PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS BEM-AVENTURANÇAS

AS BEM-AVENTURANÇAS


Bem-aventurados vocês, os pobres, porque o Reino de Deus é de vocês! (Lc 6, 20)

09 de setembro de 2020.

Jesus, em sua pregação e em seus milagres, anuncia o Reino de Deus. Comunica que o Reino se aproximou como salvação e vida para todos. Essa é uma boa notícia, uma excelente notícia. A aliança que Deus tinha feito com a comunidade Israel, agora, entra num novo momento. No seu filho, feito homem, Deus abriu as portas de sua casa para todos os seus filhos. Em Jesus, ele está integrando na comunhão de sua casa, todos os que ficaram pelo caminho, os que se afastaram de casa, os que foram deixados do lado de fora. Este é um tempo de restauração, de reconstrução, de inclusão.

Um tempo novo está começando. É este o aviso que Jesus dá ao povo. Chegou o Reino de Deus. Para comunicar isso, ele conta parábolas a esses filhos de Deus dispersos. Eles são as ovelhas perdidas da casa de Israel. São os filhos mais jovens que largaram a família e estão se dando mal num lugar distante. São os famintos atraídos por sua amizade, por sua palavra e por seu pão. São os enfermos que querem tocar nas suas vestes para alívio de seus padecimentos. São os filhos de Deus dispersos. Chegou o Reino de Deus para eles.

Todo tempo novo tem seu manifesto. Manifesto é uma declaração pública de princípios e intenções. A partir da denúncia de uma situação, o manifesto conclama a comunidade para a ação, para um novo tempo. O manifesto do Reino abre um novo tempo, de rupturas e novidades. Num certo momento, Jesus proclamou o manifesto do Reino. São as bem-aventuranças. Delas, temos duas versões, a de Mateus e a de Lucas. Na que lemos hoje, a de Lucas, há uma lista de 4 tipos de bem-aventurados e 4 tipos de mal-aventurados. Quatro, na Bíblia, é um número de totalidade. Todos estão contemplados nessas listas. Nós também.

Os bem-aventurados são os cidadãos do Reino de Deus, aqueles que não tinham sido convidados, mas agora estão sendo convocados e reunidos das praças e de todos os caminhos. São os que foram esquecidos, excluídos ou marginalizados da vida, como o Lázaro da porta do ricaço. Eles têm quatro representantes: os pobres, os famintos, os entristecidos, os perseguidos. Esses são os cidadãos do Reino. O Reino para eles é mudança completa de sua condição. É a sua herança, a fartura de pão, a festa da alegria, a recompensa de profeta.

Os desventurados (‘mal-aventurados’) são os convidados que não compareceram à festa de casamento do filho, segundo uma das parábolas. Eles se excluíram. São os que colocaram sua confiança na riqueza e no poder. Todos esses estão representados por quatro categorias: os ricos, os fartos, os gozadores, os aplaudidos. São falsos profetas. Vai ser muito ruim pra eles terem rejeitado a oferta do Reino de Deus. Ai de vocês, diz Jesus, à moda dos velhos profetas de Israel. Vocês se fecharam à novidade do Reino. Neste ponto, o evangelho é um forte convite à conversão. É preciso despojar-se de toda grandeza, de toda autossuficiência, de todo apego ao prestígio e ao poder para acolher o Reino de Deus. 

Guardando a mensagem

As bem-aventuranças do Evangelho são o manifesto do Reino de Deus. Os cidadãos desse novo tempo – o tempo do Reino de Deus – são os pobres, os necessitados de Deus e de sua ação libertadora. Os pobres estão descritos nas bem-aventuranças. Eles são os sofredores, os perseguidos, os famintos e sedentos, os injustiçados. Nesse novo tempo que começou com a presença de Jesus, eles são felizes, são bem-aventurados porque para eles o Reino é bênção, perdão, libertação.

Bem-aventurados vocês, os pobres, porque o Reino de Deus é de vocês! (Lc 6, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Dividiste os teus ouvintes em dois grupos, o dos bem-aventurados e o dos mal-aventurados. Entendemos que na condição de autossuficiência, nos excluímos do Reino, porque não nos parecem necessários o amor do Pai, o seu pão, a sua festa, a sua recompensa. Em nossa condição de grandeza, não precisamos do irmão, do seu pão, do seu respeito, do seu amor. Ficamos fora do Reino. E isso, nós não queremos. Ajuda-nos, Senhor, a tomar o caminho do filho pródigo que, reconhecendo sua indigência, foi acolhido com o caloroso abraço do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra


Releia o evangelho de hoje em sua Bíblia (Lc 6, 20-26).

E não esqueça o desafio desse mês: ler o Evangelho de São Marcos. Segunda-feira próxima, dia 14, começaremos o Curso Bíblico sobre este evangelho.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



26 comentários:

  1. Amém! Louvado seja Deus! Que o Bom Deus me ajude a ter um coração humilde e rico na fé em Seu Filho Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite !amém...padre joão carlos.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quarta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja e nossa senhora cubra com seu manto sagrado 🙌😇🌟🌟🌹
    Que eu me disponha a espalha as boas novas do teu amor.
    A vontade de meu pai é que todos tenham salvação para ganhar vida eterna no seu Reino.
    Senhor Jesus Cristo,o teu amor refletiu pelas pessoas simples e comuns, que sejamos como crianças para ganhar o Reino do senhor.👏🙌😍🐑💕

    ResponderExcluir
  4. A que grupo nós gostaríamos de ser classificados?Pobres/ricos? Ou não temos grupos? São tantos pensamentos,que as vezes ficamos paralisados melhor caminho é não ter grupos, pois analizando bem Cristo não tinha classificação social, verdade se os infermos são encontramos em qualquer lugar,porquê rotularamos Jesus Cristo segundo a visão humana?O homem livre,destemido,nunca precisou está embaixo dos critérios sócias para construir uma pedágogia libertadora.O Reino de Deus está entre vós.Que grupo que nada é amor próprio e desprendimento,em qualquer setor sócial existem diferença e essas devemos obeservadas para não continuamos querendo descrever o Cristo com nossos dogmas religiosos.Isso não é uma regra fechada têm uma série de excessões, portanto vamos conhecer mais o mistério descritos entre pobres e riqueza, para fazer do planeta Terra o lugar de todos.

    ResponderExcluir
  5. Sua benção padre, bom dia que eu permaneça sempre está nos caminhos do senhor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua bença q

    ResponderExcluir
  7. Senhor eu creio na tua providência 🙏 e no teu amor quero sempre participa do teu banquete junto com os irmãos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre, que venha sobre nós as bem aventuranças e a justiça divina sobre a terra.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Deus abençoe a todos 🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre Carlos peço a sua bênção. Amém!🙏

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos bom dia.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos e que venha sobre nós as bem aventurança e a divina justiça sobre a terra, amém.
    A sua benção .....

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe. João Carlos, sua bênção! Estou seguindo conforme nos foi pedido, ler Lucas e estou adorando🙇‍♀️. Desde já quero agradecer por sua imensa dedicação em nos conceder as meditações diariamente com tanta clareza. Obrigada e que Deus o abençoe sempre🙌

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus abençoe infinitamente a sua vida consagrada e sua missão evangelizadora... As Bem-Aventuranças fazem parte da sua caminhada missionária e evangelizadora pela vida à fora fazendo o bem aos que precisam.
    Bem-Aventurados vocês, os pobres, porque o Reino de Deus é de vocês!
    ( Lc 6,20 )
    Ajuda-nos, SENHOR a tomar o caminho do filho pródigo que, reconhecendo sua indigência, foi acolhido com o caloroso abraço do PAI.
    Bom dia a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos Deus te abençoe por -nos dar está catequese onde aprendemos tanto fica na paz

    ResponderExcluir
  16. Amém!Bom dia, Pe.João Carlos!

    ResponderExcluir
  17. Eu amei!Muito obrigada! Estou muito feliz em receber todas estas palavras!

    ResponderExcluir
  18. Eu amei!Muito obrigada! Estou muito feliz em receber todas estas palavras!

    ResponderExcluir
  19. De todas as partes ,o povo vem ao encontro de Jesus, porque sua ação faz nascer esperança para aquela gente afligida ,de todos os tipos de males.
    A sociedade é feita de relacionamentos de interesse e reciprocidade,que geram lucro,poder ,e prestígio.
    Mais o evangelho de Jesus Cristo,revoluciona as relações humanas, trazendo amor , justiça e fraternidade.
    E cada um de nós devemos nos posicionar ,somos livres para escolher, porém para as consequências não temos escolha.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre Joao Carlos, à paz de Deus esteja com o senhor muito lindo o santo evangelho das bém aventurança Jesus miserícordioso tende misercordía de nós pobres de conhecimento quê procuremos fazer a vontade de Deus para um dia Deus nos chamar de bem aventurados.SOCORRO Martins

    ResponderExcluir
  21. Pai Eterno, eu LHE agradeço por todas as famílias. Todavia, me ajude viver a minha vocação. Me ajude fugir do pecado e dos falsos profetas. Me ajude vencer as tribulações da vida. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser um Bem-aventurado. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por esta meditação maravilhosa como é bom lê o evangelho de São Lucas que Deus lhe ajude nessa caminhada maravilhosa sua bênção Jesus te ilumine sempre amém

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite Padre João Carlos e que Deus sendo Grande e que fez-Se Pequeno para nos salvar nos Ensine os caminhos das bens aventuranças como Ele ainda faz Conosco Partilhando Sua Infinita Misericórdia.🙏

    ResponderExcluir
  24. Jesus veio para trazer uma sociedade justa e fraterna,aberta para a novidade de Deus.Que o Espírito Santo de Deus abra nossas visões espirituais para entender o evangelho de Cristo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS