PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS SINAIS DE DEUS

OS SINAIS DE DEUS



23 de Outubro de 2020

EVANGELHO


Lc 12,54-59

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.


20 de outubro de 2020

MEDITAÇÃO 


Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)


Jesus estava chamando a atenção para uma coisa muito simples: não perder a hora da graça. Aquela era a hora do Messias, a realização da grande promessa de Deus. A hora da graça tinha chegado e as pessoas não estavam percebendo. Reconheciam as mudanças de tempo, sabiam se ia chover, se o inverno seria bom... mas, não estavam reconhecendo os sinais que indicavam o novo tempo que Deus marcou para a humanidade, o tempo do enviado, o tempo da salvação.

Na atuação de Jesus, com boa vontade e com o olhar da fé, eles podiam perceber os sinais de Deus. Os gestos, as palavras, as ações de Jesus apontavam para uma coisa muito importante e definitiva. A acolhida amorosa dos pequenos e dos excluídos, a cura das doenças, a expulsão de demônios, tantos sinais... tudo isso apontava para uma grande realidade: o Reino de Deus tinha chegado. Em Jesus, Deus tinha se aproximado do seu povo para encontrar e salvar a ovelha perdida. Mas, muita gente não estava se dando conta do que estava acontecendo.

Nós estamos na mesma situação e, portanto, merecendo a mesma chamada de atenção. Tem gente informada de toda a programação cultural da capital e dos próximos lançamentos de séries no Netflix, em dia com o último capítulo da novela e por dentro da final do campeonato, mas está completamente por fora de todas as propostas de evangelização que a Igreja está fazendo. Não toma conhecimento da movimentação religiosa de sua Igreja. Nem se apercebe que esse é o tempo da graça, que essa é a hora de Deus em sua vida, em sua história. Não se dá conta que Jesus, o salvador, está entre nós, abrindo-nos o sentido da vida e nos conduzindo para a plenitude da paz.

Com o advento das redes sociais, onde qualquer um pode escrever qualquer coisa ou editar qualquer foto ou vídeo, muita gente vive em sobressaltos, pelas fake news. É uma nova cegueira. Deixam-se ofuscar pela mentira, pelo jogo ideológico e em vez de enxergar uma igreja missionária, movida pelo Espírito Santo, enchem-se de suspeita e passam a disseminar a divisão na própria Igreja.

No tempo de Jesus, muita gente preferiu ver nele um perigo, um falso profeta, um agente de satanás. Assim, fecharam os olhos para a manifestação de Deus, na pessoa do seu Filho encarnado, amigo dos pobres e dos pecadores. Na verdade, encontravam assim boas desculpas para se esquivarem do grande apelo de conversão, de mudança de vida, de fazerem-se próximos dos que estavam caídos à beira da estrada (como na história do bom samaritano).

É o que Jesus estava e está cobrando. Não deixemos a hora da graça passar, reconheçamos a hora de Deus em nossa história.

Guardando a mensagem

Os sinais de Deus e de sua passagem entre nós estão em nossa história pessoal, familiar, social. Seus sinais estão nos acontecimentos dos nossos dias. Há um grande apelo de Deus para nós, nos dias de hoje. Posso lembrar alguns. O apelo para cuidarmos com responsabilidade da Casa Comum, do planeta terra, ameaçado pelas mudanças climáticas. A encíclica do Papa Francisco é um grande apelo a toda pessoa de boa vontade. A hora é essa, enquanto há tempo. O fato de a Igreja ter se debruçado sobre o tema dos Jovens e a fé, em um Sínodo, é um sinal de Deus: é o momento de integrarmos os jovens no caminho de Jesus. A hora de abraçarmos essa causa, que é urgente e decisiva para o futuro da Igreja, é agora. A questão da Imigração é um grande sinal dos nossos tempos. Não se interessar por ela, não abraça-la é negar a evangelho de Jesus, sua atualidade e a sua força de transformação. O Sínodo da Amazônia foi outro sinal de Deus. E a Encíclica Fratelli Tutti igualmente é uma grande convocação divina à fraternidade universal. E será que essa pandemia esteja nos dizendo alguma coisa? Todos perdemos, se não crescemos em cidadania, em compromisso com a evangelização, com a comunhão e a unidade.

Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tanta coisa significativa acontecendo em nossa história, tantos sinais de Deus em nossa vida... É só abrir os olhos pra ver: estamos no tempo da graça, no kairós de Deus. Ajuda-nos, Senhor, pelo teu Santo Espírito, a compreender os sinais de tua presença redentora entre nós, fazendo novas todas as coisas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva algumas linhas sobre “A hora de Deus em minha vida”.

O nosso Acampamento Tempo de Paz começa hoje, às 15 horas. Você pode acompanhar pelo youtube, pelo facebook e pela Rádio Tempo de Paz. Na programação da tarde, temos Rodas de Conversa e Palesra com o cantor Antonio Cardoso. Não perca o meu Show na noite de hoje. Começa às 19:30. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Que eu possa estar atenta, em silêncio, para poder ouvir a voz de DEUS e praticar mais os seus ensinamentos, obrigada padre João Carlos, pelas suas reflexões, sempre direcionando a vida de tantas pessoas na FÉ. uma prece especial pelo sr. pela sua família e pelo acampamento que começa hoje , Nossa Senhora de Fátima conduza e ilumine, essa sua missão.

    ResponderExcluir
  2. Essa tarefa empenhativa e urgente implica uma decisão favor ou contra o Reino de Deus.
    E preciso agir enquanto é tempo.
    Enquanto podemos fazer a escolha ,ser seguidor de Jesus ou não.
    A salvação é individual,"quem quiser,siga-me" e universal ,para "todos" .
    Porém existe condições ,(quem quiser,se me obedecerem,seguem-me)
    A condição é entrar por uma porta estreita, é escolher o caminho que nos da vida,que trás mudanças, que cria uma nova história de vida.
    Que cada um de nós , possamos entender a mensagem de amor nos dada ,de arrependimento de pecados e uma nova vida com Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS e muito obrigado pela reflexão de hoje.
    Logo mais às 15:00hs estaremos juntos novamente.

    ResponderExcluir
  4. Está atendendo a proposta de Deus é algo Espíritual,que diante do Evangelho vai abrir caminhos que aproxime cada vez mais dessa fonte inesgotável,toda atenção é necessária a tal pensamento positivo de lebertação os sinais esses muitas vezes não aceita,má sempre hão de está presentes em qualquer época sejam eles para nos orientar bastante no caminho da Vida.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    Hoje é o grande dia do nosso acampamento estaremos todos reunidos vai ser um dia abençoado 🙌😇🌟🌟🌹
    Que eu aproveitei todas as oportunidades de compartilhar o teu convite com aqueles que não aceita a tua oferta.
    Que nossa resposta às provas desta vida traga glória ao teu nome.🙌🐑🌹👏💕

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  7. Bendito seja seu nome agora e sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  8. Amém Senhor Nosso Deus!
    Ótimo Dia 🙏 todos nós irmãos e irmãs em Cristo Jesus!
    Foi uma benção Divina eu ter esse grupo com o amigo maravilhoso Flamarion! Roubaram o meu celular minha filha me deu esse más não sei mexer muito nesse. Sou mulher de Fé alimentada sempre acima de tudo! Ótimo final de semana para nós todos Padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  9. Senhor tende misericórdia do filho, nora e neta q me destes para cuidar. Amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João que eu possa tá atenta a misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos. Que esse novo dia comece com fé e termine com muitas bênçãos e vitórias...
    Acolhe, Jesus, em teu coração o padre João Carlos para que ele seja feliz no 3° acampamento Tempo de Paz em compromisso com a evangelização. Ajuda-nos SENHOR, pelo teu Santo Espírito a compreender os sinais da tua presença redentora entre nós,fazendo novas todas as coisas.
    A todos, uma feliz e abençoada sexta-feira...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Senhor meu Deus aumentai a nossa Fé, como é grande o seu poder sobre seus filhos,quero neste momento de tantas provações dai-nos forças para todos os sofrimento em que estamos vivendo tão dificil que possamos ser obedientes para quando oartirmos chegar até vós.AMEM.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos e parabéns pelo Acampamento e hoje teremos Oração e o Show. Isso é Deus agindo em nossas Vidas. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  14. Deus da vida, eu LHE agradeço pela vida de São João de Capistrano. No entanto, me conceda a graça de caminhar de acordo com a minha vocação. Me conceda a graça de ser humilde, justo e manso. Me conceda a graça de suportar os outros com paciência e amor. Me conceda a graça de guardar a unidade pelo vínculo da paz. Me conceda a graça de viver o meu batismo com fé e esperança. Me conceda a graça de evitar a hipocrisia. Me conceda a graça de viver bem com todas as pessoas. Me conceda a graça de ser fiel a SANTÍSSIMA TRINDADE. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS