PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NOSSA SENHORA RAINHA

NOSSA SENHORA RAINHA


Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o seu reino não terá fim (Lc 1, 33)


22 de agosto de 2020.


A cena é muito conhecida. O anjo Gabriel foi enviado por Deus a Maria. Ele a saudou de uma forma surpreendente: “Ave, cheia de graça, o senhor é contigo”. E anunciou a Maria que ela seria mãe, mesmo sendo virgem. E deu um testemunho maravilhoso sobre Jesus. Maria ouviu tudo e pediu uma explicação. E ele a tranquilizou: ela engravidaria por obra do Espírito Santo. E ela, com humildade e generosidade, aceitou a missão que Deus lhe confiava.

A gente sempre fica olhando para Maria. Claro, ela é o centro da cena. Mas, hoje podemos prestar mais atenção ao anjo que foi falar com ela. Podemos organizar a visita dele em sete passos: ele foi enviado por Deus; ele entrou onde Maria estava e a saudou; ele a tranquilizou e lhe deu a boa notícia da gravidez do filho de Deus; respondeu à dúvida dela sobre como engravidaria; avisou que Izabel que estava já no sexto mês de gestação; recebeu a resposta positiva da Virgem; e retirou-se. Uma comunicação perfeita, em sete passos. Um modelo para a evangelização.

Prestemos também atenção no que Gabriel disse sobre a criança que iria nascer. Sobre Jesus, o anjo Gabriel revelou coisas maravilhosas a Maria: esse menino será seu filho e filho de Deus. Ele é grande e santo, igual ao Senhor Deus. E ele vai nascer para reinar sobre o seu povo, como um novo Davi, e reinará para sempre.

Jesus, homem e Deus, será o líder do povo santo e de toda a humanidade. O apóstolo Paulo dirá que ele é o novo Adão, que tudo nele recomeça - o novo Adão em comunhão com Deus e com seus irmãos; um Adão vencedor do pecado; a criação, a obra de Deus, levada a bom termo. Nele, recomeça a humanidade, agora em comunhão com o Criador.

O Papa Pio XII, em 1954, na encíclica em que tratou da realeza de Maria, escreveu: “Desde os primeiros séculos da Igreja católica, o povo cristão elevou orações e cânticos de louvor e de devoção à Rainha do céu tanto nos momentos de alegria, como sobretudo quando se via ameaçado por graves perigos; e nunca foi frustrada a esperança posta na Mãe do Rei divino, Jesus Cristo, nem se enfraqueceu a fé, que nos ensina reinar com materno coração no universo inteiro a Virgem Maria, Mãe de Deus, assim como está coroada de glória na bem-aventurança celeste”.

Guardando a mensagem

No dia de hoje, celebramos a festa de Nossa Senhora Rainha. A festa da realeza de Maria está em continuação com a festa da sua assunção ao céu. Sua realeza é estar unida a Jesus, filho de Davi, na sua adesão à vontade de Deus. Na meditação de hoje, ficamos atentos ao anjo Gabriel. Ele fez bem a sua tarefa. Ele veio da parte Deus, como mensageiro, com uma missão muito especial. Entrou com grande respeito na presença de Maria, saudando-a como cheia de graça, comunicou-lhe a boa notícia que trazia, tirou suas dúvidas, recebeu sua resposta e se foi. A evangelização deve sempre produzir uma resposta, um engajamento da pessoa. O anjo Gabriel revelou coisas muito especiais sobre Jesus: ele, o filho de Deus e de Maria, é o líder do povo santo e de toda a humanidade. A evangelização nos leva à pessoa de Jesus. E nos pede uma resposta sobre esse encontro com o filho de Deus que muda a nossa vida.

Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o seu reino não terá fim (Lc 1, 13)

Rezando a palavra

O anúncio do anjo a Maria é celebrado, em nossa tradição cristã católica, de maneira especial, com a oração do ÂNGELUS.

Guia: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo.
Guia: Eis aqui a serva do Senhor.
Todos: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Guia: E o Verbo se fez carne.
Todos: E habitou entre nós.
Ave Maria…
Guia: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Guia: Oremos. Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

Vivendo a palavra

Maria ficou prestando atenção no que Gabriel disse. Maria não entendeu tudo, mas ficou guardando e meditando tudo aquilo no seu coração. Hoje, faça como Maria. Preste bem atenção nas palavras do Senhor e guarde-as no seu coração.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



21 comentários:

  1. Não,intedir?O silêncio irá levar respostas que nenhum intedimento científico compreenderá.As vezes acontecimentos enexplival ocorre em vários lugares,ninguém compreede é assustador.Na figura de uma mulher simples, humilde de classe pobre, porém com um diferencial, cheia de esspíritualidade;obidiente Gabriel tenta questionar eles até conversame;sente medo da sociedade,mas mulheres destemidas pertencem ao projeto vivico de Deus.Vamos aceito a proposta desafiadora de engravidar sem sendo mãe solteira?Sabe Maria tem um homem que vai te ajudar é medrosa tentará fugir tenha fé, que ele se dobrará com paciência e te digo, mais quando essa criança nascer mudará a História da humanidade.Uma solteira corajosa educou uns maiores homens o maior homem da História da humanidade, claro com o apoio de "homem*.E as Marias de hoje continuam na luta e jesus agradece.

    ResponderExcluir
  2. Amém!Mãe Rainha rogai por nós!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo iluminem sua missão evangelizadora e sua vida sacerdotal.
    O anjo Gabriel revelou coisas muito especiais sobre JESUS: Ele, o filho de Deus e de Maria, é o líder do povo santo e de toda a humanidade. A evangelização nos leva à pessoa de Jesus. Vamos guardar as palavras de JESUS em nossos corações... Que o nosso coração seja sempre iluminado com a luz do Espirito santo e abençoado pela fé e pelo infinito amor de nosso Criador...
    Que Deus conceda a padre João Carlos e todos da AMA um final de semana muito feliz e abençoado por DEUS.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre que a Mãe Rainha rogue pôr todos nós

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Padre,pelas explicações. Devemos todos ser como Maria, confiar em Deus e seguir sem medo. Maria Nossa Mãe e Rainha, rogai por NÓS!

    ResponderExcluir
  6. Senhor faça-se em mim segundo a Vossa vontade.Amem

    ResponderExcluir
  7. Rogai por nós SANTA MÃE DE DEUS, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pé João Carlos a sua bênção que a Mãe Rainha abençoe a todos nós um feliz e abençoado sábado

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre com a sua bênção que a santa mae de deus ilumine à todos amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre!
    Deus te abênçoe!
    Tenhamos sempre um coração anunciodor das maravilhas de Deus!
    E tornaremos Jesus conhecido e amado!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que nossa Rainha do céu te proteja e te envolve no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Nossa senhora, Rainha do céu e da Terra, não nos esqueçais, pobres servos vossos.
    Volver vossos piedosos olhos a
    nós, descobrir melhor as nossas misérias, tenhais compaixão de nós e nos socorrer.
    Que sejamos na terra vosso fiéis servos, para podemos mais tarde bendizer vos no paraíso.
    🙌🌹👏😘💕

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, gostei da reflexão. PAZ E BEM!

    ResponderExcluir
  13. Bom e abençoado Sábado Padre João Carlos, ontem meditamos no infinito Amor de Deus e como devemos retribuir ao Próximo e hoje uma passagem que foi Planejada pelo Altíssimo que mudou a História dos homens pela Fé de Maria em dizer Sim. Interceda Senhora Rainha e nos ajude a dizer Sempre Sim a Deus.

    ResponderExcluir
  14. Glória a vós senhor .Boa tarde padre João Carlos a sua benção. O Evangelho de hoje é belíssimo

    ResponderExcluir
  15. Maria Rainha do mundo abençoai a missão dos sacerdotes, dos religiosos( + as) curai os doentes ensina as pessoas encontrar Jesus e estar com Ele .Amém

    ResponderExcluir
  16. AMÉM🙏
    OBGDO, PE.JOÃO CARLOS .POR ESTA BELÍSSIMA MEDITAÇÃO. "AMOOO "TODOS OS DIAS COMPARTILHO, PARA FAMILHIARES E TODOS DO MEU CONTATO, TODOS AGRADECEM. QUE DEUS O DE MUITA SAÚDE, E O LIVRE DE TODO O MAL, E TODA SUA FAMÍLIA TBM PADRE 👐
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  17. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela solenidade de Nossa Senhora Rainha. No entanto, me ajude seguir a grande luz. Me ajude vencer a opressão. Me ajude ser fiel ao Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz, Filho do Altíssimo. Me ajude procurar o caminho da santificação e da justiça. Me ajude rezar cada vez melhor. Me ajude fugir do pecado e do medo. Me ajude encontrar graça diante do SENHOR. Me ajude servi-Lo com humildade e obediência. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Muito boa esta meditação que Maria Santíssima lhe cubra com seu manto sagrado eu sinto muito feliz em receber está maravilha peço sua bênção 🙏🙏 paz e bem boa noite

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos bom dia bon dia quê Jesus lhe abençoe com muita saúde e paz e felicidade Maria Santisma ó cubra com seu santo manto.Maria Santisma é um exemplo para todos nós seus filhos, ela fes à vontade de Deus sem medo do quê podia acontecer só confiando em Deus, como Maria devemos nos entregar nas mãos de Deus e obedecer a sua santa vontade. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS