PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CAMINHO DA PERFEITA CARIDADE

O CAMINHO DA PERFEITA CARIDADE


O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta? (Mt 19, 20)

17 de agosto de 2020.

Ele já era um cara bacana. Já vivia os mandamentos de Deus. Mas, queria algo a mais. Olha a conversa dele com Jesus: “Mestre, o que é que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” Resposta de Jesus: Cumprir os mandamentos. Aí Jesus citou cinco mandamentos e juntou aquele resumo “amar o próximo como a si mesmo”. “Isso tudo, eu já faço”, disse o jovem. “O que ainda me falta?”.



Então, o jovem estava querendo algo a mais. Aparentemente, estava pronto para dar um novo passo. Jesus viu que o terreno era bom e lhe fez um convite. É verdade que essa proposta não é pra todo mundo, ao menos nessa medida, não. E ela só pode ser feita a quem está numa boa caminhada com Deus. Jesus não arrodeou muito. Foi direto e claro. “Deixe tudo e venha me seguir”. Para ficar mais claro: “Venha fazer parte do meu grupo, assumindo o meu estilo de vida”.

Deixar tudo para seguir Jesus. O jovem ficou pensando: que coisa legal andar com Jesus, fazer parte do seu ministério, ficar bem pertinho dele. Coisa maravilhosa! Mas, ‘pera lá: ‘Eu tenho minha vida, minhas coisas... Deixar tudo? Não dá pra ser um visitante, um membro eventual, um seguidor à distância?’ Tudo isso passando na cabeça daquele moço de boa pinta, de boa família, acostumado a ter toda facilidade na vida. A cabeça estava a mil: ‘Jesus vive sem nada, andando de um lado pro outro com esse grupo de discípulos, sem nenhuma segurança financeira, longe da família, voltado completamente para Deus e o seu povo. Seria uma mudança radical demais em minha vida... e os meus bens, minha herança, a vida que eu levo? Valerá a pena?’

Jesus deu um tempinho para o moço pensar, tinha posto as cartas na mesa. “Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem. Dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e me siga”. Pronto, foi água na fervura... Aquela alegria de quem estava procurando algo novo foi se transformando em tristeza... e ele foi se retirando, meneando a cabeça, meio envergonhado pela escolha que estava fazendo. Ficou todo mundo surpreso. Jesus esperava mais dele. E os discípulos ficaram pensando na escolha que eles mesmos tinham feito.

Puxa vida, Jesus não faz esse convite a todo mundo, não faz. Para segui-lo, sim, convida a todos. Mas, cada um levando sua vida normal, “normal” entre aspas, segundo o Evangelho. Mas, a alguns ele dirige esse convite tão radical. “Fiquem comigo, vivam como eu”. Aos poucos, na história do cristianismo, esse modo de seguimento de Jesus foi sendo organizado no que hoje se conhece como vida religiosa consagrada. Esse é o modo de viver de cristãos que aceitam o convite radical de Jesus de segui-lo mais de perto, imitando o seu modo de viver unicamente para Deus e para o seu povo, renunciando a acumular bens, a constituir família e sozinho tomar as decisões em sua vida. Nós, que acolhemos essa vocação, esse chamado tão especial, integramos as comunidades religiosas em nossas congregações, ordens e institutos de vida consagrada. Nem todo mundo entende a nossa vocação. Às vezes, nem nós mesmos. Mas, é o caminho dos que resolveram de coração acolher o convite de Jesus: “Deixe tudo e me siga”. É o caminho da perfeita caridade, como disse o Concílio Vaticano II.

Guardando a mensagem

Ao jovem, que já era um bom praticante dos mandamentos de Deus, desejoso de uma vida de perfeição, Jesus fez um convite muito especial: “deixar tudo para segui-lo”. Deixar tudo não é coisa fácil e esse moço era muito rico. Aí, apegado às suas coisas, ele optou por continuar na sua vidinha mesmo. Desde o começo do cristianismo, alguns homens e mulheres sentem-se chamados, por uma vocação especial, para seguir Jesus mais de perto, imitando o seu modo humano de viver para Deus e para o seu povo, pelo caminho dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. É uma escolha amorosa do Senhor. E uma resposta generosa de vários de seus discípulos e discípulas.

O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta? (Mt 19, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
As três coisas que marcam a vocação dos teus discípulos e discípulas consagrados na vida religiosa são também uma indicação para todos os teus seguidores. Três tentações podem afastar as pessoas de tua graça: agarrar-se aos bens deste mundo, desviar o amor a Deus para o apego exclusivo às criaturas e decidir sua vida sem atenção à vontade de Deus. Neste sentido, a vida dos teus consagrados pode ser um permanente aviso a todos os teus seguidores. Abençoa, Senhor, os irmãos e irmãs que integram os institutos, congregações e ordens religiosas. Fortalece o caminho vocacional dos jovens que estão em formação na vida consagrada. E não desiste de chamar muitos jovens generosos para o teu seguimento. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Nesta semana dedicada à vocação à vida consagrada, recomende ao Senhor, num momento de prece, todos os que estão seguindo uma vocação especial de consagração na Igreja: vocacionados, seminaristas, formandos, irmãs, irmãos, professos nas congregações, ordens, institutos de vida consagrada, institutos seculares e novas comunidades. Reze por nós. 

Talvez nossa reflexão de hoje possa ajudar alguém a pensar neste tema da vocação à vida consagrada. Então, que tal compartilhar o áudio e o texto da Meditação de hoje com mais alguém?

Obs.: Na foto, Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas) e Colaboradores no Capítulo Inspetorial 2019.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




22 comentários:

  1. Quem de nós seríamos capazes de aceitar o convite? És a questão:há critérios.A quemdquem seguir? Quis sãoT?AMOR ao próximo como se mesmo, para início é importante dividir tudo começando pelos bens materiais.Não aceito ser amigo dele,que amizade cara! Trabalhei tanto agora vêm com essa de dividir!!Olho aqui jesus, isso não dá pra mim,mas para pertncer ao meus deve ser desse jeito,temos paciência contigo.Faz assim:durante um tempo obeserva fica conosco, aqui não forçamos é preferível que sintam atraídos pela transformação de mentalidade depois se gostar se adaptar se rende.Combinado.E assim foi!O convite continua o mesmo no século XXI, vamos entregar ao novo tirar o jovem milionária da zana de conforto não é fácil,mas a decisão final será dele.

    ResponderExcluir
  2. Glória a vós senhor bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  3. Y
    Bom dia padre João Carlos sua bença verdade nigem devem se a pegar em bens materiais tem se a pegar em nó pai e o caminho que devemos seguir amém 🙌🙌🙌🌹

    ResponderExcluir
  4. O senhor é o dono de tudo somos só administradores de seus bem sim temos que deixa TD por Cristo👏🙌

    ResponderExcluir
  5. Refletindo o evangelho de hoje,da pra ver,como somos materialista.Pois é muito fácil apedrejar este jovem,mais somos do mesmo jeito,basta sermos realmente sinceros,somos apegado,somos egoístas,vivemos como se aqui nossa vida fosse eterna,esquecendo que o eterno é ao lado de Deus.Seguir Jesus exige desapego total deste mundo,exige termos um coração manso humilde cheio de compaixão com o próximo.Esra reflexão me tocou profundamente,em que eu preciso mudar.Wue Deus tenha misericórdia de nós,nós nó sabedoria para deixar tudo e seguir.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Que o nosso Deus de bondade abençoe o seu dia e lhe conceda muita paz...
    Obrigado pela MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho de hoje.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a meditação de hoje. Cheia de fé, como sempre. Obrigada. Que Deus abençoe seu dia.

    ResponderExcluir
  8. Continuando: O caminho da perfeita caridade. Abençoa, SENHOR, e fortalece o caminho vocacional dos jovens que estão em formação na vida consagrada. É não desiste de chamar muitos jovens generosos para o teu seguimento.
    Que Deus nos abençoe e nos conceda uma semana repleta das melhores bênçãos de Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Jesus conhecendo a cada um como conhece,já nos diz que não há um perfeito (justo).
    Perfeito é jesus!
    Mais nós podemos nos aperfeiçoar gradativamente com o que aprendemos de Jesus.
    O próprio Jesus nos que , precisamos ser transformados ,quem roubava , não rouba mais,quem mentia ,quem prostituía,quem praticava uma infinidade de coisas ,agora depois de conhecer a Jesus ,teriam que transformar em novas criaturas,e deixar as coisas velhas.
    Qto ao cilibato.
    1 tm 3 .relata a conduta de quem está a frente.
    2.é preciso porém que o dirigente seja irrepreensível esposo de uma única mulher ajuizado equilibrado educado hospitaleiro capaz de ensinar não dado a bebida nem briguento mas indulgente Pacífico e sem interesse por dinheiro ele deve ser homem que saiba dirigir bem a própria casa e cujos filhos lhe obedecem e o respeitam pois se alguém não sabe dirigir a própria casa como poderá dirigir a igreja de Deus que ele não seja recém-convertido a fim de que não fique cheio de soberba e seja condenado como foi o diabo.exige ainda que eles tenha boa fama entre os de fora para não cair nos no descrédito e nos laços do diabo os diáconos igualmente devem ser dignos de respeito homem de palavra não inclinados a bebida nem a vidas de lucros vergonhosos com servem o ministério da fé com a consciência limpa.

    Tito .1-6o candidato deve ser irrepreensível esposo de uma única mulher e seus filhos devem ter fé e não ser acusado de maus costumes em desobediência
    de fato sendo administrador de Deus o dirigente deve ser irrepreensível não arrogante nem beberrão ou violento nem ávido de lucro desonesto

    A palavra de Deus é perfeita ,ela mesma se explica completamente.
    A palavra é viva e eficaz.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia.

    ResponderExcluir
  11. Abençoados os q se consagram a vida à Deus. Amém

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA!!!querido padre João Carlos, muito obrigada por este Santo Evangelho, tão bem explicado que o sr. nos traz, nossas orações pelo sr. e sua família. sua bênção

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos sua benção a paz de jesus e o amor de Maria Deus te conserve sempre assim

    ResponderExcluir
  14. Boa dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que Jesus Cristo esteja sempre ao teu lado tando força, saúde e proteção para o senhor seguir sua missão 🙌😇🌟🌟🌹👏
    Senhor Jesus,me ajudar a observa a minha vida espiritual em relação avós, alimenta a minha fé,e como e quando eu rezo,e que motivações eu procuro a encontrar com o Senhor para dá sentido a minha vida,e que aspectos que eu devo viver melhor para mudar .
    Dê me a certeza dê que eu estou no caminho certo para está sempre a teu lado e sequi lo
    e vós estará sempre na minha vida , acolhe me senhor 🙌😘🌹💕

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pé João Carlos a sua bênção parabéns pela sua vocação Deus te ilumine e te dê perseverança Enviai Senhor muitos operários pois a messe é grande e os operários são poucos Taubate SP

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite Padre João Carlos e que as Orações possam abrir os Corações para os chamados à Messe. Terço dos Homes Da Estiva em Taubaté.🙏

    ResponderExcluir
  17. Boa noite PADRE João Carlos é um grande pra trazer conversa com o senhor. PADRE na MINHA vida já perdi muitos anti QUERIDOS preciso das suas orações padre para ver se melhoro.pois na minha vida e muitas saudades ontem foi a missa da minha tia que FALECEU com convid,tenho que ser sempre forte para a Judá minha família.ando com depressão padre me ajude! Mande uma palavra amiga para mim!😇🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Meu EdiFelix.Santos90@gmail.com participo todas suas publicações e curto tudo mas NUNCA consegui falar com o senhor uma vez há falou meu nome Lyve. O senhor um homem de Deus preciso muita oração contra muita inveja ja n sei mas o q fazer com pessoas falcas padre João Carlos peço sua a juda desde já obrigado ! Boa noite! 😇🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!padre joão carlos "amém".

    ResponderExcluir
  20. Senhor, Pai Santo, Deus Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todas as freiras e frades da VOSSA igreja. Contudo, me ensine sofrer com paciência, evitando reclamações e murmurações. Me ensine obedecê-Lo com amor e alegria. Me ensine evitar todo tipo de pecado. Me ensine ter fé, esperança e amor. Me ensine observar os mandamentos. Me ensine ser perfeito. Me ensine fazer caridade. Me ensine segui-Lo com humildade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS