PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ESPERANDO O SENHOR

ESPERANDO O SENHOR





Vigiem, porque vocês não sabem a hora em que virá o Senhor! (Mt 24, 42)

27 de agosto de 2020.

Nós aguardamos Jesus. Estamos esperando a sua volta. O final do Livro do Apocalipse apresenta a Igreja como uma noiva que anseia pela chegada do noivo para o grande casamento. Será uma grande manifestação de triunfo do Cristo Senhor e do seu povo. A sua vinda será um momento de júbilo para uns e de juízo para outros. Por isso, apesar da alegria da espera, ficamos um tanto temerosos. Ele, ao partir, nos entregou a tarefa de cuidar de sua casa. E disso nos pedirá conta.

Vigilância é a palavra-chave do evangelho de hoje. As comunidades, depois de Jesus, deram muita ênfase a essa recomendação de Jesus para o tempo da espera, o tempo em que ele estaria fora. Eu disse ‘fora’, mas ele está sempre conosco, você sabe. “Vigiem, porque vocês não sabem a hora em que virá o Senhor!” Jesus contou pequenas parábolas para isso ficar bem clarinho. Falou do pai de família que, se soubesse que o ladrão viria naquela noite, ficaria vigiando e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Falou do servo que o Senhor deixou tomando conta de sua casa, cuidando de sua família. O servo vigilante está atento e alimenta bem a família. O servo relaxado espanca os empregados e cai na farra e na bebida, descuidando-se de suas obrigações. O servo fiel e prudente vai ser muito bem recompensado. O mau servo vai ser despedido e castigado. 

Todo mundo entende essas parábolas de Jesus. E sabe bem que, mesmo ele não voltando logo, precisamos estar sempre preparados, cumprindo bem nossas tarefas, realizando bem a nossa missão. Nós cuidamos de algo de que fomos encarregados. E disso, seremos cobrados, vamos prestar contas. Na parábola, o empregado cuidava da casa do seu senhor. E é isso que nós precisamos aprender: a coisa principal é cuidar das pessoas, pessoas que podem estar sob nossa responsabilidade, mas não são nossa propriedade. O pai e a mãe de família cuidam de sua casa, das pessoas que estão sob sua dependência. E precisam estar sempre atentos, vigilantes para o mal não penetrar em sua casa, como Jesus falou na parábola.

Precisamos viver aquela mesma tensão das primeiras comunidades, na espera do Senhor que partiu e volta a qualquer momento. Viver com compromisso, em santidade, dando o primeiro lugar a Deus em nossa vida. Nada de relaxamento, de preguiça, de estado de sonolência e indiferença. Aguardar acordados é estar realizando bem a tarefa que recebemos, cuidando bem da família, da comunidade, do mundo – isso tudo é a casa dele. Não queremos que ele chegue e nos pegue desprevenidos, ociosos, cochilando no serviço. Queremos aguardá-lo em vigília, acordados. Foi o que ele nos pediu.

Guardando a mensagem

Jesus alertou sobre a vigilância: estarmos atentos, acordados, despertos... não permitindo que o mal, como um ladrão, penetre em nossa casa, em nossa família. Fomos encarregados de cuidar de sua casa. Para isso, ele nos deu autoridade e nos pede responsabilidade. E é a ele que daremos conta. Cuidar das pessoas é a nossa missão. A qualquer momento, poderemos ser cobrados. Vigilância é a nossa atitude permanente.

Vigiem, porque vocês não sabem a hora em que virá o Senhor! (Mt 24, 42)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na parábola que contaste, tem o administrador fiel que cuidou bem da casa do seu senhor, alimentou bem seus dependentes, zelou para que tudo andasse direito, estando sempre vigilante, atento. E disseste: “Feliz o empregado que o senhor quando voltar o encontrar assim”. Nós queremos, Senhor, ser zelosos e vigilantes como esse empregado elogiado. Ajuda-nos, Senhor, a cumprir bem nossas obrigações na família, na Igreja, na sociedade. Dá-nos sabedoria para conduzir bem aqueles que colocaste sob nossa responsabilidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é Dia de Santa Mônica, uma cristã do século IV que alcançou, por sua perseverante oração, a conversão do esposo pagão e do filho Agostinho. Inspirando-se nela, reze pelos seus, pedindo ao Bom Deus especialmente a conversão, a fé, a vida de santidade para os de sua casa. 

Toda noite, às 21:30h, eu estou no Youtube e no Facebook comentando a Meditação do dia. Então, quando quiser, apareça por lá. 



Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




24 comentários:

  1. Atenção!!!Hoje é dia de trabalho, vamos esperar uma visita pra lá de especial, arrumar a casa, fassam comida, compra flores, mantenha tudo em ordem.-Pai já fazemos isso todos os dias, muito bem filhos! Tenho observado vossos comportamentos: disciplina e muito sucesso,pois Jesus já mora conosco as palavras posta naquele momento onde ele viveu aqui entre os amigos, estão vivas devemos continuar nesse mesmo caminho:ordem crescente para ligar nós humanos a Deus.Obrigada Mestre porquê nos encorajas com o Espírito Santo vivo.Na, espera e constate processo desenvolvimento humano, aqui nos planeta Terra.Mesmo que minha casa ainda não esteja bem arrumada ao teu serviço Senhor,mas tento ser prudente,no esforço continua para combater a preguiça, depressão, indiferença a cada dia.Sim esse é o melhor caminho para chegar a luz.Que luz Jesus Cristo? Aquela que existe dentro da vida de todos.Poxo,Cristo tu falas coisas muito difícis, olhemos para vossos interior obtenham respostas para tudo, Inclusive ajudaremos aos que ainda não conseguiu humanização dai então comecem.Sim,prodencia, percistencia.Obrigada pelas palavras Santas cremos em te.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!amém padre João carlos 👋

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença e gente tem que cuidar.das nossas pessoas

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Peço oração pela minha filha vitória gabryella que senhor Jesus Cristo possa a libertar e cura dessa empolação que tem todos os dias! Eu creio nessa bença! Amém!!

    ResponderExcluir
  5. José Lúcio27/8/20 07:15

    Cuidar das pessoas que estão sob nossa responsabilidade é um ato de Amor. Zelar pela convivência harmônica com nossos entes queridos nos torna verdadeiros cristãos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre que o senhor continue sendo Luiz na vida das pessoas TD dia leio suas meditações e agradeço a Deus por tudo em minha vida o senhor é uma bença padre João Carlos 🙌❤️

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  8. Sua bênção Padre.O evangelho de hoje nos fala de vigílancia,perseverança,cuidado.Cuidado com o templo de Deus que é o nosso ser.Sim,pq somos o templo de Deus.Hoje peço ao Divino Espírito Santo que venha habitar em mim,para que eu esteja vigilante em todas as minhas atitudes,ações,para que eu seja verdadeiramente o templo santo de Deus,que todos que se achegarem a mim sinta a sua presença.Vinde Espírito Santo enchei os nosso corações com tua graça,com tua bondade,com tua benção.Amém...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Que Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco intercedam por você para que sua vida seja abençoada por Deus com muita saúde, paz e sabedoria.
    Ensina-nos, Senhor, a amar a Santa PALAVRA de Deus e cumprir bem nossas obrigações na família, na Igreja, na sociedade. Cuidar bem das pessoas que estão sob nossa responsabilidade é um ato de amor do verdadeiro cristão.
    A nossa GRATIDÃO a DEUS pelo seu amor infinito e por sua proteção para conosco...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia padre João Carlos que Deus o abençoe sempre obrigada pela mensagem que recebo todos os dias a homilia de hoje muito bem explicado isso orai e vigiai obrigada por nós ensinar a caminhar com Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos, mais uma vez, obrigado pelas lindas palavras amém.

    ResponderExcluir
  12. Senhor agradeço por tudo q tendes feito por mim e por filhos e netos. Obrigada Senhor. Proteja minha família e o presidente Bolsonaro. Amém

    ResponderExcluir
  13. Senhor tende misericórdia do Brasil e do mundo. Afasta Senhor esta pandemia q tanto mal já causou. Protegei Senhor minha família e ao nosso presidente. Que os anjos de luz protejam nosso PR livrando-o de todo o mal. Amém

    ResponderExcluir
  14. Senhor tende misericórdia do Brasil e do mundo. Afasta Senhor esta pandemia q tanto mal já causou. Protegei Senhor minha família e ao nosso presidente. Que os anjos de luz protejam nosso PR livrando-o de todo o mal. Amém

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos. Sua bênção. Santa Mônica rogai por nós!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos, que passagem linda do dia de hoje, feliz são aqueles que ouvem a palavra de DEUS! AMÉM!

    ResponderExcluir
  17. Por Cristina Perillo, de Divinópolis,pela sua saúde

    ResponderExcluir
  18. Pela saúde de José Luis Pereira da Cunha

    ResponderExcluir
  19. Pela recuperação dr Mario Peñaloza

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre João Carlos hoje é um dia especial para o senhor, hoje faz não sei quantos anos de sua ordenação,sei que foi um longo caminho para chegar onde o senhor está,anos de dedicação pelo seu sim, uma pessoa maravilhosa , comunicativa e humilde cada vez mais o seu rebanho crescer.
    Te desejo tudo de bom para o senhor paz, saúde e muita felicidade.
    O senhor é muito especial na minha vida meu bom pastor iluminado , estou cada vez mais junto da minha religião e da minha igreja 🙌👏🌹🐑💕
    Esperando o senhor
    Que eu possa me apegar a essa esperança, que eu viva para fazer algo grandioso para ti. Senhor, ensina me teu caminho perfeito e guia me para fazer a tua vontade,para um futuro eterno contigo.
    Acolhe me senhor Jesus te amo 🙌👏🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite Padre João Carlos e que o Senhor esteja Sempre Conosco, Jesus vivia em Oração e precisamos viver assim também Sempre para conseguirmos estar Sempre Vigilantes e alcançar a Alegria do Senhor Deus.

    ResponderExcluir
  22. Padres João Carlos muito bom suas palavras devemos mesmo vigiar e esperar a chegada de Deus ajudando a comunidade na nossa igreja Deus lhe abençoar e parabéns pela ordenacao Santa manica rogai por nós amea

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS