PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TEM JOIO NO MEU ROÇADO

TEM JOIO NO MEU ROÇADO


O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno (Mt 13, 38).


19 de julho de 2020.

Nós formamos famílias cristãs, zelando para que elas cresçam na unidade da fé. Organizamo-nos em comunidades cristãs, procurando trilhar os caminhos da santidade. Respiramos ainda um clima religioso em nosso país, sentindo-nos todos um povo abençoado por Deus.

Mas, sabemos que nem tudo são flores. Em nossa terra, há processos e estruturas responsáveis por desigualdade, injustiça, desemprego. Em nossas comunidades cristãs, também se abrigam pessoas preconceituosas, egoístas e violentas. Em nossa casa, também moram infidelidade e violência doméstica. Tem joio no nosso roçado.

Jesus nos conta, hoje, uma parábola superinteressante, a do joio e do trigo. Na plantação, só entrou a boa semente de trigo. Mas, o inimigo veio de noite e semeou também o joio. Quando cresceram e o trigo começou a dar espigas, notou-se que uma parte da plantação era joio. E o joio é parecido com o trigo, com a diferença de que dá um fruto venenoso. Além de difícil de distinguir, suas raízes se misturam com as do trigo.

Ao descobrirmos o mal e os seus responsáveis em nossas famílias, em nossos grupos, em nosso convívio social, achamos logo a solução: arrancá-los de nossa convivência, extirpando o mal pela raiz. Foi o que os trabalhadores quiserem fazer com o joio. Mas, o agricultor não permitiu. Iria prejudicar o trigo. O melhor era ter paciência e aguardar o tempo da colheita. Aí, sim, o trigo seria recolhido e guardado no celeiro. E o joio queimado no fogo.

O que Jesus está nos ensinando, com esta parábola?

A primeira lição é renunciarmos à presunção de sermos gente santa e pura, em contraste com os maus e pecadores. Santos, nós somos pela graça de Cristo que nos redimiu. Mas, igualmente somos pecadores. Os fariseus se julgavam justos, praticantes, separados. Assim, cometeram muita injustiça com o povo pobre ou sem conhecimento da Lei. E rejeitaram Jesus, que vivia misturado com os pecadores. Em nome da pureza da raça, cometeu-se a tragédia do holocausto, particularmente contra os judeus. Somos santos e pecadores. Não devemos ceder à tentação de querer viver separados, como um trigo santo. Há sementes de joio em nosso coração e joio crescido em nossa própria comunidade. Mais humildade.

A segunda lição é não nos arvorarmos em juízes dos outros. Só Deus julga e condena, mas só o fará no final de tudo, na colheita. Ele dá toda chance, age com grande paciência e aguarda a conversão para sanar o mal com o seu perdão e a sua misericórdia. Assim, não tomemos o lugar de Deus. Espelhemo-nos nele, em sua paciência e em sua compaixão. Devemos apontar os erros e as estratégias que nos pareçam equivocadas, mas não desrespeitemos a dignidade humana de quem quer que seja.  Não coloquemos ninguém no inferno. Não julguemos para não sermos julgados.

A terceira lição é continuarmos a ser bons e cada vez mais amorosos com Deus e com o nosso próximo, apesar de estarmos rodeados de tentações e convivendo com o joio. O mal me obriga a ser bom com maior consciência, com maior responsabilidade e com sempre maior capacidade de resistência e perseverança. O mal nos obriga a assumir mais claramente a nossa condição de filhos amados e de irmãos servidores. Que o mal não nos faça maus. Ao contrário, como fermento na massa, trabalhemos para melhorar as pessoas e o mundo.

Guardando a mensagem

Na parábola do joio e do trigo, descobriram que havia joio junto com o trigo, que não dava para arrancar logo o joio e que o final do joio e do trigo seria bem diferente. Três lições podemos recolher desta parábola: renunciar à presunção de querermos viver no gueto dos santos; ser tolerantes, evitando julgar e condenar os outros; e reafirmar, com clareza, nossa adesão ao bem e à verdade, exatamente onde a mentira e a desonestidade querem ter a última palavra.

O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno (Mt 13, 38).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Vivemos num mundo complicado, em meio a um grande pluralismo cultural e religioso e a uma polarização política empobrecedora. Tua palavra hoje nos ajuda a nos colocarmos melhor nessa situação. Tu nos ensinas a não nos isolarmos do mundo, pensando que estaremos a salvo em nossos grupos afins nas redes sociais ou em nosso ambiente religioso exclusivo. O joio está em toda parte. Nesse contexto, precisamos ser bons e muitos bons, com frutos de solidariedade, de santidade, de amor a Deus e ao próximo; Não só não nos deixarmos contagiar pelo vírus do mal, mas sermos fermento na massa. Ensina-nos, Senhor, a ser tolerantes, sem cairmos no relativismo de que tudo está certo e no fatalismo, de que isso não tem jeito. Na colheita, terás a palavra final. Até lá, queremos ser trigo e dos bons. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Comente com alguém o evangelho de hoje.

Rezemos pelo bispo da Diocese de Palmares, Dom Henrique Soares, de 54 anos, que faleceu ontem à noite, vítima da covid-19. Unamo-nos ao povo de Deus de sua Diocese que recebeu essa notícia com grande tristeza.

Para entender melhor a mensagem de hoje, sugiro que leia o texto da Meditação. É só seguir o link que lhe enviei.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

40 comentários:

  1. Obrigada Pe João Carlos pela sua paciência a nós ensinarmos a ser melhor
    Deus te proteja sempre

    ResponderExcluir
  2. Obgda Padre João Carlos, a sua explanação nos faz refletir melhor sobre a Palavra de Deus. Que possamos ouvi -la e segui -la, conforme manda a Sagrada escritura.Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Amém

      Excluir
    2. Obrigada padre. Os ensinamentos nos permitem continuar no caminho de Jesus.

      Excluir
    3. Bom dia padre João Carlo obrigada por me ajudar entender as palavras de Jesus porque ñao consigo a entender as palavras da bíblia

      Excluir
  4. Obrigada padre, está mensagem nos faz refletir com muita clareza sobre os mandamentos de Deus,um ótimo domingo e peço a Deus que proteja todos os nossos padres dessa pandemia.

    ResponderExcluir
  5. Quem me envia todos os dias :
    PADRE JOÃO CARLOS E A PALAVRA DO SENHOR É MEU NETO PEDRO VITOR TUDO QUE ESTOU APRENDENDO COM OPADRE JOAO CARLOS ATRAVÉS DO MEU NETO ACHO UMA BENÇÃO DE DEUS !!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado padre João Carlos por essa reflexão linda Deu te abençoe

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Padre João Carlos por tudo

    ResponderExcluir
  8. amém senhor que sempre o senhor dai a paciência

    ResponderExcluir
  9. A complexidade da parábola faz pessar,afinal que vegetal estou sendo em uma sociedade tão plural?Somos indefinidos ou hipócrita? São muitas dúvidas porém compredo que devemos exertar nas nossas ações o máximo que podermos do bem, evitar o que é nocivo sem julgar o irmã sempre convivemos com diversas pessoas com condutas diversificas que aprendamos selecionar o que há de melhor em cada semelhante sem o peso do julgo com muita sabedoria Deus vai conduzir seus vergetais sabendo que um precisa do outro para viver, bom e mal e o nocivo deve servir de experiência para construção do bom aos olhos da vida.todos nós de forma inconsciente somos daninos quando queremos seria bons!!! Portanto a cada dia temos certeza que Cristo sempre percebia claramente nossas necessidades nesse contexto perdoa nossas ofensas e também devemos perdoa aos irmãos, afinal somos todos filhos e cada um têm suas características.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos sua bença Bom domingo prá todos nós fiquei na paz do senhor 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Pe. João Carlos pela bela reflexão que nos leva a refletir sobre o que estou sendo ou semeando no meu conviviu familiar, na comunidade da qual faço parte.
    Obrigada e que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Todas às noites escuto antes de dormir com os fones no ouvido estas mensagens maravilhosas e este fundo musical também é maravilhoso, portanto que Deus abençoe esta iniciativa de mandar as mensagens tanto escrita como falada vcs estão todos de parabéns

    ResponderExcluir
  13. Ñ durmo sem antes escutar e ler suas maravilhosasml reflexøes me ajuda muito nas minhas reuniões e encontros me baseio pela sua reflexão e aprendo bastante e repasso no grupo

    ResponderExcluir
  14. Bom diaaaaaaaaa padre fico muito grato de rezar o terço todos os dias,e em seguida ouvir sua linda vós e suas maravilhosas mensagem de amor e esperança, fica com Deus e nossa senhora da Aparecida

    ResponderExcluir
  15. Excelente reflexão acerca do joio e do trigo. Levando a uma mudança de vida e a nos distinguir que tipo de cristão somos. Quando na nossa família, no grupo de trabalho ou em qualquer ambiente em que estamos inseridos somos o joio ou o trigo. Que Deus na sua infinita bondade nos dê a graça de separar uma coisa da outra.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia!!
    Padre João Carlos muito linda a reflexão de hoje que Deus nos conceda um bom dia.

    ResponderExcluir
  17. Amo as meditações, elas têm um teor profetismo. Precisamos sempre de meditações como estas.

    ResponderExcluir
  18. A palavra de Deus é viva e eficaz!
    Ela mesma responde por ela.
    Is.1.16
    Rm.12.9
    Dt.5.32
    Dt.12.32
    Dt.28.14
    Pv.1.15
    Pv.4.26.27

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos.
    Agradeço as lindas mensagens de amor e esperança que recebo todos os dias através da MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho . Que o Pai, o Filho e o Espirito Santo lhe abençoe poderosamente neste domingo.
    Que a paz habite nos corações e que a graça de Deus nos acompanhe em todos os momentos de nossas vidas.Um dia abençoado e repleto de muita saúde e muita paz à todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado que papai
    do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus,as vezes somos mais joio que trigo, mais Deus
    nós esperar com seu amor de pai para nos converte.
    Nós devemos semear boas sementes para ganhar o Reino de Deus, não semear o mau.
    Senhor que tua palavra transformem nossas vidas.
    Eu posso ser outra pessoa pelo seu poder,eu acredito que o senhor pode transformar joio em trigo.
    Senhor fazeis de mim boa semente.🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  21. Senhor receba em teus braços dom Henrique. E q na hora da nossa morte,sejam perdoados todos os nossos pecados. Amém

    ResponderExcluir
  22. José Lúcio19/7/20 09:22

    Que tenhamos sabedoria em distinguir o joio e o trigo nós nossos sentimentos com o próximo. Que tenhamos paciência no tratamento do mau e persistência no caminho que nos leva ao Bom Deus.

    ResponderExcluir
  23. Obgda Padre pela explicação da Palavra da vida a vida bença , para minha família também minha filha Érica que se encontra desempregada 🙏💙💝👼😇🔥

    ResponderExcluir
  24. Bom Dia padre João Carlos, rezamos tanto pelo dom Henrique, mas DEUS o levou para junto DELE, com certeza é mais uma estrela no CÉU, zelando por aqueles que cuidou aqui na terra. DEUS conforte a todos. AMÉM.

    ResponderExcluir
  25. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado padre João Carlos
      Deus o ABENÇOA 🙏🙏🌞👏👏

      Excluir
  26. A Palavra de Deus é Vida! Louvado seja Deus pelo dom de sua vida Pe. João Carlos. Que com tanta unção nos ensina a compreender é a viver melhor a Palavra de nosso DeUs! Muito obrigada! Deus te abençoe abundantemente!👐

    ResponderExcluir
  27. Obrigado padre estou gostando muito dos seus ensinamentos peço que reze por mim, para que eu não me desanime na minha missão de amar e servir.

    ResponderExcluir
  28. Sua bênção, Padre!! Como é confortante seus ensinamentos!🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  29. Obrigada, padre João Carlos, pelo seus ensinamentos e meditações que estão me valendo muito em meu entendimento cristão. Que eu possa sempre levar boas palavras aos outros. Peço- lhe que nos dê a sua bênção.

    ResponderExcluir
  30. Criador inefável, eu LHE agradeço porque o Espírito Santo ora e intercede pelos cristãos. Todavia, me conceda a graça de adorá-Lo, bendizê-Lo e louvá-Lo santamente. Me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de ser perdoado. Me conceda a graça de ser justo e humano. Me conceda a graça de ter fé, esperança e amor. Me conceda a graça de ser um bom trigo no Reino dos Céus. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  31. Amém.
    Que Deus abençoe abundantemente, o senhor Padre, João Ribeiro.
    Ao Don Henrique, que Deus o tenha, entre esplendor da luz perpétua.

    ResponderExcluir
  32. Obrigado Pe João Carlos pelas meditações, que o Senhor o conceda sempre assim!!!

    ResponderExcluir
  33. Obrigado padre joao Carlos p essa linda explicaçao da palavra descupe nao responder todo dia o efeito da quimiterapia me deixa sem forças pra nada

    ResponderExcluir
  34. Padre edtou estudando através de meu neto Gabriel, fico tão feliz por ele, e pela oportunidade de me sentir melhor com o seu conhecimento.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS