PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A FESTA DO CASAMENTO

A FESTA DO CASAMENTO

Lajedo: puro encanto para os noivos

O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho (Mt 22,2)

11 de outubro de 2020



Pense numa festa, a melhor festa que você já tenha participado. Fechando os olhos, você pode imaginar melhor. Pensando na melhor festa que você já tenha participado... Pensou? O que é que tinha nessa festa? Vou fazer uma lista e você me diz ‘sim’ ou ‘não’. Tinha muita gente e você encontrou muitos amigos. Tinha uma grande sala bem decorada. Tinha uma comida maravilhosa. Bebida, muita. Tinha música, dança, fotos. Era uma festa de casamento.  E aí, deu mais ‘sim’ do que ‘não’?

Entre as boas coisas dessa vida, uma se destaca: a festa, festa com muita gente conhecida e muita comida e bebida.  E a festa que mais empenha e marca a família, - vou lhe dizer – é a festa de casamento. 

Jesus, muitas vezes, comparou o Reino de Deus com uma festa de casamento. A festa de núpcias exprime bem o que Deus preparou para nós, o que Jesus chama de Reino de Deus. O profeta Isaías falou de um banquete para qual Deus convocou todas as nações da terra, no Monte Sião. O Salmo 22 bendiz o Senhor por nos preparar uma mesa farta e encher nosso copo de um vinho saboroso. Não é à toa que o evangelho de São João basicamente começa com uma festa de casamento, em Caná da Galileia. 

Mas, festa também tem seus problemas, não é verdade? Nos bastidores, escondem-se os problemas. E na festa que o Pai preparou para o casamento do seu filho único, os problemas começaram na hora dos convites. Os amigos dele, os convidados, trataram o convite com a maior indiferença. Maltrataram os entregadores do convite e foi cada um pro seu canto, sem nenhuma atenção ao casamento. O anfitrião ficou com muita raiva. Não era pra menos. Mas, tomou uma decisão. Abriu as portas pra todo mundo: mandou chamar quem encontrassem pelos caminhos. E encheu a casa de gente. Oh festão, todo mundo comendo e bebendo, comemorando o casamento, na maior alegria. 

Mas, surgiu outro problema. O anfitrião, o pai do noivo, encontrou um dos convidados sem o traje da festa. O quê? Pra fora! É... não basta aceitar o convite e comparecer, é preciso estar trajado adequadamente, afinal trata-se de uma festa de casamento. 

Como nós somos os convidados para a grande festa de casamento, que é o Reino de Deus, vamos combinar o seguinte. Primeira coisa: Vamos aceitar o convite, com presteza, com gratidão. O convite é uma cortesia do dono da casa, mais uma bondade sua, não é mérito nosso. Não faltar, não deixar pra depois, não fazer ouvido de mercador.  Segunda coisa: Não vamos comparecer de qualquer jeito. Precisamos tomar alguma providência: pelo menos um bom banho e uma bonita roupa de festa de casamento. 

Guardando a mensagem

O convite é a evangelização. Pela evangelização, somos convidados para a grande festa do Reino de Deus, as núpcias do cordeiro. Na evangelização, somos avisados da grande atenção que o Senhor nos tem, do grande amor manifesto por nós em Jesus Cristo, seu filho.  À evangelização, respondemos com a fé e a conversão, aproximando-nos de Deus, com quem, sem merecimento algum, já estamos em comunhão, por meio de Cristo. O traje da festa pode ser a nossa inserção em Cristo pelo batismo, quando recebemos o banho purificador dos nossos pecados e nos revestimos dele mesmo. Nossa participação na festa não há de ser a de espectadores. Podemos ajudar a espalhar o convite e a motivar os convidados. Como Maria, podemos também contribuir para encontrar uma solução para os problemas que, porventura, aparecerem na festa.

O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho (Mt 22,2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

É muito bonita essa imagem da festa de casamento para entendermos alguma coisa do Reino de Deus. Festa é a experiência da gratuidade, da alegria, do encontro de amigos, de celebração da vida. E o casamento é a imagem que nos fala da aliança que Deus fez com o seu povo, aliança que tu renovaste, no teu sangue. Na tua cruz, pela redenção, constituíste um povo em amizade e em aliança com Deus. Dá-nos, Senhor, contribuir para que ninguém fique alheio ou indiferente a este convite e se prepare com dignidade para a grande festa na casa do teu e nosso Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Neste domingo, para celebrar bem este evangelho na Santa Missa, seja presencial ou pelos meios de comunicação, leia-o em sua Bíblia: Mateus 21, 1-14. 



Clicando no link que estou lhe enviando, você abre o texto da Meditação. Lá, você vai encontrar também essa minha música PARÁBOLA DA FESTA completa, que resume bem o evangelho de hoje. 

Um domingo abençoado e um santo feriado da Senhora Aparecida, padroeira do Brasil!

Pe  João Carlos Ribeiro, sdb 






24 comentários:

  1. Sr!Quero estar preparada p a festa. Revestida de caridade HUMILDADE perdão e,de tudo q vós afasta .Q a tua Luz ilumine meu caminho.AMÉM

    ResponderExcluir
  2. Sr parabéns pela a bela festa 👏 Amém 🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença que Deus abençoe nosso dia e nossa senhora.tambem mandei oração pra mim é minha família bom feriado padre

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, bom domingo para o sr. e seus familiares, sempre agradecida por esta meditação bem explicada que o sr. nos envia, ontem na Santa Missa presencial em louvor a Santa Filomena, rezamos pelo sr. e por todos dai. que ELA esteja sempre intercedendo a JESUS, por vocês. sua bênção.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Amém senhor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS, E sua benção.
    Senhor Jesus eu estou preparado para esse grande convite, revestido de gratidão, humidade, perdao.
    Que o senhor, meu Deus, ilumine os meus caminhos hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o seu dia e que o melhor de DEUS aconteça em sua caminhada evangelizadora.
    Senhor Jesus, espero estar preparada para participar com dignidade da festa na casa do Pai. E peço que Nossa Senhora Aparecida abençoe o nosso BRASIL com paz e prosperidade...
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA desejo um domingo abençoado.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo iluminado e abençoado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    A preparação da grande festa receberei o convite com grande alegria e felicidade.
    Senhor meu Deus,pela direção da tua palavra, que eu possa encontrar sabedoria e orientação.
    Que eu me disponha a espalhar as boas novas do teu amor.
    Os problemas da vida ajuda a procurar primeiramente a ti,com os auxílio de da minha mãezinha e seu filho.
    Senhor precioso,tu prometeste que aquele que crêem em ti viverão contigo para sempre no céu,e lá te serviremos com grande alegria e felicidade.
    🙌👏🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  10. Que a palavra do Senhor seja de forças para entendermos melhor e sermos seguidores dos seus bons ensinamentos

    ResponderExcluir
  11. A sua bênção! Padre João Carlos!Que Deus lhe dê mais sabedoria, para nos ensinar a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Uma festa planejada é algo Espíritual no ponto de vista humano, observa o Evangelho é algo incansável,pois não conheço nenhum intedimento científico capaz de desvendar esse mistério inexplicável.Que festa é está que todos falam? Porque Jesus Cristo viveu pregando em ambiente festivos? São tantos mistério,de Deus para sairmos do mundo material e mergulhar no sentido real dessa festa.São muitas coisas que merecem ser obeservadas,com olhos especiais, porque para Jesus Cristo festa que dizer alegria,e que alegria contagiante é está?O silêncio responderá, não podemos revelar tudo.

    ResponderExcluir
  13. Ó Pai, Criador Onipotente e Deus misericordioso, eu LHE agradeço por mais um domingo. Todavia, me conceda a graça de ter fé, confiança e esperança no meu SALVADOR. Me conceda a graça de alcançar a salvação eterna. Me conceda a graça de aprender o segredo de viver em toda e qualquer situação. Me conceda a graça de ser fortalecido por VOSSO amor. Me conceda a graça de vencer as dificuldades da vida. Me conceda a graça de glorificá-Lo com alegria. Me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de servi-Lo com humildade. Me conceda a graça de está com o traje da festa do casamento do VOSSO filho. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Bom Domingo Padre João Carlos e tudo de BemBom Sempre e o tema de hoje no 9. Dia da novena de Nossa Senhora é: Com Maria, ser fiel à Palavra de Deus hoje e Sempre. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção recebemos o convite com muito amor alegria e gratidão Deus lhe abençoar e ilumine sempre amém

    ResponderExcluir
  16. Maria Emilia Deus 🙏 a pandemia passe e cesse o fogo no

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre Joao Carlos Jesus e Maria Santisma derrame muitas bênçãos sobre o snr. Peço aJesus que no dia da festa eu possa está preparada .com a roupa nupcial e que Jesus possa me mandar entrar para o seu reino.Socorro Martins

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS