PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS ACALMA O MAR

JESUS ACALMA O MAR


Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste? (Mt 14, 31)


03 de agosto de 2020



Ontem, contemplamos como Jesus recebeu a notícia da morte violenta do profeta João Batista, seu primo e precursor. E como o povo chocado com o acontecido foi atrás de Jesus e ficou um longo tempo com ele, num lugar deserto. Lá, viveram uma experiência maravilhosa, uma verdadeira resposta ao banquete de Herodes. Participaram de um banquete de vida, onde Jesus repartiu o pão para eles. Eles tiveram uma exeriência da presença do Reino de Deus, no acolhimento, na fartura e na alegria.



No fim da tarde, os discípulos, a mando de Jesus, pegaram a barca para ir para Genesaré, que ficava do outro lado do mar da Galileia. Jesus tinha ficado para se despedir do povo. Depois que o povo se foi, Jesus foi rezar no monte. A travessia na barca foi se complicando. Escureceu, o vento foi ficando forte e o mar, agitado. Pelas três da manhã, eles viram um vulto andando sobre o mar, vindo na direção deles. Foi um medo só. Pensaram que fosse um fantasma. Jesus de lá gritou: “Sou eu. Tenham medo não”. Puxa, que susto!

Nesta narração do evangelho de Mateus, conta-se também que Pedro pediu para ir ao encontro de Jesus, caminhando sobre as águas. E até que estava conseguindo, mas ficou com medo e começou a afundar. Foi aí que Jesus o segurou pela mão. Quando subiram na barca, o vento se acalmou. Os discípulos reconheceram, então, que Jesus era, de verdade, o filho de Deus.

O que essa história está ensinando? Só contando um fato curioso? Certamente que não. O próprio texto (Mt 14) já nos dá uma pista de compreensão. As palavras “mar” e “barca” estão muito repetidas no texto. ‘Mar’ é sempre uma representação do mundo a que os discípulos estão enviados como missionários. O ‘mar’ é o mundo onde se realiza a missão. A palavra “barca” está repetida seis vezes. Essa insistência não pode ser por acaso. ‘Barca’, você sabe, é uma representação da comunidade, da Igreja. A barca de Pedro é a Igreja, a comunidade dos discípulos. O que é que está acontecendo? Eles estão tentando atravessar o mar e estão encontrando muita dificuldade. O que significaria a barca dos discípulos atravessando o mar? É a Igreja realizando a sua missão no mundo, no meio de muitas dificuldades. Note as palavras que aparecem: ‘era noite, os ventos estavam contrários, o mar estava agitado pelas ondas’. Que dificuldades encontra a Igreja na realização de sua missão? Nem precisamos fazer uma lista, não é verdade? O certo é que o mar continua revolto. E os ventos, contrários. 

Voltemos ao mar da Galileia. O que aconteceu no meio daquela apreensão toda dos discípulos, coitados, no meio daquela tempestade? Eles viram um vulto andando sobre as águas e vindo na direção deles. Ficaram de cabelo em pé. Mas, reconheceram quem era, quando ele se apresentou. Lembra o que foi que o personagem disse? “Sou eu. Tenham medo não”. E quem é ele? Claro, é Jesus. Mas, ele disse SOU EU. Disse como Deus, o Pai, tinha dito no Monte Sinai a Moisés. 'EU SOU. Diga ao Faraó que EU SOU mandou dizer que liberte o meu povo'. EU SOU é Deus. Podemos pensar assim: no meio daquele vendaval, daquela tormenta, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: Jesus é Deus. Ele é EU SOU. Durante o seu ministério, ele foi se revelando: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Eu sou o Bom Pastor. Eu sou a Luz do Mundo”. Ele é Deus. É Deus quem domina o mar, é Deus quem acalma a tempestade. Por falar em tempestade, cadê a tempestade? Quando Jesus e Pedro entraram na barca, tudo se acalmou.

Guardando a mensagem

O mar é o mundo, onde os discípulos levam adiante a missão que Jesus lhes confiou. A barca é a comunidade dos discípulos, a Igreja. De vez em quando, a comunidade se encontra cercada de problemas e dificuldades, no meio de uma verdadeira tempestade. Em momentos como esse, faz uma profunda experiência de Deus. Jesus mesmo vem ao seu encontro. Jesus é o Deus vencedor do pecado, do mal e da morte. É ele quem garante o êxito da missão, ele domina a tempestade, ele acalma o mar. Nesta cena, Pedro tem um lugar de destaque. Também ele experimenta andar sobre as águas, como Jesus, embora, com medo, acabe afundando. Mas, Jesus está ao seu lado, dando-lhe força, levantando-o pela mão. Nesta primeira semana do mês vocacional, em que celebramos a vocação dos ministros ordenados - os diáconos, os padres e os bispos - nos console a certeza da presença de Jesus em sua Igreja, garantindo a travessia em todas as tempestades e socorrendo os seus minsitros em suas fraquezas. 

Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste? (Mt 14, 31)

Rezado a palavra

Senhor Jesus,
Minha família, como tua Igreja, também é como uma barca, navegando no mar. De vez em quando, dá cada tempestade! Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Sempre experimentamos que tu vens ao nosso encontro, mesmo quando partimos sem ti. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção, a grandeza do teu amor. Tua presença acalma a tempestade. Muito obrigado, Senhor. Tu és o nosso Deus e Salvador. Continua, Senhor, a sustentar pela mão o líder de tua barca, o nosso Papa, o nosso Pedro. Socorre-o em suas necessidades, levanta-o em suas fraquezas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

É possível que, hoje, se apresente uma oportunidade para você dizer uma palavra de fé que ajude a acalmar alguma tempestade. Se aparecer essa oportunidade, dê seu testemunho sobre Jesus: anuncie que é ele quem acalma o mar.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



33 comentários:

  1. Amém Padre João! Louvado seja Deus! Deus abencoe e ilumine imensamente a sua vida e seu Sacerdócio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras acalma meu coração. Amém e gratidão.

      Excluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos, a nossa tempestade Deus nosso senhor Jesus Cristo, abrandou com a nossa fé, que Deus continue nos dando fé para nossa tempestade passar, que Deus abençoe o senhor por essa linda meditações, nossa benção, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Amém. Bom dia Padre João. Que essa tempestade que estamos vivendo passe logo. Essas meditações tem sido um bálsamo em minha vida!

    ResponderExcluir
  5. Amém. Bom dia Padre João. Que essa tempestade passe logo. Que Deus nos ajude a enfrentar essa Pandemia. 🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua bença meu nome é ornilda soares de areias de vezes quando eu tenho uma tenho uma tempestade e pesso a meu Deus para mim a Judá e pruriso que pesso a o senhor padre João Carlos para mandar oração pra mim e minha família fiquei na paz amém 🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que essa tempestade passe logo que Deus nos proteja e nos livre do mal

    ResponderExcluir
  8. Divino Salvador, Jesus concedei-nos sacerdotes Santos, inflamados no fogo de vosso amor, totalmente doados á edificação da nossa igreja.Santos pastores do povo cristão. Deus te cubra de bênçãos hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  9. Divino Salvador, Jesus concedei-nos sacerdotes Santos, inflamados no fogo de vosso amor, totalmente doados á edificação da nossa igreja.Santos pastores do povo cristão. Deus te cubra de bênçãos hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre Que bom acorda e lê o evangelho mim fortalece.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada senhor padre pelo alimento espiritual. Deus abençoe seu ministério.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos.
    Que Jesus nós conceda.sacerdotes santos no fogo do vosso amor edificando os pastores da nossa igreja muitas bençãos hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre que o senhor Jesus abençoe vocês todos padres do nosso querido Brasil muitas bençãos hoje e sempre




    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/8/20 08:35

    Bom dia Padre João Carlos. Gratidão pelas palavras lindas da Reflexão do Evangelho de hoje.
    Jesus, és tu quem acalma o mar, as tempestades da vida... Experimentamos com emoção, Senhor, a força de tua proteção, a grandeza do teu AMOR. Tua presença acalma a tempestade. Muito obrigado, Senhor.Tu és o nosso DEUS e Salvador. Continua, Senhor, a sustentar pela mão o líder de tua barca, nosso PAPA, O nosso Pedro.
    Que hoje seja um dia abençoado por DEUS e guiado por seu amor infinito...
    À todos desejo uma semana muito feliz repleta de muita saúde e muita paz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a paz de Jesus e o amor de Maria sabias palavras obrigada por fazer nossos dias mas feliz

    ResponderExcluir
  17. Realmente o Evangelho de hoje veio para restataurar minhas forças.
    Senhor abênçoe meu lar , minha família, meu trabalho, Amém!

    ResponderExcluir
  18. Hoje estou precisando o senhor sabe doque é ! Que senhor tenha misericórdia !

    ResponderExcluir
  19. José Lúcio3/8/20 09:07

    Que nas tempestades da nossa caminhada tenhamos sempre a Tua mão nos segurando, acalmando nossas aflições, sem medo de ir ao Teu encontro.

    ResponderExcluir
  20. VEM SENHOR JESUS, VEM ACALMAR OS NOSSOS CORAÇÕES, AS NOSSAS AÇÕES, AS NOSSAS TEMPESTADES...EU CONFIO EM VÓS...

    ResponderExcluir
  21. Qta sabedoria nesses ensinamentos de Jesus e de vc Pde. João, Deus o ilumine sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Padre João Carlos.
      Obrigado pelas palavras que tocam no meu coração,tenho muita fé em Deus que tudo vai passar com fé em Deus, porque Deus é amor e onde há amor há paz. Amém

      Excluir
  22. Bom dia Padre João Carlos, muito bonita a explicação que o Sr ensinou sobre o Evangelho de hoje. Estamos há cinco meses passando por uma tempestade que depois que passar vai deixar um saldo de muitas mortes mas com a graça de Deus quem conseguir sobreviver tem que repensar muitas coisas sobre o modo como vivia, peço a Deus todos os dias que depois dessa pandemia saibamos ser mais humanos e solidários com os que necessitam tanto de ajuda tanto financeira como espiritual, às vezes apenas uma palavra de carinho de ânimo já é uma bálsamo na vida de alguém. Muito obrigada por seus ensinamentos fique com Deus e uma ótima semana para o Senhor.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre 🙌😇🌟🌟🌹
    Senho Deus, Tú és digno da minha confiança.
    Volto me a ti com minha lágrimas e sei que tu ouves o clamor do meu coração.
    Coloco minha completa confiança em ti.
    Não vós deixeis abater pelas tormentas.
    Nada existe que não podeis dorminar com ajuda daquele que nos dá a força,caminhe para frente,por maiores que seja a tempestade,e as dificuldades.
    Pai amoroso como Tu és bom para mim.
    Eu te agradeço e te louvo.
    🙌👏🌹💕🐑

    ResponderExcluir
  24. Obrigada padre por seus ensinamentos.fazem nos sentir melhor no meio dessa tempestade que estamos enfrentando.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Padre João Carlos pelas palavras.Neste momento estamos passando aprendi a a gostar da sua pregação diária.A conheci agora na pandemia.Sua meditação alivia meu coração .

    ResponderExcluir
  26. Bom dia padre João, é o leandro e muita gratidão, Deus vivo mim tirou do coma de 9 dias em estado gravíssimo e mim deu a oportunidade de viver novamente, obrigado senhor

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Padre João Carlos Obrigado pelas lindas palavras e que Deus seja louvado hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  28. A presença de Jesus requer em nossas vidas nos tornamos serenos,as dificuldades até surgem,mas com certeza será vencida.Hoje como em tempos remotos tinham problemas gravíssimos e foram resolvidos houve morte,choro,tristeza,doenças nada diferente da atual realidade.A presença de Mestre encoraja nossas vidas.Mesmo assim é necessário entrar na tempestade para sintir o poder de Deus agindo em nossas vida, afundar ou ter fé são caminho que devem ser percorrido por todos humanos..

    ResponderExcluir
  29. Deus de majestade, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de fugir dos falsos profetas. Me conceda a graça de orar com fé e confiança. Me conceda a graça de vencer as dificuldades da vida. Me conceda a graça de ser corajoso e de nunca duvidar da VOSSA misericórdia. Me conceda a graça de adorá-Lo com amor e humildade. Me conceda a graça da saúde do corpo e da alma. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  30. Padre João Carlos boa noite, todos os evangelho são importantes, mais este de hoje é maravilhoso almenta à nossa fé neste Deus maravilhoso e poderoso Deus do ímpossivel se estamos com ele nada temos à temer. Bendito seja Deus para sempre. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  31. Padre, a sua meditação é sempre maravilhosa. O senhor faz o comparativo como mundo atual e nós remete a refletir. Nos faz vê o quão a bíblia é atualíssima.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS