PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HISTÓRIA DAS MOÇAS QUE PERDERAM O CASAMENTO

A HISTÓRIA DAS MOÇAS QUE PERDERAM O CASAMENTO


O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo (Mt 25,1)


28 de agosto de 2020, Dia de Santo Agostinho

O evangelho de hoje conta a história de cinco moças que foram barradas numa festa, numa festa de casamento. E o mais chato, sabe o que foi, é que elas eram pajens do noivo, faziam parte de um grupo que acompanharia o ingresso do noivo na cerimônia. Eram dez moças que iriam acompanhar a entrada do noivo... olha que história!

Bom, dez jovens estavam aguardando a hora de entrar com o noivo na festa do casamento. Cada uma com sua lâmpada de óleo na mão. O noivo demorou a chegar. Elas acabaram cochilando e dormindo. Acordaram com alguém gritando: “o noivo está chegando!”. Foi aquele alvoroço. Apareceu logo um problema: cinco lâmpadas estavam já se apagando. E suas donas não tinham levado uma reserva de óleo para reabastecê-las. E agora? Pediram às outras cinco para dividir com elas o óleo de reserva que cada uma tinha levado. ‘Não dá. Assim, no meio da festa, todas as lâmpadas de óleo vão se apagar. É melhor vocês saírem para comprar óleo’. Lá se foram esbaforidas as cinco jovens, atrás de comprar óleo numa hora daquelas. O noivo chegou, entrou todo mundo, as portas se fecharam. Quando voltaram, coitadas, não puderam mais entrar. Até o noivo mandou dizer que não sabia quem eram elas.

As cinco moças esqueceram-se de levar um óleo de reserva. Por que esqueceram? Com certeza, porque participar do casamento, mesmo como damas de acompanhamento, não estava entre suas maiores preocupações. Com certeza, tinham sido escolhidas para essa tarefa, mas elas não estavam realmente focadas nisso. Não se prepararam adequadamente prevendo uma reserva de óleo, nem tiveram tempo nem cabeça pra isso, com outras tarefas do dia ou mesmo por distração, sei lá.

Para aquelas moças, terem ficado do lado de fora foi o fracasso de suas vidas. Sabe por quê? Porque elas viviam para esse grande momento, para o encontro com o noivo. Bom, aqui precisaria maior explicação, mas vamos assim mesmo. Porque o noivo era o noivo delas. O noivo é Jesus. As moças somos nós, sua Igreja. E vivemos para esse grande encontro com o Senhor que está chegando. Reparou que, na história, não tem noiva? As noivas são elas. A Igreja é a noiva que aguarda a chegada do seu Senhor, para a celebração das núpcias eternas. As noivas, compreendam, somos nós. Não entrar na festa é perder a salvação eterna.

Guardando a mensagem

O que será que Jesus quis ensinar com essa parábola? A lição está no fim da história. “Portanto, fiquem vigilantes, porque ninguém sabe o dia, nem a hora”. Está no contexto da preocupação de Jesus pra gente não relaxar, enquanto esperamos a sua volta. O noivo está demorando. O noivo é ele. Está demorando, mas chega a qualquer momento. A noiva somos nós, a Igreja. Reparou que cinco se perderam? Ninguém se perde sozinho, já dizia Santa Terezinha. Por isso mesmo, nada de baixar a guarda, de descuidar-se... O tempo de espera é tempo de compromisso, de construção. Vigilância é a marca desse tempo, enquanto estamos aguardando a sua volta. Vigilância é não deixarmos para depois o que temos que fazer hoje, é fazer bem o que temos que fazer, e é estarmos com tudo pronto para o grande encontro. Porque ninguém sabe o dia, nem a hora.

O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo (Mt 25, 1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Como são bonitas as tuas histórias. Nesta parábola de hoje, tu és o noivo e estás sendo aguardado. Essse tempo de espera é tempo de vigilância, lâmpadas acesas, sustentadas pelo óleo da fé, da esperança e da caridade para clarear a grande festa que se aproxima, o casamento profetizado no final do livro do Apocalipse. A Igreja trajada de noiva, a nova Jerusalém, aguarda ansiosamente a tua volta. Como diz o livro santo: “A Igreja e o Espírito dizem: Maranatha! Vem, Senhor Jesus”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Estar vigilante é como não deixar o óleo faltar para manter a lamparina acesa. Identifique, na sua vida, que óleo não pode faltar pra você se manter vigilante à espera do encontro com o Senhor.

E como hoje é o aniversário de minha ordenação presbiteral, fico à vontade para recomendar-me às suas orações. Rendo graças a Deus por essa tão elevada graça de ser padre e estar a serviço do evangelho, como Salesiano de Dom bosco. Desde já, muito obrigado.

Se puder, dê um pulinho no youtube ou facebook pra gente rezar a oração da noite e comentar a Meditação de hoje. É o nosso encontro diário, de segunda a sexta, às 21:30. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



63 comentários:

  1. "Amém".parabéns padre joão carlos.👏👏👏👏peço oração pela minha familia do mundo interio especialmente quem se encontra nos hospitais e para os padres também.

    ResponderExcluir
  2. Diácono João Carlos28/8/20 00:32

    Parabéns padre João Carlos. Deus te abençoe nesta data tão importante da sua Ordenação.
    Diácono João Carlos

    ResponderExcluir
  3. É preciso saber esperar embora naquela evento o noivo ainda não tinha chegado aos olhos das noivas,mais faltou sentir sua presença.Esperar é característica psicológica dos vencedores ser:peserverante, persistência, fé ainda é combustível essêncial para os supostos eventos aqui estamos na passagem evangélica onde por falta de diálogo talvez as meninas ficaram extremamente trites, pois ainda não estavam preparandas para o noivado, coitadas perderam-se.Quem as convidou não explicou as regras do evento ou elas estavam dispersas? Naquela época Jesus talvez nem soubesse que estavam lá fora, porque do jeitinho que Ele era colocaria todas dentro da igreja explicaria com toda certeza quais eram os critérios do evento.Mas quem as empediu de entrar não sabia o verdadeiro sentido do Cristianismo. Porque até hoje estamos vivendo querendo impor regra nos eventos? Jesus desafiava poria todas elas pra dentro,mais tarde quando nossa fé amadurecer compreedermos a verdade daquele lindo noivado.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns padre, Deus te abençoe e que continue nesta missão especial de guiar as ovelhas do senhor.
    Peço oração por mim e minha família.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus devolva so Sr Padre João Carlos,todas as alegrias e graças que o Sr tem levado a tantas pessoas através do seu sacerdócio. Deus o abençoe e lhe dê muita saúde e perseverança.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre! Que Deus te proteja e ilumine sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa senhora do Carmo protegei este teu filho da investida do maligno. Feliz aniversário na paz de Cristo e no amor de Maria .paz e bem 🙏🙏🙏🙏🙏🎁🎁🎁🎈🎈🎈

      Excluir
    2. Parabéns padre João Deus o cubra de bençãos sem fim ,para guia as suas ovelhas,Maria passe na frente lhe abrindo os caminhos amém!🙏🙏

      Excluir
  7. Irmã Terezinha Lopes em Pacoti ceara.
    Parabéns Pe. João Carlos pelo dom de sua vocação. Que Deus lhe acumule cada vez mais de sabedoria para nos iluminar todos os dias e nos alimentar com a mensagem da Palavra de Deus. Me fortalece muito. Obrigada! Abraço

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos sua bença quero que a luz do meu senhor.sempre com migo e com a minha família amém 🙌 parabéns padre João Carlos que Deus abençoe sempre amém 🙌🙌🙌🌹

    ResponderExcluir
  9. Que Deus o cumule de muita unção e sabedoria! Parabéns!👏🏼🙏🏼🌹

    ResponderExcluir
  10. Parabéns padre João carlos,que a luz divina esteja sempre na sua vida,que Deus proteja de todo mal

    ResponderExcluir
  11. Parabéns padre João carlos,que a luz divina esteja sempre na sua vida,que Deus proteja de todo mal

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Pe João Carlos pela sua vocação sacerdotal! Deus lhe conceda a graça de continuar evangelizando por meio da música e da Palavra! Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos, Parabéns e o obrigada pela fecundicade do seu ministério na Igreja, evangelizando tantas pessoas com as suas orações e reflexões diárias. Que em tudo Deus seja glorificado.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns padre João Carlos.Deus o abençoe com saúde, paz e luz para sua vida

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos meus parabéns com saúde, paz, sabedoria e muita luz divina. Obrigada pelo dom da meditação do Evangelho diário. Continue, com a graça de Deus sendo instrumento nas mãos do Senhor🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  16. Que Nossa Senhora das Graças o abençoe e o cubra com Seu Manto Sagrado para que permaneça firme na sua vocação para o Grande Encontro com o Noivo Celestial.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns querido Padre João Carlos, o qual tive a honra e o privilégio de ser sua aluna no curso de liturgia Nordestao-Ceara. Grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Amém 🙌🙌🙏👐 lindas palavras de Deus

    ResponderExcluir
  19. Jacinta Maria fortaleza,um bom especial para você padre e te peço uma benção para mim. Que fiquei todos esses dias em casa mais agora retorno ao trabalho passar mais um tempinho com as graças e bênçãos do senhor Jesus. O meu muito obrigado por participar dessa associação e principalmente você que nos encentiva novos leva ao conhecimento explicação bíblia e ótimo Deus abençoe cada vez mais o espírito santo ilumine e proteja todos os dias de sua vida sacerdotal precisamos muito de padres como senhor. Bem quanto a leitura excelente para esses tempos que estamos passando mais ele tá no comando para dar a Vitória obrigada. 🙏🙏🙏🙏🙏💐💐💐💐💐💐💐👏👏👏👏👏👏👏👏❤🙌

    ResponderExcluir
  20. Parabéns padre e que o senhor seja perseverante na fé. Abraços

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos paz e bem, e parabéns padre que Deus te abençõe e continue iluminando seu caminho! Fique c Deus!

    ResponderExcluir
  22. Boa dia padre João Carlos paz e bem, amo suas meditações diárias e parabéns que Deus continue lhe abençoando e iluminando seu caminho. Fique c Deus!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Padre João Carlos. Que Deus continue ti Iluminando!!!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns padre João pela data de hoje , que Deus continue te abençoando muito.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Padre João Carlos, Deus o abençoe e proteja na caminhada sacerdotal. Obrigado por iluminar nossos corações! ����

    ResponderExcluir
  26. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Parabéns Deus abençoe com muita saúde

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Pé. JOÃO CARLOS pelo Aniversário de sua Ordenação que Jesus Maria e Santo Agostinho, lhes cubra mais ainda de bênçãos e ilumine sempre sua bela caminhada de evangelizador.
    Grande Abraço que Deus te abençoe.
    Almeida e Mazinha
    Fortaleza - Ceará.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia padre João Carlos, obrigada pô nos dá essa oportunidade de reflexão todos os dias!!!

    ResponderExcluir
  29. José Lúcio28/8/20 07:50

    Parabéns, Pe. João Carlos, pela abençoada sabedoria em transmitir as palavras Divinas com simplicidade e objetividade, trazendo Luz para nossas reflexões.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns padre, seu testemunho irradia o amor de Deus em nossos corações. Deus continue abençoando sua vocação. Abraços

    ResponderExcluir
  31. Parabéns padre João Carlos suas mensagens nos edificaram . Que o Senhor continue a nós orientar através da palavra de Deus e do exemplo de vida.Sua benção.

    ResponderExcluir
  32. Amém. Parabéns padre. Sua missão é muito importante. Que seu ministério seja fecundo e sua vida seja abençoada sempre. Muito agradecida por estar conhecendo seu trabalho evangelizador. Um abraco.

    ResponderExcluir
  33. PARABÉNS Padre João Carlos, que Deus ilumine sempre o seu caminho e possa cada vez mais nos orientar, com suas palavras. AMÉM!!! Vilma João.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns padre por toda a dedicaçao com nosso Deus.

    ResponderExcluir
  35. A sua bênção Padre João Carlos. Parabéns por esta data maravilhosa da sua ordenação. Que Deus continue te abençoando hoje e sempre. Um abraço. Janice Monfort.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns padre João Carlos por toda a deceção com o nosso Senhor e que Deus esteja sempre iluminando a sua pessoa.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Padre João Carlos. Que o DEUS Todo Poderoso te cubra de muitas graças neste dia ....
    As histórias de JESUS são todas muito lindas. O bom cristão deve ficar com as lâmpadas acesas sustentadas pelo óleo da Fé, da esperança e da caridade, manter a lamparina acesa pra esparar o encontro com o SENHOR JESUS.
    Que todos estejamos sob a proteção de Deus. Que Padre João Carlos seja muito feliz e abençoado na sua caminhada missionária e evangelizadora sobre a face da terra. Pedirei a Deus para que ele possa continuar firme na sua vocação Religiosa como padre e sob as bênçãos de São João Bosco e de Nossa Senhora Auxiliadora.
    PARABÉNS, PADRE JOÃO CARLOS, QUE DEUS ILUMINE SEUS CAMINHOS e ORIENTE SUAS DECISÕES...

    ResponderExcluir
  38. Senhor tende misericórdia do Brasil e do mundo. Afasta essa pandemia. Amém

    ResponderExcluir
  39. PARABÉNS padre João Carlos
    Deus é contigo
    Que Ele o abençoe, preteja e ilumine sua vida hoje,sempre e para sempre

    ResponderExcluir
  40. Gorette Braga28/8/20 09:52

    Parabens, Padre João Carlos.
    Que Deus abençoe e que o senhor continue na sua missão de evangelizar.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns Padre João Carlos. Que Dom Bosco o ilumine e o proteja nesta caminhada de Fé e de partilha.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns meu irmão no sacerdócio. Que nunca falte o santo óleo que anime sua vida a continuar a serviço do Reino de Deus. Parabéns.

    ResponderExcluir
  43. Parabéns padre João Carlos
    Deus te abençoe ilumine sempre. Dê coragem e muita sabedoria . Feliz aniversário Felicidades .

    ResponderExcluir
  44. Parabéns!!! Muitas bênçãos de Deus. Felicidades!!!Continue sendo este sacerdote que brilha entre nós.

    ResponderExcluir
  45. DEUS te guie sempre , com muitas bênçãos continuar evangelizando.

    ResponderExcluir
  46. Muitas bençãos pra osenhor padre João Carlos um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  47. Pe João Carlos, com alegria louvamos a Deus pela sua ordenação, gde benção para nós.
    Abraço carinhoso e nossas orações.👏👏👏

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde padre João Carlos que dia abençoado iluminado, maís um ano de aniversário do seu sacerdócio o seu sim, que papai do céu te abençoe e te proteja sempre ilumine essa sua vida de ordenação e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho parabéns 👏👏😇🌟🌟🌹🙌
    Senhor Jesus, que eu imite os discípulos fique bastante tempo e com frequência na tua presença.
    Que eu medite em sua graça,memorize sua palavras e contemple sua face e converse com vós.
    Que eu possa me lembrar que olhar na face de um ser humano é ver a tua imagem.
    Senhor Jesus sei que estará sempre presente para me ajuda
    a aguardar a sua volta.
    Acolhe me te amo meu 🐑🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde padre João Carlos a sua benção parabéns que Jesus continuará ti iluminando.obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  50. Parabens, Pe Joao Carlos por nos evangelizar com tanta sabedoria, Que Deus lhe abencoe profusamente.

    ResponderExcluir
  51. Presados padre João Carlos é com muita alegria que quero lhe dar parabéns pelo aniversário de sacerdócio , que a luz divina ilumine seus passos por onde for todos os dias de sua vida um forte abraço de todos do grupo Soares louvado seja nosso senhor Jesus Cristo para sempre

    ResponderExcluir
  52. Senhor, fonte de Sabedoria, eu LHE agradeço por ser cristão. Todavia, me ajude viver o meu batismo. Me ajude pregar a Boa Nova da salvação com sabedoria, fé e humildade. Me ajude pregar o Cristo crucificado. Me ajude ser previdente e vigilante na espera do meu REDENTOR. Me ajude está com a lâmpada e a vasilha cheia do óleo que agrada a SANTÍSSIMA TRINDADE. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  53. Parabéns Pe João Carlos.
    DEUS o conduza em sua Divina vocação.

    ResponderExcluir
  54. Parabéns Padre João Carlos e que o Senhor Deus te ilumine e te abençoe em suas Obras e Obrigado por ter Sempre palavras para nós e pelo seu Sim que é Sim. Grato👏👏👏

    ResponderExcluir
  55. Parabéns Pe. João Carlos por esse dia tão importante na sua vida. Obrigada por todos os dias nos proporcionar com tão grandes ensinamentos. Que Deus continue abençoando o seu sacerdócio.

    ResponderExcluir
  56. Parabéns felicidades!Padre João Carlos Jesus e Maria Santisma derrame muitas bênçãos sobre o senhor. Que Deus lhe ilumine para que sempre tenha palavras sábias e nos ilumine para que saibamos ser previdentes e não esqueçamos que à qulquer hora Deus pode nos chamar e não nos encontre como estas virgens imprudentes.Paraque possamos entrar .com Jesus na Patria Celeste. SOCORRO MARTINS.

    ResponderExcluir
  57. Parabéns pela sua ordenação padre João Carlos que Deus lhe agradeço e lhe de muita força para ajudar seu rebanho quê Jesus e Maria cubra de bençãos jesus tardar mais chegar com amor paz e bem boa noite

    ResponderExcluir
  58. Parabéns felicidades padre João Carlos, parabéns pela sua Ordenação, que Deus te abençoe com muita luz, e com a força do Espírito Santo, te fortaleça em sua vocação

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS