PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM PLANO PARA MATAR JESUS

UM PLANO PARA MATAR JESUS


Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus (Mt 12, 14) 


18 de julho de 2020.

É triste ler isso no evangelho. “Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus”. É de não se acreditar. Para chegar a este ponto, eles deviam estar muito incomodados com Jesus. Por que eles chegaram a esse ponto? Claro, a explicação mais simples é que eles fecharam o coração à novidade que era Jesus e sua pregação. Mas, podemos tentar entender um pouco mais sobre essa rejeição. 

Por que os fariseus não gostavam de Jesus? Bom, o povo de Deus estava vivendo um tempo de muita turbulência. Muita coisa preocupante estava acontecendo e trazendo mal-estar e insegurança às pessoas. A maior parte do povo da Galileia era de agricultores. E eles estavam com a corda no pescoço, por causa dos impostos que deviam entregar para Herodes e os romanos. Os romanos, que dominavam diretamente a Judeia e a Samaria, eram pagãos e suas legiões esmagavam qualquer manifestação ou revolta. As elites da capital e os grandes proprietários de terra controlavam o Templo de Jerusalém. Tudo isso criava muita insegurança no meio do povo. 

Os fariseus, uma espécie de irmandade ou de partido, era o grupo mais próximo da população. No seu quadro, havia muitos mestres da Lei, gente que estudava as Escrituras. Eles não eram aliados dos romanos, como os saduceus do Templo. Eles eram defensores fervorosos da exata observância da Lei de Moisés. A segurança para eles estava em praticar fielmente todos os preceitos escritos e orais que regulavam a vida do judeu. É possível que a mensagem de Jesus criasse muita insegurança para eles, pois Jesus liberava o povo daquele rigorismo que eles pregavam. Jesus considerava aquele apego à letra da Lei um desvio da religião, acabando por excluir as pessoas e deixar de lado a caridade e a misericórdia, que é o centro da Lei. Além disso, Jesus apontava muitas falhas neles: o exibicionismo na oração, a busca de privilégios e de prestígio, a falta de autenticidade (ensinavam e não faziam). No fundo, Jesus, como nova liderança ouvida pelo povo, ameaçava a posição de liderança deles e sua influência nas comunidades. Por tudo isso, os fariseus viram, em Jesus, uma ameaça. E decidiram matá-lo. 

Claro, não chegaram de repente a essa decisão de eliminar Jesus. A oposição foi crescendo devagar... vemos isso nas páginas dos evangelhos. A mensagem de Jesus pedia conversão, mudança de vida. E eles permaneceram de coração fechado. Aos poucos, a incompreensão, a impaciência, o mal estar vão se convertendo em rancor, em ódio, e, por fim, em decisão de eliminação do profeta. Essa é uma coisa pra gente pensar. Se a pregação do evangelho não encontra um terreno bom no seu coração e você vai se permitindo que cresça a indiferença, as dúvidas que se transformam em críticas.... afinal, aos poucos vai se formando um muro, uma barreira entre você e Jesus, entre você e a Igreja, que finda por afastar você, definitivamente, da novidade do evangelho. 

O resultado dessa decisão de matar Jesus, lemos hoje no evangelho, é que Jesus retirou-se dali. De fato, percebemos no evangelho, que, a partir de certo momento do seu ministério, diminuem suas aparições públicas e também o afluxo das grandes multidões. Ele continua curando muita gente, mas recomenda que não mencione o seu nome, que não digam quem foi. Procura ser discreto, nesse clima da perseguição. Assim, o evangelista aplica-lhe o que o profeta Isaías escrevera sobre a misteriosa figura do servo de Deus: “Ele não discutirá nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega”. O servo de Deus descrito é alguém manso, discreto, humilde. Não enfrenta com violência os seus opositores, não sai ameaçando, arrebentando, agredindo. Foi essa a atitude de Jesus frente à perseguição contra sua pessoa. O medo não o paralisou, mas ele agiu sempre com prudência e humildade. 

Guardando a mensagem 

O evangelho tem páginas maravilhosas. Todas o são. Mas, em algumas, aparece claramente a oposição e a perseguição contra Jesus. A grande perseguição dos dias da paixão foi construída, aos poucos, com atitudes de boicote, críticas, insinuações maldosas e decisões homicidas como a que lemos hoje neste texto. Sempre que os cristãos e a Igreja se comportam profeticamente, movidos pela liberdade do Espírito Santo, colhem sofrimento e perseguição. Na verdade, quem vive o evangelho destoa da normalidade, deslegitima privilégios, suscita oposição. Assim, é bom você se policiar.... o evangelho é fermento de um mundo novo, não é a cobertura do bolo desse mundo de mentiras e maldades. 

Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus (Mt 12, 14) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
A oposição dos fariseus, que acabou por decidir a tua morte, é um alerta para nós. Quantas oportunidades eles tiveram, ouvindo a pregação do evangelho, conhecendo-te pessoalmente, vendo os testemunhos de teus milagres e das pessoas que tiveram suas vidas transformadas no teu seguimento. Ainda assim, construíram uma negativa total à revelação de Deus em tua pessoa. Senhor, ajuda-nos a manter o coração aberto para a tua palavra e a tua presença redentora hoje, na Igreja. Que a indiferença não enfraqueça a nossa fé. Que as pequenas suspeitas, insinuações e críticas não acabem por nos separar de ti e de tua Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra 

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), escreva uma oração a Jesus sobre a meditação de hoje. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

42 comentários:

  1. Pai derrama sobre mim tuas graças para que eu possa abrir meu coração cada vez mais para tua entrada e assim te reconhecer como Deus filho,te manter vívo na minha vida e viver tua palavra. Amém 🙏🙏🙏🙏
    Obrigada padre por mais uma homilia..Deus abençoe você e sua missão

    ResponderExcluir
  2. Venho agradecer por todas as bênçãos que recebo e agradecer pelo aniversário da minha filha Jael que completou mais um ano de vida dia 17/07/2020, portanto oito anos tem agora.
    Que a nossa fé e a força da palavra nos fortaleça cada e transforme nossos corações como vontade do pai celestial.
    A sua benção Sr padre João Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus o abençoe, Jorge. Um sábado em comunhão com Deus.

      Excluir
  3. A paz de Jesus e o amor de Maria nos abençoe hoje e sempre, amém. Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre e muito bom esta palavra da bíblia conforta o coração e podemos imtender mais da palavra pra pasar pra outra

      Excluir
  4. As atitudes corretas contida nas ações do Mestre aumenta entre nos seus opsitores uma inquietação que levou a desejar mata-lo acreditando que assim ficaria livre daquele professor que ensinava as pessoas a serem livres, sim, quando o assunto em uma sociedade marcada por falsos dogmas religiosos é abalada há uma espécie de "luta",quem realmente está certo? Cristo pedia também que eles não comentasse,poisa descrição foi a característica marcada aos quea as conheciam.Midiante a uma sociedade marcada por tantas enjustica os trabalhadores naquela época pagavam auto imposto e chegava um "justiceiro",que ensinava qual seria o melhor caminho a ser seguido.Foie continua sendo uma luzqua dar conhecimento de amor isso é ser Cristão,levres dá ignorância humana.Afinal será qua já sabemos usar nossas liberdade ensinada por Jesus?

    ResponderExcluir
  5. Pai, nosso criador, Pai amado, aqui humildemente, quão grandioso és tu, venho pedir que não tenha medo de ti nem da tua palavra, que aceite ela noeu coração assim como às bênçãos que me provêm meu Pai, que a tua obra é tua palavra não me façam reagir negativamente como os fariseus que renegaram o Salvador, que o condenaram por ofender seu modo de vida e seus erros. Que o Espírito Santo me guie. Que eu possa reconhecer os meus e seguir teu caminho. Por Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, pois é grandiosa a tua Trindade.

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA gosto muito do evagelio do dia que Deus nós abençoe e nós trás a paz

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia Padre João Carlos, que Jesus nos abençoe e afaste de nós esses Fariseus de nossos
    caminhos.Fica na Paz

    ResponderExcluir
  9. Que Senhor , livra -nos de todos males e nos traga a esperança de uma nova vida. Ajuda o meu filho que está desempregado ilumine o seu caminho!🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Muito bonita e verdadeira Jesus bondoso e misericórdioso ajudando a todos várias pessoas presentes mais mesmo assim for perseguido é o que ta acontecendo com as pessoas boas que estão no caminho certo tentando seguir os desígnios do pai e do filho

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe joão Carlos!Q nada nem ninguém me afaste do amor de Deus.Eu creio jesus, mais aumentai a minha fé.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos sua bença pelo sinal da santa cruz livrai nos Deus o nosso senhor dos nossos inimigos em nome do pai e do filho e do filho e do espírito santo amém 🙌🙌🙌 meu nome é ornilda soares de areias Recife

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!!
    Padre João Carlos peço oração para o mundo inteiro que o senhor Jesus Cristo cure o mundo inteiro desse vírus e o senhor de livramento a toda minha família de todos os perigoso e que Deus abençoe o senhor padre.

    ResponderExcluir
  14. Deus em sua infinita bondade, possa nos libertar das críticas e aumentar a nossa fé. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos obrigada pela as palavras tao linda , padre peço oração pela a minha saúde é de minha família e por todos as pessoas que estão doentes que Deus nos proteja sempre Amém

    ResponderExcluir
  16. Pai que o espírito Santo nós de sabedoria de transformação para que possamos levar o evangelho em todos os cantos e, enxergar além das a
    aparências.Que Deus nos proteja hoje e sempre.Amem

    ResponderExcluir
  17. Senhor abre a porta e deixa entrar esta paz e este amor imenso. Não permitas q o mal vença o bem no mundo onde os teus evangelizadores são perseguidos. Protegei Senhor o teu povo. Amém

    ResponderExcluir
  18. Que as palavras do evangelho ilumine nossas vidas e nos livre de todo o mal.Obrigada Pé João Carlos por essa homilia!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus lhe abençoe. Tenha um sábado na Paz de
    Jesus nosso SENHOR e Salvador do mundo...
    Senhor Jesus, ajuda-nos em nossa conversão e a viver iluminados pela esperança e pela fé no Deus vivo e verdadeira. À todos da AMA o meu BOM DIA e um sábado na Paz de Deus para todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Pé. João Carlos!
    Agradeço pela sua incansável vontade de levar aos fiéis, a palavra do senhor incansavelmente e, querer que todos conheça e viva a palavra do senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  21. obrigado Pe pela abençoadas palavras meditadas tocou nos o coração.Misericordia, caridade, indiferença. Que o O Espirito Santo do Senhor nos faça forte na sua Palavra e nos abencoe neste dia . Amém!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Nós cristãos vamos cerrar fileiras com são Miguel arcanjo defensor dá igreja de jesus Cristo e lutar por nossa fé e liberdade

    ResponderExcluir
  24. ,
    Nós cristãos precisamos cerrar fileiras com são Miguel arcanjo defensor dá igreja de jesus Cristo e lutar por nossa fé e liberdade

    ResponderExcluir
  25. Seja mais este dia repleto das graças de DEUS para o sr. padre João Carlos e sua família, BOM DIA!!!!

    ResponderExcluir
  26. Os sacerdotes precisa voltar ao primeiro anúncio o povo dê Deus precisa avançar no conhecimento da sagrada liturgia

    ResponderExcluir
  27. Senhor Jesus, que o Teu Espirito Santo trampasse para dentro de nós a cada novo amanhecer, nos fortalecendo a fé em Ti, para assim vivermos Tua Palavra e agindo na vida com o espírito de igualdade, Amor e Caridade. Amém...

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Senhor Jesus, que o Teu Espirito Santo trampasse para dentro de nós a cada novo amanhecer, nos fortalecendo a fé em Ti, para assim vivermos Tua Palavra e agindo na vida com o espírito de igualdade, Amor e Caridade. Amém...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Jesus que o teu espírito santo nos protege

      Excluir
  30. SENHOR JESUS, DESDE O SEU TEMPO NO MUNDO, AS OPOSIÇÕES ACONTECIAM. MAS HOJE MAIS DO QUE NUNCA O MUNDO SE TORNOU INDIFERENTE, CRUEL E FECHADO AO PLANO AMOROSO DO PAI. LIBERTE-NOS DESTAS CONTAMINACOES E NAO NOS PERMITA AFASTARSUAS DIRETRIZES, AMÉM. Marly Nepomuceno M G Brasil

    ResponderExcluir
  31. Mestre amado Jesus, que os teus ensinamentos e exemplos sejam vividos e seguidos por nós, para nos transformarmos primeiro e para sermos luz do mundo e sal da terra. Protegei a minha família e todos os meus parentes aonde quer que se encontrem. Gratidão pela dádiva da vida e por tudo que tenho e sou, Senhor!

    ResponderExcluir
  32. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoado e iluminado e protegido pelo sagrado coração de Jesus 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, quando eu tiver dúvidas a encontrar resposta em
    Vós.
    Jesus tu tocou os intocáveis do
    mundo
    Que eu me dispõe fazer o mesmo.
    Deus fazer de mim como frutas que nascem no pomar.🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  33. Bom dia padre João que o senhor lhe abençoe com muita saúde e a mim direcionamento,sabedoria e muita saúde. Amém

    ResponderExcluir
  34. Pai, derrama sobre mim e minha família, as tuas bênçãos de saúde, paz, proteção e muito amor para Contigo e com os meus irmãos na fé🙏✌. Muito comovente sua reflexão e bem aceita ao coração de quem quer amar a Deus e aos irmãos🙌🤝✌❤ !

    ResponderExcluir
  35. Precisamos mais amor ao proximo como a nós mesmo. Queria tanto que o sofrimento do meu povo acaba se. Que a humanidade pudesse melhorar
    Luz a todos
    Deus nós abençoe a todos

    ResponderExcluir
  36. Deus nos abençoe neste sábado em comunhão o Cristo nosso senhor Salvador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe minha família. Agradeço por minha filha ter se recuperado da queda da pressão que ontem baixou o hospital.Precisamos de sua proteção senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  37. Bom dia, hoje não teremos a Oração da Paz?

    ResponderExcluir
  38. Adorei saber a palavra de jesus

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS