PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS DOIS RISCOS

OS DOIS RISCOS


Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos (Mt 22, 40)

21 de agosto de 2020.

Na parábola que escutamos ontem, do rei que preparou uma linda festa de casamento para o seu filho, vimos que os primeiros convidados rejeitaram com violência o convite para a festa e os seus mensageiros. Esses são os que não acolheram Jesus e tudo fizeram para eliminá-lo. Um grupo muito popular e muito religioso também movimentou-se o tempo todo contra Jesus: os fariseus. No evangelho de hoje, um grupo deles vem ao encontro de Jesus, disposto a desmoralizá-lo. Chegaram com uma pergunta aparentemente inocente: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”.

Os eruditos, os mestres da Lei, os mais estudados dos fariseus, viviam em intermináveis discussões sobre as centenas de mandamentos que eles reconheciam nas escrituras e na sua tradição oral. Qual seria o maior mandamento, como hierarquizar tantas normas? Jesus deu uma resposta convincente. ‘O maior e primeiro mandamento é este: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!”. Na verdade, Jesus recitou o início da oração diária de todo judeu, como está no Livro do Deuteronômio, a Oração do Shemá. Ninguém poderia discordar. E Jesus acrescentou: “O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’”.

Perguntaram pelo maior mandamento, Jesus respondeu com dois mandamentos. Amar a Deus e amar o próximo. Aproximou os dois, juntou os dois. Uma coisa não pode ser desligada da outra. Como escreveu São João na sua primeira carta: “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é um mentiroso”. Essa relação íntima entre o amor a Deus a ao seu semelhante certamente não era uma novidade, já estava na Escritura. Mas, não estava na prática religiosa dos fariseus, que desprezavam os pobres e ignorantes. Não dá para amar a Deus e não amar os irmãos, particularmente os necessitados, os excluídos. E amar, não com palavras, mas com atitudes, obras, compromissos.

O Pe. Zezinho fez uma música que explica bem a relação entre esses dois mandamentos:

Feita de dois riscos é a minha cruz
Sem esses dois riscos não se tem Jesus
Um é vertical, o outro horizontal
O vertical eleva, o horizontal abraça
Feita de dois riscos é a minha cruz
Sem esses dois riscos não se tem Jesus

A palavra de Jesus, hoje, é um grande ensinamento para nossa vida. Amar a Deus e amar os irmãos. Esse é o mandamento. A prática da religião não é apenas louvar, glorificar, honrar a Deus com nossos cânticos e louvores. Esse amor a Deus transfigura os nossos relacionamentos, ilumina os nossos compromissos, nos compromete com a justiça, o bem, a verdade. Como amar o pai e não reconhecer e amar os outros filhos dele, seus irmãos e irmãs?.

Guardando a palavra

O fariseu queria saber de Jesus qual é o maior mandamento da Lei. Jesus respondeu que o maior e primeiro mandamento é o amor a Deus. Mas, este sagrado dever está unido a um segundo, semelhante ao primeiro: amar o próximo como a si mesmo. Não é possível honrar a Deus com verdadeiro amor, sem interessar-se e comprometer-se com o bem dos seus irmãos, filhos e filhas do mesmo Pai. E amar com o coração do Pai é se estar atento aos irmãos que estão em maior dificuldade, para incluí-los, para garantir-lhes as oportunidades necessárias, para estar ao seu lado como bom irmão, como boa irmã.

Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos (Mt 22, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Disseste bem: “Toda a Lei e os Profetas dependem destes dois mandamentos”. A Lei e os Profetas são a Sagrada Escritura. Nela, se revela um Deus que ama seu povo, caminha com ele e o socorre na aflição. Nela, o fiel descobre que agrada a Deus e o honra quando o imita no seu amor pelos pequenos, na sua compaixão pelos sofredores, na sua misericórdia pelos pecadores. E depois de ter falado pelos profetas, O Pai nos fala por ti, Senhor Jesus, deixando tudo bem claro. O verdadeiro culto é fazer a vontade do Pai. O verdadeiro adorador é o samaritano que socorre o assaltado quase-morto, na estrada. O verdadeiro amor é o de quem dá a sua vida pelos amigos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, com calma, o Pai Nosso. E veja como Jesus nos faz rezar como filhos, sem deixar ninguém de fora. Todos precisamos do pão, do perdão, da libertação, da vitória sobre o mal. Quando reza o Pai Nosso, você intercede por todos os seus irmãos e irmãs.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. Está há serviço do outro?Sim, encontramos sentido na vida quando servimos.O ato de amar nos constitui pessaos humanizadas e isso aproxima para o mundo mais dinâmica onde o reino indicado por Jesus Cristo se concentra nas nossas ações.Será que hoje isso não é ser cofona?Essa história de Jesus Cristo é antiga demais.Não.A verdade é a seguinte se compreedermos o real sentido da vida os valores manteremos a chama acesa, resolveremos muitos desafios que existem pela ausência dele.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença muito obrigado por mandar a palavra de Deus para mim todas.os dia fico muito feliz tenha um ótimo dia padre João Carlos amém 🙌🙌 🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe, pelo cuidado de nos evangeliza8 tenho aprendido muito, com o Senhor.

      Excluir
  3. Salve Maria Bom Dia! Á sua Bênção, me sinto feliz em receber todos os dia á sua Meditações, sempre compartilho e me faz sentir mais feliz e passo o dia tranquila, sempre nas minhas orações peço a Deus pelo Senhor Saúde e Paz...amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!padre João carlos.grata pela meditações .que o bom pastor te guie ainda mais o senhor é a fonte de grande respiração.amém.

    ResponderExcluir
  6. Como é difícil amar o próximo mesmo e sabendo que somos tds irmãos meu Deus incina_me amar mais venha senhor quebrar esse coração cheio de mauguas senhor é tão linda a palavra amor dizer ao seu próximo eu te amo conte comigo sempre

    ResponderExcluir
  7. Que Deus o abençoe e nos abençoe, com as lindas palavras do envangelho todos os dias. Nao tenho palavras para descrever como e bom escutar o envangelho todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. Solicito saúde e paz nesse dia na misericórdia Divina Deus sempre presente 🙏

    ResponderExcluir
  9. Sim eu creio que Deus nos ama muito, por isso devemos amar nossos semelhantes.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre a sua benção e Deus te proteja

    ResponderExcluir
  11. A sua benção, padre 🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João carlos estou muito feliz em fazer parte dessa família obg.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, minha bença e da minha mãe, venho agradecer suas orações, pela cirurgia de minha mãe, pois ela foi bem sucedida e tranquila, ela está se recuperando bem, vai fazer revisão hoje do olho, obrigada.
    Agora vai começar outro processo dela de uma inflamação, que continue suas orações no bem está de minha mãe, que tem 95 anos, mais ela é muito forte com ajuda de Deus e com sua oração e dos filhos e família, que também saia bem desse tratamento, com a graça de Deus, amém.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia que Deus nos abençoe e nos ajuda compreender e por em prática o que Jesus nos ensinou. Amém

    ResponderExcluir
  15. Bom dia pa João Carlos, que Deus lhe abençoe com muita sabedoria... obrigada amo lê a meditação.

    ResponderExcluir
  16. Amém. Padre João Carlos tenha uma excelente sexta feira...proteja e ilumine minha querida e amada sobrinha Sara que ama o muito.

    ResponderExcluir
  17. Estou conhecendo a sua palavra agora.O senhor é abençoado pois está ajudando a Unificação Universal.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos obrigada por seus ensinamentos, a cada dia aprendo e compreendo mais um pouco sobre a Sagrada Escrituras com o Senhor. Que Deus o abençoe sempre e que possamos contar sempre vó suas palavras. Fique na paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  19. Pai nosso que está no céu tende misericórdia do Brasil e do mundo. Salva Senhor teus filhos desta pandemia. Amém

    ResponderExcluir
  20. Gratidão ao Senhor Deus 🙏🙏🙏 por esta maravilhosa meditação.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma excelente tarde iluminada e abençoada que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Quando eu for tentando a rejeitar pessoas, que em vez disso eu lhes mostrei o teu amor.
    Comprometo me a viver em paz com todos.
    Quando sentir que estou falhando contigo,lembra me do teu amor perfeito e da tua graça.
    Que eu tenha o coração cheio de amor.🙌🌹👏💕

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Padre João Carlos. Desejo que Deus acima de tudo te proporcione muitas graças.
    SenhorJesus, peço-te que neste dia venhas encher nossos corações com teu amor e com tua bênção.
    Jesus, a tua palavra, hoje, é um grande ensinamento para nossa vida. Amar a Deus e amar os irmãos. Esse é o mandamento da Lei de Deus. O verdadeiro amor é o de quem dá a sua vida pelos amigos.
    GLÓRIA A TI SENHOR PELO TEU AMOR, PELA TUA PAZ!!!

    ResponderExcluir
  23. Glória a ti Senhor!Hoje e Sempre!

    ResponderExcluir
  24. Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço pela vida de são Pio X. contudo, me conceda a graça de ser guiado pelo divino Espírito Santo. Me conceda a graça de escutar, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de obedecê-Lo com amor e fé. Me conceda a graça de defender a vida em sua plenitude. Me conceda a graça de amá-Lo de todo o meu coração, de toda a minha alma e de todo o meu entendimento. Me conceda a graça de amar o meu próximo como a mim mesmo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Boa Noite Padre João Carlos e que o Senhor esteja Sempre Conosco através de suas palavras. Como bem escreveu que Toda a lei e os profetas se resumem nos Mandamentos de Amar ao Senhor Deus e Amar ao Próximo, aprendi que Deus é Amor é Seu Amor não tem Fim. Obrigado 🙏

    ResponderExcluir
  26. Boa noite padre João Carlos obrigado por está meditação maravilhosa é verdade amar o próximo como a nos mesmo amar a Deus que é o nosso pai Deus abençoa amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS