PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O MUNDO GOSTA DO QUE É SEU

O MUNDO GOSTA DO QUE É SEU

Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro me odiou (Jo 15, 18)

16 de maio de 2020


Quando você começa a se comportar como um cristão de verdade, muita gente estranha. É o que Jesus está nos dizendo hoje: “o mundo gosta do que é seu”. No evangelho de João, fica bem clara a oposição que o mundo faz a Jesus. O mundo, na compreensão desse evangelho, são as pessoas e as estruturas que se opõem a Deus. É bem verdade que Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho único para salvá-lo. Mas, nem todo mundo acolheu Jesus. E, na verdade, boa parte de seu mundo estranhou sua mensagem e suas atitudes e o rejeitou, levando-o à morte de malfeitor na cruz.

O mundo está dominado pelo pecado e, portanto, está sempre na oposição a Deus, em oposição ao Deus verdadeiro revelado por Jesus. O mundo pode até formar para si uma imagem falsa de Deus, ter um deus que lhe convenha. Pode ver que as pessoas que tramaram a morte de Jesus eram pessoas religiosas, mas serviam a uma falsa imagem de Deus. Sentiram-se ameaçadas pelo jeito de Jesus falar de Deus e tratar os sofredores e, em nome do seu deus, mataram-no.

O cristão é alguém que é tirado do mundo. É bom explicar melhor isso. Jesus falou assim: “O mundo odeia vocês porque eu os escolhi e os apartei do mundo”. Jesus nos escolheu, nos chamou. Ser escolhido por Jesus, seguir Jesus é afastar-se do mundo, isto é, desvincular-se do mal do mundo. Dá pra entender? Não é que o cristão possa viver fora do mundo. Ele afasta-se do mal que está no mundo, mas vive no mundo. Na ceia, Jesus pediu ao Pai: “Eu não peço que os tires do mundo, mas que os livres do maligno”. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.

O mundo perseguiu Jesus. E desconfia de qualquer um que se pareça com Jesus. Olha o que ele fala no evangelho de hoje: “Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro ele me odiou”. E por que o mundo odeia Jesus? Pela mesma razão que o mundo do tempo de Jesus o odiou e o matou. A mensagem de Jesus e o seu modo de se conduzir na vida eram uma permanente denúncia contra o egoísmo, a dominação, a manipulação, a alienação que movem o mundo. Jesus vivia e pregava radicalmente a fraternidade, a prioridade dos pequenos e sofredores, a liberdade, o amor a Deus e aos irmãos, a vida segundo a vontade de Deus. A vida dos cristãos devia ser uma pregação permanente (mesmo sem sermão) contra a infidelidade, a desonestidade, a busca de privilégios, a exploração; uma pregação em favor da santidade do matrimônio, da sacralidade da vida, da justiça e do perdão como caminho para a paz. Quem anda assim, afastou-se do mundo, mesmo vivendo nele.

Sair do mundo é como a saída do povo do cativeiro do Egito. É obra de Deus em nós. Jesus disse isso a Nicodemos: “tem que nascer de novo”. Sair do mundo é um êxodo, é um novo nascimento. Obra de Deus, com nossa adesão.

Guardando a mensagem

O seguidor de Jesus, a seguidora de Jesus, pautando-se pelo seu evangelho, com certeza, pelo estranhamento do mundo, vai sofrer incompreensão, pode sofrer rejeição e até perseguição. Foi assim com Jesus. Se o comportamento e as palavras de um cristão não incomodam o mundo, tem alguma coisa errada nele. Não porque procuremos oposição e encrenca. Jesus não procurou confronto e briga. Mas, o mundo só gosta do que é seu. 

Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro me odiou (Jo 15, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Disseste “se me perseguiram, também perseguirão vocês”. E estamos começando a entender o porquê: porque o cristão não pertence mais ao mundo, não pensa e não age mais como o mundo. Agora, isso não é fácil, Senhor. É verdade, tu não nos disseste que seria fácil. Na verdade, nos ensinaste a tomar o caminho estreito, pois larga é a estrada que conduz à perdição. Continua, Senhor, rezando por nós ao Pai, pedindo que não nos tire do mundo, mas que nos livres do mal que está nele. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Neste tempo de necessário isolamento social, faça a sua parte com espírito de sacrifício e amor ao próximo. 

A quem participou da campanha de ontem, da AMA, nossa sincera gratidão.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. >>



    Recebam diferentes versões para o Santo Evangelho diariamente no seu aparelho celular e por todas as manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!

    A divulgação de notícias oficiais da I.C.A.R., bem como orações & artigos relacionados, também estão inseridos na rotina.

    Para ser um cadastrado bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e registrar o número na sua agenda:
    - 11 99715-5319

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para os nomes mais populares!

    "TUDO COM JESUS/ NADA SEM MARIA!"


    >>

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ouvir todo dia manha meditação da palavra saiu fortalecida de casa.gloria a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Todo dia escuto os áudios de Padre João Carlos e compartilho com meus amigos! Esta é a mensagem de Deus para abençoar o seu dia!

    ResponderExcluir
  4. "Sedes perfeitos como Perfeito é o vosso pai dos céus," PALAVRA de Deus proferidas por JESUS,sopro para salvação - quando a GENTE sugere que as PESSOAS busquem essa perfeição, muitos respondem, ora perfeito aqui só existiu um "JESUS", e logo abandonam o seu esforço, coitados, nem percebem que esse pensamento vem do inimigo de Deus que não deseja que nos aproximemo-nos de JESUS, sopro para perdição, quando Jesus fala no texto acima, que o MUNDO o rejeitou e que também nos rejeitará - "Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro me odiou (Jo 15, 18)" porque a bíblia nos revela isso porquê o mundo gosta das coisas que são contrárias à VERDADE, à dignidade, ao RESPEITO, o MUNDO é contra os VALORES Morais da FAMÍLIA, por isso JESUS pede que sejamos seus imitadores, tudo que vier em nossa mente contrario à esse pedido de JESUS é coisa de satanás que não deseja a nossa salvação, a nossa aproximação com as coisas de Deus, saibam disso fiquem vigilantes, orai para não cairdes em tentação.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Que o nosso Deus de bondade te visite neste momento é te abençoe! Que Ele dê a direção certa para todos os caminhos!
    SENHOR JESUS, cuida da saúde de toda a humanidade...O nosso mundo pede saúde e muita paz. Mas, seja feita a sua vontade, SENHOR...
    Eu confio em ti SENHOR. À padre João Carlos e toda equipe da AMA, desejo um final de semana abençoada.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana que papai do céu te proteja e te ilumine e nossa senhora auxiliadora te cubra com seu manto 🙋😇😇🌹💕
    Oh, senhor,tu vieste a terra para dar a tua vida como resgate por todos nós.
    Não há agradecimento, suficiente
    O senhor é a minha luz e a minha salvação.
    O mundo precisa de servos, pessoas como Jesus.
    Jesus Cristo é o meu forte refúgio 🌹🙌👏💕 in

    ResponderExcluir
  8. Deus Onipotente e Eterno, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Todavia, me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser um bom cristão. Me ajude viver o meu batismo. Me ajude ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude pregar a VOSSA palavra. Me ajude ser fiel a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude vencer a perseguição. Me ajude guardar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Como faço para receber o áudio da meditação do padre João Carlos todos os dias??
    Muito bom

    ResponderExcluir
  10. Bom dia sr,padre por favor gostaria muito de passar a receber as MGs do evagelho do dia em áudio, paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Oração pelo meu marido, suspeita de covid-19, benção padre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS