PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: É HORA DO BEM SE ORGANIZAR!

É HORA DO BEM SE ORGANIZAR!


25 de outubro de 2020

EVANGELHO


Mt 22,34-40

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”

37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.


25 de outubro de 2020

MEDITAÇÃO

Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? (Mt 22, 36)

E a Meditação deste domingo, com certeza, vai sair sob o impacto do nosso Acampamento Tempo de Paz que terminou ontem, na entrada da noite. Um acampamento missionário que, tenho certeza, mesmo virtual, ajudou muita gente a rever a sua vida cristã sob a ótica da missão. A missão é tarefa de todos nós. E, na AMA, na Associação Missionária Amanhecer, nós procuramos realizá-la como uma grande família comprometida com a evangelização na comunicação social, com o jeito salesiano de viver e atuar. Agradeço de coração a quem esteve conosco nas tardes de sexta e sábado e no show de sexta-feira à noite. Igualmente agradeço a quem, como você, nos ajudou a divulgar o evento e a rezar por ele. 

Comentando o evangelho de hoje, na Missa do encerramento do acampamento, chamei a atenção para uma informação no início do texto. Os fariseus se reuniram em grupo para traçar uma estratégia contra Jesus. Estavam assustados com o modo como ele tinha calado os saduceus. Ensinando as palavras de Deus, Jesus falava claramente sobre aqueles que se faziam de muito religiosos, mas usavam a religião a serviço de seus interesses, praticando uma religião de fachada. E logo os fariseus chegaram com uma pergunta, tentando encontrar alguma coisa que pudesse desmoralizá-lo. 

Sempre que aparece uma necessidade comum, as pessoas tendem a se reunir, pra encontrar uma solução para o problema. Acertam-se passos e formam-se equipes, comissões... afinal, a necessidade provoca a organização. Mas, nem sempre as pessoas se juntam para o bem. Há quem se junte para o mal. Aliás, ao que parece, o mal é muito bem organizado. Basta lembrar da expressão que já se tornou corrente “crime organizado”... pense-se em milícias, facções, gangues... o mal se organiza bem. E o bem? Na homilia de ontem, no acampamento, lembrei um pensamento de São João Bosco: “Os maus se organizam para praticar o mal. Convém que os bons não fiquem de braços cruzados ou apenas se lamentando... é hora do bem se organizar!”. Neste sentido, falei da AMA como uma organização para se fazer o bem: evangelizar com a comunicação.

A pergunta do fariseu foi ‘qual é o maior mandamento’. Ninguém pôde rebater a resposta de Jesus. Amar a Deus de todo o coração, com toda alma, com todo entendimento. E ao próximo, como a si mesmo. E acrescentou que toda a Escritura depende desses dois mandamentos. 

Aos participantes do acampamento, lancei uma pergunta: “O que significa para você, amar o próximo?” Amar a Deus, eu já fui adiantando uma explicação. Amar é muito mais que querer bem. Amar a Deus é, em primeiro lugar, honrá-lo, com reverência e temor. Temor de não ofendê-lo. Amar é também ser-lhe grato, reconhecendo que existimos por um ato de sua vontade e de seu amor. Amar é particularmente acolher o seu enviado, seu filho Jesus Cristo. Amar é, finalmente, obedecer e confiar nele. 

Sobre o amor ao próximo, li as respostas que chegaram dos ouvintes. Muitas respostas. Amar o próximo é ver nele Jesus Cristo e contribuir para o seu bem. É não ser indiferente ao seu sofrimento. É colocar-se no lugar do outro. O mandamento não foi amar a si mesmo no próximo, mas amar o próximo como a si mesmo. O próximo tem o direito de ser diferente de mim. Acolhê-lo na sua diferença. Ser solidário, oferecendo-lhe apoio material ou espiritual. 

Guardando a mensagem

Os fariseus reuniram-se para tramar contra Jesus. Isto nos lembra que o mal muitas vezes se mostra organizado. Convém que os bons se unam para praticar o bem. O bem também precisa de organização. O fariseu perguntou a Jesus qual era o maior mandamento. A resposta de Jesus surpreendeu. Não se trata apenas de uma ordem hierárquica. O amor a Deus e ao próximo estão unidos, não se separam e são o coração das Escrituras Sagradas. 

Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? (Mt 22, 36)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Tua resposta ao fariseu foi uma resposta e tanto. Não é possível demostrar amor verdadeiro a Deus, tratando mal o seu irmão, tramando contra ele, como eles o estavam fazendo contigo. Como podiam honrar a Deus, rejeitando o seu enviado, tramando contra o seu próximo? Acolher-te é a melhor forma de amar o Deus e Pai que te enviou. Que o respeito e a solidariedade com que queremos acolher e tratar o nosso próximo manifestem o amor com que tu nos amas e o amor que nós te devotamos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

É possível que alguma coisa precise ser mudada no seu comportamento em relação ao seu próximo. Comece enxergando nele ou nela, seja quem for, um irmão ou uma irmã.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Senti-me feliz em participar do acampamento. Obrigada, Padre João! Uma amiga, Jacira Sare, me repassa a Evangelização todos os dias a quem agradeço por lhe conhecer. Que o Bem esteja sempre presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  3. Senhor ilumine a minha escuridão. Perdoai meus pecados e me conduza a vida eterna. Amém

    ResponderExcluir
  4. Senhor iluminai minha escuridão. Perdoai meus pecados e me conduza a vida eterna. Amém

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Padre João Carlos por nos orienta todos os dias com a palavra santa do Evangelho.
    Deus te abençoe muito!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o seu dia e lhe conceda muita saúde e muita paz.
    Senhor Jesus, por favor, me dê um coração cheio de amor para que eu possa olhar para todos como templos vivos da Divindade, e a

    ResponderExcluir
  7. E que eu possa amar a Deus através do amor às criaturas, procurando servi-las, servindoao próximo com amor e dedicação... O maior dos mandamentos é amar a Deus de todo coração, com toda a nossa alma com todo entendimento. E ao próximo, como a si mesmo. À todos, desejo um domingo abençoado.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Abençoado Domingo padre João Carlos, poder participar deste acampamento foi uma bênção, momento mais marcante, estar diante do SANTÍSSIMO, agradecendo pelo dom da vida e saúde do sr. de seus familiares, e por todos que fizeram este evento acontecer, muitíssimo obrigada a cada um pelo empenho, pelo carinho DEUS os abençoem.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado.
    Papai do Céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    Obrigada padre João Carlos pelo
    o acampamento, pensei que não ia conseguir entrar na sala, consegui participei dos dois dias do começo ao fim.
    Quem nunca tenta,nunca vai saber se é capaz.
    Beijo no coração padre João Carlos 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor meu Deus,eu te dou graças porque demostra como um bom cristão deve ser.
    Ser generoso,ser humilde e sincero,reconhece o seu erro,e só unir em grupo para amar e dar e dar se tudo em troca de nada para fazer o outro feliz.
    Fazer o bem faz bem
    🙌👏🌹💕
    i

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, que a paz de Deus esteja sempre presente em seu coração e obrigado por me ensinar o evangelho de Deus. Seus ensinamentos me faz refletir sobre a minha vida cristã. Saúde e paz a todos nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  11. Olá padre João Carlos sua bênção. Sou do Recife Amei ter participado do acampamento.

    ResponderExcluir
  12. O que a humanidade está precisando é o combustível essêncial,indicado por Jesus,amar ao próximo como a se mesmo.Poxoo,Cristo tu também é demais! Quemmm é esse próximo? Será que é todos,sem exceção?Tudo demais não há sobras! Agora mais essa!Amar até os meus inimigos! Isso não estou fora.Homens?O,amar não significa gosta tá!Fazer o bem,respeito, não trapacear,orar por eles coisa assim,intendem?AFFF,sei.Então será que estamos vivenciando situações que embora difíceis é o melhor caminho para superar nossas fragilidades?Que amor é capaz de gerenciair vidas?O silêncio constrói expirações,compreende-se que não é diferente em qualquer lugar do mundo material.Amar na condição divina,pois a humana nós dá segueira.Não sabemos o que é o amor ou não queremos aprender amar?

    ResponderExcluir
  13. Jesus Cristo não veio para fazer para fazer discursos políticos,nem instaurar uma monarquia ,ao contrário do que o povo esperavam d'Ele.
    Ele crítica os intectuais de classes domintes, que transformam saber em poder, aproveitando a situação dos menos favorecidos.
    Exploravam e roubavam viúvas e órfãos.
    O único fato positivo que Jesus vê em Jerusalém,foi a oferta sincera de uma viúva,por isso Ele proclamou solenemente este gesto,( porque Ele conhece a intenção do nosso coração)assim mostrando o significado da oferta.
    As relações que devem vigorar numa sociedade que crê em Deus, São relaçães de doação,de amor , humildade e mansidão de espírito ,isto é o que Ele veio nos ensinar.

    ResponderExcluir
  14. Amém!!
    Que o Espírito Santo nos abra a visão e o coração.

    ResponderExcluir
  15. Senhor Deus façamos tudo aquilo que Deus nos ensinou amarás ao proximo como a ti mesmo, nós todos somos filhos de um só Deus.Portanto vamos seguir o que ele nos colocou em nossos caminhos.

    ResponderExcluir
  16. Eu e meu esposo ouvimos todos os dias as reflexão .O Sr. e muito ungido pelo Divino Espirito Santo

    ResponderExcluir
  17. Amado uma ao outro como eu os amei!!! AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre a sua benção .Que linda reflexão .Obrigada pela palavra que Deus ti ilumine

    ResponderExcluir
  19. Pai querido, eu LHE agradeço por mais um domingo. Contudo, me ensine lutar contra a opressão. Me ensine tratar da melhor forma possível as pessoas. Me ensine fazer somente o bem. Me ensine ser generoso e misericordioso. Me ensine rezar com fé e confiança. Me ensine ser imitador do meu SALVADOR. Me ensine acolher a palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. Me ensine seguir o caminho da conversão. Me ensine servir o Deus vivo e verdadeiro. Me ensine amá-Lo com todo o meu coração, com toda a minha alma, com todo o meu entendimento. Me ensine amar o próximo como a mim mesmo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Bom Domingo Padre João Carlos e parabéns pelo Acampamento que ficou muito Bonito e que nas Orações consigamos sentir o Amor à Deus e aos próximos cada vez Maior. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pela meditação maravilhosa e o acampamento que foi muito lindo amei de coração muito bom a resposta de Jesus ao fariseu o primeiro mandamento amar a Deus de todo coração com toda alma e todo intendimento e o próximo com a si mesmo , amar o próximo ter caridade solidariedade procurando servi,Los com amor e respeito o acampamento foi bom de mais uma bom semana padre João Carlos sua benção a virgem Maria lhe cubra de bençãos Nilza Maria de paulista paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS