26 junho 2020

O LEPROSO


Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo” (Mt 8, 3)
26 de junho de 2020.

Podemos olhar a história do leproso de muitos pontos de vista. Hoje, eu quero convidar você a pensar que você é o leproso da história do Evangelho. Então, você é o leproso dessa história, combinado? Então, vamos lá. O leproso se aproximou de Jesus, se ajoelhou aos seus pés e pediu para ser purificado. Três gestos simbólicos importantes: aproximar-se, ajoelhar-se e implorar o favor de Deus. Muita gente quer uma graça, mas não se aproxima de Deus, não se ajoelha e não pede a sua graça. Vou me explicar. 

Você aproximou-se de Jesus. Aproximar-se é buscar Deus. Diz lá o texto da Escritura: “Buscai o Senhor enquanto se deixa encontrar”. Buscar a Deus é procurar encontrá-lo na oração, na meditação, na audição de sua palavra. Lê-se assim no livro do Deuteronômio: “Quando então buscares o Senhor teu Deus, o encontrarás, se o buscares de todo o teu coração e com toda a tua alma” (Dt 4, 29). Então, sua primeira atitude, como o leproso, foi aproximar-se. Vou lhe dizer uma coisa. Foi muita coragem de sua parte, porque, por causa de sua doença, não lhe era permitido aproximar-se de pessoas sadias como você fez. Você passou por cima dessa norma social, você ultrapassou a faixa amarela e foi ao encontro de Jesus. Sim, é verdade, Jesus vinha passando com a multidão. Na verdade, é ele que vem ao seu encontro. Mas, é preciso a gente se aproximar, vencendo as barreiras que pretendem impedir esse encontro. 

Você aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus. Ajoelhar-se é um ato de adoração, em todas as religiões. Ajoelhar-se, prostrar-se é o reconhecimento da grandeza de Deus presente em Jesus, é um reconhecimento de sua divindade. Buscar a Deus não para que Deus faça a nossa vontade, mas que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida. Maria expressou esse sentimento ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ajoelhar-se é um gesto de adoração, de humildade, de reconhecimento da grandeza de Deus e da disposição de estar a seu serviço.


Você aproximou-se, ajoelhou-se e fez um pedido a Jesus: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Foi um pedido feito num contexto de quem se aproximou, de quem o está buscando; de quem se ajoelhou, isto é de quem presta ao Senhor um culto de adoração, reconhecendo-o seu Senhor. E o seu pedido foi humilde, “se queres”, se for da sua vontade. É, muita gente pede coisas importantes a Deus, mas não o busca para andar em seus caminhos, nem é um adorador desse Deus fiel que vem ao nosso encontro. Você pediu bem. E Jesus atendeu você. Ele estendeu a mão, tocou em você e disse: “Eu quero, fica limpo”. E, no mesmo instante, você ficou livre da lepra.

Guardando a mensagem

Jesus vinha com a multidão. Deus toma sempre a dianteira, dá sempre o primeiro passo. E você, superando as barreiras que o mundo criou para nos manter à distância de Deus, aproximou-se de Jesus. Com espírito de fé e de adoração, reconhecendo em Jesus o salvador que o Pai nos enviou, pediu-lhe uma coisa importante. Pediu que se realizasse, antes de tudo, a vontade dele em sua vida. Bom, se não pediu, já sabe como fazê-lo. E você sabe como terminou a história.

Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo” (Mt 8, 3)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O leproso somos nós. A lepra é um sinal de nossa condição de pecadores. E é do pecado que nos purificas com tua vinda e com o teu amor. Dá-nos, Senhor, a graça de não esquecermos que a ti e à tua cruz devemos a vida nova e a comunhão que hoje temos com Deus nosso Pai. Que em todas as nossas necessidades, nós nos aproximemos de ti com espírito de fé, e peçamos o teu favor, desejosos de realizar, antes de tudo, a vontade de Deus. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (no seu caderno de anotações), lembrando que você é o leproso, escreva uma breve oração a Jesus.

Na live de quarta-feira, nós lançamos um KIT promocional, que talvez lhe interesse. Trata-se de sete produtos de evangelização: livro, DVD e CDs de minha autoria, no valor de R$ 100,00. Desejando adquirir o KIT, entre em contato  pelo whatsapp 81 9.9964-4899 ou mande uma mensagem por quem lhe envia a Meditação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. A purificação do senhor é um mistério que em algumas vezes não compreendemos na condição humana a luz do evangelho encontramos as respostas para tudo, inclusive remolver pequenas cisquinhos de pecado:O sentido que Cristo sempre percebia claramente nossas necessidades nesse caso cita o leproso, ainda hoje continuamos presos a surgiras e permanecermos em constante busca da cura Espíritual através do Espírito Santo que podemos descrever como um elo que harmonisa as aflições,cura através do exercício continua.Deus na sua infinita bondade estabelece que a confiança é a graça que faz realizar a fé,na pessoa de jesus realizado muitas curas com suas palavras Santas cheia de muito sabedoria restaurava vidas,curou muitas chagas sócias e anima nossas trajetória humana.Hoje diante das nossas chagas só encontramos conforto conforto na vida quando defato deixamos Cristo agir em nós.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença gostaria de orações para mim e minha família sou de areias Recife obrigado por todas amanhã ter a palavra de Deus ficou muito Feliz

    ResponderExcluir
  3. gostaria muito de comprar seu kits a gora não tou pudeno tou sem trabalho mais se Deus quiser vou trabalhar e vou comprar gosto muito de escuta o seanhor cantando a palavra de Deus e muito bonito ficou muito Feliz quando o senhor canta boto bem alto e canto também escuto no meu celular também muita paz e sausa pra todos nós amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos a sua benção. Como busco esse Deus tão grandioso falo com ele diariamente. Suplicando a sua misericórdia.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.
    Padre João a acompanhamos o evangelho todos os dias.

    ResponderExcluir
  6. Gostaríamos de participar do grupo de Whatsapp, que tenha as orações de PADRE JOÃO se for possível. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pe.joao por está aqui em casa todos os dias eu recebo muitas graças louvado seja Deus amém

      Excluir
  7. Bom dia Pe João Carlos!Recebo a meditação já a algum tempo,tem sido de grande importância pra mim,minha família são quase todos testemunhas de Jeová,mais eu sou de uma família católica,minha mãe era muito católica e graças a Deus fez um bom alicerce na minha vida. Então eu sofro muito com essa divisão de fé dentro da própria casa e família, sua meditação diária me ajuda bastante.Deus lhe abençoe sempre🙏🙏🙏. Se for possível me mande falar alguma coisa sobre tudo isso, minha mãe já ñ está mais entre nós e eu me sinto só sobre isso.assistí sua live tava tudo muito lindo.Sua benção Pe João Carlos.Bezerros Pe.

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia.Eu gostaria de participar das explicações do evangelho via watts zap. Cida Miranda 99259-3309 Bom dia padre.sua bênção.

    ResponderExcluir
  10. É muito importante para mim entender o evangelho,e isso o Sr faz quando como o evangelho de hoje que nos coloca no lugar do leproso para pedir a Jesus com humildade e com diálogo que ele nos atende obrigado Pe João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Padre por estar todos os dias em minha casa.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia todos o dias eu tomo meu café da manhã ouvindo e saboreando cada palavra que o Senhor diz no Evangelho do dia. Suas palavras me dão forças para seguir em frente e cada vez mais minha fé se fortalece. Muito obrigada Padre João Carlos por ser essa pessoa iluminada por Deus.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus me ajudar a enfrentar todas as dificuldade que surgir em meu caminho.
    Obrigada porque me amas mesmo quando não me sinto digna de ser amada.🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Amém. Boa tarde Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre João Carlos.
    SENHOR JESUS, por favor, ajude-me a tornar você e sua Santíssima vontade o meu único desejo na vida.
    Dá-nos, SENHOR, a graça de não esquecermos que a ti e à tua cruz devemos a vida nova e a comunhão que hoje temos com Deus nosso Pai.
    Jesus, eu confio em vós. Uma ótima tarde para padre João Carlos e todos da AMA. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Deus Todo Poderoso e eterno, eu LHE agradeço por todas as pessoas que foram curadas das suas enfermidades. No entanto, me ensine vencer as dificuldades e os sofrimentos da vida. Me ensine segui-Lo com amor e fidelidade. Me ensine adorá-Lo e louvá-Lo com humildade. Me ensine orar com fé, confiança e perseverança. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.