PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM PAI INTERCEDENDO PELO FILHO DOENTE

UM PAI INTERCEDENDO PELO FILHO DOENTE


Senhor, tem piedade do meu filho (Mt 17, 15)


08 de agosto de 2020.

Todo pai pede a Deus para que o seu filho venha com saúde. Às vezes, a natureza traz o filho com problemas. Não se pode colocar a culpa em Deus, de jeito nenhum. Deus faz tudo bem feito. O homem ou a natureza é que embaralham as coisas. Muita coisa a ciência ainda não sabe, está pesquisando. O certo é que, venha como vier, os pais recebam a sua criança com todo carinho. E Deus que é pai de todos está sempre por perto para socorrer, abençoar, providenciar o melhor para aquela família. Tenho visto que muitas vezes, por ter um filho com alguma deficiência (autismo, síndrome de down, uma grave alergia e tanta coisa mais...), exatamente por causa da fragilidade do filho, os pais terminam por se aproximar mais de Deus.

Bem na véspera do dia dos pais, nos vem esse belo texto do evangelho de São Mateus. Na cena do evangelho, “um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: “Senhor, tem piedade do meu filho”. Jesus estava no meio de uma multidão. Mas, aquele pai, vencendo qualquer respeito humano, apresenta seu pedido desesperado ao Mestre. Já tinha tentado que os discípulos resolvessem, mas eles não tinham conseguido ajudar. Aproximou-se de Jesus... Aproximar-se de Deus é a atitude número um de um pai. Aproximar-se do Senhor, ficar perto dele. O pai e a mãe, na verdade, já têm uma aproximação com Deus, porque eles participam do seu poder criador. Uma pessoa de fé sabe disso. O nascimento de uma criança é um dom maravilhoso de Deus, pela mediação de um pai e de uma mãe. A paternidade e a maternidade já deixam pai e mãe mais achegados a Deus.

Relendo o texto: Um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se... Ajoelhar-se é a atitude de quem está diante de Deus. É uma atitude de adoração, de reconhecimento de sua dependência de Deus. A gente se ajoelha para acompanhar respeitosamente a consagração na Santa Missa ou diante de Jesus Eucarístico, em adoração. Ajoelhar-se é estar diante de Deus, com respeito e em reconhecimento de sua grandeza. Foi ajoelhado diante de Jesus que o pai pediu: “Senhor, tem piedade do meu filho”. Também esta palavra “Senhor” na boca desse pai tem sabor de reconhecimento de que está diante de Deus. Reconhecer que Jesus é o Senhor é uma profunda atitude de fé. A oração desse pai é uma oração de intercessão. E esta é uma das atribuições da missão paterna ou materna: interceder diante de Deus pelos seus filhos, pedir a Deus que os abençoe, os proteja dos perigos, os guarde, livre-os do mal.

“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água”, disse o pai. Ainda hoje quem tem epilepsia é alvo de preconceito. Imaginemos o que não era há mais de 2.000 anos atrás, ainda mais naquele povo antigo que explicava qualquer doença como sendo uma possessão do demônio. Olha a aflição desse pai: seu filho epilético está tendo ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. Imagine o cuidado permanente daquela família com esse filho.

Jesus mandou que trouxessem o menino, ou quem sabe já um adolescente. Dentro da lógica de sua gente, Jesus exorcizou o demônio da doença e o menino ficou bom, naquela mesma hora.

Guardando a mensagem.

Um pai aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e pediu em favor do seu filho epilético. Pela paternidade e pela maternidade, pai e mãe já estão mais próximos de Deus. Ajoelhar-se é um reconhecimento da divindade de Jesus. O pai não foi com dúvidas se Jesus podia ajudar ou não. O pai mostrou, por ter tratado o Mestre de ‘Senhor’ e por ter se ajoelhado, a sua completa confiança em Jesus. Ele pediu clemência para o filho epilético. E Jesus o curou, exorcizando o mal que estava nele. O pai quer sempre o melhor para o seu filho. E nunca pode esquecer de que ele, na obra da geração humana e na obra da educação, é parceiro de Deus.

Senhor, tem piedade do meu filho (Mt 17, 15)

Rezando a palavra.

Senhor Jesus,
No Evangelho, de vez em quando um pai vem ao teu encontro, pedindo em favor de um filho que está em situação desesperadora. Jairo, por exemplo, veio te contar a situação de sua filha adolescente, que havia morrido e pediu tua intervenção. Esse pai do evangelho de hoje, com um filho epilético, implorou a tua misericórdia. A todos, Senhor, tu atendias segundo a sua fé, não segundo os seus merecimentos. Continua, Senhor, ouvindo as preces dos pais e mães de hoje que te apresentam continuamente seus rogos em favor de seus filhos, sobretudo de quem está em perigo na alma e no corpo. Derrama, Senhor, tuas bênçãos sobre os pais, amanhã vamos festeja-los, no seu dia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O melhor presente que você pode dar ao seu pai vivo ou falecido é rezar por ele. O maior presente é, com certeza, oferecer a Santa Missa em favor dele. Então, programe-se para, amanhã, participar da celebração em sua comunidade e oferecer a Santa Missa por seu pai.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




36 comentários:

  1. AMÉM 🙏
    PE.JOÃO CARLOS, MEDITAÇÃO LINDA.
    "AMOOO" MUITÍSSIMO OBGDA, JÁ COMPARTILHEI PARA FAMILIARES, AMIGAS E AMIGOS E TODOS DO MEU CONTATO. DEUS O DE MUITAAA SAÚDE E O LIVRE DE TODO MAL, E TODA SUA FAMÍLIA TBM PADRE🙏
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  2. AMÉM 🙏
    PE.JOÃO CARLOS, MEDITAÇÃO LINDA.
    "AMOOO" MUITÍSSIMO OBGDA, JÁ COMPARTILHEI PARA FAMILIARES,AMIGAS E AMIGOS ETODOS DO MEU CONTATO. DEUS O DE MUITAAA SAÚDE E O LIVRE DE TODO MAL, E TODA SUA FAMÍLIA TBM PADRE🙏
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  3. Amem!
    Deus o abençoe Padre João Carlos pela evangelização. As meditacoes e as oracoes que o senhor compartilha.

    ResponderExcluir
  4. Peço oração para todos os pais do mundo inteiro que Deu abençoe sempre com saúde e paz alegria e fé e amor
    Que Deus te abençoe padre João Carlos.amém

    ResponderExcluir
  5. Amém, Oremos pais que Deus vai abençoar e curar a saúde dos nossos filhos, família. Amém Amém.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençoa, obrigado por nos trazer a Palavra Viva do Evangelho.

      Excluir
  6. Oh pai amado obrigado por esse evangelho forteficante e sabio em nossas vidas...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua bença vou sim rezar para meu pai que já se foi a gente que tem filhos sempre pede a misericórdia do pai para a Judá pesso muito pelos meus filhos padre João Carlos que todos os pai tenha paz e saúde na vidas deles amém 🙌 tenha bom dia padre o senhor é sua família amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  8. Renato Feitosa8/8/20 06:51

    Bom dia padre João Carlos paz e bem e saúde a todos.
    Acompanho todos os dias a meditação do Evangelho que tem me esclarecido muito no meu entendimento do Evangelho.
    Quero desejar um abençoado final de semana para o senhor.
    Meu nome é Renato Feitosa e escuto o senhor pela Fm Dom Bosco.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João carlos. Muito digno as santas palavras do evangelho de hoje, qual pai não pede sempre pelos seus filhos e um amor incondicional. Por isso devemos amos Jesus da mesma forma ou até mais. Bendito seja 🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre,a sua benção é muito bom ouvi o evangelho,intercedo todos os dias pelo meus filhos amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, Deus te abençoe e FELIZ DIA DOS PAIS, o Sr é meu PAI Espiritual. Obrigado pelas meditações já enviei para meus contatos. Verdade Padre o melhor presente é a Oração pela vida dos pais. Eu não conheci meus PAIS, nem mesmo pôr fotos, eles faleceram eu e minha irmã éramos pequenas, minha irmã já está no céu, aliás não conheci minha família de SANGUE.🤦🏽‍♀️😥 Reze pôr mim Padre João Carlos pôr favor essa situação às vezes me deixa Triste.🤔😥

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Louvado seja DEUS por este Santo Evangelho, BOM DIA!!! padre João Carlos, DEUS o abençoe e o proteja. sua bênção.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João carlos que palavras lindas o senhor trás pra nós na sua reflexão Deus abénçoe ❤

    ResponderExcluir
  15. obrigado padre João Carlos pela palavras, ouço a meditação todos os dias, que DEUS abençoe

    ResponderExcluir
  16. Luzia de Juazeiro do Norte Ceará manda um alô pra meu pai Expedito Romão Dos Santos 92 anos de vida 🖐

    ResponderExcluir
  17. AMÉM PADRE PADRE JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  18. Senhor Jesus receba o nosso querido Padre Germano da igreja São Pedro de Alcântara em São Gonçalo Rio de Janeiro que nos deixou ontem e Partiu para junto do Senhor amém.

    Bom dia Padre João Carlos e que Deus esteja presente em nossas vidas hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  19. Senhor ao melhor pai do mundo daí o descanso eterno. Senhor tende misericórdia de meu filho e minha neta.Amem

    ResponderExcluir
  20. Peço ao Senhor pelos pais que se encontram doentes, desamparados pelos filhos e também pelos filhos que vivem afastados.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo8/8/20 08:56

    Bom dia padre João Carlos. Que Deus o abençoe...

    ResponderExcluir
  22. Anônimo8/8/20 09:00

    Bom dia Padre João Carlos. Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre,Deus abençoe e proteja sempre.

    ResponderExcluir
  24. Meu amado Jesus Cristo de Nazaré, pesso pêlos pai do mundo inteiro, para meu pai Pedro e Benedito e todos os pais do mundo todo. Peço pêlo meu marido, meus filhos Jorge Luiz e André Luiz abençõe no dia dos Pais. AMÉM!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um excelente final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Que podemos levar nossos temores paternais a Cristos.
    A cada vez que um pai ora, Cristo responde tragam seus filhos a mim.
    Senhor Jesus, tu amas nossos filhos ainda mais do que nós amamos.
    Tú queres o melhor para eles, podemos confiar que o Senhor nós guiará para sermos pais piedosos.
    Levante suas mãos para o Senhor
    em favor dá vida dos seus filhos.
    A maior riqueza que um pai deve deixar para um filho,seu exemplo,o meu deixou 👏🙌🌹😍💕

    ResponderExcluir
  26. Amém!Bom dia padre linda reflexão hoje o meu pai se encontra no céu.mais tenho que agradece por cuidar tão bem de bem mesmo distante fisicamente.grata por cada meditacao enviada padre e envagelicão.🙌

    ResponderExcluir
  27. Deus abençoe todos os pais do mundo.Todo ser humano precisa do pai do Céu para nós guiar aqui na terra.

    ResponderExcluir
  28. Padre João Carlos, que linda reflexão escuto todo dia pela amanhã e assim mim sinto forte o dia todo, Deus te abençoe e te ilumine, bom final de semana. ☮️ paz e bem.a tds vcs.

    ResponderExcluir
  29. Paz e bem a todos!
    Este evangelho de hoje nos deixa bem claro a fidelidade de Jesus com sua missão, a clareza de ressuscitar os mortos. O amor que Ele tem por cada um de nós.
    Por seus filhos diante do pai, pai das misericordias e do amor Divino. E nos que somos tão pequenos nossa fé se torna a mínima possível.
    Rezemos para que sejamos fortalecidos cada dia com tua palavra, com teu amor e com tua misericórdia Senhor!
    Rezo também por este dia pela alma do meu que já encontra no Reino do Cêu.
    Paz e bem a todos!!!
    Feliz dias dos País para todos!!

    ResponderExcluir
  30. Boa noite vinde cantai louvores ao senhor

    ResponderExcluir
  31. Linda Reflexão,meu pai falecido e meu esposo pai de meus filhos Deus lhes dê um lugar de paz e luz!

    ResponderExcluir
  32. Peço oração pelo desenvolvimento da fala de minhafilha q tem 4 anos e fala pouco ,saúde paz e amor p/ toda minha família e pelo fim da pandemia ,por todos os doentes,por quem pedeu un ente querido,pelos doentes e nessecitado de tua presença senhor,Obrigado pai por tudo

    ResponderExcluir
  33. Amém Jesus que Jesus coloque o meu paizinho em um bom lugar, glória a vós senhor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS