PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMOR AOS INIMIGOS

AMOR AOS INIMIGOS


Amem os seus inimigos. Façam o bem aos que odeiam vocês (Lc 6, 27)


10 de setembro de 2020.

Prepare o seu coração. Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição.

Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho de hoje.

Amar o próximo é o mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. E quando o próximo é o nosso inimigo ou a nossa inimiga, aí a coisa se complica. Amem os seus inimigos, Jesus mandou. Esse é o caminho da perfeição, amar os inimigos. E fazemos assim, porque Deus faz assim. Disse Jesus: “Assim vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus”. O Pai é o modelo para o filho. O nosso Pai trata bem os maus, porque ele é pai de todos e a todos ama. Como filhos, nós o imitamos.

O dom da filiação divina, nós o recebemos no batismo, por meio do Espírito Santo. Somos filhos de Deus. Mas, Jesus está nos dizendo “assim vocês serão filhos do Altíssimo”. Então, mesmo tendo recebido a graça de sermos filhos de Deus, precisamos aprender a agir como ele, neste caso, amando os nossos inimigos. Na carta aos Hebreus, a esse propósito, há uma passagem interessante sobre Jesus que aprendeu a ser um filho obediente. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”. (Hebreus 5,8). Pelo sofrimento, Jesus aprendeu a obediência de filho. Jesus é o maior exemplo. Na cruz, humilhado, traído, torturado só pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, porque, disse ele, “eles não sabem o que fazem”. Rezou por eles. Também por eles, deu a vida.

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas reconhecidamente longe de Deus. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Aos inimigos, eles pisam, maltratam, prejudicam. E acham tudo normal. Nós não podemos agir assim. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.

Guardando a mensagem

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer o bem a quem nos odeia. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso espelho. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.

Amem os seus inimigos. Façam o bem aos que odeiam vocês (Lc 6, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os teus mesmos sentimentos, como nos aconselhou o apóstolo Paulo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também precisam encontrar a graça da conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar essa pessoa.

E não esqueça o desafio desse mês da Bíblia: ler o evangelho de São Marcos. Ele só tem 16 capítulos. Você já está em qual capítulo?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



21 comentários:

  1. É só amor! É só o amor que conhecer a verdade!Uma pessoa que já experimentou seu itimo conhecer a te mesmo é capaz de compreender todo mundo: alguém que é feliz se acalma na hora do ódio de um humano em um estado de estrema desgraça, pois dar amor ao uma pessoa sem graça nos incurta da aproximação de Deus, pois o amor é capaz de aceitar nossos inimigos, transformá-lo.Imaginemos nós não comungar com os ideias de vida entre os membros da família?E termos que conviver,respeitar!Vexe costumamos logo nos afastar, discutir, brigar as dicas danda no cristianismo vivido por Jesus Cristo é: Amar nossos aniversários como a nós mesmo.Isso explica o porque as pessoas fazem o mal, ajudar nesse processo evolutivo é questão de escolha, maior prova de amadurecimento Espíritual podendo chegar a perfeição. A exestencia humano é um momento perfeito pra refletir sobre o verdadeiro sentido da vida.Hoje somos iguais as crianças precupada doces tentamos desenhar o amor só que esse sentimento é deformado amputado em momentos infelizes é abortado ainda não estamos compreendendo o verdafeiro sentido do amor que Jesus vive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amar sempre o próximo. Maria Izabel, vc é de que estado? Minha vó se chamava Maria Brito Lima Verde, vc conhece? Meu email LVCoelho1@gmail.com

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Perdoe,seu inimigo reze e tenha pena delas são pessoas enfermas.
    Siga em frente, não guarde em seu coração magoas, ressentimento e tristeza.
    E siga em frente porque em todos os caminhos encontraremos
    sempre lições preciosas, que nos farão progredir.
    Amém seu próximo não desejei seu mau,deseje todas felicidades.🙌👏🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  3. Ame seu próximo 🙌👏🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus,

    Dá-me força para perdoar aqueles e aquelas que me fizeram tanto mal amém.

    Bom dia Padre João Carlos e Deus esteja iluminando nossas vidas hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  5. Amém!Bom dia, Pe.João Carlos!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, minha bença e da minha mãe, estou lendo todos os dias o evangelho de São Marcos, estou no dia 10, muito gratificante, obrigada por está sempre iluminando nossas vidas, que Deus o abençoe e vos ilumine sempre, abraço

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  9. Amém... Abença padre...que a paz e o amor de Jesus Cristo esteja em cada coração,!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Que este dia seja de paz e luz.Que Deus ilumine suas palavras,o seu caminho e a sua missão evangelizadora com muitas bênçãos
    Jesus nos manda amar os inimigos e fazer o bem a quem nos idéia. Devemos lutar para não guardar magua nem alimentar ódio em nosso coração. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles precisam encontrar o caminho do bem, a graça da conversão. ( sem ódio no coração.
    Que Deus nos dê sabedoria, força e fé para vencermos cada obstáculo...
    Bom dia a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre , Deus te abençoe e te proteja , cuidamos e respeitamos o próximo como quer que respeite vc

    ResponderExcluir
  12. Perdoe e reze pelo seus inimigos.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos e que o Espírito Santo continue nos Iluminando com Amor e Misericórdia e assim seguimos o caminho de Jesus na Fé.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia !padre joão carlos ,comercei ontem a ler .🙌

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos sua bença não guardo raiva eu sò quero amor no meu coração

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos boa tarde lendo o evangelho de hoje vemos que Jesus nos pede para amar os inimigos e rezar por eles e eu fiz um pedido especial para meus filhos fazer um exame de consciência para ver se identifica alguma pessoa que o prejudicou ou q eles acham q é um inimigo e pedi em suas orações por eles eu em particular estou fazendo o meu exame de consciência para ver se consigo encontrar e rezar por ele ou eles espero não encontrar, que a luz do espírito santo me ilumine assim seja louvado seja nosso senhor Jesus Cristo ontem hoje e sempre

    ResponderExcluir
  17. Tudo se resume em amar e perdoar.pe João Carlos. Que o Espirito Santo de Deus o ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  18. Senhor meu Deus ,dai-nos forças e coragem para sermos felizes. Amando e respeitando os seus irmaos.

    ResponderExcluir
  19. Senhor Deus, me ajude a rezar pelas almas do purgatório, me ajude a levar a paz aos lares desunidos, me ajude a converter os pecadores, me ajude a pregar o evangelho conforme sua santa vontade, me ajude a conciliar as pessoas, me ajude a rezar pelos moribundos, me ajude a consolar os aflitos, me ajude a receber dignamente os santos sacramentos, isso eu LHE peço pela intercessão de São Nicolau de Tolentino. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado padre João Carlos por estes evangelho muito bom Jesus pede para amar os inimigos é como são Paulo aconselha perdoar os que nós odeia é o nosso direito de reza por eles e também ajudar ao próximo padre Deus lhe abençoar amem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS