PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO FAÇA CARA DE TRISTEZA

NÃO FAÇA CARA DE TRISTEZA





Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? (Lc 5, 34)

04 de setembro de 2020


Há uma coisa nova acontecendo na história. Já de algum tempo, é verdade. E o que é? A presença de Jesus entre nós. Essa é a maior notícia de todos os tempos. Jesus entre nós, reconstruindo nossa comunhão com Deus. O anjo de Belém falou da chegada dele como “uma grande alegria para o povo todo”. E as pessoas, por onde ele passa, estão se dando conta: “Nunca vimos uma coisa dessas!”. A salvação de Deus está agindo por meio dele, restaurando, reconciliando, libertando. Ele diz que é o Reino de Deus que chegou. Jesus salvador entre nós, que coisa maravilhosa, inédita! Uma coisa nova realmente está acontecendo, na história.

Essa é a nossa experiência, hoje. Essa é a experiência dos seguidores de Jesus no começo de sua atuação na Galileia. Nós e eles estamos envolvidos nesse clima de alegria, de festa. O Mestre caminha conosco, ele nos instrui no caminho de Deus. Ele é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas. Ele está buscando e salvando a ovelha já perdida. O filho pródigo está voltando pra casa: motivo de festa, com direito a música, a dança e a churrasco do novilho cevado. Os cobradores de impostos estão sendo incluídos no Reino de Deus: motivo para banquete com Jesus, seus discípulos e pecadores à mesa. É a aliança de Deus com o seu povo que está sendo restaurada. O casamento da comunidade Israel com o seu Deus está sendo renovado. Não é à toa que o evangelho de São João comece, propriamente, com o casamento de Caná. O noivo oferece o melhor vinho. O noivo daquela festa – cá pra nós - é Jesus.

Então, a presença de Jesus entre nós, em nossa história humana, é a maior novidade de todos os tempos. É o Reino de Deus que chegou com ele nos salvando, nos resgatando, nos libertando. Ele é o noivo desse nosso casamento. Ele traz um vinho novo, a novidade do seu evangelho. Ele nos veste com uma roupa nova, a da graça, da comunhão com Deus. Estamos felizes. O clima é de festa. Agora, tem gente que não entendeu isso. E permanece mergulhado no seu sofrimento, no seu fracasso. Ou fica cobrando de Jesus e da gente uma cara de tristeza. Não, a nossa cara só pode ser de alegria. Estamos cheios de esperança e de luz. O clima não é de abatimento porque somos pecadores. O clima é de festa porque o amor de Deus nos redimiu dos nossos pecados. E começou o novo tempo, o tempo da graça de Deus em nós e no mundo.

O evangelho de hoje tem tudo isso. Jesus dizendo: ‘Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum enquanto o noivo está com eles?’ Quem são os convidados? Nós. Que casamento é esse? A nova e eterna aliança de Deus com a gente. E quem é esse noivo? Aí eu não preciso responder.... Claro, é Jesus. E ele falou assim porque havia uma reclamação: ‘É, tá tudo bem. Mas, o grupo de vocês não pratica o jejum, como os fariseus ou o pessoal de João Batista. Eles, sim, são fiéis e observantes’. Tenham paciência, agora não é hora de jejum. Agora, é hora de festa. É o que Jesus está dizendo. O Reino de Deus que ele anuncia é um tecido novinho pra gente fazer uma roupa nova. Não é um remendo pra sua roupa velha.

Guardando a mensagem

Muita gente estranhou o estilo de Jesus, comendo com os pecadores, participando de banquetes, contando histórias de festa. E nada de fazer jejum, com os seus seguidores, como os grupos tradicionais faziam. A presença de Jesus, inaugurando o Reino de Deus no meio do seu povo, é um tempo novo que começou. Seu evangelho é uma novidade fantástica: Deus reinando entre nós, nos conduzindo à plena realização. Jesus está restaurando a aliança de Deus com seu povo. O clima é de casamento, de festa. Ele é o noivo. Só quem não está entendendo, pode pensar em jejum numa hora dessas. Agora, é hora de festa, de alegria. O evangelho de Jesus não é um remendo pra roupa velha. É pano pra roupa nova.

Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? (Lc 5, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu inauguraste um tempo novo de vitória para a humanidade. O Reino já está fermentando a nossa história. E nós somos os cidadãos desse reino, revestidos de tua graça, fortalecidos pelo teu Espírito. Nós – como nos disseste – somos sal e luz para este mundo. Então, temos motivos de sobra para viver nossos compromissos cidadãos com muita esperança. Senhor, precisamos de tua graça para não esmorecer diante das dificuldades, para não desanimar diante dos problemas. Dá-nos a força do teu Espírito para sermos instrumentos do teu amor, fermento de justiça e fraternidade neste mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Recordando o desafio desse mês de setembro: ler o evangelho de São Marcos. Você já começou? E está valendo aquela sugestão: neste mês, colocar a Bíblia em destaque aí na sua casa. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



38 comentários:

  1. Amém🙏minha Bíblia sempre está perto de mim o Evangelho de São Marcos é muito importante esse mês de Setembro temos que lê bastante nosso Evangelho gloria a vós Senhor🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  2. A sim já comecei ja li até cap. 07

    ResponderExcluir
  3. Imaginemos agora há dois mil e vinte anos atrás? Imaginou?A cara da sociedade daquela época,infrentando a forma inovadoura no comportamento de Jesus,se hoje diante há tantas inovações querem injeçar Ele com sua cultura preconceituoso, façamos ideia anteriormente! Irmão participar das festas gigantesca era uma estratégia muito pertinente para mostrar aos seus insinos.Quem de nós não curte uma festinha em?Faz bem principalmente quando estever em um lugar de cumum união, Jesus dancava,pulava, brincava,dava muitas gargalhadas e continua sendo o mesmo na atualidade. Ainda não se quer enxergamos sua presença, porquê o cristianismo é uma forma amigável libertadoura capaz de comemorar várias noivados,casamentos, aniversário...O novo mundo mostrado tão claramente precisa ser incorporadora naturalmente, menos dogmático.Poxa, caramba é difícil!Mas nem tentamos, vamos praticar mais, vivermos plenamente as escrituras, para assim podermos livrar dos câncer sócias do julgar sem conhecer a essência dos noivo,que continuam.

    ResponderExcluir
  4. Amem obrigada,meu Deus pelo presente que temos hoje e sempre,sua presença em nosso meio Amem ❤️ Deus deja Louvado

    ResponderExcluir
  5. Já comecei sim
    E convidei outras pessoas a lerem também.
    Estou me sentindo aliviada
    porque a cada capitulo é uma história e tiro como experiência pra monha vida.
    Peço a Deus misericórdia por todas as pessoas.
    Bom dia com muitas bênçãos

    ResponderExcluir
  6. Já comecei sim
    E convidei outras pessoas a lerem também.
    Estou me sentindo aliviada
    porque a cada capitulo é uma história e tiro como experiência pra monha vida.
    Peço a Deus misericórdia por todas as pessoas.
    Bom dia com muitas bênçãos

    ResponderExcluir
  7. Já comecei lê o evangelho de São Marcos, graças estão sendo realizadas na minha vida, Jesus e o meu vinho novo, obrigada, por esse momento, que Deus continue nos abençoando sempre, glórias a te senhor!!💋❤

    ResponderExcluir
  8. Amém,Deus seja louvado ele nós abençoe é proteja,uma a bencoado dia para todos nós somos luz neste mundo!

    ResponderExcluir
  9. Que saibamos reconhecer a presença de Jesus entre nós e nos alegremos com isso.Essa Alegria deve ser manifestada por meio de nossas ações de Amor. Caridade para com o próximo, tornando a vida dos que sofrem mais alegres e cheia de Esperança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus acima de tudo lhe proporcione um dia iluminado repleto de paz, amor e muitas bênçãos de Deus...
      Estamos cheios de esperança e de luz. O amor de DEUS nos redimiu dos nossos pecados e começou o tempo da graça de Deus em nós e no mundo. JESUS inaugurou um tempo novo de Vitória para a humanidade. SENHOR, precisamos da tua graça para não desanimar diante dos problemas.
      Senhor Jesus, concede à padre João Carlos e toda equipe da AMA uma abençoada e feliz sexta-feira.
      Ester de Campinas São Paulo.

      Excluir
  10. Senhor tende a se Brasil e do mundo 🌎. Proteja minha família e ilumine oa caminhos de meus filhos , noras. e netos. Protegei nosso PR. Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe. Estamos seguindo o evangelho de Marcos, estou lendo todos os dias e nossa Bíblia continua e continuará em nosso altarzinho.
    Que Deus abençoe o senhor, por todas essas mensagens maravilhosas e ensinando o que é bom com a presença de nosso senhor Jesus Cristo. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Sim Já comecei a ler o evangelho de São Marcos.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!padre joão carlos.🙌👋

    ResponderExcluir
  14. Amém, Deus seja louvado. Padre João reze pela minha famìlia e amigos, que Jesus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos, louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado AMÉM!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. Que nosso Pai amado seja sempre presença forte em todos os momentos de nossa vida quer seja tristes ou felizes. ������

    ResponderExcluir
  17. Bom dia. Que nosso Pai amado seja sempre presença forte em todos os momentos de nossa vida quer seja tristes ou felizes. ������

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. Que nosso Pai amado seja sempre presença forte em todos os momentos de nossa vida quer seja tristes ou felizes. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos que o nosso dia seja abençoado por Deus amém

    ResponderExcluir
  20. A alegria da presença de Cristo na vida dá ânimo, renova as energias e
    nos direciona à gratidão e à empatia.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos! Todos os dias minha irmã que mora em Juiz de Fora sempre me envia diariamente esta meditação do Evangelho feita pelo senhor. Adoro, são mensagens maravilhosas e inspiradoras e me deixa mais alegre e confiante para prosseguir minha trajetória de vida nesta neste mundo. Um abraço fraterno e Deus te abençoe sempre. E SALVE MARIA!

    ResponderExcluir
  22. Obrigada temos um grupo de oração chamado de restauração, passo sempre suas meditações está sendo muito enrequecedor.

    ResponderExcluir
  23. 🙌🙌🙌🔥🔥 amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. Ainda não padre,mas hoje vou começar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Senhor por mais um dia de forças e vitorias em nossos caminhos.

      Excluir
  25. Francisco José GAMA de Azevedo4/9/20 15:03

    Toda manhã é um novo casamento; uma nova Vida; uma nova chance para melhorarmos... Isso é um motivo de festa... Glória ao Senhor do Universos... Amém e Assim Seja...

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima tarde abençoada e iluminada que Jesus Cristo te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus,tu nos mostraste como suportar,tu continuaste seguindo em frente,tu me das força quando preciso ser forte,
    as aprovações que tenham surgido.
    Que eu traga glória a ti, e trazer honrar ao teu glorioso nome.
    Eu te adoro.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  27. Sim já comecei a ler já estou no final do capítulo 6

    ResponderExcluir
  28. Padre João Carlos, tudo de BemBom em suas Obras e aqui continuamos no caminho do Senhor com São Marcos e que o Sagrado Coração de Jesus nos abra o nosso nos abençoe Sempre na Alegria ou na Tristeza sem perdermos a Fé 🙏

    ResponderExcluir
  29. Boa noite padre João Carlos a sua benção Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito do vídeo sobre diabéticos.
    Será que uma pessoa hipertensa pode usar?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite padre João Carlos já comecei a ler o evangelho de São Marcos e muito importante para nós se aproximar mais de Deus que é o noivo da nossa vida sua bênção que Deus lhe ilumine sempre amém gratidão

    ResponderExcluir
  32. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço pela solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Entretanto, me ensine servi-Lo da melhor forma possível. Me ensine administrar os VOSSOS mistérios com humildade e fidelidade. Me ensine ter uma consciência limpa. Me ensine ser justo. Me ensine aguardar a VOSSA vinda gloriosa de forma digna. Me ensine seguir a luz do Céu. Me ensine louvá-Lo com amor. Me ensine orar e jejuar cada vez melhor. Me ensine ser um cristão de verdade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  33. Padre João Carlos boa noite, ouvi com muita atenção o santo evangelho e também a reflexão, ainda não comecei a ler o santo evangelho de São Marcos porque estou muito doente da minha vista mais ouço todos os dias pelos meios de comunicação assistindo à Santa Missa, boa não vou ficar porque só enxergo de um olho e tem dias quê ainda está peor mais acredito no Deus do ímpossivel e sei que ele pode tudo e não é por causa desta minha deficiência que vou me acomodar sei que Jesus espera de mim que eu tenha perseverança na oração que ele está sempre comigo me ajudando a vencer as dificuldades. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  34. Lucas vem salientar que os que estão habituados as estruturas do velho sistema ou a tradições,e não se predispõe a mudança , jamais aceitam a novidade de vida trazida por Jesus

    ResponderExcluir
  35. Que os Santos Anjos te proteja hoje e sempre.Eu emeu esposo gostamos muito de ouvir suas mediações.O sr é um padre ungido por Deus medita a palavra com sabedoria que todos entende bem a mensagem
    Rezo todos os dias o terço já recebi varias graças atravez da oração do terço mariano.Ja tive a ouzadia de marcar a data das gracas que eu tanto precizavacom Jesus e atravez da oração do terço Jesus ouviu meu apeloe me agraciou comas graças dentro do tempo marcado.Mas pra isso temos que seguir Jesus obedecendo os seus mandamentos.Com fe,confiança e paciência Ele é misericordioso

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS