PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS PRIMEIROS LUGARES

OS PRIMEIROS LUGARES


31 de outubro de 2020

EVANGELHO


Lc 14,1.7-11

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

MEDITAÇÃO

Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares (Lc 14, 7)

Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. E deu um conselho: ”você sendo convidado para uma festa de casamento, não ocupe os lugares reservados a pessoas importantes. Você pode passar uma grande vergonha. De repente, chega alguém mais importante do que você e o dono da casa vai pedir que você ceda aquele lugar... é melhor, sentando-se mais atrás, ser convidado para ocupar um lugar mais à frente, do que ser humilhado na frente de todo mundo”.

O que Jesus observou naquele jantar é o retrato do que nós vivemos hoje: a busca pelos primeiros lugares; pessoas achando-se importantes, gente procurando regalias, cobrando tratamento VIP, diferenciado. Quando alguém se sente importante, superior, especial, está, na verdade, cultivando a própria projeção, inflacionando o próprio egoísmo. Assim, passa a exigir a atenção dos outros, a admiração, a homenagem, a obediência... e condições diferenciadas dos outros, em seu modo de viver.

Nem sempre a imagem que se tem de si mesmo corresponde ao que de fato se é. E uma imagem inflada pelo sentimento de superioridade falseia a realidade. Além de atentar contra si mesmo, expondo-se a comportamentos e atitudes vaidosas, presunçosas, arrogantes..., essa busca de privilégios ofende as pessoas que estão ao seu redor. Quem se julga superior, tenta reduzir os outros a inferiores, servidores, capachos.

O ensinamento de Jesus é o contrário disso. Nada de arrogância, julgando-se superior por sua condição social, pela cor de sua pele, pelo bairro onde mora ou pelo dinheiro e influência que tenha. Modéstia. Humildade. Não querer ocupar os primeiros lugares, numa afirmação de superioridade sobre os outros. Sentar-se modestamente ao lado dos outros. Valorizar todo mundo, a partir dos aparentemente mais frágeis. Se vier algum reconhecimento, sendo chamado mais para frente, será uma honra bem-vinda. Porque, como disse o nosso Mestre, quem se eleva será humilhado; e quem se humilha, será exaltado.

Guardando a mensagem

Esta é uma tentação permanente em nossa vida, na sociedade e na Igreja: a busca de privilégios e de reconhecimento social. Os fariseus eram mestres nisso. O espírito do evangelho é a fraternidade, um modo de se conviver em sociedade e na Igreja em estilo de acolhimento, cooperação e valorização de cada um. O mundo ensina diferente: seja o primeiro, o mais importante, o mais sabido, o mais poderoso; tem valor quem tem mais dinheiro, quem tem mais estudo, quem tem melhor aparência. O espírito do evangelho, ensinado por Jesus, diz diferente: somos irmãos, cada um tem seu valor, dependemos uns dos outros. Humildade, nada de arrogância.

Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares (Lc 14, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
naquela refeição, observaste o que simbolicamente é a busca dos primeiros lugares: as disputas de poder, a busca de privilégios. O teu evangelho é a proclamação da fraternidade, todos somos irmãos. A boa nova que pregaste é afirmação da prioridade dos pequenos, os últimos serão os primeiros. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Não fique triste se não lhe fizerem aquela homenagem que você acha que merece. Não sinta inveja de quem parece ter se dado melhor do que você. Tome o conselho de Jesus: “não fique correndo atrás dos primeiros lugares”. Isso é loucura, vaidade, arrogância. Somos todos irmãos, estamos todos no mesmo barco.

Para facilitar o seu acesso diário à Palavra de Deus, você que recebe pessoalmente a Meditação tem visto que estamos enviando sempre um link pra você ler o texto bíblico e também a Meditação. É só clicar nesse link.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos.
    Senhor Jesus, derrama sobre nós tuas bênçãos em abundância neste dia. E que todos os passos das nossas vidas sejam conduzidos pelas tuas mãos.
    JESUS,o teu evangelho é a proclamação da fraternidade, somos todos irmãos. Que possamos ajudar e amar os pobres com o coração aberto e que passamos ser mais solidários com com os sofredores e marginalizados que nos cercam. Desejo que Deus acima de tudo abençoe o final de semana de Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Bom dia a todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos a sua bênção Pe João Carlos ótima meditação da Palavra parabéns

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos a noite ficou aconchegante com o seu show,eu amei cantei com o senhor.🙌😇🌟🌟🌹
    Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos, do que com os orgulhosos.
    Os holofotes os deixam cegos para a realidade.
    Elas sofrem de uma ilusão de que o poder significa alguma coisa, não significa.
    Autoridade terrena não fará diferença .
    Senhor Jesus,tu fizeste diferença em toda vida que tocaste.
    As pessoas que fazem diferença não são aquelas que possuem credenciais.
    São pessoas fraterna, uma pessoa amável e amigo, mantendo sempre a união e a paz.
    🙌😭🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Humildade é bom e cabe em toda parte!Essa lição de Vida e do Evangelho aprendi com papai que também era um homem de muita Fé!
    Muito bom Dia 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bendito seja seu nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio31/10/20 09:21

    A mensagem do evangelho de hoje tão pregada, praticada e recomendada pelos meus pais a nós filhos, encontrou muitas barreiras, principalmente no ambiente profissional.

    ResponderExcluir
  7. Aprendendo diariamente,com a humildade aproxima nossas ações devemos trilhar,pois a elevação elencado pôr Jesus Cristo é a eternidade os bons,mansos herdarão o Reino Encantado Santo.Seguindo os critérios prescritos por Jesus,nunca se exaltem não queram ser o centro das atenções isso é ante Cristã!Nossa Senhora,também tuas coisas são diferentes né cara e se eu me invaidesse?Sabes que não são indicações!Poderá ter as consequências,mas nunca se percam tenham seu lugar de origem!Nosso referencial é outra,o entre nos não pode haver divisão,o centro das nossas vidas é Cristo! Valeu 👍 você é D+, incrível.Que tal aplicar a dicas de jesus?

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia! Padre João Carlos, obrigada por ser simples em suas meditações. Todos entendem as palavras de Jesus por meio de suas meditações. Obrigada que Deus em sua infinita bondade esteja sempre contigo.

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  10. Boa Sábado Padre João Carlos e obrigado pelas palavras e pelas canções e estaremos em Oração e que o Espírito Santo do Amor sem fim nos ajude a realizar em nós e nos próximos o Amor com a mesma humildade de Jesus que é Manso e Humilde. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos que a luz divina ilumine cada dia seus passos na sua missão . Senhor Jesus Cristo venho neste momento agradecer por ter permitido fazer a oração do terço todos os 30 dias pelas missões dá-me forças para seguir o teu exemplo como somos batizados e enviados a uma missão obrigado meu Deus por tudo.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado padre João Carlos pela meditação maravilhosa que o espírito santo conserve muito essa sua boa vontade de ser um pai espiritual que Deus abençoa amém paz e bem um abençoado domingo tv

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS