PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HISTÓRIA DO ARGUEIRO

A HISTÓRIA DO ARGUEIRO

Tira primeiro a trave do teu próprio olho (Mt 7, 5)

22 de junho de 2020

A sensação de se ter um cisco no olho é uma coisa muito chata. É o tal do argueiro. E a pessoa mesma pode tirar o cisco do seu próprio olho, banhando os olhos com água na torneira, no chuveiro ou derramando água no olho com um copo, por exemplo. Mas, nada de ficar esfregando o olho. E todo cuidado com as mãos sujas: elas podem aumentar o problema, irritando os olhos ou transmitindo doenças. Normalmente, a pessoa precisa da ajuda de alguém para remover o cisco do seu olho. Mas, quem vai ajudar tem que estar com as mãos bem lavadas com sabão, e precisa identificar onde está o cisco, o argueiro. Tem que olhar bem, abaixando a pálpebra do olho e pedindo à pessoa para mover o olho para um lado e para o outro. Identificando o cisco – um cílio, um lixinho ou o que seja – precisa ajudar a pessoa a lavar os olhos com água. Não tendo jeito, tem que levar logo num posto de saúde .

Dessa experiência tão simples, a do argueiro, Jesus tira uma lição muito séria: “Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?” Achar defeito na vida dos outros, bem que é fácil. Difícil é identificar os próprios erros e querer consertá-los. É claro que os outros precisam de nós, de nossa amizade, de nossa proximidade, de nossa correção também. Por isso, precisamos estar em condições de ajudar. Mas, ajuda a tirar o cisco do olho do outro ou da outra quem está enxergando bem, não é verdade? Você estando com a sua vista prejudicada, como se tivesse uma trave de madeira nela, não vá se meter a tirar o argueiro do olho do seu irmão!


Alguém que chega atrasado todo dia no trabalho não vai poder corrigir um colega que um dia se atrasou. Primeiro, cuide de andar no horário. Um pai que chama palavrão na vista dos filhos não tem moral para reclamar de um filho que soltou um palavrão. Primeiro, tirar a trave do seu olho para ajudar a tirar o cisco do olho do filho. E aquele outro que não pisa na Igreja, mas fica cobrando que os filhos não 

percam a Missa no domingo. Isso tudo fica bem claro com o que se recomenda no avião. Se houver uma despressurização, cairão as máscaras de oxigênio. Primeiro, você deve colocar a própria máscara. Só depois, ajudar quem estiver ao seu lado. É preciso estar em condições para ajudar os outros. 

Guardando a mensagem

Facilmente, percebemos os erros alheios. E os repreendemos. Ajudar os outros a se consertar é uma coisa importante e necessária. Somos responsáveis uns pelos outros. Mas, para tirar o cisco do olho de alguém, preciso estar vendo bem. Acontece que, muitas vezes estamos com uma falha pior do que a que queremos consertar na vida de outrem. A hipocrisia é justamente estranhar o malfeito do outro, quando a nossa vida não é nada exemplar. Realmente, precisamos ajudar quem está ao nosso lado. Mas, primeiro consertemos a nossa vida.

Tira primeiro a trave do teu próprio olho (Mt 7, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Com certeza, em nossa vida há muito a corrigir, por isso nos convidas à conversão todos os dias. Não podemos ensinar sem viver. Não podemos cobrar dos outros o que nós mesmos não fazemos. Ajuda-nos, Senhor, a reconhecer a trave, que talvez tenhamos em nossos olhos, que nos impede de estar em condições de ajudar os outros. Como estás ensinando, um cego não pode guiar outro cego. Dá-nos, especialmente, pela presença do teu Santo Espírito, que não nos arvoremos em juízes de ninguém, que não julguemos para não sermos julgados com a mesma medida. Dá-nos, Senhor, um coração generoso e bom como o teu, para respeitar, amar e perdoar os nossos irmãos em suas faltas e em suas fraquezas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você se lembra do que é o Exame de Consciência? É examinar a própria vida, pra ver onde está acertando e onde está desviando-se do caminho de Deus. Hoje, arrume um tempinho pra fazer o seu Exame de Consciência.

Quarta-feira próxima, dia 24, vou realizar uma LIVE MUSICAL SOLIDÁRIA e gostaria de contar com sua audiência. Eu já lhe mandei ontem o link de meu canal no youtube, pra você assistir à live. Hoje, eu estou lhe pedido para compartilhar esse link com alguns dos seus contatos. Pode ser?

Pe. João Carlos Ribeiro , sdb

17 comentários:

  1. Vivendo na plenitude! Virá em situações de cisco nos olhos,logo pedimos ajudo para remover a o encomado, mais em tempos de crise onde o outro te oferece riscos a quem deveria recorrer? És que é necessário fazer de nossas dificuldades um momento para reinventar a solução está dentro de casa mesmo, somos corresponsáveis nesse processo agora é necessário aprender a fazer o que o outro está inabilitado...Se formos verdadeiros amigos de jesus Cristo não haverá nada impossível, inclusive remolver pequenas cisquinhos de nossas vidas dai então estaremos aptos a não julgarmos o nosso irmão,a ato de apontar as fragilidades humanas faz encontrar em nós surgeiras em nossas vidas, porém não impedi no processo evolutivo de acolhimento paciência e melhoramento dessa limpeza partindo de pequenas ações,o essencial é nunca julgarmos, orientação precrita pôr Cristo segundo o Evangelho percebemos a importância da ajuda mútua sempre e assim segue a risca conselhos para a eternidade.

    ResponderExcluir
  2. Padre, muito bom esse espaço, preciso de orientação para distração a viseira de uma pessoa nossa que é alcoólatra, joga apostado,sem confiança precisa de ajuda, como fazer, oro muito ao Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre , muito grato pelo evangelho diário que limoa e iluminação nossas vidas e nossos olhos .

    ResponderExcluir
  4. #que limpa e ilumina nossas vidas e nossos olhos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço sempre a linda MEDITAÇÃO E reflexão que recebo todos os dias.
    Que Deus, encha nossos corações de esperança, de alegria e de paz, por meio da Fé que temos Nele. Ajuda-me, SENHOR, a ter um coração bom para respeitar, amar e perdoar os nossos irmãos em suas faltas e em suas fraquezas. Com FÉ, espero não me desviar do caminho de DEUS. Jesus, eu confio em vós.
    Uma ótima e abençoada semana para Padre João Carlos e toda equipe da AMA. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Padre joao carlos muito obrigado pela a meditação de todo dia agente fica mas forte na fé em deus deus abençoe seu dia com paz sabedoria

    ResponderExcluir
  7. GRATIDÃO padre João Carlos por todos os dias trazer a meditação para fortalecer nossa fé, e não deixar que nos desviemos dos caminhos de DEUS. um dia abençoado para o sr. e todos por ai. sua bênção.

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus ouça o choro e as lamentações do teu povo. Daí a paz ao mundo 🌎 e ao Brasil. Protejei o teu povo Senhor Jesus e livra desta pandemia. Amém

    ResponderExcluir
  9. SENHOR JESUS protege os teus filhos livrando dessa pandemia do COVID 19 amém.

    BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, estou esperando a Live. Senhor eu não posso julgar os outros, só Jesus tem esse direito, tenho que olhar primeiro os meus defeitos, e rezar pelos outros e não julgar. Deus te abençoe Padre, o Senhor e Luz, que ilumina onde passa. sua benção.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoado e iluminado e protegido pelo manto sagrado de nossa senhora auxiliadora
    🙌😇🌟🌟🌹
    Pai amoroso limpa nosso coração de quaisquer superioridade e de ser hipócrita entre as pessoas
    Sejamos bondosos e compassivos
    para com os outros, fazer diferença na vida delas
    Façamos o bem a todos.
    Seja um raio de luz a iluminar a vida das criaturas que se acercam de você
    🌹👏🙌💕

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus, fonte de todo bem, eu LHE agradeço pela libertação dos oprimidos. No entanto, me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de ouvir atentamente os VOSSOS profetas. Me conceda a graça de observar os VOSSOS mandamentos, preceitos e leis. Me conceda a graça de ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Me conceda a graça de não julgar ninguém. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ser generoso, amoroso e misericordioso com todas as pessoas. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Peço orações para mim, meu esposo, mimha mãe minhas amigas queridas, por tudos sacerdotes, pelas minhas filhas, toda minha família, minha neta, minhas subrinhas. Por essa pandemia, mas eu creio em Deus que essa pandemia vai passar🙏🙏❤

    ResponderExcluir
  14. Peço por nossa igreja católica, todos enfermos e o mundo inteiro. Essa oração é por intensão de todos🙏❤

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos bom dia, Deus e a Virgem Maria lhe abençoe com muita saúde e paz. Eu ouvi o santo evangelho e a reflexão muito importante o que Deus nos encina, não devemos olhar para os defeitos do outro, as vezes os nossos são maiores e mesmo só quem pode julgar é Deus que é tão miserícordioso não quer à morte do pecador mais que ele se converta e se salve. Só podemos corrigir o nosso irmão se for com muita humildade para o seu bem fazendo ele enxergar quê queremos somente o seu bem, SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  16. Sou grata a Deus, por me dar a oportunidade de receber diariamente a meditação da Palavra do Senhor, que vem me alimentar espiritualmente e me dar forças para cuidar da minha mãe com noventa e quatro anos, que se encontra acamada.Minha eterna gratidão padre João Carlos.
    Valdete Jacinto

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS