PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ QUER MESMO SABER?

VOCÊ QUER MESMO SABER?



29 de maio de 2021

EVANGELHO


Mc 11,27-33

Naquele tempo, 27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. 31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

MEDITAÇÃO


Pois eu também não lhes digo com que autoridade faço essas coisas (Mc 11,33).

Por que Jesus não respondeu à pergunta? Não seria mais fácil Jesus dar logo uma reposta? Eles queriam saber com que autoridade ele estava fazendo aquilo no Templo. E o que é que Jesus estava fazendo? Estava denunciando que tinham convertido a casa de oração num antro de ladrões. Tinha expulsado os vendedores, compradores e cambistas do Templo, afinal, tinha tomado uma atitude pública contra o desvirtuamento do Templo. Quem estava perguntando? Os responsáveis pelo Templo e pela religião em Israel: os sumos-sacerdotes, os mestres da lei e os anciãos - um grupo poderoso, os membros do Sinédrio. Seria este o grupo a julgar Jesus, depois, condenando-o como um malfeitor. Então, não era uma pergunta inocente. Era uma acusação, um enfrentamento perigoso, uma vez que eles tinham um corpo de guardas sob seu comando: Com que autoridade tu fazes isto?

Jesus não respondeu diretamente. Mas, se propôs a responder, desde que eles respondessem também a uma pergunta. A pergunta foi sobre o batismo de João. João andou levando o povo para o deserto, para batizar-se no Rio Jordão, pregando a mudança de vida, em preparação da vinda do Messias. Para João, o Templo não era mais o lugar da purificação. A volta ao tempo do deserto era um recomeço, quando não havia Templo, mas só uma Tenda móvel. Eles, a elite que controlava o Templo, achou foi bom Herodes prender e decapitar João Batista. Livraram-se de um pregador incômodo, de uma denúncia permanente da situação de pecado deles que deviam guardar a aliança com fidelidade. Jesus perguntou: O batismo de João era de Deus ou dos homens? Como eles não se converteram com a pregação de João Batista, a resposta já estava dada. Mas, não podia ser verbalizada, claro. “Então, eu também não digo com que autoridade eu faço essas coisas”, concluiu Jesus. Claro, a resposta estava dada: com a mesma autoridade com que João Batista pregava a conversão e batizava. Mas, não adiantava dizer com a boca. As suas atitudes falavam por si.

O mundo hoje cobra dos cristãos explicações... por que vocês querem pensar e agir diferentemente dos outros? Por que vocês não aceitam a violência, a vingança, a pena de morte? Por que vocês não deixam a mulher decidir sobre sua gravidez e ter a liberdade de abortar? Por que vocês insistem tanto no casamento religioso? Por que vocês são tão obedientes ao Papa? Por que vocês adoram a Eucaristia? Quem pergunta nem sempre está interessado na resposta. É só uma forma de intimidação, de oposição. Às vezes, é melhor fazer como Jesus: não responder, ou melhor, responder com as atitudes e com o modo de viver.

Guardando a mensagem

Os líderes do povo de Deus não reconheceram em Jesus o Messias que Deus prometera e enviara. Também não quiseram reconhecer João Batista e sua pregação, como coisa de Deus. Preferiram tratá-los como inimigos e tramar a sua morte. Na purificação do Templo, Jesus mostrou abertamente quanto estavam errados, apossando-se da Casa de Deus em benefício dos seus interesses políticos e econômicos. Fizeram uma pergunta, na verdade, uma acusação. “Com que autoridade tu fazes isso?”. Com a mesma autoridade com que João Batista convocou o povo para se purificar no deserto e no Jordão. Com a autoridade de Deus. Mas, isso eles não podiam entender. Jesus não fugiu da resposta. Jesus respondeu com uma pergunta.

Pois eu também não lhes digo com que autoridade faço essas coisas (Mc 11,33).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Eu sei que tem hora de responder e hora de ficar calado. Tem hora de responder, como São Pedro falou na sua carta, explicando as razões de nossa esperança a quem nos perguntar. Tudo bem! E hora de ficar calado, quando a pergunta é uma forma velada de intimidação, de oposição, de perseguição. Aí, é responder com as atitudes de vida. Foi assim que fizeste, Jesus. Senhor, confirma em nós a presença do teu Santo Espírito. Que ele ponha em nossos lábios as palavras certas que podem trazer de volta quem está no mal caminho. Que ele ponha fortaleza em nosso coração, para não nos deixarmos abalar pelas críticas e incompreensões que sempre recebem os que andam contigo. Que ele nos assista quando os inimigos do povo e da fé nos questionam e nos acusam. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A hora de dar uma resposta é a hora do testemunho. Testemunho maior ainda é o da própria vida. Pode ser que apareça, hoje, uma ocasião para você se explicar diante de alguém. Inspire-se nas palavras e nas atitudes de Jesus.

No Mutirão de Oração de toda a Igreja, hoje, lidera o Santuário de Nossa Senhora do Líbano, rezando pelas pessoas consagradas. 

Faltando agora 8 dias para o Show online dos 25 aos da AMA. Será que você pode me ajudar a divulgá-lo?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Saber é frutos do Espírito Santo aqueles que as dedida.Olhando as atitudes dos dotores da lei junto a sabedoria provinda de Cristo,quem mostrou-se inabalável as críticas foi um Espírito Evoluído dedicado, argumentos que só no SILÊNCIO podemos encontrar,senso de bom felicidades em meio ao um conflito sobressai-se melhor que àqueles seus opositores,há uma fé inabalável confiança no bem que chegou a confundir os dotores.Ele é a resposta luz,intendimento quem crer é capaz o pedágogo da Vida nós mostrou de onde vêm o conhecimento libertador, então é Deus a ciência de todos os encontrar, sejamos dedicados que faremos obras.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. 🙏🙏🙏🙏🙏Que Jesus nos proteja e ilumine para sermos exemplos de bons filhos

    ResponderExcluir
  4. Deus te abençoe, padre João Carlos! Acompanho suas meditações, gosto muito! Obrigada, por ser um servo tão fiel e dedicado, ao transmitir a todos a mensagem que nos trás vida, e esperança! Deus o proteja!

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que dia lindo amanheceu é que eu quero para seu fim de semana iluminado e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Devemos visa sempre fortalecimento do ser humano. Manutenção daquilo que pode ser benéfico ao ser humano e troca valores prejudiciais, é a forma possível e viável de se estabelecer novamente o ser humano.
    O cristão,o sentindo da vida e religiosa é ao amor pelo sagrado, fortalecimento do
    bem-esta espiritual.
    A vida cristã deve ser vivida de forma intençã.
    Caminhe no Espírito Santo é a forma bela razão do Existir.
    🙌😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor aos necessitados e que Jesus nos abençoe em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. A fé nos ajuda a seguir o caminho de Jesus.
    Se quisermos conhecer a verdade, precisamos nos submeter a autoridade de Jesus, porque a autoridade d'Ele vem de
    Deus. Jesus, peco-te que ponha Fortaleza em nosso coração, para não nos deixarmos abalar pelas críticas e incompreensões que sempre recebem os que andam contigo.
    À Padre João Carlos e a todos da AMA um sábado cheio das bênçãos do Espírito Santo. Fiquem com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bendito seja o senhor Jesus Cristo de Nazaré hoje e para sempre AMÉM JESUS Cristo ajude nos acabar com essa pandemia!!

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus, que nos purificais e alimentais com os VOSSOS sacramentos, eu LHE agradeço por mais uma semana de vida. Todavia, me ensine agradecê-Lo com sinceridade. Me ensine louvá-Lo, bendizê-Lo e glorificá-Lo com amor. Me ensine procurar a sabedoria em minhas orações. Me ensine andar por um caminho reto. Me ensine fazer somente o bem. Me ensine praticar a VOSSA lei. Me ensine ter um bom arrependimento dos meus pecados. Me ensine seguir o caminho do profetismo e do discipulado. Me ensine servi-Lo, na VOSSA igreja. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre sua benção hj venho agradece por minha vida e de toda minha família 🙏🙌

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre que o espírito santo lhe ilumine sempre amém 🙏🙏🙏🌹🌹❤️ Nilza Maria de jardim paulista pe Brasil

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS