PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMPROMISSO COM A VIDA

COMPROMISSO COM A VIDA


Por que vocês fazem o que não é permitido em dia de sábado? (Lc 6, 2)

05 de setembro de 2020

Em caminhada com Jesus, em dia de sábado, os discípulos com fome, passando no meio de uma plantação, apanharam espigas para comer. Pronto, isso foi o suficiente para escandalizar os fariseus. Acusaram os discípulos de estarem profanando o sábado.



Os judeus guardam o sábado, pensando no descanso de Deus no final da obra da criação. Nós cristãos guardamos o domingo, por causa da ressurreição de Jesus. Os muçulmanos já guardam a sexta, festejando o dia em que Deus – Alá – criou o homem. No tempo de Jesus, a interpretação que os hebreus faziam do sábado era muito rigorosa, cheio de normas e detalhes. Não se podia trabalhar, de jeito nenhum. Até os passos deviam ser contados para não se ofender a santidade do sábado, o shabat.

Jesus chamou os seus opositores à razão: a necessidade humana está acima de uma norma religiosa. Se eles estavam com fome, é justo que procurassem conseguir o alimento. Note que a reclamação não foi porque arrancaram espigas da plantação. Isto era possível. O que não se podia era fazer isso em dia de sábado. Jesus relembrou que Davi e seus soldados, voltando de uma campanha, mortos de fome, comeram os pães das oferendas do Templo, o que não era permitido. E estava tudo certo.

Religião sem caridade vira uma coisa monstruosa. Jesus recordou um ensinamento escrito no Profeta Oséias, no Antigo Testamento “Quero a misericórdia e não o sacrifício”. Quando você ouvir essa palavra “sacrifício” na Bíblia, lembre que ela se refere aos sacrifícios de animais que se faziam no Templo de Jerusalém (bois, carneiros, aves). O sacrifício é uma forma de culto muito comum nas religiões tradicionais. Então, Deus está dizendo nesta palavra do profeta que prefere a misericórdia ao sacrifício de animais. O verdadeiro culto é o da misericórdia, do amor, da caridade para com o próximo.

No livro do Profeta Isaías, também no Antigo Testamento, há uma reclamação de Deus. Deus reclama do culto que está recebendo: tantos sacrifícios de animais, ofertas, mas tanta injustiça, tanta violência no meio do povo, e nas mãos e no coração de quem está celebrando o culto! Isso sim é uma ofensa a Deus. 

Um grande risco é praticarmos uma religião alienada, que se esconde atrás de normas e ritos e se omite diante do sofrimento dos irmãos. Nós seguidores de Jesus não podemos repetir o que os fariseus fizeram. Estavam preocupados com o cumprimento do sábado, mas de coração fechado às necessidades reais das pessoas.

Guardando a mensagem

Os fariseus do tempo de Jesus faziam uma interpretação muito rígida da lei do sábado, uma norma religiosa que visava o louvor de Deus, mas também o descanso do trabalho nesse dia. Eles viram os discípulos colhendo espigas no sábado e ficaram revoltados. Para eles, com esse trabalho, o sábado estava sendo profanado. ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’, disse o Senhor pela boca dos profetas. Sacrifícios era o culto realizado, no Templo, com o oferecimento de animais. Animais eram sacrificados no Templo em louvor a Deus ou para invocar o seu perdão. Jesus lhes mostrou que Deus está mais interessado na caridade, na misericórdia do que no cumprimento de ritos e costumes religiosos.

Por que vocês fazem o que não é permitido em dia de sábado? (Lc 6, 2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Às vezes, damos mais valor aos atos religiosos do que à caridade para com o próximo. Mas tu queres a misericórdia, mais do que o sacrifício, os ritos, o cumprimento de normas religiosas. Amar os irmãos, sobretudo defendendo, protegendo os doentes, os presos, os pobres, os mais frágeis, é mais importante do que apenas cumprir obrigações religiosas. Senhor, ajuda-nos a viver nossa vida cristã e nossas práticas religiosas em sintonia com o amor ao próximo. Que a nossa devoção e o culto que te dirigimos tenham sua versão concreta no serviço aos mais pobres, no respeito aos idosos, na defesa da vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Segunda, 07 de setembro, é o Dia da Pátria. Rezemos neste final de semana pelo Brasil e pelos brasileiros: que nossa religiosidade não seja desculpa para a omissão diante das injustiças sociais, mas antes se expresse como compromisso com a justiça, a fraternidade e a paz.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB




25 comentários:

  1. Boa noite!amém padre João carlos .🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Viver sem vergonha de romper o Sistema religioso que desde de tempos remotos tinham a intenção:doutrinar, dogmas coexistentes.A humanização é libertadora, pois ela rompe os combinados implantados em defesa a necessidade física, roubar pra garantir alimentacão (pegar epigas).Que ausência de disciplina é essa Jesus? Passando pôr cima das autoridades? Também nunca estudou,e anda com um bando de marginais.-Esse cara está crescendo muito, agora passou por cima de nossas leis! Elegantimente Cristo argumentou:Deus só quer mudasse para nós Cristãos. Intender que somos fariseus, é difícil aceitar, por vergonha de assumir nossa ignorância.Quem já intendeu o verdadeiro sentido da vida eterna, está transformando as leis.Estas servem para crescer e não para escravizar.Que tal sermos amigos de jesus? Lembremos dos combinado: amor próprio, não esqueçamos! Bora comer espigas? Vexxee ou retado, tá doida, não é diferente dependendo da situação comer conhecimento para transformar as estruturas sociais.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença ficou muito Feliz por todos dias eu saber mais a palavra de Deus muito obrigado padre de eu ter o previlegio de ter a palavra de Deus todos os dias amém 🙌🙌🙌🙌 fiquei na paz do senhor

    ResponderExcluir
  4. Senhor tende misericórdia do Brasil e do mundo. Protegei meus filhos minhas notas e meus netos. Protegei nosso PR dando-lhe saúde e discernimento para. governar o Brasil. Amém

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. pedro alexandre5/9/20 06:39

    Obrigado Jesus pelos ensinamentos quedeixastes, obrigado padre João Carlos pelas palavras resumidas da Bíblia. Moro em Portugal, sou português e minha esposa Brasileira. Pedimos oração por toda nossa família , povo brasileiro e o mundo inteiro . Amém.

    ResponderExcluir
  7. Senhor tem misericórdia de teu povo encina_nos a viver em comunhão contigo ó senhor em tuas mãos coloco minha família e as famílias do mundo inteiro 🙌👏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos fico muito feliz em escutar o evangelho por vossa excelência sou Pernambuco e moro em são Paulo Eu tenho a felicidade de poder lhe escutar todos os dias, fique na paz do senhor Jesus

    ResponderExcluir
  9. Belíssima reflexão tem me auxiliado muito na minha construção e evangelização como catequistas. Que o Espírito Santo continue iluminando sua mente é seu coração

    ResponderExcluir
  10. "Amar os irmãos, sobretudo defendendo, protegendo os doentes, os presos, os pobres, os mais frágeis, é mais importante do que apenas cumprir obrigações religiosas". Palavras que ao meu ver, são realistas para sermos considerados como ser humano de verdade. Bela reflexão Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  11. A lei de Deus é o Amor e Misericórdia! Dai - nos Senhor está graça!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João carlos peço sua benção para meus familiares e um feliz sábado para o senhor sua benção padre

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos! Obrigado por nos evangelizar. Paz e Bem !

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos.
    Graças te dou, SENHOR, pela presença de Padre João Carlos em nossas vidas.
    Poderoso JESUS, como filhos de Deus, continua sendo para nós, caminho verdade e vida. SENHOR, aumenta em nossos corações a virtude da esperança. Ajuda-nos, Senhor a amar os irmãos, protegendo os pobres, os mais frágeis na defesa da vida. SENHOR, daí a toda a humanidade paz, saúde e serenidade a fim de que todos os seus caminhos sejam tranquilos e abençoados...
    Bom dia a todos e tenham um sábado abençoado e muito feliz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Feliz Sábado Padre João Carlos e que a Paz e o Amor de Deus esteja Sempre Conosco. Seguimos o Evangelho de São Marcos que fala a mesma passagem de hoje em Mc 2,23-28 e continuemos acreditando na Pátria Amada Brasil e no Mundo Inteiro, sabemos que Jesus está Sempre aqui Conosco.🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos, que DEUS na sua infinita bondade tenha misericórdia de nós. AMÉM!!!!

    ResponderExcluir
  17. Pai abençoe todos nós saúde e na tua presença na fé 🙏

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5/9/20 11:27

    Bom dia Padre João Carlos!!!! Que Deus nos Abençoe. Amém!!! Peço-te orações para minha família: esposa Maria Auxiliadora Pordeus de Menezes, minha filha Pricylla Maria Pordeus de Menezes, meu filho João Lucas Pordeus de Menezes e outro filho Itamar Pordeus Fernandes de Menezes, também por favor não se esqueça de mim, Cipriano Pires de Menezes Filho. Amém!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre peço oração para meus filhos Leíla Maria e João Hernandes, Deus cubra de benção que eles realize todos sonhos...

      Excluir
  19. Cipriano Menezes5/9/20 11:56

    Amém

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos obrigada pela reflexão. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  21. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Todavia, me conceda a graça de seguir a santa doutrina. Me conceda a graça de evitar o pecado do orgulho. Me conceda a graça de viver o meu apostolado com humildade. Me conceda a graça de sofrer com paciência. Me conceda a graça de ser bênção para os outros. Me conceda a graça de anunciar o Evangelho. Me conceda a graça de colocar a lei a serviço da vida. Me conceda a graça de ser fiel ao Filho do Homem. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos sua bênção graça a deus ter um padre como o senhor que nós orienta a lê a Bíblia é maravilhoso eu sou Nilza da ordem 03 de São Francisco de Olinda paz e bem

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,
    Bem fundamentado... A justiça, a Caridade e a Compreensão, são pontos evidentes nessa Leitura, e que Supera até mesmo os Rituais Oficiais...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS