PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CAIU UM CISCO NO MEU OLHO

CAIU UM CISCO NO MEU OLHO


Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão (Lc 6, 42)

11 de setembro de 2020

A sensação de ter um cisco no olho é uma coisa muito chata. É o tal do argueiro. E a pessoa mesma pode tirar o cisco do seu próprio olho, banhando os olhos com água na torneira, no chuveiro ou derramando água no olho com um copo, por exemplo. Mas, nada de ficar esfregando o olho. E todo cuidado com as mãos sujas: elas podem aumentar o problema, irritando os olhos ou transmitindo doenças. 

Normalmente, a pessoa precisa da ajuda de alguém para remover o cisco do seu olho. Mas, quem vai ajudar tem que estar com as mãos bem lavadas com sabão, e precisa identificar onde está o cisco, o argueiro. Tem que olhar bem, abaixando a pálpebra do olho e pedindo à pessoa para mover o olho para um lado e para o outro. Identificando o cisco – um cílio, um lixinho ou o que seja – precisa ajudar a pessoa a lavar os olhos com água. Não tendo jeito, tem que levar logo num posto de saúde, numa UPA.

Dessa experiência tão simples, a do argueiro, Jesus tira uma lição muito séria: “Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?” Achar defeito na vida dos outros, bem que é fácil. Difícil é identificar os próprios erros e querer consertá-los. É claro que os outros precisam de nós, de nossa amizade, de nossa proximidade, de nossa correção também. Por isso, precisamos estar em condições de ajudar. Mas, ajuda a tirar o cisco do olho do outro ou da outra quem está enxergando bem, não é verdade? Você estando com a sua vista prejudicada, como se tivesse uma trave de madeira nela, não vá se meter a tirar o argueiro do olho do seu irmão!

Alguém que chega atrasado todo dia no trabalho não vai poder corrigir um colega que um dia se atrasou. Primeiro, cuide de andar no horário. Um pai que chama palavrão na vista dos filhos não tem moral para reclamar de um filho que soltou um palavrão. Primeiro, tirar a trave do seu olho para ajudar a tirar o cisco do olho do filho. E aquele outro que não pisa na Igreja, mas fica cobrando que os filhos não percam a Missa no domingo. E aquele casal que nunca chegou a celebrar o seu casamento religioso, como pede a Igreja, e fica cobrando que a filha se case na Igreja.

Guardando a mensagem

Facilmente, percebemos os erros alheios. E os repreendemos. Ajudar os outros a se consertar é uma coisa importante e necessária. Somos responsáveis uns pelos outros. Mas, para tirar o cisco do olho de alguém, preciso estar vendo bem. Acontece que, muitas vezes estamos com uma falha pior do que a que queremos consertar na vida de outrem. A hipocrisia é justamente estranhar o malfeito do outro, quando a nossa vida não é nada exemplar. Realmente, precisamos ajudar quem está ao nosso lado. Mas, primeiro consertemos a nossa vida.

Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão (Lc 6, 42)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Com certeza, em nossa vida há muito a corrigir, por isso nos convidas à conversão todos os dias. Não podemos ensinar sem viver. Não podemos cobrar dos outros o que nós mesmos não fazemos. Ajuda-nos, Senhor, a reconhecer a trave, que talvez tenhamos em nossos olhos, que nos impede de estar em condições de ajudar os outros. Como estás ensinando, um cego não pode guiar outro cego. Dá-nos, especialmente, pela presença do teu Santo Espírito, que não nos arvoremos em juízes de ninguém, que não julguemos para não sermos julgados com a mesma medida. Dá-nos, Senhor, um coração generoso e bom como o teu, para respeitar, amar e perdoar os nossos irmãos em suas faltas e em suas fraquezas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Vem aí o Curso Bíblico sobre o Evangelho de São Marcos. O Curso vai ser oferecido em 5 encontros, na semana que vem, nas tardes de 14 a 18 de setembro, das 16 às 17 horas. Eu vou ministrar o Curso, com transmissão pelo Youtube, pelo Facebook e pela Rádio Tempo de Paz. 

Não esqueça o desafio desse mês da Bíblia: ler o evangelho de São Marcos. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Amém Padre João! É verdade que precisamos estar aptos a tirar o cisco do olho dos nossos irmãos! Um olhar puro transforma tudo! Obrigada por me fazer reconhecer que preciso "tirar as traves dos meus olhos"! Deus o ilumine imensamente! Sua benção 🌹

    ResponderExcluir
  2. As vezes no silêncio em momento de meditação interior encontramos resposta dentro de nós há diversos sisquinhos que devem ser rimovidos com a presença de Deus 🙏 juntos dele percebemos que algo de errado está acontecendo;Eu estou cheia de dívida os conbradores estão em minha porta,meu celular eu não atendo mais, até no Facebook exposeram.Quem é responsável pelo cisco?Eu ou o sistema desumano que mim estimula a compra e nunca falou que é necessário termos Educação Financeiro,mas você está fora de órbita, Izabel isso é assunto não entra no Evangelho?Sendo sinsera é um cisco informe dentre outros que alastra as paz de pessoa de bem.Que cisscão que nada errado é ele que compra e não paga.Pensando bem é fácil apantar os problemas,mas eu também tenho os meus, pago todo não tenho nenhuma dívida,mas estou com câncer.A condição humana consiste em aprender administrar nossos cisquinhos,e quando poder ajudarmos os irmãos, pois há cisquinhos em muitos de nós que não poderão serem removidos, deixar de apontar os erros compreender o verdadeiro sentido dá vida apreender mais sobre o cristianismo, pois Jesus Cristo nunca apontou erros,ele fazia pensar! Vamos pensar juntos que estamos em processo evolutivo humano e precisa-se eximir conceito de erros,pois o ato do jugar já um erro amar e dá exemplo foi o instrumento usado pôr Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Muita gente si confunde ou deve asumir ou dizer a realidade, fica tão bonito

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima sexta feira abençoada e iluminada e protegido pelo manto sagrado de nossa senhora 🙌😇🌟🌟🌹
    Não queira exigir dos outros aquilo que nem sempre você mesmo consegue fazer.
    Tenha compreensão pelos erros do próximo.
    Vamos ter paciência com os companheiros de nossa jornada na terra.🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo o evangelho de Marcos já conhecia um pouco mas estou aprendendo melhor.

    ResponderExcluir
  6. A palavra de Deus alimenta o meu Espírito. Deus obrigada por nós enviar pessoas que nos ajudam a vivenciar a palavra todos os dias.Amem

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por partilhar sua meditação. Me ajudará muito dirante o dia.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos.
    Grato pela MEDITAÇÃO e reflexão de hoje.
    Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão (Lc 6, 42 ) precisamos ajudar quem está no nosso lado. Mas, primeiro consertemos a nossa vida. Dá-nos, SENHOR, um coração generoso e bom como o teu para respeitar, amar e perdoar os nossos irmãos em suas faltas e em suas fraquezas.
    Senhor, abençoa padre João Carlos, LITHA Moraes para que ela seja feliz e abençoada na sua caminhada missionária e abençoa também toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Essa e a verdadeira verdade na palavra de JESUS. Vamos olhar e seguir. Amém

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. foi terminando o evangelho de São Marcos.

    ResponderExcluir
  11. SENHOR JESUS envia o Espírito Santo para limpar o meu coração p reparandoo para a sua moradia, amém.

    Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção

    ResponderExcluir
  12. Nem sempre olhamos primeiro o nosso cisco olhamos o do irmão mas com agraca de Deus aprendemos primeiro olhar pro nosso

    ResponderExcluir
  13. Senhor, eu creio mas aumentai minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos sua benção Maria Campinas SP

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito das meditações do Padre João Carlos. Realmente nos levam a olharmos para nós mesmos e aprender com Jesus a verdade. Não viver o "Faz de conta. Obrigada. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Padre João Carlos, pela reflexão, que todos os dias ajuda a nossos enteder o envagelio. Li o Evangelio de São Marcos todo. Muito bom conhecer a passagem de Jesus na terra. AMÉM!!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Padre João Carlos e que o Espírito Santo limpe nossas visões para que possamos seguir o Caminho de Jesus. É bem difícil não errar, mas o importante é Sempre acreditar e levantar e também ajudar a levantar quem cai e fica sem forças. Vamos continuar na Oração e seguindo o caminho da Salvação (Padre Antônio Maria) e lendo São Marcos.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre Joao Carlos, que as bênçãos de Deus caiam sobre o senhor ouvi o santo evangelho e a reflexão muito importante, o cisco no olho são os nossos defeitos quê deixamos de eñxergar para enxergarmos os defeitos do outro, que Jesus toque em nosso coração para que sejamos mais caridosos .com nossos irmãos ajudandos à melorar servido de exemplo .com à nossa vida procurando sempre fazer a vontade de Deus. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  19. Obrigada padre João Carlos por mais esta meditação
    Nos abençoe sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada padre por mais esta meditação.Deus lhe pague e te abenço

      Excluir
  20. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pelo evangelho e a reflexão de todos os dias é muito importante para Nós aprender a vida Jesus pote não olha a vida do outro é importante dar bons exemplos e ajudar os irmão não olhar os defeitos dos outros Deus lhe abençoar amém sua bênção

    ResponderExcluir
  21. Obrigado padre João Carlos pelas meditações que estou recebendo deus abençoe o senhor ❤️ eu sou de Colombo Paraná

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS