PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM BOM ALICERCE

UM BOM ALICERCE

Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha (Mt 7, 25)
25 de junho de 2020.

Jesus dramatizou bem: três contra um. A chuva, as enchentes e os ventos, os três contra a casa. É que uma desgraça nunca vem só, não é verdade? Vem sempre acompanhada. Olha o trio: chuva, enchente e ventania. Outra escalação: desemprego, doença e desunião. Todos contra a casa.

Na história de Jesus e na história de nossa vida, sabemos: a crise sempre vem. É o inverno tropical: ventos, chuva e enchente. E a crise vem e derruba a casa, se a casa for mal construída. Se a casa for edificada sobre a areia, a ruína é certa. Desmorona, não tem jeito. E por que cai? Cai, porque suas bases são frágeis, porque não tem alicerces firmes.

O que seria a casa? A casa que a gente constrói é a nossa própria vida. Pode ser a vida profissional, pode ser o casamento ou qualquer outra construção humana. Quem constrói nas carreiras e pela lei do menor esforço edifica sobre terreno duvidoso. Esse pode ter o prejuízo de ter sua casa levada pelos ventos e pela enchente da primeira crise que vier. Construir na areia é optar pelo que é mais rápido e menos trabalhoso. Alicerce é coisa que gasta tempo, envolve esforço pessoal, paciência, dedicação. Lembra o evangelho de antes de ontem? Entrar pela porta estreita. A porta larga conduz à perdição.

Sem alicerce sólido, a sua casa não aguenta o inverno tropical. Sem estudo sério e comprometido, seu exercício profissional fracassa no primeiro teste. Sem séria formação do caráter, educação para a liberdade, capacidade de renúncia, o adolescente sucumbe na segunda oferta que um colega lhe fizer de um cigarro de maconha. Sem um namoro em que as pessoas cresceram, se acertaram e se organizaram com um mínimo de estrutura, o casamento pode desabar no terceiro desencontro do casal. Casas construídas sobre a areia não resistem às intempéries do inverno.

Jesus acrescentou um detalhe muito importante. Constrói casa sobre a areia quem ouve as suas palavras e não as pratica. Por outro lado, quem ouve as suas palavras e as põe em prática constrói sua casa sobre a rocha. É por isso, que os ventos, a chuva e as enchentes não a derrubam.
Quem está com os alicerces de sua casa comprometidos, uma boa notícia: a engenharia divina pode restaurar as bases de sua casa. Deus pode ajudar a reconstruir a sua vida!

Guardando a mensagem

Chuva, enchentes e fortes ventanias são uma representação das crises que se abatem sobre nós, na família, no trabalho, no casamento, na sociedade. Crises, problemas, fracassos, turbulências de todo tipo é o que não faltam em nossa vida. E vem pra todos. A diferença está nos alicerces. Se eles forem bons, a casa estará de pé quando a tempestade passar. E Jesus foi claro em dizer que alicerces são esses: ouvir sua palavra e pô-la em prática.

Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha (Mt 7, 25)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Estamos tentando construir nossa casa sobre a rocha firme de tua palavra. Estamos tentando reforçar os alicerces da construção de nossa casa. Sabemos que isso nos custa esforço, renúncia, sacrifício. Não se constrói de um dia pra outro. Não se improvisa uma casa boa e segura. É necessário planejamento e muito trabalho. Senhor, dá-nos a graça de não improvisarmos nossa profissão, nossa família ou mesmo nossa vida cristã. Quanto mais aprofundamos os alicerces na rocha firme, mas nos preparamos para enfrentar os vendavais da vida. Quanto mais brincamos de família, ou levamos no mais-ou-menos o nosso trabalho, ou tocamos uma vida espiritual relaxada, mais nos expomos ao fracasso. Dá-nos, Senhor, a graça da perseverança nessa construção. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém

Vivendo a palavra

Identificando alguma área de sua vida que mereça um reforço nos alicerces, pela prática da Palavra de Deus, faça um propósito de tomar alguma providência nesse sentido. Podendo, aconselhe alguém a fazer o mesmo.

Agradeço de coração a quem acompanhou a live de ontem no youtube, uma live musical solidária celebrando os 25 anos da Rede Vida e os 150 anos da associação dos ex-alunos de Dom Bosco. Se não viu, vale a pena ver. Já estou lhe enviando o link da live de ontem, para você conferir. Aproveite e se inscreva no canal. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. O processo de qualquer construção é muito lento, requer planejamento e acima de tudo disponibilidade, pois diante dos projetos voltados para a humanidade não é fácil,mas com disciplina conclui a obra que em momentos de crises tende a ser abalada, isso é natural toma devidas precauções para em horas de desajustes seja ele em qualquer setor são afetados,no entanto criam estratégia para sobreviver e alguns que melhor se adaptarem sobreviverão.Hoje em pleno o século XXI tempo depois da vivência cristã em época Jesus insinuou de forma discreta sensibilisando que haviria momento de precisaríamos de estrutura bem fundamenta para suportar às consequências da falta de respeito fidelidade cumplicidade que geraria problemas gravíssimos a todos justo íntegro dentro da nossa sociedade na hora da agonia sofremos cada um com uma visão futurista que compreendem que é parte da sociedade que ainda não conseguiu humanização,dai então costumam recorrer a Deus pedindo socorro por erros no alicerce dejde base,Cristo alertou sejam firmes haverá momentos difíceis também.Em que alicerce está fundamentada a fé humana?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Parabens pela live realizada ontem. Foi um espetáculo. Muito linda mesmo. O Sr. arrasou. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meu Deus pela oportunidade de cada dia poder dá mais um passo, através de tua palavra, na construção de minha vida! Que Deus me conceda cada dia a sabedoria de que somente estando perto e vivendo com ele sua palavra,terei paz ,luz e amor na minha vida. Grata "MEU DEUS ", pela descoberta que somente vivendo contigo perto serei verdadeiramente FELIZ!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre Joao Carlos realmente foi uma divina live parabéns Deus posso levar muito mais. Jacinta tudo que esta no evangelho de hoje chegando a você como tambem a nos que fazemos parte dessa família ama foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre joao Carlos parabéns execelente sua live como diz o amigo foi arrasou lindo muito pessoa que eu não tinha visto e ontem vi na live tudo e O alicerce e o amor de Deus e sua vontade de construirjacinta-Fortaleza.👏👏👏👏🙏❤

    ResponderExcluir
  6. Que o Espírito Santo de Deus possa me ajudar poderosamente na minha vida espiritual 🙏. Quanto a live foi linda amei. parabéns

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. assisti sua lave foi show

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que a paz e o amor de DEUS estejam sempre na sua vida...
    Peço a Deus que a minha força de vontade seja maior que qualquer força do mal que tente me derrubar. DEUS me guiará; abrirá meus caminhos, me sustentará com a palma das suas mãos.
    Que Ele seja um bom alicerce na minha vida espiritual para que eu possa viver um dia cheio de realizações e com muita Fé e esperança sem nunca desanimar.
    Deus abençoe nossos caminhos...
    Uma linda e feliz sexta-feira à todos.
    Assiste a lave, Padre Joao Carlos. Foi muita linda!!! Parabéns!!!
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA PADRE, SUA BENÇÃO
    ESPERO ANSIOSA , PELA PUBLICAÇÃO DIARIA DA SUA HOMILIA! VENHO , INTERPRETANDO MELHOR O EVANGELHO, GRAÇAS AOS SEUS COMENTARIOS DIARIOS.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre,sua benção, muito obrigada pelas suas palavras

    ResponderExcluir
  11. A live foi um momento divino, muitas bênçãos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado.
    Foi tudo belíssimo sua Live parabéns
    😇🌟🌟🌟🙌🌹
    Pai celestial, dá me a força mais difícil que seja aprovação que eu enfrentar.
    Senhor Jesus que eu possa resistir com um espírito de vitória e triunfo por amor a ti 🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Assistie sua live do inicio ao fim ,foi ótima.Linda a benção que foi dada no final perto da imagem de nossa senhora Auxiliadora.Meus filhos estudaram no colégio Salesiano, em Fortaleza.

    ResponderExcluir
  15. Que o Espírito Santo de Deus nunca me abandone e possa me ajudar poderosamente na minha vida espiritual. Sua benção, padre!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos . Parabens por mais uma live. Tudo impecável . Sou Maria Emilia , moro em Parangaba, Fortaleza.Elogios merecidos. Gostei de ver tanta gente importante, como o conterraneo Zé Vicente que tambem compôe e canta musicas lindas como o Senhor. Deus abençõe a todos que trabalharam e participaram de momentos tão encantadores Deus nos Abençõe!!!

    ResponderExcluir
  17. Amém meu Deus, peço orações por toda minha família e por todos meus amigos e parentes, por todos enfermos do mundo inteiro e também por todos os sacerdotes e párocos do mundo inteiro. Peço orações pelo senhor também padre e toda sua família, por mim Luciana, minhas filhas, minha neta, meu genro,para Dona Conceição de Maria Regos Barros toda sua família 🙏🙏❤

    ResponderExcluir
  18. 🙏🙏🙏🙏❤❤❤❤🌷🌹🌷🌹🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  19. Fátima parabéns parte Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  20. Antônio Deus te abençoe João Carlos A nossa benção

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Padre João Carlos, verdade Padre, temos que te planejamento, em tudo que devemos fazer, se não não Caminha. Parabéns pela Live, foi Belíssima, eu amei tudo. O senário ficou SHOW Padre.♥️👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS