PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PARA SEGUIR JESUS

PARA SEGUIR JESUS




De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? (Mt 16, 26)

07 de agosto de 2020.



O chamado de Jesus é para que o sigamos. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Começa-se por renunciar a si mesmo, já não ser mais o centro e a medida de tudo. Trata-se de você acolher Jesus como Guia de sua existência, escolhendo o seu caminho. Caminhar com ele, nos caminhos dele. Não andar atrás de outro que não seja Jesus, nem ficar dando voltas em torno de si mesmo. Renunciar a ser o centro de sua própria vida. E carregar a própria cruz: o peso de suas responsabilidades, as dificuldades e os problemas que lhe tocam. Não fugir dos problemas próprios da existência. E não deixar que eles nos desviem do caminho do Mestre. Somos seguidores dele. Ele nos leva ao Pai. É para lá que a gente está indo. Com ele.
O que no final vai mesmo valer a pena? No fim do caminho, estaremos frente à frente com Deus ou teremos nos desviado tanto dele durante a vida, que poderemos estar irremediavelmente distantes, perdidos. É uma possibilidade, porque Deus nos criou dotados de liberdade.

É que a gente corre tanto, desgasta-se na luta pela sobrevivência, procurando dar conta das responsabilidades inerentes à existência humana (ou dos fardos que arrumamos pra carregar por nossa própria conta)... Corremos tanto que podemos até esquecer para onde nós estamos indo. Deus não nos chamou à vida apenas para passar de fase: ser criança, jovem, adulto, velho... velho não, idoso. E terminar o nosso tempo bem velhinhos. Deus tem um projeto maior, mais nobre: chegarmos à plenitude e à felicidade de filhos, herdeiros de sua glória. Essa é a meta.

Como é triste vermos uma pessoa viver agarrada exclusivamente às coisas desta terra, coisas que passam, que ninguém leva quando morre. É claro, a gente tem que lutar, tem que se empenhar pra ter as coisas, para melhorar sua qualidade de vida. Mas, aqui não é tudo, nem isso é o mais importante. Deus é que é o nosso endereço, a nossa meta. Estamos aqui vivendo, por iniciativa dele. Saímos dele. Voltamos a ele. O caminho que é Jesus nos leva a ele. É em Deus, a nossa completa realização.

Guardando a mensagem

Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele sabe para onde nos levar. Ele nos leva para nossa completa felicidade, nos leva ao Pai. Toda a nossa vida é uma grande caminhada. Seguindo Jesus, acertamos o caminho. Jesus colocou duas condições para quem aceita o convite para segui-lo: renunciar a si mesmo e carregar a própria cruz. Foi o caminho que ele também tomou: esvaziou-se a si mesmo, na sua encarnação; e carregou com fidelidade a cruz da rejeição, do nosso pecado. Foi assim que ele venceu. Ele é o caminho. Valerá a pena a vida que trilhar esse caminho.

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? (Mt 16, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O risco é nós sermos seguidores de nós mesmos. Esse sentimento de autonomia é uma coisa positiva, claro. Mas, Senhor, quando leva a pessoa a excluir Deus de sua existência, aí a pessoa fica dando voltas sobre si mesma, sem rumo, nem direção. Sem Deus, que é nossa meta última, nós acabamos endeusando os bens dessa terra ou pessoas que nos pareçam maravilhosas. No fim, os bens passam e as pessoas decepcionam. Senhor, como cristãos, escolhemos um caminho pra seguir. Renunciando a nós mesmos e carregando o peso dessa vida, nós seguimos contigo. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, faça uma lista de situações difíceis que você está enfrentando atualmente. Depois, escreva uma breve oração, inspirando-se no que Jesus nos disse: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




25 comentários:

  1. Gratidão senhor por tudo.que sejamos canal da tua graça

    ResponderExcluir
  2. Que não desista nunca do seu caminho,se coloco o Senhor como centro da minha vida,tudo vai se ageitando,posso não ter as respostas imediatas para todas as minhas aflições,entendo que tudo é no seu tempo,e as tenho de uma maneira mais suave.O Senhor as tornam mais leve,para que possa seguir trilhando nos Seus caminhos.Obrigada Senhor Jesus por tudo que eu tenho vivido,pela minha família,pelos meus amigos.Que o Senhor os tenham sempre sob sua proteção.Amem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!Meu Deus pela proteção que dá a toda minha família.

      Excluir
    2. Obrigada senhor, pela tua proteção e teu grande amor, pela minha família. Que a tua luz e paz,estejam com tds. Amém!louvado seja o senhor.

      Excluir
  3. Buen día, Padre Joao Carlos, Dios lo bendiga e ilumine, hoy y siempre.
    Maravillosa meditación la de este día!
    Un gran acierto hallé la evocación a Edith Stein. Renunciar a las cosas del mundo y abrazar la Cruz, trae más recompensa que sufrimiento, al sentirse amado por Dios, amparado por Dios, guiado por El. Continúe en esa tarea misionaria, Padre, que Dios lo ha escogido especialmente para ella.

    ResponderExcluir
  4. Seguir um caminho longo requer decisão corretas, que algumas vezes corremos o risco de abandonar pelas aflições que nos sega.Chegar até o lugar almejado é necessário sair de se,focarmos em um ideal que aqui é a Cristo"segurar o símbolo da vitória depende da aceitação",isso na maioria das vezes podemos ir em frente, porém nunca podemos criar atalho,pois só alçará aos esforçados que muitas vezes saem da condição humana,sofre uma transfiguração.No rosto dos cristãos ao fazerem suas escolhas principalmente por se tratar de algo muito pertinente dando verdadeiro sentido a vida.Larga um hábito que atrasa a caminhada é conselho do Mestre!Quem alcançará?Os anjos de Deus?Sim, todos que souberem fazer uma escolha correta, sigamos em frente muitos não suportaráo,aos poucos têm seu lugar;sigamos adiante não é fácil porém compredo que ainda estamos tentando conhecer os projetos voltados para Deus.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua bença ficou muito Feliz quando pesso sua bença toda manhã se padre quero sempre estar no caminho do meu senhor para que ele mim livres de todos mal junto com a minha família e o caminho certo que a gente deve estar segundo o nosso pai amém 🙌🙌 meu nome é ornilda soares de areas Recife ficar na paz padre João Carlos junto com a sua família até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio7/8/20 07:09

    Quando as cruzes aparecerem no nosso caminho - principalmente as advindas de desepcoes com nossos irmãos - nos inspiremos nas palavras do Mestre: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.

    ResponderExcluir
  7. José Lúcio7/8/20 07:15

    *decepções

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre
    Em primeiro lugar pesso a sua bênção. Peço ao Pai que nos abençoe e nos livre de todo o mal. Que possamos renunciar as coisas erradas que fazemos no dia , ódio, rancor e malicias e principalmente renunciar o pecado. Para que possamos está sempre no caminho do nosso senhor.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Senhor por todas as graça que eu consegui na minha vida, obrigado Senhor pelos meus filhos que me deste e que o senhor esteja sempre presente nas nossas caminhadas pela vida

    Bom dia Padre João Carlos que deus abençoe hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/8/20 08:26

    Bom dia Padre João Carlos.
    Que o nosso coração se encha de agradecimento a DEUS por tudo que Ele fez, faz e fará... assim, o coração vive em paz, ao ver que tem mais motivo para agradecer e seguir JESUS até o fim. Ele é o caminho. Somos teus seguidores, Jesus. Tu és o caminho a verdade e a vida . SENHOR, como cristão, desejo seguir o teu caminho, carregar o peso dessa vida no seguimento contigo...
    Jesus, eu confio em vós .
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre, estou passando por uma sintuacao difícil, na minha vida, peço muito a DEUS,pra ele mim fortalece cada dia, buscando sempre estar nos caminhos dele, pra curar todas essas minhas feridas. Sua benção 🙏

    ResponderExcluir
  12. Obrigado senhor pelo don da minha vida me mostre qual caminho devo seguir para no final encontrar Deus me mostre qual a minha vocação quero trabalhar para paróquia que eu frequento Sanťana Itaúna são Gonçalo Rj mostre senhorque pastoral devo me doar abençoe minha família meu esposo Marcos minha filha Larissa é que eu consiga engravidar de novo ter mais um filho amém

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos, essa meditação de hoje abriu a minha mente para seguir Jesus. Nem todas as pessoas não estão seguindo o mesmo caminho que eu estou seguindo, eu pelo menos estou buscando a minha salvação através das orações, da meditação do evangelho e seguir o caminho para chegar até ele. Que Deus abençoe a todos nós. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  14. Senhor tende misericórdia do Brasil e do mundo . Só vós Senhor do céu e da terra,salva teu povo desta pandemia .senhor proteja meus filhos,noras e netos Amém

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe João Carlos, minha benção.
    Estou passando por uma grande dificuldade, mais otimista, peço ao senhor em suas orações que cuide de minha mãe,tem 95 anos, que precisa de uma cirurgia da visão, e entrar em outro processo para a cura de sua infecção,que Deus ilumine minha mãe e que o senhor, ponha ela em suas orações. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma sexta feira abençoada e iluminada que o senhor com sua grandiosa beleza fortaleçam e te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Salvador amoroso,na tua presença encontrarei alegria, governa meu caminhos, conduza meu destino,orienta meus planos, eliminar minhas dúvidas.
    Senhor, quero encher minha vida de ti,em vez de enche lo de coisas do mundo, quero trilhar o caminho da santidade na palavra, oração e caridade.
    Senhor, buscar tua ovelha , acolhe me.🙌🌹😍💕🐑

    ResponderExcluir
  17. Olá padre João Carlos a sua benção. Obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  18. Meu senhor e meu Deus! Obrigada por essas palavras de salvação.Gratidão padre João Carlos Ribeiro,pelas ensinamentos da palavra de sabedoria;Deus abençoe grandemente sua vida!🙌🙌

    ResponderExcluir
  19. Sua benção padre João Carlos .

    ResponderExcluir
  20. Vilma João, muito obrigado pelas suas palavras, que nos ajuda a meditar o nosso evangélico nas palavras de Jesus Cristo. Deus lhe abençõe e proteja sempre, AMÉM!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS