PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A PALAVRA DE DEUS

A PALAVRA DE DEUS

Não vim para abolir a lei e os profetas, mas para dar-lhes pleno cumprimento (Mt 5, 17)

10 de junho de 2020.

O evangelho desta quarta-feira nos fala da Palavra de Deus. É um pedacinho do Sermão da Montanha, no evangelho de São Mateus. Jesus está explicando aos seus seguidores que ele veio dar pleno cumprimento à Lei e os Profetas.

O povo da antiga aliança (do antigo testamento) fez uma forte experiência de Deus, em sua história. Olhando a história desde que o povo foi se formando, vemos como Deus foi se revelado a eles de uma maneira muito especial. Deus começou esse povo com Abraão. Do neto de Abraão, Jacó, surgiram as doze tribos. Num tempo de seca e fome, o grupo de Jacó mudou-se para o Egito. Lá, acabaram se tornando escravos no regime dos Faraós. A libertação e a volta para sua terra foi um processo em que aprenderam muito sobre a bondade e a vontade de Deus. No Sinai, Deus lhes deu uma Lei escrita, por meio de Moisés. 

Um pouco mais adiante, o povo das tribos se tornou um reinado. Nesse tempo, apareceram os profetas que falavam em nome de Deus, instruindo o povo. Essas palavras foram guardadas nos livros dos Profetas. O reino se dividiu em dois. E os dois reinos acabaram sendo invadidos por outros povos. Marcou muito o exílio de uma parte do povo na Babilônia. Na volta do exílio, houve muito trabalho para a restauração de tudo que tinha sido destruído. Aos poucos, foi se organizando a coletânea das Livros de Sabedoria, com os Salmos e outros escritos. 


Assim, no tempo de Jesus, o povo da antiga aliança quando falava das Escrituras referia-se a três grupos de escritos: a Lei, os Profetas e os Salmos. Agora, dá para entender melhor o que Jesus fala hoje no evangelho: “Não pensem que eu vim abolir a lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”. Toda a experiência de fé do povo eleito e seus escritos sagrados continuam valendo. Na verdade, percebemos como seguidores de Jesus, toda essa revelação de Deus preparou a vinda de Jesus. Em Jesus, a revelação de Deus se completou. Ele é o Verbo que se fez carne, explicou o evangelista São João. Ele é a própria palavra personificada.

É verdade que somos o povo da nova aliança. Lendo os evangelhos e os demais escritos do novo testamento, acolhemos Jesus, o salvador da humanidade e seus ensinamentos. E, com ele, acolhemos também a tradição da fé do povo da antiga aliança. Mas, entendemos que Jesus é o auge da revelação de Deus e do seu Reino, esboçada no antigo testamento. Ele ensinava com autoridade. Não ficava apenas repetindo o que estava escrito. Chegou a aperfeiçoar a antiga Lei. No Sermão da Montanha, ele referiu-se a vários pontos das escrituras, dizendo “vocês ouviram o que foi dito aos antigos... mas, eu porém, lhes digo....”. Ele é o verdadeiro intérprete das escrituras.


Ao lado da Sagrada Escritura, a Igreja tem em conta igualmente a pregação apostólica que nos entrega e nos explica as escrituras. Diz a Dei Verbum, o documento do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina: “A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo; a sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos”.


Guardando a mensagem


Jesus nasceu no mundo dos judeus, o povo da antiga aliança. Toda a história desse povo foi uma grande experiência do amor de Deus. Deus foi se revelando aos poucos. Os seus escritos sagrados estavam distribuídos em três blocos: a Lei, os Profetas e os Salmos. São os livros do antigo testamento. Jesus nos ensinou a considerar e venerar essas escrituras sagradas do seu povo, pois elas nos revelam o próprio Deus e a sua vontade salvífica. Jesus, o filho de Deus, o verbo, a palavra feita carne, é o ponto mais alto dessa revelação de Deus. Somos o povo do novo testamento, dos evangelhos, dos escritos dos apóstolos e das primeiras comunidades cristãs. A partir de Jesus, lemos e interpretamos o antigo testamento, lembrados que a Bíblia não é um livro de receitas, mas um testemunho de fé, uma direção para a nossa vida.


Não vim para abolir a lei e os profetas, mas para dar-lhes pleno cumprimento (Mt 5, 17)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

Aprendemos de ti, que veneravas as escrituras sagradas do teu povo. Nós, em espírito de fé, acolhemos o livro santo da palavra de Deus, no antigo e no novo testamentos, como escritos inspirados pelo Santo Espírito, como Palavra de Deus. Em ti, reconhecemos a plena revelação de Deus, esboçada já nos antigos escritos. Tu és o Verbo que se fez carne. O teu Santo Espírito faz atual a tua palavra e abre o nosso coração para o encontro contigo nas páginas sagradas do santo livro. É o mesmo Espírito que assiste os líderes da Igreja na correta transmissão da Palavra e da Tradição da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra


O Salmo 119 (ou 118) é um elogio à Lei de Deus. É uma longa louvação, seguindo as letras do alfabeto hebraico. Mas, a tarefa de hoje é simples e rápida. Rezar o Salmo 119, 1-16.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. , amém glória a vós senhor!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos.
    Que possamos entender e viver a palavra de DEUS através dos ensinamentos do Santo Evangelho. A palavra de DEUS é de suma importância para nossa vida espiritual. Nós, em espírito de fé, acolhemos o livro santo da palavra de DEUS, no Antigo e Novo Testamento,como escritos inspirandos pelo Santo Espírito, como PALAVRA de Deus. Eu te agradeço, pela vida que me deste, SENHOR! Que Deus abençoe o dia de Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Amém . Glórias a ti SENHOR .
    Obrigado Padre João Carlos pela meditação diária da palavra , já faz parte da minha vida

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe. João Carlos minha benção, recebo todos os dias a Palavra de Deus e amo profundamente e compartilho com a família e os amigos e amigas da comunidade, sou grata a Deus por esse presente que alimenta e fortalece a fé e o espírito. Meu muito obrigada e que Deus te abençoe e te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria muito de receber todos os dias o evangelho .É maravilhoso ouvir o evangelho ..Amo muito,Deus te abençoe muito padre João Carlos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Padre João Carlos! Obrigada pela maneira simples e didática como explica a palavra. Fica bem fácil de compreender como e porque dos ensinamentos do Mestre Jesus .

    ResponderExcluir
  7. Amém Padre João 🌹É maravilhoso quando paramos pra escutar com o coração a sua explicação dada ao Evangelho do dia!

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos que Deus abençoe todos nós

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um lindo dia iluminado que papai do céu te abençoe e te proteja 🙌🌟🌟😇🌹
    Senhor Deus, que eu me tranquilize e ouça tuas palavras e mandamentos,e ouça tuas respostas e soluções para minhas perguntas e meus problemas.
    Ajuda nos a dar ouvidos às tuas palavras,pai,e sermos obdientes aos teus mandamentos.
    🙌🌹👏💕 Oi

    ResponderExcluir
  10. As leis que atencederam a Cristo no Antigo Testamento,foram repaginada de uma forma amigável:"Observe a lei!" se ele mesmo era ela, porque pediu para prestar atenção?Mais um gesto de humildade do Mestre das leis compreendera pedágogia da exestencia no exercício da *cristidade*.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos.Este gesto humilde de Jesus é que devemos seguir para sermos dignos do seu grande Amor. Só assim teremos uma vida digna e abençoada e um mundo mais igualitário. Por fim que seja feita a vontade do Pai.

    ResponderExcluir
  12. Glória a vós Senhor!🙏
    Peço que ores por mim, pela minha cura e libertação! Perdi a minha mãe Ozelita Fernandes de Azevedo, vítima do Covid 19. Todo aquele sofrimento das famílias que assistir pela tv, vivenciei tudo aquilo! É muita dor, vc não poder sepultar seu ente querido, com um velório digno. É uma experiência muito dolorosa,não desejo pra ninguém o q eu passei. Só Jesus pra ter misericórdia de nós!🤲💔

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde n recebi audio hj.obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, luz de todas as nações, eu LHE agradeço por está no mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. No entanto, me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. me conceda a graça de segui-Lo com amor e humildade. Me conceda a graça de fugir da idolatria. Me conceda a graça de invocá-Lo com fé e confiança. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de adorá-Lo e louvá-Lo cada vez melhor. Me conceda a graça de praticar e ensinar corretamente, os VOSSOS mandamentos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos quero pedir oração pra mim que estou com pressa alta. Que uma gota do sangue de Jesus me cure.🙏🙏🙏🙏🙏 Zenaide do Ibura.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS