PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SEPULCROS CAIADOS

SEPULCROS CAIADOS


Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça (Mt 23, 28).

26 de agosto de 2020.


Jesus foi muito duro com os fariseus. Desmascarou neles a presunção de serem santos e fiéis diante do povo, mas na verdade serem movidos por sentimentos e interesses reprováveis: o desprezo pelos mais pobres ou menos praticantes, o sentimento de superioridade sobre os outros, o exibicionismo de sua piedade, a hipocrisia de suas ações. No evangelho de hoje, os chamou de sepulcros caiados, bonitos por fora, mas podres por dentro. Olha a palavra de hoje: “Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça” (Mt 23, 28).

Nesse confronto com os fariseus, Jesus usa a fórmula dos “ais” dos antigos profetas. É uma forma de denúncia e condenação. O capítulo 23 do evangelho de São Mateus registra sete “ais” que ele dirigiu contra os fariseus. O texto de hoje nos reporta dois deles. E a denúncia é clara: aparentam uma coisa e são outra (são como sepulcros caiados); e são coniventes com a violência, disfarçando homenagem às vítimas (ficam enfeitando os túmulos dos justos).

Bom, essa palavra de Jesus não é mais para reprovar os antigos fariseus que já não existem. Hoje, essa palavra vem para nos corrigir no que exista, em nós ou entre nós, de farisaísmo, de hipocrisia, de culto à aparência. Sim, porque o mundo presta culto à aparência, como eu digo naquela música “Profetas”. Vale mais a fachada, do que o interior. Vale mais a aparência do que a realidade. E é isso que Jesus está recriminando.

E onde a gente precisa se corrigir? Bom, por fora, a coisa já está bonita. É por dentro que precisamos mudar, para sermos tão cordiais com os de casa como o somos com as pessoas de fora; para que o nosso sorriso corresponda aos verdadeiros sentimentos do nosso coração. É um convite, então, para limparmos nosso coração de tanta coisa ruim, de tantos sentimentos negativos, preconceitos, desejos de vingança... Sermos bons por dentro e por fora, sem segundas intenções, nem mascaramentos. E o remédio, qual é? A conversão. Nada de farisaísmo. Nada de máscaras, de mentiras, de faz de conta. Verdadeiros e bons, por dentro e por fora. É assim que Jesus nos quer.

Guardando a mensagem

São sete “ais” que Jesus dirige aos fariseus, usando a fórmula clássica de condenação usada pelos antigos profetas. Nos dois “ais” do evangelho de hoje, Jesus denuncia a falsidade deles. São sepulcros caiados: cara bonita, aparência de santidade, mas movidos a ambições, maldades e a preconceito. Enfeitam os túmulos dos justos: é apenas um disfarce de sua conivência com a violência e a exclusão. Isso tudo Jesus está dizendo, hoje, não mais para os antigos fariseus, mas para o que existir de ‘fariseu’ dentro de nós e em nossa convivência social.

Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça (Mt 23, 28).

Vamos rezar a palavra

Senhor Jesus, 
a palavra, hoje, é uma chamada de atenção para nós. Como cristãos, precisamos ser coerentes com o que professamos. Não podemos ser pessoas que parecem uma coisa e são outra, que defendem uma coisa e vivem outra. Ah, Senhor, vivemos numa sociedade que valoriza mais a embalagem que o conteúdo. Assim, somos permanentemente tentados a parecer mais do que ser. Ensina-nos, Senhor, a ser verdadeiros, a cultivar uma consciência reta, um coração puro como o teu. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça um exame de consciência. O evangelho de hoje pede pra você corrigir alguma coisa em sua vida?

Amanhã, quinta-feira, vamos rezar pelos desempregados na Missa das 11 horas, com transmissão em meu Canal do Youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




26 comentários:

  1. É necessário que nossa fala esteja próxima do que somos,hoje é muito fácil indentificar teus pensamentos através dos atos, basta obeservar realmente têm sentido o que eles dizem? Não, pois diz uma coisan e prática é outra.Triste, né os velhos discurso.Portanto é importante fazer um combinado:sei que não tão fácil assim vamos lá,que tal só sair de nossa boca o que realmente for verdadeiro?Poxo! É que agora está todo mundo querendo fazer o bem e eu também mim sinto na obrigação de ser igual a todos; não o objetivo seria só fale o essencial.Que palavras duras! Não precisa ser igual a Jesus mas prestemos atenção que a fala dele era realmente sua vida.Poxo é difícil no mundo atual! Comprender o universo da serenidade,sabedoria ser!Chega de discurso queremos veracidade.

    ResponderExcluir
  2. Meu Jesus misericórdia. Me ajude para que eu possa refletir a justiça, a bondade e a beleza dos valores cristãos, amém.

    ResponderExcluir
  3. Senhor ajuda-me a ouvir meditar refletir praticar e viver a tua palavra dá-me mãos limpas e coração puro para honra e glória do vosso santo nome Amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, padre João Carlos é a todos desta comunidade. Que Deus possa nos conceder a graça de sermos justos interiormente, para que possamos amar sem medidas como Ele nos amou. Ótima quarta-feira para todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua bença a palavra de Deus faz agente a prender como devemos ser sou muito grata por toda dia a prender a palavra de Deus muito obrigado por eu ter o previlegio de aprender e saber mais obrigado meu Deus amém amém 🙌🙌🙌🙌🙌 tenha todos dias lindo dia

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Pe. João Carlos e a todos!Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua benção padre meu nome é lindalva si católica e gostaria de saber o que deve falar com pessoas que se fala tão católica mais sempre fala e fica criticando outra dominação por que essa pessoa não Reza a ave Maria o que falar pra? A pessoa foi muito criticada e chorou muito a mesma ligou pra min chorando por esse motivo falaram que ela rejeitou a mãe de jesus e ela chorando muito que nunca fez isso até porque ela sabe que jesus tem mãe que o espírito santo fez no seu centre o nosso salvador peço oração padre para toda nossa família 🙏🙏

      Excluir
  7. Bom dia meu senhor ajuda_me não ser uma pessoa caiada mais sim um pessoa nova bonita por dentro e por fora 👏🙌

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre a palavra de hoje foi linda espero que minha sobrinha que e tbm católica espero que ela leia essa palavra não adianta ser linda por fora e por dentro jugar outra dominação tenho uma cunhada que e evangelica e não Reza a ave Maria,essa minha cunhada foi muito criticada porque ela não rezou a ave Maria no aniversário do meu pai neste domingo dia 23 falou que ela descriminou a mãe de jesus por que ela não rezou e passou o microfone pra minha irmã eu sou muito católica e não julgo outra dominação então essa minha cunhada ligou pra pra min chorando muito eee falando que minha sobrinha e outra minha irmã falou que não gostou porque ela não rezou a ave Maria colocar todas na oração e toda nossa família 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus me perdoa, quero ter mais paciência e amor com os meus familiares.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. JESUS é maravilhoso!!! Que seu dia tenha a mão de DEUS, lhe protegendo,guiando,abençoando e recebendo o melhor de DEUS.
    Os caminhos do Senhor são verdade, são amor. O Senhor é bom, fiel e justo. Ensina-nos, Senhor, a ser verdadeiros, a cultivar uma consciência reta, um coração puro...
    É difícil, mas confio na providência divina.
    Bom dia a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Bença papai do céu.bom dia para todos nós.obrigada pela minha família e aque nós livre de todos os males
    Que o senhor nós abençoe hoje e sempre
    Obrigada por tudo meu Deus. E æ Nossa senhora.amém.

    ResponderExcluir
  12. Peço oração de todos vocês para minha filha Aline que vive na rua e nas drogas
    Que Deus abençoe todos.Amėm

    ResponderExcluir
  13. Meu senhor e meu Deus,eu creio, mais almentai a minha fé

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde paz e bem! Que Deus o abençõe sempre! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde que o senhor Jesus mim dê sabedoria pra enfrentar as adversidades Da vida Amém!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos a sua benção que Jesus mim de sabedoria

    ResponderExcluir
  17. A cada reflexão nos ajuda a tentar olhar dentro de nós e,ver o quanto somos pecadores .É muito fácil julgar os outros....se ver por dentro não é a mesma coisa q se ver diante um espelho ai só vemos a embalagem.

    ResponderExcluir
  18. Muito importante ler o Evangelio, que nos encina a vermos só o bem sem demagogias e aceitando a palavra de Jesus Cristo. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  19. Uso todos os dias a meditação da palavra em meu programa de rádio comunitária.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos sua benca

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Padre João Carlos e que Jesus em sua Infinita Misericórdia nos mostre o Caminho para melhorarmos e Entender melhor o Amor e o Perdão como Ele nos Ama e nos Perdoa🙏

    ResponderExcluir
  22. Obrigado padre João Carlos sua bênção Deus nos ensina muito bem mas a homanidade não aprende temos que agradecer muito a deus não se orgulha o irmão paz e bem

    ResponderExcluir
  23. Boa madrugada padre João Carlos que o senhor tenha um bom descanso 🙌😇🌟🌟🌹
    O essencial é aquilo que sou diante de Deus e perante minha
    Própria consciência 👏🙌💕

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Não deixe ninguém para trás.

  21 de abril de 2024 4º Domingo da Páscoa    Domingo do Bom Pastor.  61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações     Evangelho   Jo 10,11-18 N...

POSTAGENS MAIS VISTAS