PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SINAL DE JONAS

O SINAL DE JONAS


Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas (Mt 12, 39). 


20 de julho de 2020.

Estamos começando a semana com um apelo muito forte da parte do Senhor: a nossa conversão. Fale a verdade: Deus já lhe deu muitas oportunidades para você tornar-se um fervoroso seguidor de Jesus, uma fervorosa discípula do Senhor, não é verdade? Quantas chances, Deus já lhe deu para você mudar de vida, converter-se? Agora, é bem capaz que você esteja esperando algo de grande impacto para que finalmente se entregue a esse grande amor! E é precisamente de amor que estamos falando. A conversão é um ato de amor: mudar o rumo de sua vida, colocando-a na direção do imenso amor de Deus. E ele nos ama por primeiro.

Você lembra: outro dia, Jesus estava se queixando das cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum. Viram tantos milagres, mas não se converteram. Hoje, fariseus e mestres da lei, opositores de Jesus, estão lhe pedindo um milagre: ‘Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti’. Jesus deve ter ficado aborrecido. Pessoas mesquinhas como aquelas pedindo para presenciar um milagre, mas olhe só! Jesus não fazia milagres pra se mostrar. Àquela altura, Jesus já tinha tomado uma decisão: não iria mais fazer milagre nenhum. Ele chamou aquele povo de geração má e adúltera. ‘Essa geração está pedindo sinais, milagres. Não vai ter mais. Só um sinal, eles vão ter agora: o sinal de Jonas’.

Você se lembra do profeta Jonas?! Deus o mandou pregar em Nínive, capital da Assíria. Jonas calculou bem: Nínive, uma capital pagã... uma missão muito difícil, perigosa, tempo perdido. E logo o que tinha que anunciar: que Deus iria destruir tudo por ali. Nem pensar. Jonas pegou um navio numa rota contrária. Sujeito teimoso esse Jonas. No meio da viagem, o mar ficou tão enfurecido que os marinheiros desconfiaram que alguém ali estivesse em falta muito grave contra o seu Deus. Jonas confessou que estava fugindo de Deus e da missão difícil que ele lhe confiara. Para salvar a tripulação e o navio, não houve outro jeito. Foi atirado no mar. O que aconteceu foi incrível e você recorda. Um peixe o engoliu e três dias e três noites depois ele foi vomitado na praia. Deus o mandou de volta para a tarefa que lhe tinha confiado.

Jesus disse que não teriam mais nenhum sinal, mais nenhum milagre. Só um: o de Jonas. E ele mesmo explicou: ‘assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estaria três dias e três noites no seio da terra’ (Mt 12, 40). Ele está falando, então, de sua morte e de sua ressurreição. Este seria o grande sinal, o milagre pelo qual lhes seria mostrado sua condição de Messias, enviado de Deus. Esse milagre é um dos mistérios centrais de nossa fé. Mistério recordado em cada celebração. Dele fazemos memória na Santa Missa. Como Jonas engolido pelo peixe e devolvido vivo, ao terceiro dia. Morte e ressurreição. Esse é o grande sinal.

Guardando a mensagem

Fariseus e mestres da Lei queriam ver um sinal para acreditar em Jesus. Ele já tinha feito tantos, mas nunca para se mostrar, para se exibir. Na corte de Herodes, também lhe pediram um milagre para divertir a corte. Jesus ficou quieto. Chega de milagres, foi a decisão de Jesus. Ele já estava chateado com a pouca conversão nas cidades onde tinha feito tantos milagres... Afinal, haveria um só sinal, o de Jonas. A morte e a ressurreição de Jesus é o milagre prefigurado no sinal de Jonas. Depois de três dias no seio da terra, Jesus foi devolvido vivo, ressuscitado.

Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas (Mt 12, 39).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Disseste que, no dia do juízo, os moradores de Nínive iriam condenar a geração do teu tempo, porque se converteram à pregação de Jonas, diferentemente de grande parte dos que te escutaram. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Que à tua Palavra, respondamos prontamente, acolhendo o teu amor, na graça da fé e no seguimento do teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A conversão é a nossa resposta à Palavra de Deus. A conversão é obra nossa e do Espírito Santo de Deus em nós. Assim, no dia de hoje, peça ao Santo Espírito, mais de uma vez, a graça da conversão.

Pe. Joao Carlos Ribeiro, sdb

36 comentários:

  1. Os milagres realizados não garantia conversão das pessoas diferente de querer retorno jesus Cristo continuou trabalhando sem esperar recompensa,sua vida foi marcada pela coragem da não aceitação dos incrédula, mais inteder sua obra é algo muito importante pra o processo de Espíritual através da simplicidade leva respostas para tudo inclusive em salva situações de muito perigo, mostrando a fé como um poder contido dentro de cada pessoa, Disistir jamais Nínive seriacondena, não vomas lá aqui ainda haverá cura e assim segue segue até hoje como conto e Jonas o impossível desaparecerá quando trabalharmos a fé.Mestre Queremos ver um milagre através do Senhor,que triste ponto de de exige dele algo que compete a nós!!!Que a prática das obras sejam assumida por cada um de nós conforme jesus Cristo nós autorizou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O impossível desaparecerá quando trabalhamos a fé..."
      Que triste ponto de exigir de Jesus algo que compete a nós... Lindas palavras Izabel

      Excluir
    2. Amém glória a Deus

      Excluir
    3. Peço oração pela minha cura, tenho fé que serei curada de um câncer de mamã.

      Excluir
    4. Amém Jesus maravilhoso.

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença uma boa semana para todos nós amém 🙌🙌🙌🙌 ornilda soares de areias gostaria de orações para mim e minha família

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, sua benção padre e uma excelente semana com muita luz

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia Padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus abençoe a todos nós

    ResponderExcluir
  5. Jesus não marca horário para fazer milagre. Conversão, coração contrito, assim mais próximo de Deus

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre, peço sua benção e agradeço pela explicação dessa linda passagem bíblica.So a conversão a Deus nos levará ao caminho do Pai! Amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre a sua bênção pra mim e minha familia que possamos nos converter a casa dia com a esperanca de dias melhores !! Paz

    ResponderExcluir
  8. Bom dia.
    Excelente semana a todos.
    Deus abençoe
    (11)974347257

    ResponderExcluir
  9. Padre Joaõ Carlos sua bença para minha familia🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre
    Peco né benção para mim e toda minha família linda essa passagem da Bíblia que Deus dê a conversão para toda minha família e nós consceda uma boa semana a todos fica com Deus padre.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre,todos os dias temos sinais na vida,às vezes falta a fé e o reconhecimento para enxergar os milagres que Jesus está fazendo.E quando reparamos e olhando para trás percebemos como Deus é misericordioso com quem o ama.

    ResponderExcluir
  12. Peço oração por minha família.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus acima de tudo e de todos proteja e abençoe sua vida hoje e sempre...
    Agradeço mais uma vez por me enviar a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR e a REFLEXÃO do Santo Evangelho.
    Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Que à tua palavra, respodamos prontamente, acolhendo o teu amor, na graça da Fé e no seguimento do teu Santo Evangelho.
    Eu te peço, Senhor, que abençoe a nossa semana e nos fortaleça na FÉ.
    Senhor, daí vida longa a Padre João Carlos, com muita saúde e muita paz Porã que ele continue na sua caminhada missionária...
    Meu bom dia à todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. obrigado Pe.Joao Carlos por por abencoar neste começo de semana com as replicação do Evangelion todos os dias Deus o Abençoe e lhe der muitas Saúde Sabedoria para continuar firme.na sua missao de Evangelizar

    ResponderExcluir
  15. Bom dia PE João Carlos
    Peço a sua bença, e peço para toda minha família em especial para minha mãe, para dá saúde, ela tem 95 anos.
    E agradeço pelas lindas mensagens, que Deus o ilumine e o abençoe sempre, abraço.

    ResponderExcluir
  16. Jesus Cristo seja o caminho de Luz pro meu filho Vinicius dai- nos a graça da conversão

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e protegido
    caia sobre o senhor a luz divina 🙌😇🌟🌟🌹
    Jesus nos acolhe em seu coração para que sejamos capazes de aprender o que Deus quer que trabalhamos em nós mesmo e Ele quer trabalhar em nós.
    Ele não quer que exista nada de
    egoísmo em nós.
    Ele gostaria que nós o amace com amor puro e totalmente gratuito,ir bem longe em nosso amor.
    Entre amigos não e preciso provar nada, vc pode ser vc mesmo.
    Você se divertem e tornar a vida mais leve do que de costume , tenha amigos

    ResponderExcluir
  18. Senhor protejei o Brasil e o mundo 🌎 Protejei minha família desta pandemia iluminai e guarde a meus filhos e netos. Abrandai o coração de Lucia. Amém

    ResponderExcluir
  19. Senhor dai a graça da conversão a meu filho Gustavo. Um filho tão bom e caridoso. Em nome de N.S. Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  20. Senhor protejei todos quê estão com ô corona viros e a minha nora e filha quê vai ser mãe uma pela primeira vez outra pela terceira só quê ô segundo naseu morto ô gabrielzinho um anjo quê este ou esta venha com saúde paz junto com á mãe amém

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre. Peço de coração a graça da conversão do meu afilhado Victor Faviere pra que ele retorne ao seu lar junto de sua mãe querida Vera. Peço a bênção, proteção, cura da minha mãe Thereza Celestino, 88 anos pela recuperação e cura do AVC...Peço por todos que estejam no peito de hospital com Covid19, pela minha família e todas as pessoas que necessitam de recuperação e ajuda.obrigado por mais um dia de vida e saúde.. Deus e Nossa Senhora Aparecida abençoa a todos..

    ResponderExcluir
  22. Padre 0re pelafamilia de Jaque e ROCHIEL. Pela perca de uma filha no 6mesde gestação. A mae sempre esteve saudavel de um dia pro outro a pressão subiu muito e teve q tirar a bb.ore por nos

    ResponderExcluir
  23. Padre peço pela cura da minha sogra Maria José que se encontra enferma com um câncer e pôr minha família em especial aqueles que se encontram perdidos fora da igreja.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde padre Joao Carlos peço a proteção de Jesus e Maria Santisma para o senhor e à bênção do divino Espírito Santo para todos nós para que saibamos obedecer a ordem de Deus e procurar sempre fazer sua santa vontade sem fazer-lhe exirgencia de milagres isto só mostra a Nossa falta de fé. Meu Jesus eu creio maís almentai à minha fé.

    ResponderExcluir
  25. Nossa eu amei a sua explicação ,achei perfeita e da dá para entender direitinho ,muito obrigada por compartilhar sua sabedoria ,o senhor não tem canal no you tube ?,amém

    ResponderExcluir
  26. Boa noite padre João Carlos o sinal de Jonas é também para nós um grande sinal sem dúvida porque não só é o sinal da morte e ressurreição de nosso senhor Jesus Cristo como também pela graça e o amor de Deus seremos ressuscitados devemos a cada dia que acordamos agradecer a Deus por que é como Jesus disse para o povo sobre a filha de Jairo a menina não morreu apenas dorme , por isso eu peço mais uma vez Divino espírito santo dá-me mais uma vez a conversão
    A todos uma abençoada noite com a graça e a paz de nosso senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  27. Ó Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por todas as graças que recebi, durante a minha vida. Contudo, me ajude escutá-Lo com amor, fé e atenção. Me ajude fazer boas e santas ofertas. Me ajude adorá-Lo da melhor forma possível. Me ajude evitar o pecado. Me ajude fazer somente o bem, praticar a justiça, a misericórdia e caminhar solícito com o meu SALVADOR. Me ajude na minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  28. Conheci a Meditação da Palavra do Senhor há 4 anos através do grupo de whatsapp depois o grupo foi desfeito e não consegui acompanhar, gostaria de começar o dia escutando e acompanhando a palavra de Deus. Como faço???

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS