PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SENHOR FEZ EM MIM MARAVILHAS!

O SENHOR FEZ EM MIM MARAVILHAS!



Porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)

16 de agosto de 2020 


Dia da Assunção de Nossa Senhora e da Vocação dos Religiosos.

E este é um domingo especial, na liturgia da Igreja no Brasil: a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. No livro do Apocalipse, o evangelista João conta que viu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol que deu à luz um filho e um dragão feroz que queria devorá-lo. O filho foi levado para junto do trono de Deus e a mulher refugiou-se no deserto. É um resumo maravilhoso da história da salvação: Uma mãe revestida da grandeza de Deus; Um filho perseguido e, agora, vitorioso junto do trono do céu. Jesus, filho do eterno Pai e de nossa humanidade recebida de Maria, perseguido pelas forças do mal e da morte, está agora ressuscitado, glorioso, em Deus. Em Cristo ressuscitado, vemos a vitória de todos os filhos de Adão, de toda a humanidade. A voz ouvida resume tudo: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”. 

Na primeira Carta aos Coríntios, São Paulo nos ajuda a tirar consequências de tudo isso: “Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda”. A ressurreição, como vitória final, está assegurada em Cristo para todos os que lhe pertencemos. E essa grande vitória alcançada por Cristo em nosso favor já vemos sinalizada em todas as pequenas vitórias em nossa vida, em todas as bênçãos e conquistas que pontuam o nosso caminho. Essa vitória total e definitiva que já avistamos, ao término da caminhada, vai iluminando nossa jornada. 

O fracasso entrou no mundo com Adão. Com ele, entrou a morte. Mas, a vitória chegou por Jesus. Com ele, entrou a vida, a ressurreição dos mortos. A vitória será total quando a morte for derrotada. Quando olhamos para o horizonte, para onde nós estamos peregrinando, já vemos um homem ressuscitado dos mortos, Jesus, o filho de Deus. Ele está sentado à direita do Pai. Ele é a garantia de que lá também chegaremos, vencedores também sobre a morte. E ao lado de Jesus, já vemos alguém que também já está em Deus, representando toda a humanidade redimida. O Prefácio da Missa de hoje fala dela nestes termos: “Aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o povo ainda em caminho”. É Maria que lá está ressuscitada também. 

O canto de Maria, o Magnificat, está no coração da liturgia da palavra de hoje. Nele, nossa mãe canta as vitórias de Deus em sua vida e na vida do seu povo. “A minha alma engrandece o Senhor... porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. Nossa mãe está louvando a Deus pelo que ele fez na vida de sua serva. Mas, também o bendiz pelo que ele está fazendo na vida do seu povo: “Ele mostrou a força do seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos, elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias”. O Senhor Deus está realizando suas promessas: fazendo justiça aos humilhados, destronando os potentados. Vitórias de Deus na vida de sua serva e na vida do seu povo. 

Guardando a mensagem 

Celebramos a Assunção da Virgem Maria. A Igreja proclamou, em 1950, esse dogma que o povo cristão já tinha no coração: Maria ressuscitou e está com Deus. Foi o que o Papa Pio XII escreveu na proclamação do dogma: “A imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Essa é uma bela conclusão da Palavra de Deus proclamada hoje. Jesus ressuscitou, como primícias, depois nós o seguiremos, ensinou Paulo com toda clareza. Na visão de São João, no livro do Apocalipse, a mãe de Jesus estava toda possuída pela glória divina, vestida de sol. O anjo a tinha saudado como “cheia da graça”, na anunciação. E Izabel antecipou essa declaração da Igreja reconhecendo a grandeza de Maria e saudando-a como Davi saudou a Arca da Aliança: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”. E Maria mesma, na sua humildade, hoje nos recorda: “O Senhor fez em mim maravilhas”. Jesus ressuscitou. Maria também já ressuscitou e foi levada para junto do seu filho. Nós também ressuscitaremos. Vamos todos estar com Deus. Essa é a grande vitória que estamos celebrando.

Porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje é um dia para cantarmos as vitórias de Deus em nossa vida. Em nosso caminho e na história do nosso povo, apesar dos problemas e das dificuldades, são muitas as conquistas e vitórias. E nós reconhecemos, Senhor, que elas não são apenas obras nossas, são especialmente obra de Deus, misericórdias do seu coração. As nossas vitórias se completam e se plenificam na tua grande vitória sobre o pecado, o mal e a morte, na tua ressurreição. Vitorioso, és garantia de que chegaremos lá. E temos ainda outro testemunho desta tua obra admirável. Tua mãe já está contigo na glória. Ela é “aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o teu povo ainda em caminho”. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Faça hoje, uma prece em favor dos irmãos e irmãs das Ordens, Congregações e Institutos de vida consagrada. Como Maria, eles sinalizam no mundo que Deus é tudo em nossa vida. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




28 comentários:

  1. A glória do senhor se manifestou em uma mulher,sim Nossa Senhora se predispos a viver plenamente o serviço que Deus quer da humanidade estando em pleno estado se aproximou de novo mundo mostrado tão quanto podemos fazer canalização a Deus se aproximai da perfeita assunção e chega ao Pai nos dando a mesma condição.Sendo bendita entre tantas mulheres chegou a glória perfeição de um trono almejado por tantas mulheres da época.Na sua humilde trancedeu o melhor para o mundo dar esperança de uma vida de plenitude.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença um lindo dia para dos nós amém 🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos, a sua benção. Que Deus misericordioso nos proteja e nós conduza na santa paz🙏🙏🙏

      Excluir
  3. Vamos nos unir pelas contas do terço e pedir a proteção de Maria Santíssima 🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre Paz e bem!!
    Que belo texto, nos fala neste dia de hoje, Ela é aurora e o Esplendor de nossas vidas de nossos corações, uma vestida de sol sol que deu a luz a um Filho para nós salvar, nos proteger e guiar nossos caminhos até chegarmos ao Filho dela.
    Maria Mãe da igreja e Senhora nossa. Rogai a Deus por todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João carlos."Amém".

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio16/8/20 06:55

    "Doravante as gerações me chamarão Bem Aventurada".

    ResponderExcluir
  7. Nildo Andrade16/8/20 07:51

    Senhor meu Deus te louvamos e bendizemos por escolher dentre todas as mulheres, uma serva tão humilde como a mãe de Jesus. A Ti toda honra e toda glória, agora e para sempre. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que Deus nós abençoe assistie sua live foi maravilhosa ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Antonio do nascimento16/8/20 22:48

      Bom dia padre João neste tempo de pandemia sua laive e uma grade bença do todo poderoso Jesus pára nosas familia amem que deus lhe abençoe mais ainda

      Excluir
  10. Obrigado Pai amado por ter nos dado uma Mãe maravilhosa que sempre intercede pelos seus filhos a sua bênção Pe João Carlos ótimo domingo a todos Taubate SP

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos. Que todas as bênçãos do DEUS Altíssimo sejam uma coroa vitoriosa em sua vida...
    Agradeço a MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO que nos trás mensagens lindas da Assunção de Nossa Senhora.
    Peçamos a Maria Santíssima que nos abençoe. Que Ela nos oriente nos momentos difíceis desta vida e nos cubra com seu manto sagrado e nos proteja de todo mal. Maria é modelo e espelho para nossa vida.
    Maria mãe da Igreja e nossa mãe regai a Deus por toda a humanidade que sofre...a ti, Ó Santíssima virgem Maria, toda honra e toda glória.
    Um feliz domingo à todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA!!! padre João Carlos, muitas bênçãos e muitas graças na vida do sr. nosso carinho e nossas preces por vocês todos dai. obrigada por estar sempre presente em nossas vidas, nos iluminando com a LUZ de DEUS, um santo e abençoado domingo, sob a proteção de Nossa Senhora de Fátima.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia ! Que assim seja muito linda a mgs.Que sejamos o sol na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Sou ir. Maria José fsj e gostaria de enviar um vídeo vocacional conforme indica hj. Como posso fazer lo. Obrigada um parecer.

    ResponderExcluir
  15. Cada fez Unidos em oração pela reza fo Sto Terço. Salve Maria

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde padre João Carlos uma tarde iluminada e abençoada
    Que papai do céu te proteja e te fortaleça pelo seu chamado para a missão religiosa🙌😇🌟🌟👏👏🌹
    Ó mãe santíssima virgem pura e imaculada, ouvi como especial advogada nossa.
    O mundo inteiro vos venera, queremos Senhora seguir vosso caminho.
    Socorrei a nós e as nossas famílias, e alcançai a todos as graças que vós pedimos e a eterna felicidade do céu amém
    🙌👏👏🌹💕

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei muito de sua explicação.
    Padre seria possível o senhor orar pela cura e libertação das dores do corpo alma espírito de minha minha mãe (Maria das Dores Marinho Marques), que está internada

    ResponderExcluir
  18. Nossa Senhora mãe de JESUS Cristo, rogai por nós que recorremos a vós, cuida do seu povo, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! AMÉM !!!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Padre João Carlos por suas palavras Sempre esclarecedoras e pela Belíssima Live apresentada ontem 15.08.2020. O Senhor continue te abençoando e nos abençoando com esses Presentes.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos a sua benção que Jesus te ilumine .Obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre João Carlos agradeço a meditação e a reflexão que nos tras a mensagem maravilhosa da Assunção de nossa senhora Deus lhes proteja na sua caminhada paz e bem

    ResponderExcluir
  22. Pai bendito, eu LHE agradeço pela solenidade da Assunção de Maria. Todavia, me ajude fugir do pecado da soberba. Me ajude alcançar a salvação. Me ajude ressuscitar para uma vida nova. Me ajude adorá-Lo, bendizê-Lo e louvá-Lo com sinceridade. Me ajude fazer caridade. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Me ajude rezar da melhor forma possível. Me ajude ter fé, esperança e amor. Me ajude servi-Lo com humildade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Amém Padre Sua Sempre nós estamos cada vez aprendendo mas com suas Reflexões Amém Maria Jesus Cristo é nosso Salvador

    ResponderExcluir
  24. Ainda nao recebi o boleto

    ResponderExcluir
  25. Como fazer assinatura para receber evangelho meditado de padre João Carlos?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS