PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PASTOR NO TEMPLO

O PASTOR NO TEMPLO

Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai (Jo 10, 29).


05 de maio de 2020

O evangelho de hoje começa informando que, em Jerusalém, onde Jesus se encontrava, celebrava-se a festa da Dedicação do Templo. Certamente, essa informação pode nos ajudar a compreender o contexto das palavras de Jesus nessa ocasião. Que festa será essa da “Dedicação do Templo”?

Primeiro, vou lhe dizer que Templo era esse. O de Jerusalém, claro. Mas, não era o Templo de Salomão. O Templo de Salomão tinha sido destruído pelos babilônios seis séculos antes (ano 587 a.C). O Templo que Jesus frequentou nas grandes peregrinações foi o Templo reconstruído no retorno dos exilados (século segundo a.C) e restaurado por Herodes Magno, mais ou menos no tempo em que Jesus nasceu. Assim, o Templo que aparece no Novo Testamento é o Templo de Herodes. Deu para entender? Ah, não se preocupe, era só para dizer que o Templo que aparece no evangelho é o Templo de Herodes.

E a festa da Dedicação do Templo? Bom, essa é uma linda história que está contada nos dois Livros dos Macabeus, no Antigo Testamento. Por um tempo, os pagãos da Síria dominaram o povo de Deus e pintaram e bordaram no Templo de Jerusalém. Foi um tempo de muito sofrimento e humilhação, mas afinal, sob a liderança de Judas Macabeu, o povo conseguiu expulsar os dominadores de suas terras. Depois que limparam e consertaram o que podiam do Templo, fizeram uma linda festa para purifica-lo e dedicá-lo de novo ao culto a Deus. Cada ano, com essa festa, recordavam essa Dedicação do Templo. 

O Templo de Jerusalém (só existia um templo em todo o país) era um centro de unidade para o povo de Deus. Para eles, era um sinal visível da presença de Deus que os guardava e protegia. Nele, os pecadores se reconciliavam com Deus, oferecendo sacrifícios de animais. Ali, ouviam as explicações da Lei e rendiam graças por todos os favores que recebiam do Altíssimo.

Pois Jesus está no Templo, na festa de sua Dedicação. Se aquele povo tivesse acolhido a pregação de Jesus, entenderia que mais do que aquele Templo, o sinal visível da presença de Deus no meio do seu povo era o próprio Jesus. Que em Jesus, Deus estava reunindo as ovelhas dispersas e amparando os mais sofridos. E que, mais do que os sacrifícios de touros e carneiros que eles ofereciam ali, seria o sacrifício de Jesus, o verdadeiro cordeiro de Deus, a redimir o seu povo dos seus pecados. O próprio Templo. em si mesmo, já era um testemunho sobre Jesus.

Mas, eles estavam de coração fechado para Deus e para a boa notícia do Reino que Jesus estava anunciando. Consideraram que Jesus estava ofendendo a Deus com suas palavras e suas pretensões, chamaram-no de blasfemo e quiseram até apedrejá-lo. Não eram de suas ovelhas. As suas ovelhas ouvem a sua voz.

Nós somos as ovelhas que o Pai encarregou Jesus de cuidar e salvar. Ele nos conhece e nos dá a vida eterna. Nós, suas ovelhas, escutamos sua voz e o seguimos. Ele nos tranquiliza: não nos perderemos e não seremos arrancados de sua mão. E nos diz o porquê: Ele e o Pai são um. Ele manifesta o Pai e com o Pai ninguém pode.

Guardando a mensagem

Na festa da Dedicação do Templo, ficou claro: Mais do que o Templo, Jesus é a presença salvadora de Deus no meio do seu povo. Ele é o bom pastor que dá a vida por nós, suas ovelhas. Ninguém vai nos dispersar, nem nos arrancar de suas mãos. Ele nos revela que o Pai que cuida de nós, nos defende, nos salva, nos constitui seu rebanho. Por nossa causa, ele foi oferecido como se fora um cordeiro imolado no Templo. Por sua ressurreição, o cordeiro tornou-se pastor. Ele é o bom pastor que marcha à nossa frente. Reconheçamos a sua voz. Sejamos seus seguidores. 

Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai (Jo 10, 29).

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Bom pastor de nossas vidas, 
nós te bendizemos pelo amor fiel que te levou ao sacrifício da cruz. Nós te louvamos por seres o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E nós queremos ser fieis a ti em nosso seguimento, acolhendo tuas palavras, unindo-nos como tua Igreja que somos e protegendo e cuidando dos mais frágeis e sofredores. Nós te recomendamos, hoje, especialmente, as pessoas adoecidas pelo coronavírus e suas famílias, para que as renoves na fé e na esperança, sustentando-as na defesa de sua saúde. Abençoa o nosso povo no caminho da democracia e da paz, como também na atenção aos doentes e desempregados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil lançou um apelo: “Ligar, hoje, para uma pessoa idosa”, para que não se sinta sozinha e abandonada. O bom pastor vai se agradar muito dessa sua ação.

A gente se encontra na live da Oração da Noite, às 22 horas, nas redes sociais: youtube, facebook, instagram e no aplicativo Tempo de Paz.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


13 comentários:

  1. Amém glória a vós senhor!!

    ResponderExcluir
  2. Amém.
    Amei ler estas palavras muito bom a gente se dedicar as coisa d Deus.
    Jesus nosso pastor e nós somos suas ovelhas
    Por isso devemos ser ovelhas obedientes

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/5/20 08:21

    Bom dia Padre João Carlos.
    A MEDITAÇÃO traz sempre ensinamentos salutares para nossa vida...Obrigado.
    SENHOR JESUS, Bom Pastor de nossas vidas, nós te bendizemos pelo amor fiel que te levou ao sacrifício da cruz. Queremos ser fiéis a ti, acolher tua palavras e cuidar dos mais frágeis e sofredores.
    Querido Jesus, abençoa o nosso Brasil e o mundo inteiro que precisa de Ti neste momento tão difícil...
    Nós te louvamos, SENHOR, por seres o
    Cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo. Abençoa Padre João Carlos e toda equipe da AMA. Meu bom dia à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado 👏👏😇😇🌷💕
    Senhor Jesus que minha fé e confiança no senhor, Deus de grandiosa beleza, fortaleçam me para que eu jamais dúvide que o senhor sempre cuidará de mim,por isso vós confiamos os doentes e suas famílias, amparai os médicos e os agentes
    sanitários e os desempregados e os idosos.
    O senhor não faltará nem nos abandonará.🌹🙌👏👏🌷💕

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos boa tarde, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio5/5/20 12:35

    Que os pastores desse mundo - principalmente os da medicina - recebam muita Luz e Proteção para conduzir as ovelhas pelo caminho mais saudável,físico e acima de tudo espiritual.

    ResponderExcluir
  7. Uma ótima tarde a todos nós. Que como ovelhas de cristo, tentamos seguilo conforme seus passos e ensinamentos .����

    ResponderExcluir
  8. Senhor, nosso Pai, eu LHE agradeço por ser cristão. No entanto, me conceda a graça de vencer a perseguição. Me conceda a graça de pregar o Evangelho com sabedoria e autoridade. Me conceda a graça de ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de viver com alegria. Me conceda a graça de permanecer fiel ao Senhor, com firmeza de coração. Me conceda a graça de ser um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Me conceda a graça de trabalhar na VOSSA Igreja. Me conceda a graça de produzir boas obras. Me conceda a graça de ser uma boa ovelha. Me conceda a graça de escutar o VOSSA voz e de segui-Lo com sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS