituais com a leitura do comentário do evangelho de Padre João Carlos, e durante toda a escuta/leitura senti o meu neto-anjo Miguelzinho - nosso sinal celestial de Amor, de proteção e cuidado com nossa família, em especial aos pais e irmãozinho Lucas, que chegou ao nosso convívio há exatos quatro meses. Obrigado Pai, Jesus e María !

    ResponderExcluir
  20. BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS que o nosso anjo da Guarda nos proteja, hoje e sempre, amém.
    Ao desafio de rezar o terço todos os dia continua.....

    ResponderExcluir
  21. Os anjos ...
    Assim como.as crianças...
    Pequeninos seres...
    Luzes em comunicação ...
    Elas estão na missão de nos proteger e conduzir ao Reino...
    Deus cuida de nós através deles...
    Os anjos são condutores de bênçãos...
    Na fé...
    Na esperança...
    Senhor,
    Que possamos ter o coração puro e doce...
    Confiante ...
    Como Seus filhos, nos faça espontâneos ...
    Amorosos...
    Encantados diante do grande amor do Pai...
    Amoroso.e cuidadoso para conosco, seus filhos...
    "Santo.anjo do Senhor,
    Meu zeloso guardador,
    Já que a Ti me confiou,
    A piedade divina,
    Sempre me rege,me guarda, me governa,me ilumina .
    Amém
    Assim seja!
    Bom.dia!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Padre João Carlos. Que o seu dia seja uma bênção para aqueles que acolhem com amor e fé a MEDITAÇÃO E a linda reflexão todos os dias...
    Contigo , Senhor, queremos render graças ao Pai pelo cuidado que os Santos anjos téem para conosco e por tudo que fazem para nós defender e nos nos teus caminhos. Meu Santo Anjo da guarda me guie, me guarde, me ilumine e me proteja de todo mal nesta vida...
    Que o melhor de DEUS aconteça em nossas vidas!!!
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  23. Pe João Carlos ,que o senhor Deus o conserve sempre esse anjo de guarda do nosso lado , muita saúde e paz , e que o nosso criador os abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia como sempre padre João suas reflexão do evangelho do dia faz nos tocar para que possamos ser pessoas diferente assim como o coração de crianças e com coração cheio cheio de Amor.

    ResponderExcluir
  25. Que o senhor me dê sua sabedoria

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Padre João, obrigado pelas orações e meditações. Que os anjos protejam o Sr sempre!

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pelas lindas palavras de reflexão. Tenho aprendido muito com Sr.
    Que Deus abençoe sempre padre!!!!

    ResponderExcluir
  28. Que Deus guie sempre nossos passos, como criança.

    ResponderExcluir
  29. Onde está o link sobre o Terço Mariano?

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde padre estou querendo saber se eu posso receber o evangelho todo santo dia

    ResponderExcluir
  31. Que o anjo da guarda de cada um de nós sejamos obedientes as palavras de Deus. Pois é ele que nos guarda , governa,reje e nos ilumina. Livrando dos pecados cometidos.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde Pe. João Carlos. A missão do santo terço ou melhor do Rosário já o tenho todos os dias. Este mês é mais vibrante pois em honra a nossa Senhora Aparecida. Que os santos anjos guarde a vida do Senhor hoje é sempre. Amém.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Padre João Carlos, que o anjo da Guarda nos proteja à toda hora de nossas vidas, nos guardando toda nossa vida, AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde Padre João Carlos e Obrigado pelas Palavras e pela Canção TE DEUM linda e maravilhosa. Que nenhum mal cheguem a nós, que a Proteção dos Anjos nos favoreçam Sempre e para isso estaremos em Oração. Salve Maria.

    ResponderExcluir
  35. Meu Senhor e meu Deus, eu LHE agradeço pela solenidade dos Santos Anjos da Guarda. No entanto, me conceda a graça de respeitá-Lo, ouvi-Lo e obedecê-Lo. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de ter as virtudes de uma criança. Me conceda a graça de receber bem as crianças e os pequeninos por amor ao meu SALVADOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  36. É comemoravel e emocional acima de tudo não a nada melhor que a palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS